Conversa de Mangá: Toriko 301

The King at Play

Toriko301 - Rei Macaco

| Texto recomendado para quem está acompanhando os capítulos semanais de Toriko e que já tenha lido até o de número 301, ou para aqueles que não se importam com spoilers |

Rá, um macaco tão poderoso que pode cortar uma montanha com um golpe de seu rabo só para depois arremessar no oceano para essa montanha quique até dar a volta ao mundo e, após uma semana quicando, bater na testa desse mesmo macaco como uma pequena pedrinha de nada. Que coisa de maluco! Mas dentro das regras desse universo de Toriko e total do Mundo Gourmet em específico, isso é totalmente coerente, ainda mais após ver o Rei Cavalo que podia criar espaços de completo vácuo na saga anterior. E tem uma coisa que acho bacana na ideia do Rei Macaco que é o fato dele não aparentar ser tão imenso quanto era o Cavalo Rei, apesar dele ainda não ter interagido com coisas que o leitor possa assimilar em relação ao tamanho, em todo o caso preliminarmente ele não passa o aspecto de ser um animal gigante.

Menciono isso porque acharia chato se todos os Reis do Mundo Goumert fossem serem gigantes, até porque narrativamente criar batalhas contra seres assim seria complicado e até mesmo repetitivo em alguns casos. O próprio Rei Cavalo por ter essa magnitude tinha toda a história do seu corpo consumir todo o ar ao seu redor e tal e por isso também ele se conectava ao ingrediente de Acacia.

No caso do Rei Macaco fica a informação de que ele também está ligado ao ingrediente Pair na qual Toriko & cia estão procurando, o que dá a deixa de que provavelmente estes animais Reis surgem exatamente em virtude destes ingredientes mitológicos que perduram por todo o sempre no universo do mangá, mas que são tão difíceis de serem capturados quanto preparados que quase todo o conhecimento em torno deles já se perdeu no tempo. O que ainda falta explicar melhor seria a relação dos Nitros Azuis com estes ingredientes.

Porque já se estabeleceu que os Nitros Azuis são grandes feras complicadas de se lidar. Mas talvez porque não ter lido o mangá desde o começo (vendo apenas pelo animê a primeira fase da história) talvez tenha perdido um pouco essa base da estrutura da história. Os Nitros podem lidar com os Reis animais? Ou foi justamente após o surgimento de tais Reis que os Nitros Azuis tiveram que baixar a bola, e é até por isso que eles atualmente estão de tocaia, observando o time de Toriko. Não sei, mas eu ainda quero entender melhor os Nitros.

Toriko301 - Nitro

Neste capítulo mesmo rola um baita clima estranho no final do mangá quando acontece o tal mau entendido com a Kaka, que é uma raça de Nitro, porém não é azul.Gostei de um dos quadros ter mostrado o Coco meio que esperto com a situação, como se seus poderes de premonição o alertassem de alguma coisa. E fica aquela pontinha na cabeça se a Kaka não está com segundas intenções nessa história de salvar o Komatsu apenas para honrar a dívida que tem com ele, até porque toda aquela história de quando ela despertou e ficou meio irracional e por atacou Toriko e Komatsu lá no começo do mangá pode muito bem ser uma mentira dela pra tentar ficar próximo ao grupo.

E vale um elogio ao fato do autor ter conseguido conectar esse fato que se passou bem no começo das sagas do arco humano do mangá e ter feito isso ser refletido no futuro da história, mostrando um certo planejamento prévio na forma de lidar com alguns elementos do mangá. Tudo bem que ele poderia simplesmente ter feito esse encaixe sem planejar previamente, mas gosto de pensar que não e que Toriko é um mangá que aprendeu com grandes mestres do shonen e por isso faz estas coisas amarradinhas. Ele não está aí com 301 capítulos a toa.

Toriko301 - Kaka

Deixando uma última menção aqui, em relação ao capítulo anterior ao 301, mas o trezentos também foi animal no sentido de que achei muito foda a vitória em cima do primeiro Mestre Macaco do continente e no desejo do Toriko de acabar com as regras do setor, que impedia que os animais se alimentassem ser a permissão do mestre. Revoluções, mesmo que tenha sido apenas de animais, sempre me empolgam. Achei sensacional a ideia de causar o caos no continente destruindo essa ditadura da comida impostas pelos mestres macacos!

Toriko301 - Montanha

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.