Conversa de Mangá: Naruto 689

I love you

Naruto689 - Time7

| Texto recomendado para quem está acompanhando os capítulos semanais de Naruto e que já tenha lido até o de número 689, ou para aqueles que não se importam com spoilers |

Caraca e agora, o que falo que já não tenha comentando no meu último Conversa de Mangá de Naruto? Que alias gerou excelentes comentários dos leitores. É esse tipo de experiência que torna o CDM tão maneiro, e não apenas a minha opinião semanal. Eu apenas atiro algumas coisas no ar na esperança que o pessoal participe e traga mais ideias e pontos que muitas vezes nem mesmo eu percebo. Essa é a real brincadeira aqui.

Tipo, o Kabito (Kakashi + Obito) tá level máximo. De repente o Kakashi, que mal conseguia fazer coisa alguma, fica com todos os créditos por criar um plano de ataque perfeito que resolve uma batalha contra um ser que sozinhos, ninguém ali conseguiria dar conta. Fora que Kabito a todo momento faz um Susanoo ali, abre a porta da dimensão e joga as coisas lá, fica em modo transparência e por aí vai. Caraca, se não fosse o selo na mão do Naruto e o do Sasuke, só precisaria do Kabito ali pelo visto. Eu achei tudo isso um super exagero do Kishimoto.

E entendo perfeitamente que tem aquele raciocínio de que o Kakashi é o adulto do grupo, o que tem maior experiência em batalhas e em ser um ninja, mas é impressionante que do nada, ele não só fica totalmente overpower como volta a ser aquele estrategista que impressionava a todos no começo do mangá. Mais uma vez acho que é o Kishimoto querendo de qualquer forma criar pequenas referências lá das origens, apenas para justificar a impressão de que tudo que ele pensou lá no início já preparava terreno para essa batalha. Só que eu não vejo estes pequenos lampejos como algo inserido de forma natural e orgânica. Parece pra mim muito forçado estas pequenas inserções, feitas apenas pra enganar e dar uma falsa sensação de planejamento da obra como um todo.

A verdade é que Naruto saiu um pouco dos trilhos quando começou essa coisa de “rá! eu manipulei você! não, eu é que te manipulei! não, seu trouxas, eu, a Deusa mãe do chakra é que manipulei!”. Sendo que tudo que nós, leitores, queríamos era ver o Naruto dando um sarrafo no Sasuke. Só isso. O Madara quando surgiu veio como um bônus, tipo, “caraca chefe extra da fase em nível insano”. Vamos lidar com isso. Só que aí, também de forma abrupta, Madara sai de cena e nem foi derrotado completamente! Tá de sacanagem isso.

Mimimis a parte, o capítulo dessa semana é mais ação, com um ataque planejado a Kaguya, no melhor estilo clássico de Naruto. Pena que não achei nada engenhoso. Vários clones do Naruto pra todo lado, a conveniência do Kamui que deixa todo mundo fantasminha camarada, pegadinha do Malandro com o Naruto e seus clones, e de repente, todo mundo esquece da Sakura que chega na última hora pra dar um peteleco na Kaguya. E tudo no melhor estilo Dragon Ball Z, com todo mundo voando, sem qualquer noção de gravidade e foda-se as leis da física, já está tudo zoado mesmo.

Um leitor do blog comentou semana passada a sua frustração com o mangá de Naruto no sentido de que parece que a história do mangá emburreceu com o passar dos anos. No sentido de que no início era algo sério, maduro, e com o passar dos anos, o mangá ao invés de crescer com seus leitores, parece que ele regrediu um pouco suas bases e premissas para fazer exatamente o efeito contrário: buscar leitores cada vez mais jovens, que curtem algo mais simplório, mais dinâmico, sem tantas regras ou densidade narrativa. E parece que isso é verdade, somando a clara ideia de que quanto mais tempo uma história em quadrinhos perdura, maiores são as chances dela se tornar algo cansativo. E veja que isso não é uma regra fixa, sendo que há exceções, como One Piece, que em suas origens era algo bem simples e infantil e, com o passar dos anos, a obra foi crescendo com os leitores e amadurecendo as próprias questões apresentadas, e não apenas criando situações estapafúrdias e fazendo fanservice generalizado.

E eu sinto que Naruto teve esse problema. De que certa parte de sua história, o autor perdeu contato com uma parte do público alvo, que cresceu e abandonou o mangá e ao invés dele correr atrás para convencer esses leitores a voltarem, o autor resolveu buscar leitores ainda mais novos. Tanto é que Naruto tem spin-offs ( como aquela versão com eles cabeções, com o Rock Lee como protagonista) em que busca um público ainda mais jovem, do tipo crianças mesmo, para que assim que elas se cansarem dos spin-offs infantis, elas possam pular para o mangá principal direto. O problema é quanto tempo esse leitor vai aturar o Naruto. Talvez mais do que deveria, afinal estamos (quase) todos aqui ainda, não? Torcendo pra acabar logo tudo, porque já deu, mas ainda aqui, acompanhando essa bagunça.

