Conversa de Mangá: One Piece 743 – Tremores em Dressrosa

CAOS EM DRESSROSA! ISSO É ONE PIECE!

Texto com todos os spoilers possíveis. Se você não acompanha o mangá semanalmente e não leu o desta semana corre daqui! (ou vá ler e volte aqui em seguida)

One Piece 743 – Tremores em Dressrosa

Caraca, One Piece foi tão maneiro essa semana que tive que parar a vida por alguns minutos para correr aqui no blog e escrever um pouco sobre o mesmo! Parece que a primeira fase do arco Dressrosa está chegando a alguma conclusão, afinal o animê já está exibindo o início e o Oda precisava mesmo fechar algumas coisas. Isso porque não acredito que o arco esteja perto de terminar, o que significaria a ida dos Mugiwaras para outra ilha. Não, isso ainda vai demorar mais um pouquinho acredito.

Até porque duvido que Doflamingo tenha realmente sido derrotado pela empolgante cena do Sr. Soldado, agora como Kyros indo pra cima com tudo. E isso porque o cara só tem uma perna! Wow! Todo esse capítulo quando foi para o animê, com movimento, gritos, cenas de impacto vai ficar ainda mais épico! Aí fica a minha questão: como diabos o Doflamingo pode ter sua cabeça decepada e sobreviver? Não acho que sua Akuma no Mi permita que algo assim, ou será que estou enganado? Uma das possibilidades que posso imaginar é a de que o Law com sua habilidade room possa ter segurado a vida do Mingo, como assim diz o Luffy. Esse arco tem tantos sub-plots que nem sei se o Law está ali ou se está com as algemas de bloqueiam as akumas. Em todo caso, Doflamingo não foi derrotado (ainda).

E todo essa arco tem essas mudanças bruscas na narrativa, onde não é mostrado ao leitor a plenitude dos acontecimentos, ou então o mesmo não é feito de forma linear. Como a Robin boneca, onde só depois de mostrar que ela se tornou um brinquedo é que Oda mostrou como aconteceu, ou as poucas cenas do Zoro batalhando com o cara de pedra (perdão pela falta de nomes, o tempo para escrever o texto é curto e a memória não é das melhores). Até mesmo a derrota do Usopp não foi mostrada direito, indo direto para a cena que a Sugar lhe dá a balinha hyper ardida. Isso por um lado é positivo, porque de uma certa forma acelerou bastante os acontecimentos, e também dá bastante conteúdo para o animê expandir quando tais momentos chegarem. Afinal, com a exibição apenas um ano atrás do mangá, é preciso tomar cuidado para não ficar próximo demais das capítulos semanais do mangá. Nesse sentido o animê precisa mesmo de um arco filler e de um respiro quando Dressrosa acabar.

E falando em Usopp, não sei se fico feliz ou decepcionado por ele ter derrotado a Sugar e criado toda essa situação de caos na ilha. Vi na semana passada alguns lugares que comentaram que o Usopp já tinha feito algo semelhante quando ele derrotou a Perona em Thriller Bark. Mas acho que as situações são bem distintas. Eu gosto da batalha dele contra a Perona no sentido que que naquele momento ele foi malandro e sagaz, criando uma estratagema que combina com seu estilo de luta. Mas estamos no Novo Mundo, ele treinou pra caramba, esperava que ele tivesse alguma carta na mangá, como uma semente especial ou arma secreta para conseguir fazer a Sugar engolir a balinha. Isso não aconteceu e ele foi espancado e acabou virando o jogo meio que na sorte. Também é a cara do personagem fazer isso, mas sinceramente esperava algo realmente inédito, resultante de seu treinamento de 2 anos.

Dito isso, outra decepção foi ver o Franky derrotado. Não importa o quanto ele segurou os caras na entrada da fábrica ou quanto estavam pra cima dele. Esse é um momento em que os Mugiwaras não podem mais se dar ao luxo da derrota. Num mangá mais sério você teria uma situação onde o autor poderia até mesmo cogitar em matar um personagem assim. Claro que é One Piece e isso não aconteceria, porém ainda assim fiquei meio triste com isso. É diferente da Robin que virou boneca e saiu da batalha. Franky e Usopp foram completamente derrotados e a situação apenas virou pela sorte, o que diga-se de passagem é algo comum em One Piece, e nem por isso faz com que as coisas parecem forçadas ou convenientes (ainda que sejam um pouco as vezes).

No mais, fico pensando na batalha do Coliseu e como estou gostando dos personagens Bartolomeu e o cara que está no disfarce de Lucy. Tudo indica que esse personagem seja o Sabo, dado o que rolou alguns capítulos atrás. Seria uma surpresa e uma trollada bonita do Oda se esse personagem se revelar não sendo o Sabo e sim algum outro personagem inesperado. Porém ficarei muito mais feliz se as coisas for mesmo para o lado mais óbvio e ele for o Sabo. Quero ver a história dele, como ele sobreviveu todos estes anos e como diabos ficou tão forte. Já o Bartolomeu, putz, como me simpatizei pelo personagem. Gostaria muito que ele entrasse para o bando. Alias, ele teve um bom destaque nos últimos episódios do animê e isso só serviu ainda mais para me simpatizar com o cara. Ficou muito bom a sua versão animada!

Enfim, que capítulo saboroso e delicioso. São por momentos assim que acredito que fazem One Piece valer a pena. É genial a progressão de tudo no capítulo, até mesmo as piadas aqui e ali num momento tão tenso que é a quebra de uma maldição de 10 anos. O macaco de brinquedo virando um gorila me arrancou uma risada inesperada. No fim do capítulo tem uma menininha gritando que o urso dela virou um velho. Rá! Só One Piece para conseguir mesclar tão bem esses momentos épicos, com tamanha adrenalina e com o tom exato de bom humor.

Pra mim Dressrosa vem sendo o melhor arco até então desde a entrada no Novo Mundo. Tem esse mundo de sub-plots que caçam com o estilo do mangá, tem personagens próprios do arco que são tão cativantes quanto clássicos arcos como Alabasta e Skypiea e tem muito vilão e personagens de caráter duvidosos e tem muita coisa em jogo para esse momento do arco. E olha que Oda conseguiu ainda criar uma situação onde não foi necessário usar todos do imenso grupo do Luffy a todo o momento. Todos tiveram bons momentos (até o Brooke) e o arco ainda tem muito gás para as próximas semanas agora que ficou do jeito que os fãs gostam: caos total!

Obs: post feito no tesão do momento e com o almoço no colo, ou seja, desconsidere os erros de digitação. Era assim ou a vontade de faze-lo a noite poderia impedir dele acontecer. Mais tarde verifico quaisquer absurdos que hajam no texto. 🙂

Curte do nosso conteúdo? Saiba que é possível ajudar o Portallos!
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram
(Novidade) Estamos começando, dê uma força: YouTube | Mixer
— Entre e participe do nosso Grupo de Leitores no Facebook!
Seja um apoiador no Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
More from Thiago Machuca

Superman é o mais novo herói da DC em Arena of Valor

O Homem de Aço pode ser adquirido gratuitamente neste mês através de...
Read More