Conversa de Mangá: Naruto 691

Congratulations

Naruto691 - Sasuke

| Texto recomendado para quem está acompanhando os capítulos semanais de Naruto e que já tenha lido até o de número 691, ou para aqueles que não se importam com spoilers |

Imagino o quão complicado deve ser escrever uma história em quadrinhos, e também como deve ser ainda mais complicado a pressão de escrever um mangá no Japão, onde faz parte da cultura e é forte entre crianças, jovens e adultos.

Um mangá de batalhas para garotos, o chamado gênero shonen, deve ser ainda mais complicado dentro de uma Weekly Shonen Jump, a maior publicação do gênero lá. Isso porque mesmo um mangá tendo como publico alvo crianças e jovens, se ele conseguir um público ainda, ele ganha ainda mais destaque e vira o ganso dos ovos de ouro dos mangás. Naruto é um destes ovos de uma geração que está no final de seu ciclo e já dá sinais se que pode. Usar nos próximos anos. De sua geração talvez apenas One Piece sobreviva dentro da próxima, por motivos que é até difíceis de serem explicados, mas a história sobreviveu e se adaptou a novos tempos, méritos que ainda são complicados de se analisar e que nunca se sabe quando os ventos podem mudar.

Mas voltemos ao Naruto. Abordei esse assunto porque essa semana foi um daqueles capítulos onde me sinto bem lendo, onde talvez para um público mais jovem (falando do Japão) esse tipo de capítulo não seja tão interessante quando os momentos de batalhas e pancadarias, prova disso é que os momentos como o dessa semana são bem menos frequentes do que o tempo que se utiliza para as ações e lutas em Naruto e até mesmo em outros mangas do gênero.

E o capítulo da semana é um destes momentos que costuram uma história, e trazem peso e credibilidade ao universo da série, mesmo que haja furos ou coisas que não lhe agradem. Por exemplo, então Kakashi perdeu totalmente o sharingan, não só o do olho esquerdo, mas também o do direito, ou pelo menos é isso que da a entender. Fico na percepção então que o que Kakashi teria eram traços de chacka do Obito dentro de si, além da alma do próprio, que lhe permitia usar o sharingan desde o começo do mangá e com a morte definitivo do Obito essa mamata acabou. Estranho, mas ok, suspensão de descrença.

Há também a resolução do Madara com o primeiro Hokage. Nesse ponto tenho um pouco menos de simpatia pelos dois, no fim achei até meio que vazio a conversa, mas entendo que ao ponto em que chegou, talvez realmente não houvesse mais nada o que se dizer. Madara meio que não se arrependeu, e nem deu o braço a torcer, teimosão como sempre foi. O primeiro Hokage, lembrando um pouco aquele espírito do Naruto, de fé e esperança. No fim, apenas dois amigos que concordavam em discordar das coisas, mas ainda amigos. O que mais me chamou a atenção foi Sasuke ao fundo, observando, deixando os leitores atentos ao que ele decidirá em seguida.

Aí tem Naruto. Antes do momento de emoção, gostei da forma dele falando com a Kurama, e a raposa toda enfurecida com o garoto, mas no fim, parece que as bestas não serão mais um problema no mundo ninja. E o capítulo culmina na emocionante e tocante cena de despedida de Naruto com seu pai. O diálogo ali está nas entrelinhas, onde Naruto está narrando um pouco de sua vida, ao mesmo tempo que está dizendo que não tem rancor por seu passado, pelos perrengues que passou sem seus pais e que está feliz, mesmo com tudo que aconteceu, que aprendeu e cresceu bem, que seus pais podem ter orgulho do filho que nunca puderam criar. Foi muito mais importante ver Naruto se despedindo assim do que seria se seu pai tivesse dado um discurso de o quanto o amo e que pena que não pode ver de perto o filho crescer. Excelente decisão de roteiro a meu ver.

São aspectos assim que gosto em alguns mangas, porque meio que envelheci, e antes de batalhas que demoram demais e são exageradas, é realmente mais prazeroso ver esse lado dos mangás, com diálogos e pontas sendo amarradas. Próxima semana espero ver o que Sasuke tem a dizer, assim como também o fim do jutsu da lua, e da libertação de todas as pessoas do mundo. E o Orochimaru, quero saber se o Orochimaru não vai mais ser um problema. Ele parece seguir o Sasuke agora, mas eu nunca confio no Orochimaru, que pra mim sempre foi e sempre será o melhor vilão de Naruto. E mesmo que o Sasuke o tenha derrotado uma vez, ainda gostaria de ver o Naruto lutando com ele, mesmo que entenda que o Naruto esteja num nível diferente do Orochimaru.
Naruto691 - Aniversario

Isso também pode lhe interessar

17 Comentários

  1. O Kakashi usava o sharingan que era o olho do Obito, mas o Madara roubou esse olho, o Naruto de uma forma nao muito bem explicada “fez” um olho novo pro Kakashi, a partir dai ele nao tinha mais sharingan. Só teve quando a “alma” do Obito emprestou para ele poder lutar….acabando a luta eles se despediram e o Kakashi perdeu definitivamente o sharingan.