Naruto689 - Trio

Isso também pode lhe interessar

44 Comentários

  1. Melhor frase da semana: ” E tudo no melhor estilo Dragon Ball Z, com todo mundo voando, sem qualquer noção de gravidade e foda-se as leis da física, já está tudo zoado mesmo.”
    Me fez cair na gargalhada aqui brother 🙂

    1. ué, quando o tsuchikage apareceu voando por aí não vi ninguém reclamando.
      quando obito se tornou rikkudou e foi capaz de controlar todos os elementos e voar, não vi ninguem reclamando
      quando madara também aprendeu a voar ao virar rikkudou, não vi ninguem reclamando
      mas naruto não pode, aí todo mundo vai falar que virou dragon ball essa poha…

      As pessoas tem que entender que o mangá deixou de ser lutinha de ninja há muito tempo NO MOMENTO, que eles estão enfrentando contra um monstro que tem chakra quase infinito, se ele tem chakra quase infinito, é necessário um poder a lá dragon ball para derrotá-lo….

      E isso é ruim? Depende do leitor, para mim tá bom, mas pelo jeito a maioria está odiando.

      1. Antes estivesse parecido com Dragon Ball apenas pelo voo. Era necessário colocar esse nível de poder na história? Era necessário abrir mão de toda a parte estratégica em detrimento de lutas que se resumem a quem lança a esfera gigante de chakra mais forte? Kishimoto errou a mão quando resumiu tudo à explosão e força bruta. E quando coloca estratégia, é através de alguma forçação de barra com seus ups nos personagens tirados do nada.

        Todas as pessoas já sacaram que o mangá deixou de ser sobre “lutinha de ninja”, mas era exatamente isso que deixava tudo muito mais maduro e denso do que a fase atual que resume tudo a força descontrolada. E por isso as reclamações.

        Sem contar que o próprio autor está se perdendo nos níveis de poder e fazendo de uma forma muito mal feita certos ups nos personagens. Ou seja, além de não ser mais o que naruto era, sequer uma qualidade narrativa nos está sendo apresentada.

        1. sério mesmo que você acha que o kishimoto perdeu a mão?

          No momento que na história foi apresentado a nove caudas como um monstro poderoso e destruidor eu já sabia que o mangá iria chegar nesse nível, se você está se incomodando muito com isso devia ter parado no momento que fala que alguém selou uma besta super poderosa no corpo do bebê

          Mais cedo ou mais tarde chegaria esse nível de poder, isso é ser shonen basicão de porrada, os personagens evoluiem e se tornam capazes de destruir lotes de terra com grito, grande influência por parte de dragon ball, que serviu como base para one piece, bleach e naruto..

          Agora não me venha dizer que ele perdeu a mão ao criar algo do tipo “minha bola de poder é muito maior” que ele deixou isso logo no começo da série, logo na sinopse, naruto é um ninja odiado por todos por ter uma raposa demoniaca selada em seu corpo, no qual quase destruiu a vila inteira.

          1. Existe um grande abismo entre um demônio-raposa gigante e deuses do chakra. E estou fazendo essa comparação porque até o arco do Pain não eram grandes os problemas relacionados a isso. E mesmo quando algo incomodava, era fácil relevar porque todo o resto se sustentava.

            Por isso acho estranho você dizer que desde o começo era claro que o mangá seria sobre “a maior bola de energia” sendo que Naruto era um fracassado. Naruto não era digno nem de protagonizar seu próprio mangá porque no começo nem os vilões ligavam pra ele. Mas ele se destacava porque usava o que tinha, da melhor forma que podia. Então, não. Não era uma história sobre poder. Como eu disse antes, não tem problema o mangá ter personagens super poderosos, O problema é deixar a boa narrativa e a parte estratégica de lado em prol de grandes explosões e momentos de impacto.

            Mas pelos seus comentários eu já entendi porque você não se incomoda com o rumo da história. Você veio esperando um shonen básico de porrada. O que tinha a mais era lucro. Muita gente começou a gostar da história por esse algo a mais. Agora que ele é apenas básico, algumas pessoas gostam, outras não.

          2. não necessariamente, não esperava naruto como shonen basicão de porrada, me importo com a história como todo modo, o real significado é, no momento que ele deposita uma raposa demonio que destrói lotes de terras na base do grito em um bebê é de se esperar que chegue no nível do tipo “a minha bola de energia é muito maior”, pelo fato de que isso é shonen, tudo evolui de maneira surreal, sem contar que a destruição que o pain causou em konoha é tão significativo quanto essa da kaguya, a diferença é que kaguya tem reservas de chakra quase infinito, então fazer uma bijuudama do tamanho da terra é ficha para ela, ou você não se lembra da lenda do rikkudou ter criado a lua, o rikkudou criou A LUA, se ele foi capaz disso é justificável sim para a história a kaguya capaz de fazer isso…

            O kishimoto não mudou o foco sobre o naruto ser um fracassado e ir lapidando até seu auge, ainda está lá, ele está lutando na guerra, não só para vencer, é claro que é importante vencer, se perder, adeus mundo, mas ainda sim ele luta para ser reconhecido no mundo ninja, o destaque é muito maior que antes, ou não se lembra das palavras do Itachi.

