Desabafo | Região Free do Xbox One não é mais tão “Free” assim…

xbox games store

Se você participa de algum fórum ou comunidade na internet sobre o Xbox já deve estar sabendo do burburinho que anda rolando a respeito de comprar pela Xbox Live em outras regiões fora da Live brasileira, prática comum considerando o preço dos games praticados oficialmente aqui no Brasil. E novamente é aquela história que não me canso de repetir: nunca acharei justo um game custar 199 reais.

Mas o caso é que desde seu lançamento o Xbox One foi anunciado como um console de Região Free, ou seja, você pode configurá-lo para qualquer região na qual o serviço exista. No Xbox 360 isso era possível também, mas uma fez configurado, você só poderia alterar a sua região uma vez por ano. A mudança de região de um sistema assim precisa existir, pois imagine alguém que se mude de país, a opção de mudar a região de seu console deve existir pois várias razões, desde compra na moeda local a games que são lançados apenas em certos mercados.

E faz algumas semanas que anda rolando esse papo de que apesar de ainda ser possível mudar a região do Xbox One, não está mais sendo possível realizar qualquer compra dentro do serviço com cartão internacional em outras Lives estrangeiras, ainda que o mesmo já esteja configurado no console e já tenha sido usado vezes anteriores com sucesso. Posso confirmar que isso é realmente verdade e o bloqueio me parece que está sendo feito por IP, independente de onde a sua Live era originalmente.

Há duas semanas atrás fiz a minha pré-compra de Halo: The Master Chief Collection através da Live US, pagando os 59 dólares do mercado americano, usando o cartão que sempre usei para comprar no Xbox, seja no One ou no 360. E estava tudo funcionando perfeitamente. Até que neste final de semana resolvi comprar Sunset Overdrive, aproveitando que a fatura do cartão fechou e a cobrança só viria no próximo mês. para minha surpresa: erro na compra. Tentei novamente, depois tentei no site do Xbox, dei uma tentativa para o Smartglass e nada da compra ser realizada. Não era o cartão, pois ele sempre funcionou e havia saldo de sobra.

Isso serviu para constatar o que já vinha ouvindo ser mencionado em fóruns. Não estava mais sendo possível adquirir games de outras regiões da Live com cartões internacionais. A princípio parece que esse bloqueio surgiu para a comprar na Live Índia e Hong Kong, isso porque havia muitos brasileiros comprando os games através destes regiões, pois eles saiam mais baratos do que qualquer outro lugar do mundo. Até aí tudo bem, eu entendo os motivos de bloquear compras de outras regiões, em especial, destas de outros mercados tão diferentes do nosso, em especial o asiático, justamente devido a esta diferença grande entre as moedas e o câmbio. Mas achei estranho e errado o bloqueio da principal região da Live, a US (dos Estados Unidos) já que ela era o ponto em comum de todas as Lives do mundo inteiro, e sendo que muitas contas que existem são de origens da US, oriundas de uma época onde não haviam outras Lives pelo mundo.

Pude constatar também que o bloqueio não advém de um problema com determinado tipo de cartão ou configuração do console. O bloqueio é realmente de IP (que diz em qual país você está). Fiz um teste que para muitos é muito chato e complicado, que é ativar um sistema de VPN (que esconde seu IP e faz parecer que sua conexão é de um outro país) e tentei realizar a compra do Sunset Overdrive pela Live US pelo mesmo cartão que havia dado falha anteriormente. Funcionou e comprei o game.

Aí restava apenas o risco de ver o download cancelado ou com erro em seu fim, o que felizmente não ocorreu. No Xbox 360, a VPN precisa ser ligada nos momentos finais do download para que o conteúdo seja novamente autenticado pelo serviço e seja concluído. E eu só sei disso porque por muitos anos os DLCs de Gears of War eram bloqueados na Live US para o Brasil, o que sempre foi uma merda porque sempre limitou o acesso da galera a eles por aqui. Parece que, por enquanto, esse tipo de verificação ainda não acontece no Xbox One, mas não duvido que em breve isso possa mudar. E aí volta todo aquele esquema chato, burocrático e cansativo de ficar fazendo VPN (além dos riscos disso ser considerado violação dos termos da Xbox Live e ter sua conta banida). E para dar aquele toque terrorista ao assunto, há murmúrios que muito em breve nem mesmo os Gifts Cards de outras regiões irão funcionar se o IP não bater com a região do cartão na hora da compra.