  2. Espero sinceramente que se encaminhe pro final. Essa guerra ocupa atualmente 25% dos capítulos da obra, abordou tudo o que tinha como ponta solta e fez a qualidade da mesma despencar. Já ta na hora de acabar.

  3. tirando as falhas dessa guerra, esse final de arco foi bem mais trabalhado que muita coisa, um bom arco tem que saber começar, se desenvolver e se encerrar, e acredito que o mais difícil é encerrar um ciclo e acredito que kishimoto fez muito bem nesse arco..

    Sobre a relação entre Madara e Hashirama, isso culminou a lembrar quando naruto fez aquele discurso do Sasuke onde ele falava que é tão forte quanto ele, e caso lutassem iria culminar na morte dos dois e ambos deixariam de ser jincurikki e o último uchiha e poderiam se entender como grandes amigos, de certa forma eu pude notar, “nossa, realmente os personagens estão interligados com a alma de Ashura e Indra.”

    Até que enfim Kakashi perdeu o sharingan, primeiro que não era necessário ele ter, acredito que foi burrice total dar dois sharingans sabendo que ele não aguentava um….

    A conversa da kyuubi com naruto foi muito engraçada, ri a beça…

    os kages de todas as gerações não era necessário aparecer, é como se ele apontasse na cara do autor algo do tipo, olha, o universo de naruto, apenas cinco países são importantes, o resto é resto, achei ridículo…

    E o sol nascendo e o Minato dizendo feliz aniversário foi muito legal, pena que ele não deu um abraço no filho, sacanagem minato…

    Enfim, acabou o arco, acredito que vai ter uns 10 capítulos antes do fim, além do mais, não tem mais o que desenvolver na história….

    com altos e baixos eu dou uma nota da guerra em geral 3 de 5, ele poderia ser cinco se não fosse

    O obito ser Tobi…

    A pena do kishimoto em matar um personagem de peso como o gai

    o sharingan do kakashi

    e a pior vilã do mundo, a Kaguya, se fosse para trazer um vilão escroto como esse, mantinha o madara pô…

    Para mim os pontos mais fortes dessa saga foram..

    O encontro do naruto com a Kushina..

    O fim do ódio de kurama, culminando com a épica frase “agora, você não é mais a besta raposa, agora você é integrante da vila da folha, kurama.”

    O gai phodástico chutando a bunda do madara(foi tão épica quanto a luta do rock lee contra gaara, e ainda tenho coragem de dizer que até superou, essa luta vai ficar lindo no anime)

    A morte do Neji e todo simbolismo de liberdade…

    Esses pontos positivos mostrou que naruto sim tem um diferencial, e vamos ver onde a história irá seguir….

    Quero propor uma coisa, se possível me mostrem os pontos positivos e negativos que vocês acham dessa saga…

    1. Além dos pontos que vc citou, exceto a parte do Neji, eu diria que o que me agradou nessa Saga foi:

      A própria ideia de uma guerra envolvendo vários ninjas que morreram
      O fim do ciclo do Itachi
      Usar o Madara que já era antigo na mitologia da história

      Eu não sei se coloco a volta do Orochimaru na lista porque mesmo gostando dele, acho que até agora ele fez muito pouco pra justificar um retorno. Quer dizer, a maioria as pessoas sempre souberam que um dia ele ia voltar e aguardaram por isso, então acho que ele deveria ter mais importância.

      Já o que eu não gostei:

      A Falta de ritmo da história. Quando você pensa que ainda tem muita guerra pela frente, o Itachi aparece e acaba com o Edo Tensei do Kabuto. Quando você pensa que a luta final vai começar aparecem vários flashbacks e no final, essa nem é a última luta. O mal de fazer Tobi ser Obito foi isso. Ele não tinha conteúdo pra ser tão importante e foi preciso atrasar a história pra desenvolver ele. Não sou contra flashbacks mas não se faz isso no início da “batalha final”

      Por falar em batalha final, a luta contra a Kaguya também não teve muito ritmo. Ficamos vendo os personagens vagando pelas dimensões com as coisas acontecendo vagarosamente, pra no fim, em dois capítulos, Kakashi ganhar sharingan e Kaguya ser derrotada. É engraçado que o Kishimoto precisou inventar aquele negócio dela estar criando uma dimensão nova pra destruir tudo pra dar sentido de urgência na história (e por que ela não fez isso antes?).

