Cadê isso no Brasil? HQs de crossover…

Quero apenas fazer um mimimi honesto nessa postagem. Olha só que maneiro o que vem acontecendo lá nos Estados Unidos em termos de reunir personagens e universos próprios numa única história em quadrinhos, sendo que isso não é coisa nova, o crossover do Mega Man com o Sonic já é do ano passado, e nada desse material despencar aqui no Brasil. Que sacanagem!

Eu até entendo que a revista do Sonic publicado nos EUA é antigona, datado dos anos 90, com centenas de edições, todas publicadas pela Archie Comics, que não tem muita representação aqui no país, e que estas crossovers não começam do nada, sendo que o Mega Man também possui sua própria HQ lá nos Estados Unidos, mas mesmo assim… que merda os brasileiros não terem acesso a estes acontecimentos incríveis.

O caso das Tartarugas Ninja é mais recente, o crossover da série com Ghostbusters (ou Caça-Fantasmas, se preferir assim), é coisa nova, está acontecendo nesse momento lá fora e ainda nem terminou. Só que aí me lembro que essa mesma série, publicada pela IDW lá fora chegou por aqui pela Panini e que só durou míseras 12 edições (a série regular) e apesar da editora dizer que o título está em hiato, não há qualquer perspectiva de que um dia vá retornar por aqui, já que quanto mais se demora para uma nova edição, mais difícil fica atrair novos leitores que não vão encontrar as primeiras revistas. Kekkaishi morreu aqui no Brasil por causa disso.

E não estou reclamando das editoras e dos cancelamentos, mas o quanto é frustrante a falta de interesse no mercado e até mesmo dos próprios leitores nesse tipo de material. Caramba e pensar que quantos adultos de hoje eram (e ainda são fãs) destes personagens e quantas vezes imaginávamos quando crianças essa situação onde dois universos que em nada se comunicam se reuniriam, como seria as reações dos personagens e aí você deixa sua imaginação voar. Hoje em dia se tem isso nos quadrinhos, mas cadê esse material no Brasil? Eu realmente não entendo como não há publico interessado nisso.

Claro que há várias questões, como preço, qualidade do material, distribuição nacional que tende a ser retardada, insegurança do consumidor que não começa a comprar algo por medo de que o mesmo seja cancelado antes mesmo de terminar. Não há apenas um culpado nisso tudo, muito menos uma solução simples. É apenas desse jeito porque sempre foi assim e nós repudiamos qualquer tipo de mudança, com medo de que as coisas possam piorar ainda mais (um medo imbecil por sinal). Mesmo assim, eu gostaria de ver um mercado de quadrinhos aqui no Brasil com mais títulos diferente além do feijão e arroz de sempre. Não que a Panini não traga coisas diferentes, não aposte em independentes ou até mesmo em autores nacionais, ela está fazendo isso, mas mesmo com tudo isso, algumas pérolas, como as que dão motivo ao texto, ainda permanecem de fora do Brasil.

Pra terminar, ao menos o crossover de Ducktales e Darwing Duck devem chegar no Brasil, pela mãos da Editora Abril. Isso se as revistas Jumbo e Mega Disney não tiverem sido canceladas, tendo em vista que ainda não saiu nenhuma edição destes tijolões nesse segundo semestre e era justamente onde estava prometido que a saga iria ser publicada. Só falta…

darkwing ducktales

Agora seja honesto… se algum destes crossovers saíssem no Brasil, você não se interessaria ao menos o suficiente para comprar a primeira edição para conferir como ficou estas histórias? Diga aí nos comentários!

Obs: há outras HQs com crossover que você conhece e que nunca foram publicadas no Brasil? Me indique para ficar ainda mais revoltado!


