Dica | Extendendo e repetindo o sinal Wi-Fi além de seus limites

Hoje em dia ter internet em casa é meio que obrigatório, certo? Não dá para ter Netflix, computadores, smartphones, tablets e especialmente videogames sem que você possua internet, nem que seja aquela horrível de 1MB, a única opção para muitos brasileiro tendo em vista a incompetência das empresas que distribuem banda larga aqui pelo território nacional melhorem a rede como um todo.

E com o crescimento da banda larga, outra coisa vem surgindo e com uma importância tão grande quanto ter apenas a internet por meio de um pequeno aparelho, a opção de ter um roteador ou qualquer outro aparelho do gênero que conversa o sinal para wireless. E ter Wi-Fi é uma tremenda mão na roda para não precisa ficar passando cabos e mais cabos para tudo quanto é canto da casa. Eu me lembro quando me mudei pra onde moro, há uns seis anos atrás e no começo, meu primeiro roteador não era wireless (até hoje o meu aparelho do Speedy não é também, mas sei que os modelos atuais são) e tudo em casa era ligado por cabos de rede (aqueles azuis). Putz, tinha um cabo que cortava a sala inteira, passando por baixo do sofá, só para ligar ele no meu primeiro Xbox 360, aquele modelo branco que nem tinha suporte Wi-Fi embutido.

Enfim, em pouco tempo as coisas se modernizaram. A televisão virou wireless, o videogame também, chegaram os smartphones e os tablets e não dá mais para se ter cabos para tudo quanto é lado, ainda mais se você tiver criança em casa. Quando o Thales estava no seu primeiro ano de vida era uma briga convencer ele a não mexer no cabo azul que ficava num canto da sala porque a TV ainda sem wi-fi integrado precisava ficar ligada por cabo.

Claro que nessa ocasião já tinha um roteador supimpa, não um caríssimo, mas um bom pelo custo benefício, um TP Link Gigabit N750 (no link ele parece meio caro, mas me lembro de ter pago mais barato nele apostando num vendedor do Mercado Livre na ocasião). É um ótimo roteador, ao menos consigo fazer milagres com ele para jogar online no Xbox One com o Wi-Fi pela rede 5GHz, que é mais limpa de interferência do que a tradicional 2.4GHz. Fora que é bem mais estável do que os anteriores que tive, sem travadas ou quedas na internet, sendo bem tranquilo também configurá-lo e não ter problema com certas portas ou o velho problema de NAT na plataforma Xbox.

Mas o motivo dessa postagem não é para indicar o roteador, até porque há vários no mercado e cada um se adapta melhor a certos tipos e marcas e além de que não sou grande especialista no assunto. O caso é que independente do roteador ser bom ou não todos em geral possuem algo em comum: o limite até onde o Wi-Fi alcança dentro de sua casa.

Em casa o sinal do Wi-fi não atingia alguns cômodos, em particular o quarto do fundo. Escadas e paredes não ajudam muito na tarefa de fazer o Wi-Fi chegar aonde poderia chegar. pensei em algumas soluções, como esticar o tradicional cabo de rede para o quarto, para ligar a TV ou videogame, ou adquirir um segundo roteador apenas para configurá-lo como ponte e repetidor de sinal. Foi aí que sem querer encontrei um produto ainda mais simples: um repetidor de sinal!

No caso foi um Repetidor de Sinal da própria marca TP-Link (mas que é compatível com qualquer tipo de roteador). Como funciona? É simples! Você liga ele na tomada, espera algumas luzes acender, depois aperta um botão nele, aperta outro no roteador e 20 segundos depois ele já está funcionando, jogando seu sinal de Wi-Fi para onde o sinal não alcançava.  Tudo bem, há alguns passos a mais além disso, mas está tudo explicadinho no manual que vem junto dele. Eu gostei tanto do aparelho que resolvi comentar sobre o mesmo por aqui.

Até porque já havia pesquisado sobre o assunto na internet e sempre via o pessoal da área indicando configurações complicadas para leigos em segundos roteadores e com esse repetidor não há cabos, não há configurações complexas. Está tudo ali, a uma tomada de distância e dois cliques de botões. Não achei o preço do produto caro, é de uma marca boa, e funciona bem. Escrevo essa matéria após mais ou menos dois meses usando-o e não tive problema algum com ele até o momento.