            A ideia que Kishimoto queria mostrar é “de onde vem o chakra”, e isso meio que interliga toda a mitologia que ele criou como ponto de fundo..

            eu não disse que o mangá se sustenta com “a minha bola de energia é maior” só disse que kishimoto deixou claro que isso iria acontecer no primeiro capítulo do mangá, por isso considero equivocado o que você disse, eu concordaria com você caso no primeiro capítulo não houvesse esses bijjus, e naruto fosse um ninja normal apenas tentando ser aceito na sociedade e no fim pararia nessa alegoria de poderes extraordinários, mas no momento que ele deixou claro que um dia chegaria a esse ponto, não adianta reclamar, você pode até nao gostar o fato da história chegar a esse ponto, mas dizer que ele não deixou claro o fato de chegar a esse nível, está completamente equivocado.

          3. Sabe o que parece que vc realmente não entende sobre as críticas? É que até o Naruto virar vagalume no início desse arco, era difícil imaginar isso virando o que virou. Haviam pessoas que conseguiam derrotar essas bestas e seus portadores como a Akatsuki, Kages, e alguns grupos de poucos shinobis reconhecidos que vc sabia que poderiam ter chances. Elas eram fortes realmente, mas não era nada absurdo a ponto de varrerem o mundo. E essa guerra começou a expandir demais e virou o que virou. Então não, a partir do momento onde ela inicia a história com um único cara selando a mais forte das bestas em troca da sua vida, ele não deixa claro que o nível chegaria a esse atual.

            E quando o próprio Kishimoto diz que não sabia como derrotar Madara (um personagem trabalhado por ele desde o início do skip time) e decide introduzir na história uma personagem que ele só havia citado 20 capítulos antes e ainda de maneira rápida, é de se supor que ele ou perdeu a mão ou tem muita pressão editorial em cima exigindo prolongar isso pra arrecadar mais. Gostar ou não dos rumos vai de cada, mas é óbvio que a qualidade decaiu e que hoje em dia a história se apoia em uma premissa que dizem estar na cara desde o capítulo 1 mas que na verdade só vem sendo trabalhada do capítulo 500 pra frente.

          4. há uma diferença, se naquela época a kyuubi ela destrutiva, então é realmente lógico que a junção de todas as bijjus torne-se algo realmente poderoso, as bijjus é um “hack” que existe nesse mundo, e quem consegue obter as dez se torna praticamente um Deus, é lógico isso, o proprio Kishimoto criou essa mitologia..

            E mesmo Madara com poder de um Deus tomou um sacode do Gai, tomou uma voadora do rock lee, então, não vejo onde você esta enxergando o fato “ah, o madara ficou tão forte que ninguém chegava perto dele”…

            E mesmo que ele tenha decidido essa ideia ha 20 capítulos, é aceitável na história, Kishimoto criou um enredo onde qualquer tipo de mitologia que ele havia criado poderia muito bem se encaixar no enredo, não há nenhum problema nisso, o fato é, vocês não conseguem aceitar o rumo da história que tomou e isso não é ruim, o meu único problema é que a kaguya é um lixo de vilão, por mim, mantinha o Madara.

            Só para encerrar, é fácil aceitar que quem está por trás de tudo era o Zetsu, era o único da akatsuki que não foi trabalhado profundamente como os outros, então o Zetsu dando a louca no final é sim aceitável.

          5. Não estou dizendo que vilão bom, não deve ser trabalhado, Zetsu sempre se mostrou apenas um observador, sempre via o mundo e quando percebeu que isso estava de acordo com os seus planos, ele fez seu movimento, isso não foi do tipo “ah, tive uma ideia, hoje vou ressucitar a minha mãe”, ele esperou décadas, séculos, milênios para esse dia…

          6. Tomou um sacode mas era uma técnica que havia balanceamento no quesito força/efeito colateral que era a marca do mangá até o início da guerra. Tanto que esse foi o último momento que realmente prestou na história nos últimos 2 anos.

            Se ele decidiu 20 cap atrás não é aceitável. Mostra que ele esta perdido ou cedendo a pressão deixando terceiros interferirem no andamento de sua obra.

            Esse Zetsu já tinha toda uma história de origem bem construída e ela foi alterada para dar espaço a Kaguya. Esse tipo de coisa não é aceitável quando vc já construiu algo em cima dessa base.