      A própria Kaguya e tudo o que a envolve

      O fato de colocarem Naruto e Sasuke como “reencarnações”. Eles não são exatamente reencarnações mas isso quebra toda a história de fazer o próprio destino.

      E a falta de dinamismo nas lutas.

      1. Isso de destino ele já tinha jogado no lixo com aquela história de profecia do Sapo Ancião. Toda a luta entre Naruto e Neji já tinha ido pro espaço ali e as consequências dela também. Esse negócio de Ashura e Indra foi a pá de terra que faltava pra enterrar a história.

        1. Nossa… pode crer, nem lembrava mais da profecia. Eu tinha achado a história do Neji estranha depois das reencarnações mas já era estranho antes disso.

          Engraçado que o Neji falou tanto que o fracassado não supera o gênio e no fim ele tava certo. Só errou quem era o fracassado. Apesar de ter gostado do desenvolvimento emocional do personagem, a maior cagada foi ter feito ele morrer pra proteger justo a Hinata. Lutou tanto contra o destino e no fim morreu do jeito que devia.

          1. É por essas e outras que digo que a história se perdeu. Naruto no início era um personagem a margem em sua própria vila, alguém que até certo ponto desafiava o sistema e no final acabou estando no centro de tudo daquilo pelo qual ele lutava contra e levando os coadjuvantes a tira colo.
            Quase tudo da fase clássica se perdeu no meio do caminho, até por isso esses últimos capítulos tentaram invocar uma certa nostalgia repetindo cenas daquela época com uma roupagem um pouco modificada. Vejo isso como o Kishimoto respondendo as críticas mas que acabou só confirmando que ele perdeu a mão na obra.
            Perdeu tanto a mão que aquilo que mais chamava atenção anteriormente que era a forma como ele tratava os laços dos personagens ter ficado completamente aquém durante essa guerra. Quando vc lembra da morte do Jiraya, da Chiyo, do Itachi, do Asuma, do Hiruzen e tantas outras, vc tinha aquele sentimento de perda. Quando alguém lutava lado a lado ou contra aqueles com quem possuíam vínculo como a Chiyo contra o Sasori ou Ino-Shika-Cho contra Asuma vc sentia o dilema e a dor dos personagens. Mas durante a guerra o Neji morre e parece algo completamente sem efeito, Naruto luta lado a lado do pai e você não sente aquela emoção.
            Naruto perdeu a essência durante uma guerra de 2 dias na cronologia da obra. Sob essa ótica fica ainda mais ridículo. Pior que isso só quando vc constata que esses 2 dias levaram mais de 170 capítulos. É pra nunca mais reclamar dos 5 minutos de Namekusei.

  4. Pra mim o único ponto alto dessa guerra foi a luta do Gai x Madara, com a abertura dos 8 portões.

    Um dois poucos personagens que tiveram a redenção no mangá foi o Gai (ou Guy), o resto foi apenas peso de papel.

  5. Essa guerra foi bem mais ou menos, mas eu achei muito bacana essa interação final do Naruto – Minato, alias no geral os diálogos familiares Naruto – Kushina – Minato foram bem bacanas pra mim nessa fase (inclusive no video-game!!!), diferente do “Minato guerra” que pareceu meio um chorão bundão e me decepcionou.
    Mas engraçado pensar que a missão de resgate do Sasuke com 5 gennin foi bem mais emocionante que a guerra mundial ninja.

  6. Pra mim o melhor vilao é o Nagato, porque ele tinha um passado que o levou a ser assim. Já orochimaru simplismente eh um cientista que quer dominar todos os jutsos, por isso nao acho que ele seja o melhor vilao.
    Quanto ao capítulo, Naruto pra mim acabou, que merda de final de arco. Essa luta final com a Kaguya foi tao horrivel que eu nao consegui me importar com a despedida de pai e filho, acho que eles deveriam ter sofrido mais pra ser mais emocionante. Enfim, torcendo pra Naruto acabar logo porque ta dificil..

  7. Madara foi mostrado tanto no capítulo passado que eu pensei que ele teria mais destaque mas, no fim, foi só a despedida dele mesmo.

    O up do kakashi foi embora do mesmo modo que chegou e só me dá a certeza que isso foi meio que no desespero pra fazer os quatro lutarem juntos na luta final. Enfim, adeus Obito e espero que dessa vez seja pra sempre.

    Mesmo assim esse foi um capítulo bonito. Kishimoto sabe fazer boas despedidas quando não resolve estragar tudo no capítulo seguinte (cof… cof… Obito). O discurso do naruto passou muita sinceridade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.