Conversa de Mangá: Bleach 595

Rubb-Dolls 2

Bleach595 - Hisagi

| Texto recomendado para quem está acompanhando os capítulos semanais de Bleach e que já tenha lido até o de número 595, ou para aqueles que não se importam com spoilers. |

O último Conversa de Mangá de Bleach rendeu comentários, e não achei que renderia tanto assim. Fiquei realmente impressionado com o nível na qual a discussão chegou. Se você perdeu, por favor corre pra lá e veja. O mais legal é que grande parte do mérito nem veio do meu texto, eu apenas joguei uma isca, como já disse que faço por aqui com frequência. As vezes funciona, as vezes não. Mas é muito legal quando alguém consegue se aprofundar num assunto que apenas tenho tempo para arranhar as vezes.

No caso, o grande responsável foi o leitor Raphael, que publicou uma ótima argumentações (além de ter respondidas muitas outras pelos dias seguintes) justificando parte do que escrevi a respeito da saudades que tinha quando ser Quincy era ver o Ishida se virando com seu arco e flecha e não essa coisa de poderes absurdos e habilidades que nem dá mais para distinguir quem é o que em Bleach, já que tudo ficou muito maluco mesmo. E o texto do Raphael contextualizando tudo ficou tão irado, que vou reproduzir aqui essa semana, porque é realmente um texto de qualidade que não merece ficar escondido num mar de comentários:


Vou tentar aprofundar uma discussão aqui, que talvez nem tenha tanto a ver com esse capítulo em específico, mas fui motivado em função de alguns comentários aqui presentes…

O conceito mais antigo de quincy pode ser verificado na página 3 do capítulo 49.

Em outras palavras, um quincy é nada menos que um ser humano capaz de manipular reishi (Ou partículas de energia espiritual, em bom português) e, a partir disso, criar uma arma espiritual. O autor é muito claro nessa passagem; ele especifica a zampakutou como a única arma dos shinigamis… Mas não há qualquer especificação para as armas que os quincys podem criar. É por isso que na saga atual vemos um cara ali usando espinhos, outro aqui usando pistolas, e até mesmo o rei quincy usando uma espada.

Vejam bem, a conceituação mais primária permanece inalterada. Os quincys continuam usando reishi para moldar suas armas. E as novas técnicas? Bem, Vollstanding, Sklaverei, Blut Vene… Tudo isso ainda é manipulação de reishi. Tudo isso ainda se encaixa na definição dada no volume 6.

Quanto aos poderes, a origem de tudo é o rei quincy, Yhwach. Ainda bebê, ele era capaz de conceder pedaços de sua própria alma a quem o tocasse, curando qualquer enfermidade. E, em troca, quando o “abençoado” morresse, tudo que pertencesse a este indivíduo retornaria a Yhwach, fazendo com que ele supere suas próprias limitações (Ele nasceu cego, mudo, surdo, etc) e se torne cada vez mais poderoso. Mas ao passar dos anos ele descobriu uma forma mais eficaz para conceder uma porção muito mais significativa de sua alma… Seria “escrevendo” através de um ritual a inicial do poder que ele queria passar adiante.

De algum modo, os pedaços de alma que ele saiu doando despertaram uma sensibilidade espiritual em todos os humanos que receberam tais pedaços. Uma vez despertados, humanos começaram a ver espíritos… hollows… E, finalmente, começaram a compreender e manipular reishi.

Mas tem algo muito intrigante nessa história toda.

Quincys manipulam reishi na atmosfera… Mas Yhwach começou manipulando a própria alma! Ele já nasceu com esse poder. E como são chamados os humanos que já nascem com a habilidade de tirar poderes da própria alma? Fullbringers.

É por isso que acho engraçado quando dizem que Bleach deveria ter acabado com a derrota de Aizen ou que o arco dos fullbringers foi um filler. O tema central de Bleach é sua própria mitologia. Não existe uma harmonia na convivência entre humanos, quincys, hollows, fullbringers, shinigamis. As fronteiras entre essas classes não são muito bem definidas. E pior, as coisas caminham para a mera destruição. Hollows matam humanos, quincys matam hollows, shinigamis matam quincys. Onde está o Rei das Almas e por que ele permite essas coisas? O próprio Aizen não se conformava com o estado atual da coisa toda. (link 1) e (link 2)

Enfim, só acho que Bleach não é um mangá tão ~~perdido~~ como muitos gostam de bradar. Tem muitas passagens mal conduzidas, mal escritas, sub-aproveitadas… Mas consigo enxergar claramente o objetivo principal da obra. E, melhor, vejo Bleach rumando a esse objetivo.