Claro que nem tudo é perfeito, no caso desse repetidor, ele repete apenas o sinal 2.4GHz, o que pra mim está tudo bem, já que em caso o único que usa a rede 5GHz é o meu Xbox One que fica no mesmo cômodo do roteador. E apesar dele ter essa função de tudo se configurar automaticamente, optei pela configuração manual (feita ligando-o no PC) para renomear uma nome própria para a rede Wi-Fi que sai do repetidor, para não confundir meus aparelhos quando usar o 2.4GHz normal do roteador e quando usar o do repetidor (andei tendo problemas de conflito no iPad e iPhone deixando as redes iguais, mas eu acho que era um problema da rede e não da configuração automática do mesmo). Porém feito os devidos ajustes, tudo funcionou perfeitamente.

Então fica essa dica para quem ter Wi-Fi em casa e sempre pensou se há uma forma fácil de aumentar o sinal para outros cômodos da casa, sem a necessidade de ficar cabeando canos ou canaletas na parede. Ah o repetidor também tem uma entrada para um cabo de rede, caso você tenha algum aparelho próximo a ele que não tenha comunicação Wi-Fi, e não deixa de ser uma opção interessante. Chega de uma barrinha apenas de sinal de Wi-Fi!

Entretanto, não sei se isso é um problema comum para alguns, aqui pra mim ao menos era algo que incomodava um pouco. Como funciona a internet aí na sua casa? Deixe nos comentários!

Isso também pode lhe interessar

19 Comentários

  1. Algumas dicas. Pela imagem ele esta ligado em uma tomada próxima ao chão, seria uma boa elevar ele pra aproveitar melhor o alcance. E evitar usar ele com aparelhos que exijam eficiência da conexão.
    Repetidores tem um limite, wi-fi eu não me recordo de cabeça, mas em conexões cabeadas o limite são 4 repetidores por rede. Ele aumenta o sinal mas também aumenta a interferência (que nada mais é do que sinal), usar pra jogar aquele FPS maroto que necessita de precisão e onde o delay mata mais que a skill do oponente pode não ser uma boa ideia. Claro que com um só talvez nem seja algo que venha a ser sentido, mas vale a dica 😀

    A não indicação de repetidores se deve pq até um tempo atrás o mais convencional eram aparelhos sem conexão wireless, sendo necessário comprar um adaptador, era um gasto a mais que não compensava. Repetidores pra redes cabeadas só são válidos quando se tem problema de distância com os cabos (os cabos de rede só mantém a performance até 100m). Hoje em dia, onde qualquer gadget novo que se compra já vem com o adaptador imbutido eles se tornaram uma opção válida pra uso doméstico.

    1. Ah não, ele está numa tomada que fica acima da mesa da cozinha (longe alias de aparelhos que causam interferência). Quanto a usar o wi-fi pro videogame, utilizo a conexão 5GHz que é mais robusta, sem tanta interferência de outras redes (e mais próximo do roteador por sinal).

      Mas pro repetidor, uso ele pra netflix, navegar na internet, radio online, you tube e afins e é bom o suficiente para não deixar instável a conexão, que em casa não é das melhores por sinal (speedy 4MB). Pra mim serviu perfeitamente!

      Ah e já fiz teste em casa com cabo e com o wi-fi no que diz respeito a jogar online. Pra minha rede não dava diferença alguma. O wi-fi não dava mais lag do que com cabo. Pra mim nunca houve essa desvantagem.

  2. Eu uso ha bastante tempo o Airport Express da Apple, e recomendo DEMAIS também. Ele tanto pode funcionar como roteador como repetidor. A configuração é super simples, estilo consumer-friendly da Apple, dá para fazer pelo próprio iOS.

  3. Infelizmente minha internet é de apenas 1 mega (devido as frescuras da empresa de não ter espaço pra aumentar), já tive vontade de comprar um roteador wi-fi, mas tenho medo de q conectar várias coisas aqui de casa em uma internet medíocre estrague a conexão aqui do pc: 2ds, celulares, notebook, ps3. Por isso que n arrisquei ainda comprar, pros casos emergenciais corro pra pegar emprestado o sinal do vizinho que tem 15 mega e um wi-fi muito bom.

  4. Eu queria saber se existe alguma grande diferença em utilizar um repetidor ou um segundo roteador para distribuir o sinal, além do preço, claro. Ou eles funcionam exatamente do mesmo modo com a única diferença de que o repetidor necessita de um primeiro roteador pra funcionar (quero dizer, não dá pra ligar um cabo de rede nele e simplesmente distribuir o sinal original)? Você comentou o limite de banda que o repetidor impõe (2.4 GHz), eu não manjo quase nada de roteadores e nunca usei um segundo como ponto de repetição lá em casa, mas queria saber se isso (limite de banda) também acontece quando usamos um roteador pra fazer o trabalho.

