Home Vídeo | Campanha no BJC pede boicote aos DVD e BDs Disney!

O blog do Jotacê, se não for o maior, é um dos maiores sites de colecionadores de DVD e Blu-rays que existe em atividade no Brasil. E esta não é a primeira vez que a comunidade de lá se reúne para boicotar uma empresa e seus produtos de baixa qualidade. O mérito é que eles sempre conseguem chamar a atenção dos responsáveis do setor e obter resultados positivos. Por isso é sempre animador quando o BJC compra alguma briga com uma multinacional que se acha dona do mundo e por isso faz seus produtos nas coxas para nosso mercado BR.

E a rinha no momento é com o setor de Home Vídeo da Disney do Brasil. As justificativas e todas as explicações estão perfeitamente esclarecidas numa mega matéria que o site publicou agora no dia 16 de agosto e você pode ler clicando aqui.

E não discordo de nada que foi abordado na reclamação. De uma certo forma até demoraram para ficarem fulos da vida com a situação na qual os DVDs e Blu-rays da Disney se encontram no Brasil. Talvez DVDs nem tanto, porque o mercado meio que aceitou que DVD hoje em dia precisa mesmo ser barato e não é para ter uma mesma qualidade que tinha anos atrás, quando saiam em versões de luxo, DVDs duplos, carregados de extras e legendas por toda parte. Nesse departamento da qualidade para colecionadores, meio que surgiu o Blu-ray para substituir estas coleções em DVD mais parrudas.

O único problema é que muito da qualidade que os DVDs duplos da Disney do passado não migraram para o Blu-ray, e perderam qualidade de conteúdo. Extras foram limados com o tempo. Alguns não possuem mais aquela linda faixa de comentários dos produtores nos clássicos (algo que a Disney no passado foi pioneira em legendar esse material por aqui). Enfim, meio que o mercado de Home Vídeo deu uma empobrecida vergonhosa em seus produtos. Além do preço, da falta de promoções, títulos que sumiram do mercado etc. Está tudo lá na matéria do BJC!

Chega a ser vergonhoso o tratamento que está sendo dado no Brasil em relação as próprias produções Marvel Studios na área do Home Vídeo. Cadê as edições especiais? Cadê os box?! Parece que sai uma única versão, sempre mutilada em várias versões empobrecidas, porém ainda num preço acima da média do mercado, e que nunca abaixam de preço! Eu parei a minha coleção Marvel em BD no primeiro filme dos Vingadores, pois durante a fase 2 você mal vê os filmes a venda e sempre que estão disponíveis em lojas ainda são vendidos a preço de lançamento! É realmente bem complicado.

E o BJC está corretíssimo ao lembrar que o mercado de Home Vídeo sobrevive hoje em dia no Brasil muito por mérito dos colecionadores, que ainda apoiam esse mercado. E parar com a falta de qualidade é pedir para boicotar e abandonar mesmo. Alias, quantos colecionadores que hoje em dia nem compram mais estes produtos no Brasil, preferindo importar lá de fora! Não tá fácil!

O momento para esse movimento não poderia ser mais do que oportuno, afinal tem um novo Star Wars vindo por aí e agora a franquia é da Disney! Imagine quando o setor de Home Vídeo começar a trabalhar nisso por aqui? Dá medo de imaginar isso sim! E é curioso que a empresa está correndo para que no próximo mês seja lançado, depois de uma interminável espera o DVD e Blu-ray de Aladdin, na “não tão icônica” coleção Diamante.

aladdin-diamante-blu-ray

Lançar apenas o clássico do Aladdin, sem lançar as sequências que saíram direto em Home Vídeo, me parece uma baita falta de sacanagem. Por que não fizeram como o caso da Pequena Sereia? Deveriam ter reunido as duas sequências (O Retorno de Jafar e Os 40 Ladrões) num único BD. Vai entender. E 101 Dálmatas que saiu recentemente e ninguém deu bola? O marketing tá fraquinho.

