Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses | Netflix (Opinião)

Quem diria, hein? A última aventura no Goku já está na TV!

Não deixa de ser impressionante o fato de ter estreado neste final de semana na Netflix o mais recente filme da franquia Dragon Ball. O filme estreou no Japão em março do ano passado, chegou por aqui alguns meses depois, lá para outubro, nos cinemas (e até rolou esse post na ocasião). Agora, em menos de um ano da estreia oficial, já está na telinha da TV, no conforto do sofá da casa de qualquer um que seja assinante da Netflix! E o melhor: dubladinho em português para quem não gosta de legendas, mas também com as opções de áudio original japonês e legendas em nosso idioma! Perfeito para quem correu nos cinemas para ver dublado, mas sentiu falta de dar aquela olhadinha na versão com áudio original!

Considerando que muitos filmes baseados em animês raramente saem do Japão, com pequenas exceções onde estes longas chegam nos Estados Unidos através do home vídeo em blu-ray e DVD. Por aqui, no Brasil, chega a ser ainda mais raro. One Piece: Strong World, que é sensacional, até hoje não vi o BD nos EUA para importar, o que é uma pena dada a qualidade do filme da franquia. Mas Dragon Ball é Dragon Ball. Tem história e crédito no mundo inteiro e é um ícone quando se para para pensar no que ele fez pelo mercado global de animês e mangás.

E o filme, é bom mesmo? É DEMAIS! Depois de assistir, fiquei meio chateado de não ter conseguido ir aos cinemas assistir quando ele fez sua estreia no Brasil (apesar de que não foram tantas salas assim). Mas com um filhinho com pouco mais de um ano apenas (na ocasião ele não tinha nem isso) certamente ficarei mais algum tempo ser ir ver filmes na telona.

Enfim, retornando ao Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses, o filme segue a receita perfeita de tudo que um bom fã de Dragon Ball gostaria de ver nesse tipo de mídia. O fanservice rola solto e isso é realmente muito bom. Eu mesmo que sempre tive problemas com a fase Z de Dragon Ball, pois curto muito mais a fase da infância do Goku, que é mais fantasiosa e mais engraçada, acho que o filme soube equilibrar perfeitamente essas duas linhas que existe na franquia. O filme é leve, mantendo o excelente ritmo da comédia e da fantasia do universo de Dragon Ball, mas no final dele, rola aquilo que o tornou famoso, que são as batalhas espalhafatosas e absurdas que todo mundo adora, com personagens voados, cenários de tudo quanto é jeito e golpes que destroçariam um planeta inteiro. Oras, é Dragon Ball, não tinha como ser diferente.

O filme porém se esforça para não ser dramático em seu roteiro. O vilão mesmo é um cara legal no final das contas, e isso não é um spoiler. Você percebe isso no primeiro cinco minutos em que ele surge. O plot na verdade não passa de uma grande homenagem e uma forma de comemorar tudo que Dragon Ball já foi e continua sendo até os dias de hoje. Todos os personagens estão ali, para que possamos matar a saudades deles, até mesmo Pilaf e seus capangas, que roubam as cenas de uma boa parte do filme. Alguém que nunca assistiu Dragon Ball vai ficar meio confuso com a quantidade enorme de personagens que aparecem por ali, e todos tem seus pequenos momentos, mas isso não impede que um novato na franquia não se divirta ou que fique curioso e vá atrás para descobrir todas as maluquices que esse universo possui. E isso é muito legal.

No final do filme é impossível não pensar como seria de alguém lá no Japão resolvesse refazer a animação de Dragon Ball todinha do zero, como está sendo feita com Hunter x Hunter atualmente. O filme é belíssimo. Uma das animações japonesas mais fluidas que vi nos últimos anos. No nível de qualidade de um One Piece Strong World ou daquele belíssimo filme de Ao no Exorcist (Já viu? Se não viu procure ver. Summer Wars também é outra boa dica). O nível da animação me fez repensar se Dragon Ball envelheceu mal ou se é apenas o animê antigo (que estou acompanhando no Tooncast para matar a saudade) é que ficou meio velho demais. Afinal o animê antigo de Hunter x Hunter também tem seus problemas de ritmo (curto mais a versão atual), assim como Fullmetal Alchemist também ganhou uma segunda versão com um ritmo mais dinâmico (ainda que o primeiro pareça ser mais impactante como conjunto da obra). Talvez um remake (do zero, nada de remasterizar como aconteceu com Dragon Ball Kai) fosse algo mais do que bem vindo para um clássico. Só é preciso pensar se a série realmente não teria problemas nesse mundinho do politicamente correto, pois sabemos que o Japão a coisa rola mais livre, porém hoje em dia já se produz animês pensando de uma forma mais global. Ainda assim, acredito que o resultado seria mais do que fenomenal, já que o antigo sempre vai estar por ai, dentro do mundinho dos clássicos. Um novo viria para uma nova audiência e geração. E A Batalha dos Deuses traz exatamente esse frescor que no começo achei que seria impossível ver dentro do universo de Dragon Ball.