    1. Um adendo: um segundo roteador também necessitaria de um primeiro roteador. Sobre a segunda parte da questão, eu não sei se o wi-fi 2.4GHz é “limite de banda”, pra mim ele é mais o canal de transmissão do wi-fi, um tipo de sinal, sendo que existem dois, o 2.4 e 5, como falei, sendo que um tem menos interferência do que o outro e o 5GHz tem mesmo um alcance menor do que o 2.4, e acredito que existam repetidores para o sinal 5GHz, apenas pra mim não era interessante no momento ter (fora que deve ser mais caro). Alias o próprio sinal 5GHz não é liberado para qualquer roteador, sendo que os mais baratos realmente não possuem sinal 5GHz. Enfim, limite de banda pra mim é outra coisa, mais voltada a velocidade de sua conexão dependendo de quantos aparelhos estão usando a internet ao mesmo tempo, não tendo correlação com quantos aparelhos estão distribuindo e compartilhando a conexão em si.

      1. É, eu me expressei mal, pensei em uma coisa e escrevi outra (isso que dá tentar escrever de madrugada). Mas eu entendi, valeu. Eu tava achando que utilizar um canal diferente de alguma forma influenciaria na velocidade de transmissão de dados (desconsiderando a interferência né, que pode acontecer pros dois e ai não tem que fazer).

        Sobre o seu adendo, o que eu quis dizer é que um segundo roteador não depende do primeiro pra ser útil pra alguma coisa, caso você, por alum motivo, não tenha mais interesse em distribuir (ou amplificar, seila) o sinal do wi-fi. Já o repetidor não serve pra nada mesmo sem uma fonte de sinal (acho). Novamente me expressei mal.

    2. Vcs estão confundindo. Repetidor amplifica o sinal que chega (incluindo todo tipo de interferência) só aumentando o percurso que ele pode percorrer antes de ficar inutilizável. Ele não funciona como roteador.
      Apesar de roteadores funcionarem também como repetidores, eles tem conceitos diferentes.
      O que confunde é por ser wireless. Repetidores não distribuem o sinal, só os aumentam.
      Se vc utilizar dois roteadores wireless, vc não estaria necessariamente amplificando o sinal, só diminuindo o trajeto que ele percorre entre um ponto e outro, o que desgastaria menos. A bem da verdade, o segundo roteador (wireless ou cabeado) funciona como um switch na sua rede, pq a saída dos dados pra fora em direção a internet se da em um ponto apenas.

      1. Eu entendi que um repetidor não funciona como um roteador, mas eu não entendi a diferença entre distribuir e amplificar o sinal… Se você amplifica o sinal de wi-fi usando um repetidor é possível, como você disse, aumentar o percurso desse sinal até ele não poder mais ser utilizado, mas pra mim isso é o mesmo que “distribuir” o sinal pra lugares onde antes ele não chegava (pelo menos com uma intensidade desejável), ou não? Um cômodo afastado, mas na direção da transmissão do sinal, poderia não receber um sinal utilizável só com um roteador, mas talvez um amplificador conseguisse levar o sinal até lá, isso não é “distribuir”?

        E quando você diz que um segundo roteador não “amplifica o sinal”, isso quer dizer que se, hipoteticamente, eu conseguisse receber um sinal fraco (uma ou duas barras) do primeiro roteador em algum cômodo, um segundo roteador não resolveria o problema? É isso? Distribuir é o mesmo então que aumentar o espaço no qual o sinal é espalhado (outros cômodos, por exemplo) e amplificar seria só aumentar a intensidade do sinal já existente nas mesmas direções que ele percorria anteriormente? Pra mim isso parece estranho, mas eu vou acreditar se você falar que é assim que funciona, lol.

        1. Deixa eu tentar ser mais claro, tbm achei que tinha ficado confuso.
          Quando vc passa os dados em um ponto, como o roteador, ele recebe o sinal e reenvia a mesma coisa que ele recebeu. Quando vc usa um amplificador ele amplia o que ele recebeu e continua a transmissão, quando ele faz isso ele amplifica tbm tudo que havia de interferência no sinal. Os dados enviados a partir daí, tanto por roteador quanto por repetidor, vão continuar recebendo interferência externa, porém o sinal enviado pelo repetidor fica mais poluído pela própria característica dele.