Ou seja, se a Microsoft quiser combater essa prática de comprar conteúdo em Live diferente de onde o jogador estiver, ela pode e há muitos meios de recursos para tal.

Isso gera novamente alguns conflitos dentro da comunidade. É válido esse tipo de imposição da Microsoft? Quer dizer, há realmente um problema grande impedir que você compre um lançamento por 59 dólares ao invés dos 199 reais da Live BR? Ela sai realmente perdendo com isso? Porque a meu ver, antes comprar numa Live americana do que aqueles tempos de pirataria desenfreada que aconteceu no Xbox 360 por um tempo.

É uma grande discussão porque, como já disse diversas vezes aqui no blog, sou totalmente contra esse modelo do mercado nacional que acha tudo bem vender um game por 199 reais. Não acho um preço honesto e nem justo. Por questões de princípio prefiro esperar o tempo que precisar para baixar um game e pegar ele num preço mais honesto por aqui, mas não pago 199 nele. No final da geração passada, os jogos estavam começando a custarem o correto, entre 149 a 159 no lançamento. Preço equiparado e próximo dos 60 dólares do mercado americano. Para nossa realidade ainda é um alto valor, porém mais justo no sentido de que valia a pena apoiar o mercado nacional e deixar pra lá o preço americano. Mas uma nova geração começou e as empresas acharam OK ferrarem tudo e voltarem com os malditos 199 reais (ou mais, como no caso do lançamento de Titanfall por aqui). Não dá para apoiar isso. Eu não consigo.

Outra questão fica por conta das mudanças que estão ocorrendo nessa nova geração com os games digitais. Se já era complicado comprar um game de caixinha por 199 reais, onde ou você tem aquele apelo colecionista ou a opção de vender o jogo como usado mais a frente e rever parte do gasto, fica ainda mais complicado pagar 199 reais por um game digital, sabendo que até o momento você não pode vender a licença do game e parte alguma pode voltar pra ti quando cansar do mesmo.

O mercado está mudando, a forma de se adquirir games também. E esse bloqueio da Região para compras de games no Xbox One me parece um pequeno retrocesso no mercado. Sinceramente? Isso não irá me obrigar a pagar 199 reais do game nacional. Só me fará jogar menos, ou buscar mais promoções em outros lugares, optando pelas mídias físicas e atravancando o crescimento e a tendência do mercado digital, infelizmente. Nos piores cenários isso pode até fazer uma pessoa a mudar de plataforma. E nesse sentido, todo mundo só tem a perder um pouco.

Fica esse pequeno desabafo do que anda rolando atualmente entre alguns usuários do Xbox One. Não sei exatamente como é na linha do PlayStation atualmente, mas imagino que não esteja tão chato e burocrático assim. Já tive um PSP no passado e apesar de achar um porre a ideia de adicionar créditos na minha conta da PSN para comprar games online (porque meus cartões não funcionavam diretamente, e não era possível adicionar o valor exato que queria, ou sei lá o que acontecia na época) nunca li ou vi qualquer papo a respeito desse tipo de bloqueio através da PlayStation Network.

E é isso, no momento é torcer para ao menos as Gifts Cards continuem funcionando e que a compra dos games não passem a serem bloqueados individualmente por região tal como era no Xbox 360. Parece que as dores de cabeça dessa nova geração estão só começando!

Isso também pode lhe interessar

36 Comentários

  1. Bom no lado playstation da força permanece como você citou no texto Thiago. Bom se a Microsoft anda fazendo cagada pelo menos e menor que a Nintendo nesse aspecto da loja. Recentemente comprei um WiiU e tive de criar outra conta, pois a conta que usava no 3DS era brasileira, ou seja, final de 2014 e até hoje não existe eshop brasileira no WiiU. Isso é triste pois eu tinha jogos no 3DS e gostava de comprar na brasileira para apoiar o mercado local.