          7. tenho que concorda com Henrique, a força bruta dos poderes na luta do pain já era gigantesca, desde o inicio do manga o Kogagyu no Jutsu, já era uma bola bem grande de fogo.

          8. A força bruta era grande mas comparada ao que é hoje era como briga de crianças. Beleza que o Pain destruiu a vila, mas olha as lutas daquele arco, até o Konohamaru com uma estrategiazinha derrotou um dos corpos, e outras em que os mocinhos em questão podem até ter perdido a luta como Kakashi, Chouza e Chouji mas que mesmo assim mostrou um desenvolvimento muito coerente e satisfatório, onde não foi apenas quem tinha maior poder que ganhou a luta. Houve toda uma análise e diferentes estratégias até mesmo após Naruto chegar. Essa luta só teve um momento que ficou na base da força que foi na transformação em Kyuubi, quando o roteiro pedia isso e depois voltou ao normal.
            E essa do Goukakyuu no Jutsu (arrumei pra vc), nunca se resumiu a tamanho da bola de poder, até pq naquela época havia realmente uma preocupação com gasto de chakra e nunca foi um jutsu indefensável como vira e mexe temos agora, era apenas um recurso, por maior que o fizessem

          9. Citei o Goukakyuu como forma de mostrar que o exagero no poderes, vem desde o inicio da série,que explosões grandes já existiam ali, o caminho basico é isso aumentar, sim havia mais planejamento,claro, agora desde quando essa luta contra a kaguya não está sendo dificil e necessitando de taticas diferentes a todo o momento? ela ta na força bruta, naruto e cia não, desde o Haren, aos milhares de clones, a mudar a goudamas pra um clone, desviar a atenção pro sasuke/sakura, a luta ta tendo muita estrategia, mais do que a guerra em si teve, são como o thiago disse, estategias “nostalgia”, tão sendo colocadas ali pra dar esse ar de “ja vi isso antes”, mas não deixa de ser uma luta que naruto e cia estão lutando pelas beradas, enquanto a Kaguya simplesmente quer explodir tudo.

          10. Essa luta da Kaguya tá puro fansevice. Tudo tenta remeter ao início do mangá, as estratégias são todas recicladas pra tentar dar um ar nostálgico como vc bem disse, não há novidade e são todas coisas simplórias. E o que funciona, visto o nível atual, teoricamente não era pra funcionar (vide esse soco da Sakura em usuário de Byakugan). A própria vilã é uma porcaria, ela mal fala, parece uma pau mandada no Zetsu Negro sem personalidade. Há as estratégias (recicladas) mas não existe análise nessa luta como era anteriormente, então fica claro que é tudo jogada de marketing.

            E olha, eu gosto muito de Naruto. Kakashi é meu segundo personagem favorito, mas essas decisões recentes foram tão sem vergonha que nem isso me faz ver com bons olhos, pelo contrário, potencializa tudo que já vinha me desagradando antes.

          11. acredito que não é o puro fanservice, o mangá está na reta final e o autor quer mostrar que os personagens são os mesmos, como o fato de mostrar o naruto bobalhão(usando o harem no jutsu) ou até mesmo a velha estratégia, o fato que torna o mangá imprevísivel, aposto que ninguém iria saber que naruto iria usar o harem naquele momento e isso foi muito divertido, eu concordo com você, kaguya é a pior vilã, não só dessa história, mas do mundo, sem exagero, mas isso não tira os méritos da obra.

          12. Pior ainda. Eles não são os mesmos, ouve um amadurecimento por parte de todos os personagens e quando ele faz isso ele dá um passo atrás buscando a nostalgia. Beira a preguiça, ao invés de fazer algo novo só pega algo que deu certo lá atrás e faz novamente. É divertido num primeiro momento mas depois que vc para e olha com atenção vc vê que aquilo foi inapropriado pra situação.

          13. discordo de você, mesmo com toda a estratégia, muitas vezes naruto derrotava na fúria, sendo explodindo uma ponte inteira com uma explosão gigantesca, que foi a luta contra o orochimaru, e até mesmo a luta de pain foi exagerada por si só, já que foi preciso apenas um maluco para mandar a vila pelos ares, é lógico que no arco atual é mais grandioso ainda, eles estão lutando com alguém com poder de um Deus, se o próprio pain que tinha dificuldade de usar o rinnegan, arrasou toda a vila, imagina alguém que tem como recurso uma fonte inesgotável de chakra, dois olhos byakugan, e um rinne sharingan na testa pode fazer? Acha mesmo que com todo esse poder ela não iria explodir o mundo? Eles estão enfrentando um personagem que muda a dimensão ao seu bel prazer, fazer uma bola do tamanho da Terra de poder não é nada para ela…

          14. Pain foi um cara que depois ficou um bom tempo tendo que ser protegido pelos outros corpos pq tava completamente indefeso. Existe nisso um balanceamento diferente do que ocorre hoje. É justamente um dos maiores problemas do mangá hoje.
            Essa luta Naruto x Orochimaru nem mesmo pode ser usada de exemplo. Primeiro pq o Orochimaru aguentou lutar contra um Bijuu, vulgo a arma mais poderosa, e foi uma luta que nem tem fim.
            Antes da guerra começar, tudo que era extremamente forte tinha uma desvantagem tão grande quanto e isso acabou. Agora é só bola de poder tem que ser mais forte que a outra bola de poer pra ganhar.