          O que dificulta entender é justamente por ele ser wireless. Se vc usar de exemplo redes cabeadas fica mais fácil. Roteadores vc consegue usar vários em uma mesma rede (é mais ou menos assim que a internet funciona) mas ele tem o problema das colisões e do tráfego na rede que acaba tornando lenta a transmissão de dados quando congestiona, vc basicamente amplia a área da sua rede. Repetidores (usando cabo no exemplo) vc só consegue manter 4, estendendo o sinal que originalmente alcançaria 100m (através do cabo azul de rede padrão) a um máximo de 500m. Isso acontece pq existe interferência externa e atenuação no sinal (independente da via de transmissão). Quando ele amplia o sinal, ele amplia a sujeira, depois de um tempo, vai ter tanta interferência no sinal que o que chegar vai ser ilegível pela máquina, por isso a limitação. Acima de 500m a máquina já encontra muita dificuldade pra saber o que foi originalmente enviado e o que é interferência.

          Roteador recebe, entende e repassa os dados corretos. Repetidor recebe e manda tudo do jeito que chegou. Essa é a diferença de distribuir e ampliar.

          1. Eu também aprendi preciosas informações, meus agradecimentos Rafa! 🙂

            (e o meu caso, o repetidor é realmente a melhor, mais fácil e mais prática opção! eu apenas precisava ampliar o sinal um pouco mais, sem a necessidade de distribuir ele, e não acho que interferência é um problema pra mim, ao menos na rede wireless ao ponto de não me incomodar – cabo esquece, não dá para usar em casa)

      2. já vi isso de colocar um outro roteador, tenho outro aqui, talvez no meu
        antigo trampo era assim, mas não sei como que configura e tudo mais
        (inclusive é citado isso no post, de explicações que parecem confusas de mais)

    3. já vi isso de colocar um outro roteador, tenho outro aqui, talvez no meu antigo trampo era assim, mas não sei como que configura e tudo mais (inclusive é citado isso no post, de explicações que parecem confusas)

  5. tem faz tempo isso…acho que hj em dia esteja num formato mais prático…parece mais um Raid huahuahuaa…
    ainda acho meio caro para usuário doméstico, para empresas acho ok…

  6. Olá, eu comprei esse repetidor tplink usei durante duas semanas o sinal ficava na mesma proporção do seu nas fotos porem, não sei o que houve, não segura mais sinal tipo acabo de ligar configuro conecta blz…após uns 2 a 5 min as luzes do sinal wifi ficam piscando e não conecta mais.
    Estou querendo comprar outro repetidor mas tenho receio de comprar o mesmo e dar problema novamente, pois já tentei de tudo…olhei um outro no ML que parece meia lua com apenas 4 leds…vcs sabem me dizer algum bom?

  7. Legal a materia que voce postou eu era analista de suporte de uma grande empresa x na area de ti e fazia testes de campo com equipamentos da concorrencia e claro alguns simples e outros confusos para administrar, mas alguns com funcao Bridge e outros com a opcao WDS vou explicar

    O WDS (Wireless Distribution System) é um padrão que permite você integrar diversos roteadores (ou acess points) sem fio a uma única conexão e mais seguro quase igual a repetidor mas nao é.

    Na comunicacao de Bridge ou seja “repetidor” o sinal que chega sempre vai depender diretamente do roteador principal, um exemplo :

    que voce tenha um roteador t-pxxx e 3 bridges repetindo o sinal

    quando usar um celular para se concectar a rede TESTE o repetidor fica aguardando o roteador passar informacoes e enviar sinal pro seu aparelho entao não é de imediato e outro detalhe se tiver acima de 6 a rede fica confusa pois nao sabe quem vai distribuir o sinal e a lentidao pode acontecer.

    No caso do WDS nao.. varios roteadores presos por um unico sinal e amarrados atraves de MAC distribuindo um unico sinal. chamado TESTE entao ex:

    seu celular consegue conversar mais rapido na rede WDS TESTE entao se torna mais rapido do que pedir autorizacao para uma bridge que esta as vezes a 9 metros de distancia ou menos.

    outro detalhe e que a rede se torna mais segura pois pode determinar que se quizer clientes cabeados so irao se conectar naquele roteador de voce determinar via regra MAC

    Ahhh esqueci de postar.. alguns aparelhos apresentaram diferenças absurdas quando expostos em diversas alturas ou em lugares baixo nao somente pelo ambiente e aparelhos que interferiam no sinal, mas também pela construcao fisica do aparelho.. e sua antena.. Caso tipico foi a AVANT usb o que eu quiz dizer com isso ?

    eu vi equipamentos serem copiados ou melhor clonados..de fabricante para fabricante mas o que manda é o chipset , potencia e o raio de espelhamento de sinal da antena exemplo bom é a empresa Ubiquiti todos tentam mas nao conseguem chegar proximo da exatidao… deles..

