Gear 4th | Conversa de Mangá: One Piece 786

Gatz

CDM battle_at_dressrosa

| Texto recomendado para quem está acompanhando os capítulos semanais de One Piece e que já tenha lido até o de número 786, ou para aqueles que não se importam com spoilers |

No Conversa de Mangá anterior, o 781, escrito lá 26 em março comentei um pouco do meu sentimento atual para com a série One Piece, dizendo que ainda possuo aquele sentimento de “uau” que a série cria, mas que também sinto um pouco o desgaste e o cansaço que existe em torno do mangá atualmente. Nada do que eu disse lá mudou nestes últimos dois meses, o que não significa que não haja mais nada a ser dito. Pelo contrário!

Dressrosa ainda não acabou! Segundo uma rápida pesquisa pela internet, vejo que o arco atual é sem dúvida o maior já feito. Quando penso em arcos enormes em One Piece, penso em Alabasta (62 capítulos), penso na dobradinha Water 7 (52 capítulos) e Enies Lobby (55 capítulos) ou quem sabe Impel Down (que parece muito maior na memória, pois tem apenas 24 capítulos) e Marineford (com apenas 30 capítulos). Ah, e Skypiea com seus 65 capítulos também não foi um arco “pequeno”. Mas e Dressrosa? Bem, o arco já conta com 86 capítulos!

Claro que essa divisão de arcos e sagas nem sempre é exato. Water 7 e Enies Lobby pra mim é uma coisa só! Alabasta a meu ver começa mesmo lá em Whiskey Peak, quando a Vivi e Carue se juntam aos Mugiwaras. Até Skypiea pra mim tem que andar coladinho com o arco de Jaya. One Piece tem disso, uma coisa puxa a outra. Dressrosa mesmo é uma consequência dos eventos de Punk Hazard, com seus 45 capítulos. De qualquer forma, Dressrosa continua sendo uma baita saga, gigante, cheio de histórias, plots paralelos e acontecimentos que ainda dará consequências a sagas futuras. Cansa? Sim, mas é a fórmula da série. E olhando pelos números, não dúvido que o arco atual feche com 100 capítulos exatos, com talvez o de número 800 abrindo uma nova fase em One Piece.


Gear 4th 786

Feito esse balanço todo, apenas por pura curiosidade, e o Gear 4th (ou Gear Fourth) revelado há alguns capítulos atrás? Tenho que admitir que não estava esperando um novo golpe “Gear” pelo Luffy. E parece que na semana da revelação do novo gear houve muitas opiniões contraditórias, entre quem gostou e quem odiou a nova técnica. Eu já adianto e digo que achei massa e gostei muito das comparações feitas com o Nightmare Luffy do arco de Thriller Bark (47 capítulos alias). Verdade seja dita, mas sempre achei um desperdício o Oda ter criado um Luffy tão fodão lá no passado e nunca ter usado ele mais vezes. Justiça foi feita com esse Gear 4th a meu ver!

Achei que combinou totalmente com o trejeito do personagem, e não vejo problema que soe visualmente meio engraçado a forma como o Luffy acabou ficando. Curioso também que, ao contrário do Gear 3th, ele não fique naquela forma “chibi” pequenininho. E achei razoável o preço do uso de tal técnica: 10 minutos totalmente exausto e sem Haki. O que torna o Gear 4th uma técnica perigosa se não for usado de maneira inteligente, como bem provou o capítulo 786. Abençoado seja o Sabo que salvou a pátria ali. Mas o melhor é que com tudo isso, o Gear Fourth tem um bom equilíbrio e não corre, neste momento, do risco de ser banalizado, como aconteceu com muitos dos golpes absurdos que o Naruto tinha no final de seu mangá. Gosto que o Oda tenha essa preocupação, a princípio, em torno da forma como o time do Mugiwara adquire força e novas técnicas.

Nisso, o próprio Zoro ainda é uma incógnita. Eu ainda acredito que ele tem muito mais do que mostrou até agora. Muitos se perguntam se a cicatriz do olho seria do fato dele ter perdido mesmo a visão durante seu treinamento ou uma técnica onde ele está “armazenando” algo ali. Eu já digo que não tenho informação ainda a respeito disso, só sei que quero muito que ele quebre a gaiola do Doflamingo antes que o Luffy consiga derrotar o chefão do arco.

Por último, há um outro ponto que gostaria de comentar superficialmente, que diz a respeito de um dos últimos diálogos que o Doflamingo diz a respeito do pontecial da Akuma no Mi. Vi muita gente comentando e lembrando que o Crocodile lá em Alabasta já demonstrava um poder de usuário muito maior do que simplesmente virar areia. Eu ainda acho que no futuro o Luffy vai conseguir transferir seu “poder de borracha” a objetos e superfícies (dar elasticidade a tudo), independente de ficar pensando nos tipos malucos de Akumas que existem. E será que veremos um Gear 5th? De todos ainda acho o Gear 2nd o mais maneiro, mas meio que ficou enfraquecido depois de tanto tempo. Ainda torço por uma reinvenção do Gear Second!

E é isso! Dressrosa está para terminar! Não é possível que perdure muito mais! Melhorou com o Gear Fourth? A meu ver sim! Era algo inesperado pra mim. Agora eu já nem me importo mais como o Doflamingo vai ser derrotado. Quero ver é o Zoro quebrar a maldita gaiola!

É isso!


Obs: e essa imagem animal que abre a postagem? Ela foi feita pelo Wilson Encina, o donaco lá do DeviantArt!

doflamingo 786

Isso também pode lhe interessar

2 Comentários

  1. A saga ainda vai durar um pouquinho msm, creio que no máximo em 5 capítulos o Doflamingo seja derrotado mas fico pensando no que acontecerá depois, talvez o almirante ou os caras do CP0 levem ele pois duvido que morra. Após o desfecho da batalha ainda tem muita coisa a ser resolvida, creio que o Bartolomeu tem chances de entrar para o bando mas os anos provam que muita gente que pensamos que entraria não entraram. Tem tbm que resolver os plots do Jesus, Sabo, Law e do ataque da Big Mom ao pessoal no barco que talvez na vdd seja o gancho da próxima saga. Tem muita coisa e devo ter esquecido alguma coisa ainda.

  2. de acordo com uma noticia de fansub, no capitulo 790 vai acontecer algo grande/importante no manga, então acho que acaba antes do 790, ou no final ja aparece kaido para bagunçar tudo(considerando a noticia real, é claro).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.