How I Met Your Mother | O final que ninguém queria ver?

ATENÇÃO: este post contém a grande virada final da série. Se você ainda não assistiu, não continue!

How I Met Your Mother chegou ao fim de sua jornada!

Após 9 temporadas e muito enrolação desnecessária uma das melhores sitcoms já produzida chegou ao fim no dia 31 de março. How i met yout mother acabou e tudo, ou quase tudo, que você queria ver sobre a jornada desse grupo de amigos acabou, com algumas reviravoltas e surpresas um tanto quanto inesperadas por assim dizer.

Admito que já havia escutado o rumor de que a simpática Tracy, mãe dos filhos de Ted, estaria morta em 2030, que é o período onde toda a história da série está sendo contada. Isso estava rolando pela internet há algumas semanas antes do episódio final ser exibido. E que tristeza senti ao constatar que era um rumor que se tornou realidade. Não que a decisão dos produtores de que a Tracy deveria estar morta em 2030 tenha sido errada. Li algumas resenhas e críticas sobre o final da série e dou razão que a morte da mãe faz sentido dentro do porque Ted está diante de seus filhos contando toda essa epopeia que foi sua vida e como o destino finalmente chegou ao seu coração depois de tantas desventuras. Meu problema foi que me apaixonei pela personagem.

himym-umbrella

Entenda o seguinte: não é fácil incluir um personagem numa série de tantos e tantos anos e episódios. Um personagem novo muitas vezes não consegue a mesma química que os personagens que fazem a história desde o início. Imagine um Friends onde um novo protagonista tivessem sido incluído nos anos finais da séries? Nem consigo imaginar isso funcionado. Ou um Seinfeld onde o quarteto principal se tornasse quinteto depois do grande boom da série? Não! Isso é feito em certas séries quando as coisas vão mal e um novo ritmo e química precisa ser conquistado para que a série se renove e continue no ar, mas jamais quando uma série está em seu auge. Não se mexe em coisas assim.

E pra mim a Tracy chegou nessa última temporada de HIMYM e quebrou esse paradigma em tal ponto que pra mim os melhores momentos de toda a temporada são os episódios e os momentos em que ela contracena com o grupo principal da série. Ao fim, eu já desejava de coração que ela continuasse a história de Ted até o fim e além. Até nem imagino o quão triste deve ser a perda de um amor numa situação onde os filhos ainda são jovens. E foi esse o destino dado a Tracy.

E por HIMYM ser uma série de comédia, nem mesmo consegui ter tempo de me emocionar e ficar triste pela morte da personagem nos rápidos momentos finais do episódio final. Eu queria ter sentido mais esse momento pesado na vida do Ted e parece que foi tudo tão rápido e superficial em algumas cenas que até questiono se valeu a pena mesmo guardar tudo isso para os últimos minutos da série. Não teria sido muito mais divertido ter visto tudo isso mais cedo na temporada final, com um pouco mais de calma?

A temporada inteira foi sobre um momento, o casamento de Barney e Robin, que no final das contas foi outra decepção. Não sei se realmente precisava de tanto tempo gasto num evento que no final não recebeu o devido peso dentro da história, com tantos plots superficiais e que apenas seguraram tudo que queríamos ver com mais calma e dedicação para o episódio final.

O que me deixa ainda mais triste é que realmente não fiquei convencido pelo amor de Ted e Robin. Sempre torci para que Robin realmente ficasse com o Barney. Mas os produtores se enforcaram numa situação onde a Robin não poderia engravidar e isso acabou definindo o destino da personagem até o fim. Não achei justificável a forma como a história mata o casamento dela com o Barney para que no futuro ela esteja vaga para o Ted. Fico claro que o casamento não deu certo porque o Barney não aguentava mais viajar para Robin para tudo quanto é quanto, por causa de seu trabalho. E isso vai funcionar com o Ted em 2030 com dois filhos adolescentes? Nesse ponto acredito que a história deveria ter trabalhado melhor então na Robin, que no final acaba sozinha vivendo uma triste vida em função de seu trabalho.