  2. Depois desse capítulo ficou difícil. Espero realmente que essa Kaguya perca a vez na história, pq ela é de longe a pior personagem do mangá até hoje e que o Madara não reapareça.Já cansou esse arco com essa guerra besta e evolução de poder bizonha.
    Foi tão fanservice esse capítulo que a Deusa, que estava usando Byakugan na hora, conseguiu levar um cascudo do personagem mais avulso em cena. Já tava ruim, conseguiu ficar pior.

  3. Só tenho um pedido para Naruto:
    Que acabe logo esse arco!!
    No passado tinha coisas muitos boas, foi só entrar nesta Guerra Ninja que começou a estragar tudo.
    Estou acompanhando o Manga pela Panini e mesmo tendo algumas informações esse arco vou pular e voltar a comprar quando a coisa melhorar ainda tenho fé 🙂

  4. É impressionante como o Kishimoto forçou a barra para dar espaço ao Kakashi e a Sakura nesse final. Estou torcendo para que eles tenham finalmente conseguido selar a Kaguya, pois quanto mais cedo isso ocorrer mais rápido o mangá acaba.

  5. Na minha opinião naruto não precisava de nenhum desses outros poderes extravagantes que sairão distribuindo por ae, se tivesse focado apenas na kyuubi ja estava otimo, mas não, tiveram de tornar ele uma cesta de super poderes… Quando naruto adquiriu o modo sennim, acho que foi uma facada na historia do jiraiya, pois era isso que tornava seu mestre especial… mas bem, aprendiz seguindo os passos do mestre e um cliche que da para engolir… Mas e o resto? Precisava mesmo? E o melhor de tudo, naruto consegue fazer coisas sem nem saber como, “reconstruiu” o olho perdido do kakashi, e isso fazia muitos anos, sem nem saber como explicar…. Na minha opinião o autor esta preguiçoso e relaxado demais, so quer fazer um final feliz para engavetar a historia e ir curtir sua riqueza ja adquirida.

    1. Naruto se perdeu depois da luta do Pain. Começar a guerra no embalo foi um tiro no pé, já que não aproveitaram direito quase nenhum personagem e ainda inseriram o modo vagalume no Naruto ao invés de fazer como era com Bee e Hachibi. Depois dessa homenagem aos SSJ o mangá só foi ladeira a baixo, salvo raras exceções onde a estratégia era mais importante que ser overpower e o Gai abrindo o oitavo portão. Daria pra relevar um monte de coisa se conduzisse o final de maneira descente, mas do jeito que tá sendo feito fica complicado.

  6. Sabe o que me da mais medo? Uma coisa que já vimos em Bleach, da um super poder para os personagens e depois tirar e ainda tentar voltar as origens com resquícios dos poderes dados.

  7. acho que estão sendo injusto pelo simples fato de que a história não estão de acordo que vocês imaginam que deveria ser, como dito nesse resumo e acho errado, a história deixou claro que naruto não é só a relação entre naruto e sasuke, tudo começou quando zabuza foi derrotado lá no começo do mangá e logo perceberam, o que está errado é o sistema ninja que faz monstros igual ao zabuza que matou seus companheiros para virar ninja.

    Deste o começo da história o vilão era o sistema ninja, naruto prometeu que deveria seguir o próprio caminho ninja isso entendia algo do tipo, dane-se o sistema ninja, vou seguir meu próprio caminho, no entanto esse objetivo inicial foi osfuscado com o embate entre naruto e sasuke, e mesmo o autor colocando enfâse na proposta inicial, as pessoas enxergavam dessa forma…

    “ah, mas naruto é só o embate naruto e sasuke”

    que foi dito nesse artigo, acredito que muitas pessoas não esperam apenas o embate de naruto e sasuke, se tiver esperando por isso, larga o mangá agora porque provavelmente ele mandou essa ideia pelos ares…

    Eu arrisco a dizer é que como o embate entre naruto e sasuke tornou-se o principal objetivo para o leitor acompanhar a série, eles fez o que fez, porque não era a mensagem que ele iria passar, e fazendo isso foi o que estamos presenciando agora, pessoas com puro “rage” odiando e irônicamente acompanhando a obra até a morte, as vezes o capítulo é ótimo, mas “por ter tirado a chance de naruto e sasuke se enfrentarem no final do mangá, está uma bosta”…

    O mangá em si não se resume a naruto e sasuke, está bem, naruto cresceu e ficou forte só para trazer o sasuke de volta, mas porque era algo que ele considerava uma obrigação, como naruto mesmo disse, como ele vai se tornar um hokage se não conseguiu salvar um amigo..