  2. Eu sinto muito a microsoft brasileira, uma coisa é apoiar o mercado nacional, outra é querer meter a faca sem desculpa, vpn e compartilhamento com o amigo até mudarem essa política …

    Alias, comparado ao problema que era comprar no 360, no one ta muito fácil por vpn, só colocar hong kong vpn xbox one no youtube que aprende rápido 🙂

    1. Isso não tem um dedo de culpa da Microsoft, e cada vpn que você faz só vai piorar. Fugir nunca foi solução, a gente aprende com os games que é preciso lutar, mas a geração leite com pêra prefere o rage quit mesmo…

    1. Quer dizer então que lutar pra você significa pagar 200 reais em um jogo digital? Acha que assim a microsoft vai ficar feliz e diminuir o preço? Por favor né velho, olha a Steam e seus lançamentos, eu nem to falando das promoções …
      Alias, to longe de ser leite com pera meu amigo, trabalho desde meus 14 anos e dou valor ao meu dinheiro, e não estou roubando como você esta citando, vai pesquisar um pouco pra ter ciência do que é roubo, independente de onde estou comprando eu estou pagando o valor do jogo, e era uma opção que a microsoft tinha colocado desde seu lançamento e resolveu tirar agora, quebrando um pouco da promessa do fator região livre …
      Opinião todo mundo tem e tento respeitar, só pensa um pouco antes de falar besteira por favor …

        1. Qual obviedade? A que o mercado interno precisa ser forte mostrando números pra sede ou a q 200 reais é surreal pro brasileiro? O problema ta aí, tem q ter o meio termo senão não vai… Dragons Age saiu a 119 reais, vendeu D+ e a galera nos fóruns ficaram satisfeitos e felizes pelo mercado BR. Subiu pra 199 e esfriou tudo de novo. Jogo não deve ser artigo de luxo.

          1. Mauri, vc me entendeu, pra chegar nesse O UM TERMO tem muita aguá pra rolar na empresa. Entendo que essa decisão 199 seja o q se pode fazer. Mas não adianta ser 199, é caro e nego vai pegar bem menos. Ticket Médio aumenta compulsoriamente mas número de adeptos diminuí e abre espaço novamente pro mercado cinza q vai vender mídia física a 150 conto. Eu nunca vi tanto nego pegando original na minha vida e vender tanto, e vejo q vai bem além de não existir o pirata.

  3. É muito simples, as empresas com relações comerciais com o Brasil precisam vender NO BRASIL. Comprar lá fora seja online ou fisicamente é legal, o dinheiro continua indo pra quem deve ter esse dinheiro, mas parte brasileira da empresa não fica satisfeita nem um pouco, e isso pode impulsionar para o bem para o mal certas ações, que é exatamente o que aconteceu agora. A MS sabe tudo o que passe nos consoles vendidos por ela, e ela vai tomar as atitudes que precisar para preservar e viabilizar o seu negócio. Toada ação gera uma ação, agora, o que gerou essa ação da MS mesmo?

    1. Então porque ela não tenta conversar com o governo sobre isso? Porque eu tenho que Pagar 200 em um jogo sendo se no PC eu pago 60% desse valor no mesmo jogo? Uma coisa é ela botar a desculpa da mídia física pra aumentar o custo, outra é fazer uma compra digital,eu já acho sacanagem o custo do digital ser o mesmo do físico, se for analisar todo o custo de impressão e parcela do local de venda e no digital isso é nulo, sinto muito Mauri, não tem como eu apoiar isso, porque eu tenho certeza que se a Microsoft e a Sony realmente se importasse, pelo menos tentaria baixar esses valores como incentivo e coletar dados, assim como já fizeram a um tempo atrás.
      Ainda espero que as empresas de consoles consiga pelo menos chegar aos impostos de PC, enquanto esse momento não chega, eu fico comprando na americana.

      1. Tudo isso que vc propõe é e já foi tentado pelas empresas de maneira exaustiva até, porém o nosso governo não reconhece games como prioridade e ele é o principal vilão disso tudo. E cara, é complicado mexer em modelos de negócios, tente entrar numa reunião de acionistas e dizer que vai levar prejuízo pra ver se lá no futuro talvez ganhe mais. Você pensa com o seu bolso, e a empresa também. O sonho de toda a empresa é ver cada pessoa do planeta comprando seus produtos, mas viabilizar isso são outros quinhentos. Nem vou querer dar nenhuma espécie de carteirada, mas vendo videogames fazem três décadas, não estou falando nada por falar. E o modelo de negócios dos jogos de PC’s é muito diferente dos consoles, não adianta querer comparar. É muito difícil trabalhar com games no Brasil, e cada vez que alguém compra algo de fora ou burla as regras (como VPN) é como se os inimigos ganham + 50 de força e o herói perde vitalidade. Infelizmente é a realidade. Fazer as coisas por fora garante apenas uma vantagem pessoal. Estamos progredindo, mas eu luto todos os dias contra as dificuldade, algumas impostas pelos meus próprios clientes.