Acaba batendo com algo que dito com frequência quando o assunto está em pauta: “Trabalhe para viver. Não viva para trabalhar.” Será que Barney e Robin não poderia ter funcionado se não fosse o trabalho dela? Não valia nem mesmo tentar isso? Caramba. Aí entra também o desfecho do Barney, que veio amadurecendo ao longo das temporadas e regride tudo para que ao fim ele se tornar o pai solteiro de uma garotinha. Não sei se gosto desse final para o personagem. Achei lindo a cena dele com o bebê, que meio que reflete muito com a primeira vez que vi o meu filho. Mas será que ele nunca mereceu uma companheira, nem mesmo após o nascimento de sua filha? Não sei, sinceramente não sei.

Muita gente na internet diz que é um final cheio de culhões, porque é diferente, que casa com a proposta da série de ser realmente algo fora da curva e que até faz a volta com o primeiro episódio e tal. Entretanto não sei se depois de 9 anos eu queria um final ousado. Cheguei num ponto da história que eu apenas queria que tudo desse certo para estes personagens, queria o final conto de fadas e não o soco de realidade que foi. Não que isso não torne o final muito mais fantástico, mas sinceramente queria ter visto o final bonitinho, seguindo a receita de uma comédia romântica clichê.

Na boa? Acho que não queria dar tchau para Ted e Tracy ainda. Com certeza teria topado mais uma temporada só com tudo que aconteceu no último episódio de forma tão detalhada quanto todas as malditas horas gastas nessa temporada com o casamento de Barney e Robin.

how-i-met-your-mother-finale

Enfim, um final ousado e que fecha o ciclo da série. Mas não é o final que eu queria ter visto. Vou sempre ficar com o pensamento que depois de tudo que Ted passou, ele merecia muito mais do que acabar com a Robin. A realidade é assim mesmo? Puxa…

obs: a ilustração que abre esta postagem pertence ao usuário kaitokid41 lá do DeviantArt.

Isso também pode lhe interessar

5 Comentários

  1. Eu realmente ainda tô com opiniões bem divergentes sobre esse final.
    A sensação que me deu foi que a Robin virou uma C.C Babcock nessas últimas temporadas,e eu nem estou falando da parte boa.
    O episódio por um lado teve partes engraçadas ( todos vindos do Marshall e da Lily, que foram os únicos que tiveram um final legal, apesar de bem simples) mas passou uma só impressão : Corrido
    Eu acho que eles focaram tempo demais no casamento do Barney e da Robin e esqueceram do resto.
    Outro problema foi o fato que HIMYM tinha uma marca de sempre impressionar, mas o final pareceu um desses series finale dos programas da mid-season, em que nada surpreendeu e tudo terminou de forma extremamente manjada, pq eles tentam empurrar goela abaixo Ted E Robin desde o primeiro capítulo, e meio que td mundo já enjoou deles, principalmente pq deram a impressão que a Robin e o Barney realmente se amavam.
    Aliás, toda a série passou essa impressão que o Barney era um monstro e tals, mas o final acabou mostrando que o verdadeiro ser humano ruim da história era a Robin.
    Enfim, achei muito forçado a mãe do mother, justamente por terem espremido um momento tão importante em poucos minutos e acho que a série realmente perdeu o rumo no final.
    Porém, o saldo de HIMYM ainda acabou bom, ela começou tão boa quanto os episódios iniciais de friends, se desenvolveu de uma forma até mais épica do que Friends(pelo menos menos para mim) e manteve essa qualidade até a temporada final, quando decaiu a um nível mais baixo que muito dessas séries genéricas das grandes emissoras americanas, pq, fala sério, o ep das rimas tava mais chato que super fun night.

  2. Olha, ainda estou digerindo aos poucos esse final de série, e o que sei ao certo é que foi de fato muito corrido. O que percebi nas duas críticas que li (aqui e no Judão), é que o Marshall e Lily ficaram meio que de fora da crítica de conclusão, e acredito que isso se deva ao fato de que eles foram os personagens que mais se mantiveram em uma espécie de sintonia, mesmo que tenham em determinado momento se separado pelas inconsequentes decisões da Lily.
    Agora quanto a questão da mãe ter sido apresentada na temporada final (no final da 8ª temporada, mas apenas uma breve cena sem diálogos bem trabalhados), devo dizer que ao menos em Friends isso também aconteceu, e deu muito certo, já que o Mike (Paul Rudd), apareceu apenas na nona temporada da série, e se encaixou organicamente sem parecer de nenhuma forma forçado. A loucura dele combinou com a da Phoebe como jamais poderíamos imaginar. Mas sem desviar do foco, acredito que esse final poderia ter sido muito melhor se não tivesse sido tão superficial em vários aspectos, e mesmo a morte da Tracy foi tão súbita que aquele momento que deveria sim ter tido uma certa carga dramática, se perdeu naquela conversa com os filhos para lá de forçada.