    Eu acho esse rage e mimimi todo desnecessário, afinal de contas se a história não estiver me agradando eu paro imediatamente, não vou ficar lendo capítulo por capítulo e ficar resmungando “ah, trocaram de vilão de novo”, “Ah, todo mundo está sendo controlado”, “Ah, era melhor quando o orochimaru era o último vilão”.

    E para quem acha que só elogio a série, não leu meus comentários onde considero Kaguya a pior vilã do mundo, se fosse para colocar um vilão lixo como esse nem deveria fazer aquele plot twist e eliminar Madara, ela só tem super força e nada mais.

    Odiei o fato do tobi ser o obito, mesmo sabendo antes de ele revelar sua identidade, odiei o fato do Maito Guy não morrer após dar uma voadora do madara, já que ele quebrou uma regra importante, que se usar o oitavo portão, você morre, e o naruto jesus acabou com todo aquele peso que teve no sacrificio do Guy, achei patético..

    Mas, nem por isso vou ficar reclamando esses pontos todo o capítulo, o que passou passou, e vou acompanhar e me divertir como sempre, em vez de ficar de mimimimi da série…

    No capítulo eu achei bacana, até esqueci aquele erro grotesco do kakashi usando susano e kamui adoidado, doado pelo espirito do Obito, se os uchihas pudessem fazer isso então não tinha necessidade nenhuma de arrancar o olho do irmão e botar em si mesmo…

    Mas pelo jeito é o fim da luta, até que enfim, essa luta já deu o que tinha que dá e mostraram todos os poderes possíveis na história, agora elimina essa kaguya de vez que para mim, nem deveria existir se fosse inútil desse jeito…

    E parem de mimimi, se vocês acham a história uma bosta, vocês podem muito bem parar de ler.

    1. essa questão das leis da fisica eu achei forçado…

      one piece o pessoal da cp9 também voavam, só que eles meio que chutavam o ar para subir.

      acho esse mimimi meio deslocado.

        1. vou deixar em um comentário pequeno para você poder ler

          ele lançou o capítulo, então tem risco de todo mundo odiar, no entanto, sempre tem um ou outro que achou o capítulo bom, eu levantei hipóteses do porque eu achar injusto todo esse xingamento desncessessário, se aceita ou não cabe a você..

          e não é por isso que sou narutard, no acho naruto o melhor mangá do mundo, odiei o clássico, só curti mesmo quando comecei a acompanhar o shippuden…

      1. Você tenta contrariar a todos e escreve um texto gigante como se tivesse argumentando algo. Você parece mais um fã indignado com as críticas sobre Naruto hoje em dia, pois o único com “mimimi” aqui é você, que até tenta criticar o mangá pra disfarçar que está o defendendo com unhas e dentes, Naruto é um mangá que ainda consegue divertir, ok, mas isso não quer dizer que estamos obrigados a falar bem de tudo que acontece no mangá, dessa vez ele foi criticado, algum problema?

        Você disse que se algo não esta te agradando você para imediatamente, bom, isso já é problema seu, afinal se eu leio algo que acompanho a muito tempo, não sou obrigado a parar e tenho o livre arbítrio e criticar e elogiar a história.

        Não vou ficar perdendo tempo escrevendo onde a história de Naruto se perdeu, pois isso só daria motivo pra você escrever outro texto enorme cheio de baboseiras. E pelo que eu vi, esse não é o primeiro CDM que você vem contrariar a todos e tentar “salvar” o que Naruto se tornou hoje.

        1. “Palma, palma, não priemos canico!” como já dizia aquele cara mexicano de vermelho. Cada um com suas opiniões. Uns gostam, outros odeiam, mas eu acho excelente que hajam comentários divergentes com as opiniões que escrevo para os conversas de mangá! 🙂

          1. o que acho realmente estranho é o seguinte..

            virou moda odiar o naruto, se tiver alguém gostando desse arco, é chamado de narutard…

            Respeito pela opinião é que devia ter não é mesmo, agora não posso discordar desse post, se não os mimizentos vão me acusar de narutard e choramingar por aqui.

        2. se quer acompanhar algo que considera ruim, problema é seu, mas acho meio hipócrita meter o pau no mangá se espera ansioso para o próximo capítulo da série, se está ti incomodando, para de ler ué..

          Não me venha dizer que sou narutard e mimimi, só porque não concorda comigo, a questão é, vocês não sabem o que querem..

          Quando tem porrada, acha ruim, quando tem história, acha ruim, quando tem estratégia, acha ruim, se tá achando tudo ruim, para de ler, alguém está ti obrigando?

          Agora tudo que aconteceu no capítulo eu realmente não acredito que não tirou NENHUM PONTO POSITIVO, se esse é o caso, porque está lendo, ou melhor, porque está escrevendo um review completamente imparcial?