        1. o preço continuará o mesmo se ainda tiver babacas para pagar por eles, sempre foi assim, o governo é filho da puta e todos sabem, mercado de jogos cresceu muito e pra que abaixar se tem quem compra? e sao muitos?.. vpn seria burla as regras se vc nao pagasse o preço do jogo, porem voce esta pagando, nao o preço do brasil, na qual eh absurdo e empresas q tem ciencia disso, tiram seus produtos do nosso mercado (nintendo), que esta de parabens por enxergar q o brasil é uma merda com sua populaçao 😉

  4. Muito triste isso!
    No Playstation tudo continua igual. É preciso abastecer a PSN com cartões/vouchers pré-pagos do país da conta que você pretende usar para comprar. Continua não aceitando cartões brasileiros, ainda que internacionais, para comprar fora do Brasil. Continua limitando a inserção de créditos à valores pré-definidos de 10, 20, 50, 75 e 100 dólares. Agora aceitam Paypal, mas desde que o Paypal veio pro Brasil cartões brasileiros são “discriminados” e não funcionam para compras nos EUA.
    Ainda assim minha conta é americana, já que não havia PSN aqui na época, e continuo comprando por lá (mas apenas quando o preço é muito, muito bom, caso contrário fico com o direito de ser dono do meu jogo e o compro em disco – não pago USD 60 num jogo digital!).

    1. Marcio, não sei de onde veio esse sentimento de ódio que você deixa transparecer no seu comentário, mas olha só, não faz sentido o que você está dizendo. É claro que o Xbox One roda jogos fabricados tanto no Brasil quanto em qualquer lugar do mundo. Ele não tem esse tipo de trava de região para mídias físicas.

      A menos que você esteja se referindo a outra coisa e não tenha ficado claro no seu comentário. Valeu!

    1. Gabi cartão você diz aqueles de pontos ou créditos que são adicionados a conta da Microsoft, né? Se forem, até a última vez que verifiquei sim. Eu agosto mesmo eu comprei o Gears of War na Amazon na versão digital, paguei em dólares e foi tranquilo.

      1. Eu falo aqueles cartões que a gente compra que nem os cartões da live, porém não são da live, a gente cadastra ele digitando 25 caracteres na opção “usar um código”.
        Estou em dúvida se comprarmos esse cartão pré pago da live brasileira que vem em reias se ele converte na hora em que mudamos o xbox pra região de Hong Kong por ex.

        1. Ah não, isso não funciona. Se vc adicionar dinheiro na conta BR, não se converte para contas em outros Live do mundo e vice versa. cada carteira funciona isolada para cada live do mundo.

          1. Na verdade funciona sim, se comprar um gift card de 60 dólares americanos, você entra no xbox.com(pelo computador), muda a região pra americana, vai em redeem code, coloca o código, e fica com 60 dólares.

            Depois vai no console, altera a região do console pra americana, compra o jogo e cancela o download, volte pra região brasileira e coloque o jogo pra baixar denovo.

            Microsoft considera legal dessa maneira, apenas evite de comprar aqueles jogos de conta compartilhada, tem console com ban ou suspensão por isso.

  5. É por gente como esse tal de Mauri link que os integrantes do governo brasileiro continuam rindo.
    Como disse o Raphael, a pessoa está pagando pelo jogo, porém em outra moeda seu jumento.
    Seria o mesmo que trazer o jogo de lugares como EUA ou outros.
    E com um detalhe a mais, ainda assim incide o maldito IOF referente à importação.Ou seja, mesmo assim o maldito governo brasileiro, colocado aí por pessoas inteligentíssimas como vc, continua abocanhando sua parte.
    Assim como o Thiago, eu também me pergunto, qual o motivo da Microsoft fazer esse bloqueio, uma vez que independente da moeda de compra, ela está lucrando com a venda do jogo.

  6. Olá! Tenho um aparelho xbox one comprado e fabricado no Brasil. Se eu comprar um jogo (mídia física, na caixinha) nos Estados Unidos, terei problemas para ele funcionar no meu aparelho? Alguém pode me ajudar?

    1. Olá Débora, no seu exemplo, não tem qualquer problema. Jogos norte americanos rodam sem problema nos aparelhos fabricados no Brasil. Eles pertencem a uma mesma região. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.