Superpato | Universo PK criado em 1996 renasce na Itália!

Se você puder, antes de começar a matéria, veja este vídeo de 30 segundos:

Semana passada coloquei em destaque aqui no blog uma matéria que escrevi em Janeiro de 2013 sobre um universo alternativo de histórias do Superpato, alter ego heróico do Pato Donald, numa linha do tempo futurista e de ficção científica conhecida até então como PKNA (Paperinik New Adventures). Não destaquei essa matéria nesse momento por mero capricho, na verdade não existe momento mais oportuno do que este para abordar novamente este assunto!

Essa linha de quadrinhos do Donald/Superpato é polêmica aqui no Brasil, devido a algumas tentativas de emplacar o material por aqui, mas sempre sem sucesso dado a certas circunstâncias de cada época, indo desde momento errado de publicação, formato errado, problemas em seguir cronologia e por aí vai. Isso também porque esse material é completamente diferente de todo o restante do universo de quadrinhos Disney e para tal até mesmo na Itália ele deu trabalho para se encontrar em seu próprio formato e funcionar como devido.

Porém o Universo PKNA possui uma legião de fãs na Itália e em alguns lugares do mundo, incluindo o Brasil. Nos Estados Unidos a saga desse universo nunca foi publicada, mas existe scans totalmente traduzidas em inglês por fãs, só para dar um exemplo da importância desse material. Só que ele foi abandonado na Itália há alguns anos, mais ou menos lá por 2005, devido a problemas de continuidade cronológica das histórias desse universo, além do fato de que eram histórias que precisavam de uma revista própria por lá, não sendo publicado dentro da linha tradicional de histórias da Disney, ou seja, não estavam dentro da maior revista italiana Disney: a Topolino!

Só que de 2005 pra cá muita coisa mudou. Talvez PKNA tenha sido a percursora de boa parte do material alternativo, inspirado em universo paralelos que existem na produção dos quadrinhos Disney na Itália. Donald Duplo, Mágicos de Mickey, Crônicas do Planeta T, Mancha das Trevas (Darkenblot no original é um nome mais maneiro), Pateta Repórter, e até mesmo o arco de Fantomius são alguns dos mais recentes sucessos produzidos lá que fogem do estilo tradicional de histórias com os personagens de Patópolis e que se passam em universo incomuns e muitas vezes não se ligam com as histórias do universo normal. A diferença entre os tempos de PKNA e o atual é que agora a Topolino publica histórias de universos alternativos e especiais fora do tradicional dentro de sua própria revista e é um sucesso absoluto por lá! E são histórias que possuem cronologia, são episódicas e possuem muitas vezes centenas de páginas que fecham um arco completo, ou seja, são universos que crescem, se expandem e possuem continuidade.

Com isso em mente, a Disney Itália finalmente atendeu os pedidos de uma legião de fãs e no dia 02 de julho, semana passada, ela finalmente oficializou e trouxe para a Topolino o retorno do universo de PKNA, que agora passa a ser conhecido apenas como PK! Isso é uma notícia realmente grande, até bombástica para os fãs do Superpato. E preparei essa postagem para mostrar um pouco do que está acontecendo lá na Itália e que esta preparando o terreno para o grande retorno desse mundo de histórias fantásticas de um Superpato como nunca antes existiu!

Um novo começo… sem recomeçar tudo novamente!

Capa Topolino 3058 Topolino 3058 Editorial

Topolino 3058 Indice 01 Topolino 3058 Indice 02

A capa da Topolino 3058, que oficializa essa nova fase do Universo PK, apresentando oficialmente o novo logo da série. O vídeo que abre essa postagem é uma prévia da história que está presente nesta edição, lançada na Itália dia 02 de julho. A Topolino lá é uma revista toda pomposa, um pouco diferente das nossas revistas Disney nacionais. Por exemplo, lá toda edição abre com um editorial, com algumas palavras da atual chefe de redação da Disney Itália, Valentina De Poli, na página acima ela comenta da dificuldade em apresentar esse universo pela primeira vez nas páginas de uma Topolino, assim como o grande números de fãs que essa série possui por lá e essa é realmente uma nova era para PK (PK New Era). As duas páginas seguintes trazem o índice da edição, com um destaque grande para esse novo arco do Superpato.

Superpato – Herói ou Super-Herói?

Superpato Heroi e  Super-Heroi 01 Superpato Heroi e  Super-Heroi 02

Superpato Heroi e  Super-Heroi 03 Superpato Heroi e  Super-Heroi 04

Recentemente nas páginas da Topolino também foi publicado a matéria acima, que exemplifica as duas versões do Superpato, aquele amigão da vizinhança do universo tradicional e a versão do futuro, que possui uma pegada mais madura e sombria, com personagens criador especificamente para esse universo mais denso. As páginas mesmo italianas dizem muito sem que você precise ler.