Fora que ainda há muitas animações que continuam sem serem lançadas por aqui, como Vida de Inseto e Ratatouille, ambas da Pixar e ambas fora daquele box enorme que foi vendido aqui no Brasil com todas as produções do estúdio. E os que saíram por aqui e ninguém conseguiu comprar? Hércules, Uma Cilada para Roger Rabbit e até mesmo Tarzan.

Pra mim a maior bola fora da Disney é até hoje nunca ter se mexido para lançar algumas coleções incríveis que estão disponíveis lá fora. Ducktales, Darkwing Duck, Esquadrilha Parafuso, Tico e Teco Rescue Ranger e até mesmo os Ursinhos Gummies! Por que isso até hoje não foi lançado no Brasil!? Fora o absurdo da coleção Cores Vivas que traziam clássicos do Mickey, Donald e Pateta e que até hoje nunca foram concluídas no país. Não temos uma coleção dos clássicos desenhos animados do Pateta! Olha o tamanho desse vacilo!

desenhos-disney

Enfim, acredito que o BJC iniciou uma ótima ideia, uma grande campanha e espero mesmo que seja barulho o suficiente para chegar aos ouvidos de quem possa se mexer e consertar essa situação na qual a distribuição Disney BR de Home Vídeo se meteu. Tá na hora desse pessoal criar vergonha na cara e colocar a mão na consciência e tentar melhorar esse cenário!

boicotedisneybr

Fica aqui o apoio e a pequena ajuda na divulgação do movimento #BoicoteDisneyBR

Isso também pode lhe interessar

4 Comentários

  1. Não é um problema voltado apenas para os bds da Disney, e sim de todos os bds que vem para o Brasil, praticamente todos eles tem uma qualidade física horrível se comparada com as dos outros lugares, mesmo sem ser comparada é horrível, ainda mais somado isso pelo alto preço que é colocado neles.
    Não faz parte do foco do post mas aqui no Brasil praticamente não tem bds de animes, mal temos dvds (né…, pq pra lançarem bluray teriam que começar pelos dvds [mais baratos, só que não]), onde é que querem que continuemos apoiando esse mercado se ele não nos faz continuarmos gastando nele. Recentemente saiu o box dvd de Death Note, e o box é muito ruim, eu faria um box muito melhor que aquele usando papelão, além de ter apenas os episódios sem nenhum tipo de extra, custa caprichar em algo que nós estamos gastando?!
    É por isso que esse mercado aqui no Brasil vai cair antes do que nos outros lugares, pq eles não fazem algo bom, fazem algo qualquer apenas pra ter. E sobre os animes mesmo com esse único objetivo mal temos esse gênero sendo lançado aqui.

  2. Eu parei de comprar os discos da Disney justamente nessa transição do DVD para Blu-Ray. Um dos fatores que sempre me fizeram correr atrás e colecionar seus filmes, era a qualidade e quantidade dos materiais extras. Quando comprei uns 3 ou 4 discos azuis e vi que isso estava aos poucos sendo deixado de lado, pra mim perdeu o valor . Eu não entendo a mentalidade desses caras…no Brasil já não precisa de muito para se piratear alguma coisa, já que aqui ninguém é punido. Nunca vi nenhum pirateiro vendendo o segundo disco de extras, ou até mesmo em torrents é dificil baixar os materiais extras dos filmes que você quer…e os caras me cortam um dos maiores diferenciais de venda que eles tinham tsc tsc tsc. Hoje comprei o Mad Max em HD (pela primeira vez comprei um filme no Itunes ) e o que me fez tomar essa decisão foi justamente ver que eles estão começando a vender os filmes lá também com o material adicional…e mesmo em dólar, sai mais em conta que comprar um BD.

      1. Oi Davi, tem sim, pelo menos nos dois últimos grandes lançamentos da Itunes (Vingadores 2 e Mad Max) comprando a versão HD ele cita na descrição Itunes Extras os materiais adicionais contidos. Na loja eles também colocam um selinho azul escrito Itunes Extras também….espero que se torne algo recorrente por lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.