Parabéns Raphael, eu jamais teria tempo e disposição para contextualizar as coisas dessa forma, muito mais buscando os links e detalhes dos argumentos. Mandou muito bem! E bem, pra quem ficou instigado, eu também participei um pouco da conversa criada nos comentários, corre no CDM Bleach 594 e veja lá nos comentários.

Bleach595 - Pepe

Quanto ao mais recente capítulo de Bleach, 595, é até complicado de reclamar após entender parte do conceito dos poderes e até mesmo a dica que o Raphael acabou dando para aonde talvez o Kubo queira chegar na questão dos poderes e no formato adotado nos combates, mas ainda assim acho mesmo forçado (não num sentido de errado ou incoerente) como o autor trabalha com o exagero e nas batalhas sempre absurdas, porém ainda é meio difícil de engolir como certos vilões precisam ser ridículos enquanto os mocinhos muitas vezes são os boa pinta da parada.

Tome por exemplo este capítulo, onde o quincy Pepe consegue ficar ainda mais grotesco e bizarro, enquanto o Byakuya mantém um certo porte de herói pomposo e cavalheiro. Eu gostava quando os vilões não eram assim tão claramente psicóticos ou exagerados na forma como se expressam, Tome o Ichigo na saga em que ele entra na Seretei para salvar a Rukia e enfrenta todos ali do Gotei 13. Se pegar duelos como contra o Ikkaku ou o Zaraki, eles eram na época inimigos barulhentos, mas não eram exagerados ou expressivamente absurdos. Essa coisa do bizarro começou lá no Hueco Mundo, e achei até mesmo que a coisa havia se acalmado um pouco com a saga fullbringer. Estes momentos são muito galhofa, como que dá para levar uma tensão ou seriedade com um personagem que se apresenta na imagem do quadro acima? Dá um contraste tão estranho quando se olha o Byakuya do outro lado. É muito estranho. Não foi esse o Bleach que me foi vendido lá no começo, por mais que as coisas ainda estejam dentro das justificativas e regras desse universo.

Uma coisa são hollows monstruosos em becos escuros e debaixo de chuva no mundo humano, outra coisa são estes inimigos de fralda, saiotes, gosmentos e afins. Aí não, forçou demais. Entra no que estava dizendo ontem no conversa de mangá do Naruto, esse é um tipo de situação que não dá para esperar que qualquer pessoa de qualquer idade curta tal situação. É específico demais o alvo desse capítulo, ainda que não saiba identificar exatamente qual.

E olha que a batalha não está chata. O Byakuya ficou encurralado ao enfrentar o Ichigo 69 (porque é assim que eu vejo o Hisagi – apesar do visual atual do Ichigo ter mudado um pouco), assim como vacilou com sua zanpakutou e acabou meio preso numa situação difícil. Justo ele que deveria estar mais forte. Ainda que seja meio sem graça ele ter sido atingido pelo poder do Pepe e simplesmente ter resistido. Tenho pra mim que se o Pepe fosse um personagem visualmente mais sério, eu teria me empolgado mais. Bleach tem um apelo por character design mais estiloso.

Por último o capítulo termina interessante, com Kensei e Rojuro ainda meio zumbis, mas provavelmente controlados pelo Mayuri, o que talvez indique que no próximo capítulo veremos o que aconteceu lá na batalha do personagem que acabou sendo cortada para esse momento com o Pepe e o Byakuya. Alias curioso que no capítulo anterior o Pepe colocou a quincy McAllon sob seu controle, esmurrou o quincy  Lamperd, e meio que não deu qualquer justificativa pra isso, e nem usou a quincy para atacar o Byakuya junto com o Hisagi. Isso teria complicado as coisas. Eu realmente não entendo estes quincys.. ou o Kubo nessa altura do campeonato.

Bleach595 - Pow

Isso também pode lhe interessar

10 Comentários

  1. Apesar da explicação eu não consigo ainda ver essa fase Bleach pós-Aizen com bons olhos. Queria que esse lance dos poderes fosse o motivo de eu não estar gostando mais. O que o problema é que apesar da coerência o modo como Bleach vem sendo conduzido não me agrada mais. São dezenas de capítulos para que alvo relevante ocorra e faça a história andar. Quando o foco mudar para o Ichigo atrás do Yhwach vai dar pra pular todos esses capítulos de luta dos capitães sem perder nada de relevante, é um tipo de desenvolvimento que me lembra muito essas novelas da globo.

