Conversa de Mangá: Bleach 589 & 590!

“The Shooting Star Project” [The Old and New Trust] e Marching Out the ZOMBIES

Bleach590

| Texto recomendado para quem está acompanhando os capítulos semanais de Bleach e que já tenha lido até o de número 590, ou para aqueles que não se importam com spoilers. |

Devo admitir que há momentos em que Bleach consegue me divertir como me divertia em seu início de mangá. O capítulo 589 é um belo exemplo de como Bleach ainda tem uma qualidade para o humor e personagens que possuem momentos de muita simpatia que provam porque ele foi um dos principais mangás da Shonen Jump por anos e que competia acirradamente com Naruto e One Piece pela primeira posição no ranking da revista.

É muito bom todo o começo do capítulo 589 com Ichigo, Sado, Inoe, Urahara e Yoruichi. A interação destes personagens iniciais ainda possuem aquele ar todo nostálgico e dinâmico da essencial do começo de Bleach. E você claramente percebe quando o mangá corta para os personagens do Gotei 13 que até parece um outro mangá, a narrativa muda, a tensão muda, a estrutura como um todo em si muda. E será que não foi exatamente isso que estragou Bleach? A desnecessária perda de tempo em batalhas e momentos com todo esse pessoal da Soul Society que apenas serve como “segura trama” até que Ichigo e amigos cheguem para salvar o dia?

Porque pare e pense: acho que é quase unânime que a melhor fase de Bleach foi exatamente quando Ichigo foi para a Soul Society resgatar Rukia e, todos estes personagens que hoje são mocinhos na história eram os inimigos dele. O sucesso desses personagens foi tamanha que posteriormente eles invadiram o mangá do Ichigo e a cada arco que passa, possuem uma presenta tão grande que o protagonista do mangá some por longos períodos. E o elenco do mangá inflou a um ponto em que a arco do Kubo, que apesar de ser excelente, não casa com a dinâmica de história com tanta gente participando, e isso arrasta o mangá para essa infinidade de capítulos com pouco conteúdo por páginas.

Eu acho que é isso. Se Bleach fosse um mangá com foco apenas nos personagens principais, nesse grupo que aparece no início do capítulo 589, certamente ele seria muito melhor e talvez o pique do mangá fosse outro nos dias de hoje. Sabe o que poderia ter acontecido com esse pessoal da Soul Society? Poderia ter dividido o mangá em duas séries, a principal com Ichigo e companhia e um spin-off com todos os personagens do Gotei 13 e suas eternas batalhas. Então isso significa que Bleach, na verdade, são dois mangás diferentes fundidos em um único mangá.

Mas enfim, como disso, que saudades estava desses momentos sem noção com Sado e Inoe. Até o aparecimento da Yoruichi foi uma agradável surpresa, porque sinceramente tinha até me esquecido dela. E a Yourichi sempre tem aparições instantâneas de impacto, né? Curto muito quando ela aparece do nada na batalha final contra Aizen, com aquele acessório na perna tocando o terror. Quanto ao canhão da família Kuukaku, é isso que venho falando; se o mangá não perdesse tanto tempo com batalhas de personagens da Soul Society, talvez Ganju e Shiba aparecessem com maior frequência na história e poderiam estar aí presentes nesse momento da narrativa, ao invés de serem apenas uma vaga lembrança.

Mudando um pouco então, o capítulo 589 corta para a batalha contra a guria que não é guria e a guria que é zumbi e atende por Bambi. Nomes? Sei lá. Nesse ponto eu já não me importo mais em decorar nomes desses inimigos sem graça do mangá. E é curioso como o Ikkaku já foi um personagem mais bacana, né? Atualmente já não me recordo mais de nenhum momento realmente legal dele nestes últimos arcos. Parece que o Kubo só continua usando ele porque ainda é um personagem relativamente popular, enquanto o Yumichika aparece sempre na cola do Ikkaku. E olha que o Yumichika andou funcionando bem como parceiro do Ikkaku nestas últimas lutas de ambos, as vezes sendo o contrapeso pela forma inconsequente que o Ikkaku luta. Mas é só isso, não dá para forçar qualquer outro pensamento sobre ambos nesse momento.

E rumo para o capítulo 590, que retorna para aquela coisa maçante que Bleach se tornou. E olha que também acho muito bom o personagem Mayuri Kurotsuchi, porém fico com a impressão de que o Kubo andou exagerando demais no personagem, que agora sempre precisa aparecer de forma espalhafatosa e com trajes cada vez maiores e mais bizarros possíveis. Sei lá. Precisa mesmo disso?

O pior é que a batalha é quase um repeteco de outras batalhas contra Mayuri. O inimigo subestima o processo de análise científico do mesmo e suas salvaguardas para tal e fica uma embate de ego inicial. Até que a coisa vai ficando maior, mas que o mesmo previu que algo assim aconteceria e também se precaveu disso. Deja Vu total. O capítulo ainda se esforça para mostrar que a zumbi Bambi talvez possa mais do que apenas um zumbi sem alma e terminar com aquela coisa de “surpresa, olha que legal”, mas série, a volta dos Arrancars é assim tão surpreendente? Ainda mais estes quatro, quando obviamente há outros desse grupo que são bem mais marcantes ao público (relembre aqui). Essa é realmente uma característica que não curto em Bleach: a quantidade massiva de personagens que retornam e que não precisavam retornar. Já tem gente demais no cast da história e não são todos que precisam retornar… isso só torna tudo mais enrolando ainda.

