24: Live Another Day | O retorno depois de 4 anos! (Opinião)

“Events occur in real time…” – Jack Bauer está de volta!

Texto sem spoilers para que todos possam ler!

A primeira sensação que tive ao ver a estreia e o retorno de Jack Bauer em 24: Live Another Day foi perceber a saudades que tenho não só desse universo da série em si e seus personagens como também do formato em que a narrativa é conduzida e como não existe até hoje, nenhuma outra série que faça o que 24 faz.

Com a mais absoluta certeza afirmo que o charme da série é seu formato para conduzir a história e a ação dos episódios. Tudo acontecendo em tempo real (tirando algumas liberdades em pró do funcionamento do formato), os múltiplos quadros de várias cenas, personagens, ângulos ou acontecimentos simultâneos sendo exibido ao mesmo tempo na tela, o barulhinho do relógio nos alertando que o tempo não para nunca, aumentando agressivamente a tensão da história. Putz, que saudades de tudo isso!

É exatamente isso que torna 24: Live Another Day tão divertido, envolvente e fascinante. Realmente acho estranho que durante estes 4 anos em que Jack Bauer estava aposentado e foragido, ninguém tenha tentado produzir um show com tais características. E é engraçado que 24 Horas acabou em 2010 e seu retorno agora em 2014 me fez pensar como essa série funcionaria ainda melhor se saísse no mesmo modelos das séries originais da Netflix, como House of Cards. Imagine uma nova temporada inteira de 24 saindo de uma única só vez direto pela Netflix, dando poder ao espectador assistir ao tempo real a temporada inteira. Eu ia pirar! E tem muita gente que já fez isso de assistir uma temporada inteira de 24 em 24 Horas utilizando os box de DVDs do show, fazendo as devidas pausas apenas para banheiro e comida. Eu não tive essa oportunidade porque sempre acompanhei a série pela Fox, antes do lançamentos dos DVDs. Se Live Another Day não cumprir as expectativas do canal Fox lá nos Estados Unidos, torço muito para que os produtores tenham o interesse e procurem a Netflix para dar sequência a série, porque aí sim seria uma experiência ainda mais animal de acompanhar Jack Bauer!

Mas é prematuro discutir o futuro de 24 após Live Another Day. A estreia, que aconteceu na segunda, 05 de maio, nos Estados Unidos – e no Brasil no dia seguinte pelo canal Fox – exibindo dois dos doze episódios encomendados para o que está sendo considerado a nona temporada do show. Jack tem apenas mais 10 episódios, ou seja 10 horas, para resolver a bucha na qual se meteu em Londres. Parece muito, mas considerando que ele sempre teve 24 horas para fechar um ciclo de história, 10 horas não parece muito.

Porém o novo formato parece funcionar dentro do esperado, com a tensão aumentando consideravelmente no segundo episódio, onde os vários plots existentes ganham maior densidade e as coisas ficam muito mais agitadas. O primeiro episódios é um “bem vindo de volta Jack”, com um certo suspense em relação ao que aconteceu nestes 4 anos em que não vimos o que estava acontecendo no universo da série. Admito que o suspense não foi tão grande porque estava meio óbvio o que Jack realmente queria com todo o circo armado logo nos primeiros minutos do início do episódio.

Nesse ponto 24 volta a assombrar aquilo na qual a série era duramente criticada ao longo de suas últimas temporadas: a falta do suspense e das reviravoltas chocantes. Tudo em determinado momento das últimas histórias de 24 acabavam sendo mais do que esperado. E Live Another Day não parece ter se livrado destes estigmas, ao menos nestes dois primeiros episódios. Isso não estraga todo o saudosismo após 4 anos sem a série, mas não deixa de transparecer que foi exatamente esse um pontos principais na qual a série foi cancelada em 2010.

E esse é um ponto complicado porque após 4 anos no limbo, esperava-se que os produtores tivessem novas ideias para acrescentar ao brilhante formato do show. Precisamos ainda de uma CTU (ou CIA ou qualquer central de inteligência que se assemelha justamente como a CTU dos primeiros anos)? Estamos em Londres, mas porque diabos tudo parece tão… Estados Unidos? É nesse ponto que Live Another Day parece pecar, ao utilizar elementos que sempre existiram em 24, mas que já eram maçantes nos últimos anos do show e que sempre auxiliaram nos clichês narrativos das reviravoltas da série. Felizmente o segundo episódio alivia um pouco essa sensação, mas eles ainda estão lá desnecessariamente.

Admito que também demorei mais do que esperava para engrenar e relembrar alguns personagens e qual a situação deles ao final do oitavo ano do programa. Live Another Day faz uma contextualização extremamente breve e requer atenção de quem assistir para perceber que alguns personagens já existiam lá no fim do oitavo ano. Felizmente 24: Live Another Day não faz necessário que você assista 8 temporadas de 24 para poder entender tudo que está acontecendo na nova temporada. Claro que se você nunca viu nada de Jack Bauer, vai precisar ter paciência e calma para entender quem diabos é o personagem e a razão dele ser tão odiado dentro do contexto da história. Certamente vai bater a curiosidade de ir atrás das antigas temporadas para entender esse contexto de “herói americano do jeito errado”.

24: Live Another Day vale a pena ser visto, mas não fique esperando uma reinvenção dentro do universo da série ou do mundo de Jack Bauer. Talvez tudo mude, ainda temos 10 horas para descobrir isso, mas não veja com essa expectativa. Realmente a graça em 24 está no formato da produção da série e é isso que torna tudo tão bom!

obs: Yvonne Strahovski (Chuck) rouba boa parte das cenas! A personagem Kate Morgan casou perfeitamente dentro da série e parece algo diferente de outros novos personagens chavões e clichês. Quem diria que uma personagem assim poderia bater de frente com Jack Bauer?

obs2: recomendo fortemente que escutem o Braincast 108 (um dos meus podcasts favoritos da rodada) que foi dedicado a todo o contexto na qual 24 Horas foi criado e a sua jornada ao longo das primeiras 8 temporadas! IMPERDÍVEL!

Jack is Back!

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.