    para saber mais informações … procurem . este assunto e interessante WDS e outro criando redes mistas 2,4 e 5,8 ghz

  8. Pessoal, vi aqui nos comentários que está existindo uma grande confusão no entendimento de alguns termos e funcionamento de redes sem fio e seus expansores / repetidores. Como trabalho na área e tenho uma empresa somente de conectividade wireless, resolvi contribuir com alguns informações:

    Primeiramente, gostaria de dizer que expansores ou repetidores, apenas estendem um sinal de rede sem fio para um local onde o sinal está fraco ou não chegue. Porém ele (o repetidor/expansor) precisa está instalado em um local que o sinal ainda chegue com qualidade (digamos que no meio do caminho entre o sinal forte e fraco/inexistente) para que ele possa se conectar no sinal primário com qualidade e estenda a rede sem fio para os local (próximo do repetidor) onde o sinal primário está fraco ou inexistente. Porém ele degrada a velocidade, mas em compensação você não precisa passar cabo de rede pois ele faz essa expansão pelo ar. E alguns modelos de repetidores/expansores conseguem utilizar o mesmo nome de rede sem fio (SSID) já outros criam um novo nome de rede sem fio (SSID). Mas é uma excelente opção para uso residencial onde precisa cobrir uma residência grande ou com muitos obstáculos. Uma dica que dou é sempre utilizar access points (conhecidos por roteadores wifi) da mesma marca do repetidor bem como de um bom fabricante. Recomendo bastante produtos da Linksys/Cisco. Que inclusive tem modelos que repetem/expandem as duas bandas simultaneamente (2.4Ghz e 5.8Ghz).

    Agora se você tem a possibilidade de passar cabo de rede e colocar outro access point naquele local onde o sinal da rede sem fio primária está fraco, é uma melhor opção do que usar repetidor de sinal. Pois você terá a mesma potencia de sinal wireless naquele ambiente sem a perda de velocidade. Para ambiente corporativo é altamente recomendado, já em ambiente residencial é opcional. E se falando em ambiente corporativo já indico a linha de produtos da Ubiquiti, pois conseguimos repetir o mesmo SSID com vários APs (access points) sendo alimentados por cabo de rede. Ou seja, temos potencia de sinal, qualidade, velocidade e mesmo nome de rede (SSID). Além da robustez do equipamento que suporta simultaneamente 100 ou 200 dispositivos (depende do modelo) por ponto de acesso. Já esses APs home/office suportam no máximo 20 a 30 dispositivos, o que é péssimo para um ambiente empresarial.

    O ideal sempre é fazer um site survey (análise das redes sem fio próximas) e verificar os canais que estão sendo utilizado, bem como as frequências, para configurar a sua rede de forma a ter menos interferência possível, assim você terá um sinal de melhor qualidade, deixando sua rede com menos perda e consecutivamente mais rápida.

    Outra coisa que pouca gente sabe é que quanto mais baixa a velocidade da rede sem fio, maior a distancia alcançada. Por exemplo, um AP de 300Mbs se estiver configurado para operar a 54Mbs conseguirá alcançar uma distancia maior. E muitas vezes a sua internet é apenas de 10Mb, onde a diminuição da velocidade do AP não vai interferir na sua velocidade de acesso a internet e você vai ganhar maior cobertura trabalhando em velocidade de rede sem fio mais baixa.

    O bom é sempre utilizar equipamentos dual band (duas bandas). Ou seja, que operem em 2.4Ghz e 5.8Ghz, como dito já aqui nos comentários, a frequência 2.4Ghz realmente tem mais interferência pois vários equipamentos utilizam essa frequência tais como telefone sem fio, forno de microondas, fora outros APs da redondeza… Já a frequência 5.8Ghz é uma frequência paga, por isso pouco utilizada e com menor chance de interferência, porém tem menor cobertura e alcance que a 2.4Ghz. Porém nem todo dispositivo cliente tem suporte a se conectar em redes sem fio 5.8Ghz mas para aparelhos da Apple, Xbox entre outros que tem esse suporte é melhor utilizar APs dual band e utilizar a rede 5.8Ghz.

    Sobre uma limitação de 500m de transmissão de rede sem fio que um colega citou nos comentários, gostaria de informar que isso não existe. Podemos estender/ampliar uma rede sem fio infinitamente. Basta utilizar os equipamentos e configuração correta para isso.

    Bem, tenho uma empresa chamada a W81 Tecnologia, localizada na cidade de Recife/PE. Trabalhamos apenas com redes sem fio de computadores. Qualquer dúvida, estamos a disposição no facebook.com/w81tecnologia

    Alyson Barbosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.