 

Isso também pode lhe interessar

9 Comentários

    1. Sim, sim! Inclusive eu li algumas… a internet dá acesso a tudo isso, o problema não é isso. É aquela coisa de querer ter, colecionar, ver isso indo bem no nosso mercado. Ter para download é uma das belezas da internet, mas não é porque tem de graça da internet que a gente não pode ter oficialmente também. Eu queria ter esse tipo de revista oficialmente, aqui pra folhear, ler, ter fisicamente um gibi é diferente de tê-lo digitalmente, ainda que traduzido por fãs.

      Se você tiver a oportunidade, veja as revistas das Tartarugas que a Panini lançou 12 edições. É o tipo de publicação que dá gosto comprar. Papel de qualidade, formato americano, capas ótimas, preço amigável…

      ler eu leio até em inglês, não tenho problema com o idioma. eu apenas fico triste das revistas não conseguirem público no Brasil o suficiente para comprá-las. aí é que mora minha tristeza. é algo legal, mas que não vale umas moedinhas pra ter fisicamente e oficialmente?

  1. Bom, se não tem ninguém vendendo é porque não tem ninguém comprando. Acho que o maior “problema” (não sei nem se a gente pode falar isso) é cultural, maior ainda do que os que você citou ai em cima (eu estou falando de quadrinhos em geral, e não especificamente dos crossovers).

    Mesmo com bons preços, distribuição eficiente e uma publicação periódica segura, ainda assim eu acredito que o número de vendas não seria tão expressivo, pelo menos não o suficiente pra justificar o investimento de uma mudança radical no mercado atual pelas distribuidoras afim de tentar “empurrar” o produto no país. Claro que eu falo isso baseado em absolutamente nada além da minha impressão a respeito do assunto, e claro que isso, como um fã de quadrinhos, me deixa triste.

    Eu ainda acho que a melhor forma de tentar aumentar o interesse do público em geral pelos quadrinhos é a venda digital. Baixando suficientemente o preço as pessoas começariam e comprar o produto original (sem ofensas SonicTales, todos agradecem o trabalho), e isso talvez estimulasse as distribuidoras a vender edições físicas (no mínimo, serviria de estatística/justificativa pra alguma boa alma convencer as pessoas certas a tentar iniciar uma distribuição mais significativa aqui no país, já que torrent não gera números).

    Com os recentes (e futuros) blockbusters inspirados em HQs, a hora é ideal. Tem muita gente curiosa, querendo entender melhor o universo dos seus heróis favoritos do cinema. Com a facilidade (não ter que ir até a banca ou ter que ficar procurando por uma tradução na internet) e baixo preço da venda digital, talvez os quadrinhos americanos consigam encontrar uma porta de entrada legal pro Brasil.

    1. Legal cara, e isso mesmo. No meu caso eu sempre fui fã de TMNT, nunca vi HQs deles direito, só os cartoons dublados na TV mesmo desde os de 1987, 2003 até os de 2012 agora… Mas agora fui procurar a respeito das HQs (li umas traduzidas da origem do Clã do Pé e fiquei impressionado, muito legal mesmo), e não consigo encontrar da edição nº13 em diante da versão de 2012 que a Panini trouxe pro Brasil… Será que eles pararam?

  2. Outro Crossover que a editora tem feito é entre os personagens originais do Cartoon Network, como Dexter, Samurai Jack, Meninas Superpoderosas, Ben 10 e etc que se juntam para enfrentar os seus vilões que se uniram para acabar com os mesmos, a revista está sensacional e tem one-shots envolvendo o Johnny Bravo, Billy e Mandy, Vaca e Frango e a Mansão Foster para os Amigos Imaginários.

  3. Falando em Crossovers, alguém aqui acompanhou o X-men vs. Vingadores? Ouvi de um atendente da Panini que eles voltariam a publicar agora em janeiro =D

  4. Bem pra mim o 2° crossover do Mega man foi o mais legal, porque não foi apenas entre Mega Man e Sonic, mas entre Capcom e Sega! Tinha até os heróis de Golden Axe! Eu amava esse jogo no meu Mega drive!(é, eu era pobre :- )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.