E é sempre bom reforçar: essa é só a minha opinião! Nos comentários deixe a sua!

Bleach590 - Zombies

Isso também pode lhe interessar

9 Comentários

  1. Não leio o mangá mais, mas não poderia deixar de comentar que você está certíssimo em relação ao foco nos personagens principais, em Bleach é muito difícil memorizar o nome dos personagens por eles nunca serem bem trabalhados, quando começamos a nos acostumar, tudo muda, sempre rola uma quebra de expectativas e por isso dropei o mangá. Naruto também está meio assim, mas por ainda focar nos personagens mais importantes e que aprendemos a gostar no começo, continuo lendo.

    Mayuri é a Lady Gaga dos mangás, no começo sua estranheza era legal, hoje é apenas uma desculpa pra mudar o design do personagem o tempo todo.

  2. TIte deveria aprender a seguir a história com Oda, esse sim consegue colocar inúmeras lutas importantes em um único capítulo, e dessa forma todos ganham sua atenção(apesar que nos últimos capitulos de one piece eu não entender nada, mas isso vou deixar para o conversa de mangá: one piece), porque realmente, ficar fazendo três capítulos para cada luta é praticamente desnecessário, deixa o enredo arrastado e tudo mais…

    “ah, mas bleach sempre foi assim”

    Mas antes era uma leva pequena de personagens para se focar, como na soul society que focava no grupo de mocinhos ao estilo cavaleiros do zodíaco para salvar Rukia, ou no arco dos arrancars que ele fez uma proeza de extender por seis anos, sabendo que os principais vilões eram os espadas de 0 a 9, e no arco dos fullbringers que era apenas um inimigo no começo que se extendeu a cinco se não me engano…

    Agora, ele está focando em praticamente um exército, onde os principais tem o codinome por letras(ou seja, mais de vinte personagens), ele poderia mudar o estilo de narrativa, porque é muita gente para ficar se gastando três capítulos a toa…

    Espero que chegue no momento que Ichigo retorne ao palácio real, que por ser poucos personagens que irão focar, deixa o enredo mais fluido(mas sinceramente, ir e voltar para soul society está ficando um pé no saco, se decide onde quer terminar essa luta Tite Kubo…)

    Praticamente esperei juntar uns 30 capítulos para poder comentar, porque realmente, não tinha o que comentar, era só luta, o mocinho vence, o vilão tem carta na manga e vence, agora o mocinho tem outra carta na manga e vence de novo, até mesmo os combates de yu gi oh com todas as reviravoltas é mais agradável de se ver, acaba se tornando manjado de tantas vezes que ele repetiu isso…

    Agora entendo porque o primeiro mangá dele foi cancelado..

    1. É o atual estilo dos mangas shonen essa arrastada narrativa, quando penso em YYH, CDZ e Samurai X e compara com atuais você repara como o numero de sagas é maior e como cada saga é alongada.

      1. Acho que Hunter x Hunter não é tão arrastado igual One Piece, Naruto e Bleach… Com praticamente 350 capítulos, Hunter mostrou umas 5 ou mais sagas e nos empolgou mais do que os citados anteriormente, mas lógico, Togashi é o criador de YYH e isso explica muita coisa, é um mangaká com estilo das antigas até no traço (que melhorou nessa última saga). Acho que One Piece só peca em ser arrastado demais por causa da decisão do Oda em fazer uma super viagem, mas tinha potencial pra fazer algo mais curto e mais direto, mas ainda assim acho que One Piece e Hunter x Hunter estão muito acima dos demais

  3. Não creio que apenas esse arrancars aparaçam, mas levando em conta que os shinigamis ali sejam os de mais baixo level então eles dariam conta. Não entendo como a leitura de Bleach é tão rápida, não sei se são os quadros grandes demais, a falta de falas ou então apenas enrolação do autor.

    1. E esqueci de falar, Bleach sofre um pouco do que CDZ sofreu (e ainda sofre) quando você tem vários personagens e não sabe como trabalhar com eles. Saga de Hades começou muito bem com os cavaleiros de ouro sendo aproveitados mas o autor não soube trabalhar direito com eles na saga de Poseidon e no restante da saga de Hades após a morte de Atena.

    2. É a junção de tudo isso que faz a leitura rápida. Fica ainda mais escancarado quando o KT faz uma página dupla com um fundo quase totalmente branco e vazio e um único balão de frase. Seria frustrante se eu já não tivesse largado mão de Bleach e só continuasse lendo exatamente pq não me consome tempo algum.

    3. É simples: Esse é o maior defeito do Kubo. Ele simplesmente coloca um, dois ou máximo três fatos insignificantes em cada capítulo do mangá. Se o mesmo fizesse os quadros menores, talvez tivéssemos um número maior de informações nos capítulos e os mesmos não seriam tão entediantes caso as informações fossem inúteis(como acontece recentemente).

      Mas o Kubo faz questão de passar o mínimo possível em cada capítulo exatamente para poder prolongar a história ao máximo. E é isso que destruiu Bleach por completo. Isso e a falta de estruturação da história.

      O Kubo tem um traço lindo, e algumas idéias super interessantes, mas parece que ele não dá valor a própria obra há cerca de anos! Não me animo com Bleach desde o final da saga do Aizen.

  4. Fala sério, seria interessante se alguns arrancars voltassem tipo o Ulquiorra, mas ai volta esses inúteis que nem eram Espadas, cara qual o sentido disso? Meu, eles n tiveram importancia NENHUMA, NENHUMA na história..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.