Eu quero mais! Vamos juntar as sete esferas do dragão e pedir para Shenlong!

Obs: link da Netflix para o filme aqui!

Obs 2: e parabéns a Netflix para aquisição ágil de um excelente título, provando que dá para assistir sim algo sem depender tanto assim da internet para baixar. Não é de hoje que venho dizendo que os serviços de streaming, se continuar tão interessantes da forma que estão se apresentando últimos anos, não duvido que em algum futuro não muito distante essa coisa de baixar da internet para assistir algo que não existe por aqui, ou porque não temos saco para esperar a estreia em nossas regiões, vão diminuir consideravelmente (isso se já não estiverem diminuindo nesse instante). Eu sei que graças a Crunchyroll aqui no Brasil eu já não baixo mais nenhum animê de fansub. One Piece, Naruto, Hunter x Hunter, Saint Seya Ômega, Toriko e entre outros ficam todos disponíveis pra mim a um clique do meu controle, sem esperar, sem download e no dia do lançamento lá no Japão. E a Netflix para que está ficando esperta com isso também. Sensacional!

Nota de Atualização feita em 2015 – Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses ficou disponível no Netflix entre 18/Janeiro/2014 até 18/Janeiro/2015. Não há previsão de retorno do título ao catálogo.

Isso também pode lhe interessar

9 Comentários

    1. as vezes fansub só "parece" ter mais animês que serviços como a crunchyroll, porque o que tem de animês em fansubs com links quebrados ou inexistentes não é brincadeira. quanto mais antigo, maior a chance do link nem existir mais. exceto por aqueles poucos fansubs que topam brincar com torrents.

  1. Vi o filme no Netflix ontem e gostei também, mas não achei SENSACIONAL.
    Achei que foi uma grande homenagem a todo legado de DragonBall, mostrando muitos personagens importantes e relembrando outros como o Pilaf que apareceu pouco na série como um todo, mas é importante por ter sido o 1º "grande" inimigo.
    Só não gostei muito da galhofada que fizeram com o Vegeta, apesar de Dragon Ball ter no humor um dos seus pontos fortes, o Vegeta não é o personagem certo para isso.

  2. Nossa a quanto tempo não comento aqui, tava com saudades até.

    Vi o filme no Netflix também, me divertiu bastante, foi uma bela homenagem mesmo a DB. Achei interessante que deixaram até algumas pistas ou ganchos para novos filmes ou quem sabe até uma nova série. No meio do filme Bulma cita que Vegeta tem um irmão, acho que isso é novidade né, não me lembrou disse ter sido dito antes.

    E depois o Bills fala ao Goku que existem 17 universos ao todo, então para ele imaginar quantas pessoas muito poderosas ainda existem.

    Eu não ligaria de uma nova série, ignorando GT de preferência. Acredito que um irmão do Vegeta poderia dar um belo vilão.

  3. a qualidade gráfica é muito boa…como luta ficou devendo, muito papinho, muita desculpinha mal contada…como um especial pra tv estaria ok, como um filme filme de cinema achei fraco…

    gostei pela parte cômica, o anime se se auto zuando com “29 minutos? da para ver um anime”, e com o “oi, eu sou Goku”, pela parte cômica deles amarem a comida da Terra (mas exageraram de mais), pelo Vegetta ter medo dele, epor introduzirem a Pam do famigerado GT…mas a desculpa que usaram é bem pífia…da a entender que ele mandava no Freeza, ok…mas da a entender que o Freeza seria um semi deus, sendo que ele foi facilmente derrotado e humilhada para o Goku como SSJ1, ele como SSJ3 deveria dar mais trabalho pelo menos…

    e aquilo de 6 sayajins puros darem as mãos para criarem um deus…puffffffff…lembrando que o Gohan, Trunks e Gohan são meio Sayajins, a Pam (bebê/feto) então, seria um quarto só de Sayajin…logo mesmo o Gene Sayian sendo superior ao humano, esse Deus criado seria mais fraco…por fim achei legal o “empregado” do Bills na verdade ser o mestre dele e mais forte que ele…

    e como teremos outro filme com o Freeza (depois de matarem/vencerem pelo menos 3 vezes no anime, saga Freeza, inicio da saga Cell, GT no inferno, acho que algumas outras, além de filmes, irmão do Freeza, pai dele, etc etc etc) quero nem ver a desculpinha furada que farão…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.