          E não estou levantando ponto negativo só para disfarçar não,se eu concordasse com vocês 100% pode ter certeza que esse seria o último capítulo que veria, iria dropar na hora

          1. o problema não é “Quando tem porrada, acha ruim, quando tem história, acha ruim, quando tem estratégia, acha ruim” ó problema é que a história ta ruim, as lutas pior ainda e se vc chama aquilo de estratégia, tenho dó de vc e o pior e ver tudo isso num manga que ja foi bom e que gostava tanto. Cara, então me explica como o kakashi consegue usar os olhos do obito daquela maneira? quando não tinha nem chakra para um kamui, agora ja dominou o susano como se tivese os olhos a anos. Outra, como a mãe foi pega de surpresa pela sakura se ela tinha o Byakugan ativado na hora? são coisaas que não tem como relevar, mais uma, sasuke quando botou o olho do itachi ficou um bom tempo enfaixado, mais agora na guerra eles trocam de olho como se fosse roupa, lembrando tb que o obito tira virado pó e o olho apareceu no kakashi do nada, são tudo coisa que acontecem e o pior, é a tentativa de fan servise fail do autor e não, não vou parar de ler algo que me custou 7 anos de miha vida somente por que ficou ruim, vou ler até o final e pode ter certeza, se o manga melhorar, todos os que criticam verão isso e falarão sobre isso. se vc conseguir me explicar os ponto que levantei sobre esse capitulo, talvez eu ache o capitulo melhor….

          2. eu concordo com você que o kishimoto apelou sobre o kakashi usar dois mangekyo, usando kamui adoidado e susano ao mesmo tempo, afinal, ele não aguentava nem com um olho, tanto é que essa ideia pode ser relevada se o kishimoto fazer o kakashi ficar em coma por uns cinco anos, para usar tanto poder demasiadamente…

            Agora sobre a sakura, é questão de lógica, ela estava sendo cercada pelos dois e correu logo para cima da sakura, e como a sakura já estava indo em direção a ela fica muito dificil ela desviar, eu acharia estúpido se ela desviasse da sakura naquele momento, porque realmente não tem como escapar…

            é como se duas pessoas ti cercassem, você corresse para frente e fosse cercado na frente também, mas como você está correndo para cima do cara, fica muito dificil de desviar…

            sobre os olhos do sasuke e tals, é pura convêniencia, apesar de que aceito a teoria que, os olhos do itachi eram muito mais poderosos que o do obito, logo sasuke demorou um tempo para se acostumar com ele, sem contar que kakashi já tinha uma afinidade com o olho dele, já que ele usou por mais de 20 anos, o que não é aceitável é o fato do kakashi receber um olho do espírito, como destaquei lá em cima, se isso era possível, então não era necessário arrancar o olho alheio daquela forma…

            Madara acho que nem preciso explicar, ele estava no modo rikkudou, se ele pode se regenerar por completo ao receber uma pancada do oitavo portão do guy, ele pode muito bem colocar um olho qualquer e sair usando adoidado.

            Não digo que não pode criticar, só digo que não é possível que nesse capítulo, não puxou UM PONTO POSITIVO, se tudo é negativo, para de ler.

            e mesmo lendo a sete anos VOCÊ NÃO PAROU DE LER AINDA, é masoquista? Quer perder mais de seu precioso tempo com um mangá que você já considera um lixo, não faz sentido, se estou achando ruim, paro sem misericórdia, não vou perder mais tempo para algo que não gosto mais, principalmente se estou a 7 anos lendo algo que considero uma porcaria.

            Enfim, o mangá pode até estar ruim, mas algum ponto positivo eu tiro do mangá, caso eu nao tirasse então ele já nao me diverte mais…

          3. Acho que a galera toda aqui comentando tem um certo carinho pelo mangá por ele ter sido bom no começo e um dos primeiros animes que todo mundo assistiu, mas outra coisa totalmente diferente é dizer que o mangá está bom atualmente, pois de fato não está.

            Não é nem uma questão de opinião, é questão de análise de narrativa, traços, etc… Kishimoto se perdeu com essa guerra e não sabe como terminá-la, e se a galera não para de ler é pelo o que eu disse no primeiro parágrafo do meu comentário, pois a cada semana eu fico mais e mais tentado a dropar Naruto assim como fiz com Bleach e acredito que muitos aqui pensam dessa forma também.

            Pain era overpower sim, mas ele foi construído com calma e foi um Boss digno para o mangá, o que veio depois dele provavelmente foi mera pressão da Jump para não terminar a história. Essa Kaguya foi tirada do c% do Kishimoto, pois nunca se mencionou ou trabalhou algo nesse sentido. As tentativas do Kishimoto de inserir essa personagem na história estão sendo patéticas, assim como a aparição e desaparecimento de Madara foi rídicula.