    1. Tão Irrelevante que daqui a 3 meses ninguem vai lembrar mais de boa parte desses quincys, assim como eu tive que sair pesquisando pra relembrar daqueles hollows que reapareceram uns tempos atrás.

      1. Eu precisaria pesquisar pra saber quem são eles também ma eu já não me importo. Pra falar a verdade, esses inimigos de Bleach são tão randons que eu só lembro de 5 espadas e 3 quincys. Nem os aliados eu consigo manter os nomes, tanto que se não fosse a review eu não lembraria que o nome desse segundo cap. é Rojuro, menos ainda o do Hisagi.

          1. Tem isso também. E olha que depois de anos de prática decorando esses nomes japas eu pensei que já tava manjando de nomes complicados.

  2. Esses inimigos bizarros realmente incomodam. Durante um bom tempo, entre Bleach, Naruto e One Piece, quem tinha os personagens com visuais mais “sóbrios” era Bleach. A coisa desandou depois do arrankar-negão-do-amor.

  3. Falando em Quincies : Kubo escorregou na base.

    O próprio Blutvene dos Quincies é deveras mal utilizado, se o Quincie se concentra na defesa seu blut vene é praticamente impenetrável, mas guando ele ataca ele não pode ativar seu bluvene. KT criou esta máxima (vide batalha contra Kirgie Opie) e praticamente descartou isto nos demais capítulos, não vi a aplicação disto na maioria das batalhas.

    O autor sabe onde quer chegar com seu mangá, mas ele se perde no caminho. Diria ainda que os únicos Quincies de Vanguarda são os “Ishida”, os ditos Vandenreich são Quincies e Fullbringers ao mesmo tempo.

    Olhem bem os poderes dos Vandenreich: Se não fosse dito que eram Quincies, eles passariam por Arrancars com facilidade, salvo sua aparência.

    Vejam: Arrancar, logo, poder parcialmente hollow.

    Sendo assim um Quincie com poderes Fullbringers (poder parcialmente hollow) em algum momento lembraria um arrancar querendo ou não. Um quincie com um poder hollow-like não é tão bizarro, basta ver a técnica Skalavere que Opie usou lá no Hueco mundo.

    Bastaria que KT introduzisse melhor a base logo de cara !

    1. Quem disse que ele descartou só pq não mostra?
      Você queria um painel detalhado a cada momento que um quincy usa a técnica, e ainda um balão dele pensando em como está usando? Lol…
      Ele mostrou com o Kirge, mostrou com o As Nodt e não precisa repetir isso toda batalha. Já tinha ficado claro que é algo de uso frequente por eles.
      O Kirge consertou o pescoço quebrado pelo Aion usando aquela técnica do Ishida do começo do mangá e nem por isso Kubo fez ele sair explicando que usou.
      Sabe o que é pior? Que se ele fizesse exatamente como você sugere, aí teria um punhado de gente reclamando mimimi como o kubo gosta de ficar repetindo detalhes desnecessários.
      É só vontade de reclamar de algo mesmo.

  4. Poxa, valeu pela moral aí. Até fico envergonhado. hahahaha

    Acredito que mergulhar fundo numa obra, se esforçando ao máximo para conseguir entendê-la, é um exercício extremamente benéfico para quem se propor a fazê-lo. Você passa a ter uma ideia mais clara daquilo que gosta ou te desagrada, fortalece as suas convicções e desperta esse desejo de defender as suas ideias por meio de debates/discussões. Você passa a dar valor a pontos de vistas distintos, opiniões muito diferentes da sua, etc. Enfim, entre outros motivos, é uma experiência que te enriquece como pessoa.

    Quanto mais pessoas tentando ir tão longe quanto eu no meu comentário do capítulo anterior, melhor. Não preciso nem ter convencido algum de vocês, já me dou por satisfeito se minhas palavras fizeram com que vocês ampliassem um pouco a visão que vocês têm de Bleach.

  5. O que pega mais é que eu sempre espero uma mudança em Bleach, mas os arcos mudam, os personagem mudam, e o desenvolvimento das batalhas continua o mesmo, cenas e cenas desnecessárias. Bleach tem uma variedade imensa de golpes, poderes, técnicas, mas as batalhas são as mesma. One Peice o autor ja consegue trabalhar isso e as falhas passam. Acho que quando o autor conseguir trabalhar melhor as lutas de personagens e não só as lutas do Ichigo, o manga da um salto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.