Prévia de “Potere e potenza” – Poder e potência (tradução livre) | Episódio 1

Previa Retorno PK 01 Previa Retorno PK 02 Previa Retorno PK 03 Previa Retorno PK 04 Previa Retorno PK 05

Esta são as cinco primeiras páginas da história que foi lançado na semana passada na Topolino 3058. Pelo que pesquisei, serão cinco capítulos, que serão publicados pelas próximas cinco semanas (a revista é semanal por lá) e que vai totalizar 162 páginas! Sendo que o grande clímax do arco será decidido pelos leitores. Superpato terá que decidir se explode a Torre Ducklair ou entre em combate direto com os Evronianos. Para quem não conhece a série, isso é uma enorme decisão, pois a Ducklair está para o Superpato como a Batcaverna está para o Batman! Tanto que a votação atual lá na Itália estão em 70% dos leitores pedindo para que a torre não seja explodida no final da saga. Essa prévia também serve para que os fãs vejam que muito pouco do traço sombrio da série foi mexido. Páginas pretas (um marco da série), com a posição dos quadros de forma irregular, bem semelhante aos quadrinhos de super-heróis como Marvel e DC, com um excelente trabalho de efeitos nos quadros, cores e ângulos e closes. É visível e claro o clima totalmente diferente do universo tradicional!

A história abre com “Se passou muito tempo – Anos – Meses”, o que corrobora com o que se vinha comentando em sites de fãs desse universo. Nada foi rebootado, apenas se avançou na cronologia da série para um momento em que Donald já havia se aposentando do manto desse Superpato e que agora precisará retornar frente a uma nova (ou velha) ameaça. Esse arco também tem como objetivo fechar e trazer de volta antigos aliados e posicionar o que aconteceu com os mesmos. Por exemplo, muitos lá na Itália querem saber se o Uno (Um) irá voltar ao universo de PK.

Ah… uma curiosidade, lá na Itália o Superpato se chama Paperinik, porém para esse universo alternativo ele é mais conhecido como Pikkapa! Aqui no Brasil não existe isso, por aqui ele é sempre Superpato.

Extras!

Esboço PK 1 -Superpato

Esboço PK 2 - Evroniano Novo Logo Universo PK

Aí você confere dois esboços desse universo de PK, além do novo logo da série. Essa roupa que o Donald está usando na primeira imagem deve aparecer ainda nesse arco que está em publicação na Itália. O legal desse universo do personagem é que o Donald nem sempre usa o mesmo traje original do Superpato. Ele possui vários trajes alternativos e futuristas, além de muitos gadgets bacanas. É um Batman do Futuro quase. Quanto ao grandalhão do outro esboço, pelo que li por aí, trata-se de uma nova espécie de Evroniano, a raça alienígena que existe na série e uma das maiores ameaças contra o Superpato!

Capa Topolino 3059 Previa Episodio 2 Retorno PK

E na quarta, dia 09 de julho, chega as bancas italianas a Topolino 3059, com a capa acima e o segundo capítulo do arco! Alias, se você se interessou e gostaria de seguir os canais oficiais desse universo, PK está no Twitter e no Facebook. Também recomendo que favoritem o PK Hack, que é um site de fãs italianos desse universo e de onde veio 99% das informações dessa matéria.

Por último, um vídeo de 05 minutos com os atuais artistas envolvidos no retorno do universo de PK direto na Topolino, e responsáveis pelo arco Potere e potenza! Áudio em italiano. Não é muito fácil entender o que estão dizendo pela primeira vez, mas melhora se você prestar bastante atenção e rever mais de uma vez. Mas no geral eles comentam basicamente o que estou comentando aqui nessa postagem.

Agora a grande questão: como fica esse material no Brasil?

Pois é, boa pergunta. A verdade é que não sabemos. Em janeiro de 2013 os leitores brasileiros tiveram uma pequena luz de esperança quando a Editora Abril publicou a verdadeira, e até então inédita, origem de PKNA no especial temático As Novas Aventuras do Superpato: A Origem. Infelizmente desde então nenhum outro especial foi publicado, e nenhum outro material veio dar sequência a cronologia das histórias. Já o material que saiu por aqui em seis edições em 1998 ainda carece de republicação, sendo que apenas Sombras Sobre Vênus saiu numa Disney BIG ano passado.

Será que vale a pena começar a publicar essa nova Era de PK sem que tenha saído as antigas histórias no Brasil? Não sei dizer. Até que o arco Poder e Potência termine, não dá para saber. Mas é claro que talvez a receptibilidade do público seja bem menor, já que há coisas ali que não serão tão compreendidas assim. Talvez usar e absurda de revistas como Disney Jumbo e Mega e republicar o material antigo, e preparar o terreno para que Disney BIG traga essa nova fase da série? Só fica com a impressão que cada mês que passa, vai ficando mais e mais difícil ignorar a existência desse material e do fato de que os brasileiros estão tomando ciência de que ele existe e instigados para que saia por aqui.

Bem, você pode fazer a sua parte também. Mande um e-mail para disney.abril@atleitor.com.br ou escreva algo lá no Facebook da Abril Jovem ou até mesmo no Facebook do Paulo Maffia que é o nosso atual editor no Brasil dos quadrinhos Disney e peça a publicação do Universo PKNA no Brasil. Pode mandar o link aqui do blog. Eu também me comprometo a fazer a minha parte. No momento em que esse post estiver indo ao ar, irei mandar um e-mail para a Editora Abril perguntando se existe algum plano para acertar o Universo de PKNA no país e trago a resposta aqui mesmo, como uma pequeno update logo abaixo deste texto!

Ufa… é isso!