    Ted que tanto havia evoluído como homem e ser humano, parece ter regredido ao mesmo Ted do primeiro episódio da primeira temporada de HIMYM, Lily e Marshall se mantiveram bastante coerentes com os que eles já vinham sendo por quase toda a série, portanto nada de muita novidade quanto a isso. Barney e Robin tiveram conclusões de gosto questionável, já que foi tão de supetão, que não tinha como não parecer forçado. Mesmo no desespero de minutos antes de casar com o Barney ela ter percebido que o homem dela era o Ted, não justificaram todo esse plot. Enfim, Barney se encontrou como pai de uma mãe anônima, e não lembro de essa mãe ter morrido no parto ou terem explicado qualquer coisa a respeito do porquê ele ter ficado cuidando da filha como pai solteiro. E Robin, que aparentemente havia superado vários de seus traumas, parece não ter evoluído nada no final das contas. Ainda assim a série foi excelente, e jamais seria um daqueles que diria: "Perdi o meu tempo vendo isso…", HIMYM entre os seus altos e baixos, com certeza ficará como uma das melhores sitcoms que já tive o prazer de assistir.

    1. Tá aí uma boa observação. Das várias críticas e comentários que vi pela internet não houve alguém que tenha dito isso "perdi meu tempo", ou seja, ninguém dá adeus para a série arrependido de tê-la acompanhada. O que aconteceu realmente com boa parte dos fãs apenas queriam ter apreciado melhor esses momentos finais e os que também queriam um outro final que não fosse Ted & Robin. É um sentimento bem diferente por exemplo da revolta generalizada que foi quando Lost acabou.

  3. Pra mim acabou no episodio 22…toh nem ai pra esse epi de uma hora…foi ruim…se a serie n fosse tao boa teria destruido a msm esse epi…nunca fui de torcer para TEDxROBIN…concordei mt principalmente no caso do Barney…foi decepcionante ve-lo mais infantil do q na primeira temporada…mas a serie foi otima no decorrer dos anos…mas n achu nada legal…NÓS esperarmos por 9 anos para saber quem é a garota e como eles se conhecem para q no fim ela MORRA…issu foi mt mas MT ridiculo

  4. Concordo com a opinião do Tiago. O casamento foi muito arrastado, e não é só a última temporada, o casamento está se arrastando desde o início da 7ª temporada…
    Mas ficou muito incondizente dedicar tanto tempo a esse casamento e terminá-lo no próximo episódio, rapidamente com poucas explicações. Não gostei da maneira como o Barney e a Robin terminaram se separando tão rapidamente, tá certo que é condizente com a personalidade deles isso ter acontecido, mas não leva a conta a evolução e mudança das pessoas. E simplesmente inventar uma filha pro Barney foi muito aleatório.

    Mas o que menos gostei foi a morte da Tracy (só descobri o nome dela no último episódio, ele tinha sido mencionado antes?). Do nada, ela adoece e "ah, já faz 6 anos que a mamãe morreu".
    Eu estava esperando por uma temporada inteira dela e o Ted se conhecendo, mas eles simplesmente se concentraram em histórias dispensáveis ao redor do casamento. Claro que houveram momentos bons, principalmente mais pro final, mas o início foi uma enrolação.

    E o Ted velhão correndo atrás da Robin denovo? Faz sentido, mas não gostei, ele passou anos com a Tracy e teve um amor de verdade, ele sabia que a Robin não gostava dele. Como disse o Henel, o último episódio duplo foi dispensável.

    Mas o que valeu mesmo foi a jornada, a série conseguiu manter um alto nível por quase todas as temporadas, começou focando muito na comédia e foi se tornando muito mais dramática com apenas pitadas de comédia, uma pena esse final meia boca.

    Se é pra mostrar realidade, triste, eu assisto as notícias, quero mesmo é ver finais felizes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.