          4. tecnicamente, isso não foi tirado de uma hora para outra, kishimoto deixou claro que boa parte da história dos shinobis desapareceu com um tempo, logo, pouca gente sabia sobre essa Kaguya…

            é como se em one piece aparecesse um personagem que viveu o século perdido, mas ninguém citou ele, e mesmo assim ele apareceu e é o boss final, apesar de que se o Oda fizesse isso todo mundo elogiaria do tipo “nossa, que enredo impecável, magnifico”…

          5. Calma lá com a comparação. O século perdido de One Piece é exatamente isso, não há qualquer tipo de informação sobre ele, então se de repente aparecesse alguém daquela época haveria espaço para o desenvolvimento já que ainda é uma tela em branco. Já Naruto, a história antiga dos shinobis era traçada até o Hagoromo e tínhamos isso como ponto de partida. Kaguya foi introduzida na história esse ano, 3 meses depois já estava aparecendo, ela nem ao menos foi trabalhada antes de aparecer, apenas citada uma vez. Já era uma tela preenchida que foi alterada para que houvesse espaço pra um personagem, coisa que Naruto nunca havia feito antes com um vilão.

            A impressão que passa é que Kaguya foi jogada na história só pra dar sobrevida ao mangá que já se arrasta. São quase 2 anos desde a quebra da máscara do Obito, quase 3 e ainda estamos no segundo dia de guerra. Cronologicamente a história é bem dinâmica mas aqui no mundo real isso já saturou.

          6. a história da kaguya estava citada naquela tábua dos uchihas(sei lá que troço é aquele) que existe deste antes do exame chunnin, na fase clássica, é uma boa comparação, pois one piece também cita o século perdido, mas nunca afirma quem viveu lá

            mas como todo mundo acredita que o que sai da arte do Oda é ouro, mesmo que aconteça algo desse tipo no mangá dele, todo mundo vai idolatrá-lo, mesmo que o século perdido tenha citado primeiro lá em alabasta.

            Para nós foi jogada na história, pois essa história estava presente apenas para os uchihas, como se algum vilão que vivesse no século perdido aparecesse como final boss e a robin dizesse, então, esse cara, viveu no século perdido de acordo com que eu li nos ponegrifhs…

            a tábua dos uchihas, o século perdido pode se entender dessa forma..

          7. É o que eu disse de ficar alterando uma tela já preenchida. Essa tabua Uchiha esta a anos no mangá e toda maldita vez que alguém vai falar sobre ela fica alterando um ponto. No começo até era legal a evolução dos olhos ser necessária pra ler algo oculto mas depois cada um diz uma coisa ai fica difícil.

            E pra exaltar Naruto não precisa depreciar One Piece. O assunto é coerência e nisso One Piece não se perdeu como Naruto se perdeu agora. Nem tudo que sai do Oda é bom, tanto que essa parte pós-coliseu é a primeira após do Skip Time que eu to curtindo de verdade, só que mesmo assim o Oda não ficar alterando fatos já revelados pra encaixar algo que ele subitamente resolver criar no mangá dele.

            Cinco meses atrás citaram a Kaguya, dois meses depois ela apareceu, agora ela já esta saindo de cena. Totalmente avulsa. Se isso não é jogar qualquer coisa na história, então eu não sei o que é.

          8. Não é a questão de achar que tudo vai ruim, mas é que essa guerra já deu o que tinha de dar. Você mesmo citou vários ponto ruins nela, mas mesmo assim teima em dizer que tudo está bem.
            Não vejo nenhum problema você está se divertindo demais lendo Naruto nessa saga, afinal é a SUA opinião, o grande problema é quando você tenta invalidar a opinião dos outros como se todos estivessem equivocados sobre Naruto hoje em dia.
            Continuo a gostar de Naruto e me divertir com alguns capítulos, mas ansiedade pra ler o próximo capítulo faz tempo que não tenho, ainda assim, não é algo que me de trabalho de acompanhar. Bom, fim de papo, não vou mais estender essa discussão cansativa.

          9. quando foi que invadi a opinião alheia?

            Eu deixei minha opinião, as pessoas discordaram, e levantei hipóteses do porque eu achar uma boa saga, em nenhum momento eu disse que você estava proibido de dar sua opinião..

            Eu entendo que todo mundo tá odiando naruto hoje em dia, mas se tá tão ruim a ponto de que todo capítulo não lhe agrada, não sei porque não pararam de vez..

            Como eu disse, se você acompanha algo e acha ruim, pelo menos tem que ter um motivo para continuar a acompanhar, para mim dizer “ah, perdi meu tempo lendo essa bosta, vou terminar” não é motivo, é desculpa…

  8. Eu me lembro até hoje do arco do Hidan e Kakuzu. Aquilo foi incrível demais, destaco o anime que deu um tom cinematográfico excepcional. Hoje em dia é apenas acompanhar para ver o desfecho. Chateado pela perda de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.