Resident Evil 2 terá HD remake! E quais suas lembranças deste clássico?

Então, sei que estou aproximadamente uma semana atrasado com essa nota, mas também é aquela coisa: a Capcom só veio com esse pequeno vídeo abaixo para dizer que está fazendo Resident Evil 2 HD Remake. Sem mostrar nada! Sem dizer o que podemos esperar de melhorias. Só um tapinha nas costas e “- então, vai rolar, pode pular de alegria“.

Está certo que RE2 HD Remake vai seguir a mesma linha de Resident Evil e Resident Evil Zero e por isso a gente pode ter uma presunção de empolgação. É para esperar com animação! Ainda que todo mundo sinta uma pontinha de tristeza nessa Capcom meio cabisbaixa, fazendo remakes, sem trazer novas franquias, sem produzir aquele monte de sequências que lhe deu tanto destaque na geração passada. É uma Capcom bem tímida que está vivendo nesta geração.

Algo certamente está errado. Só que talvez seja hora de parar de culpar o estilo oriental de desenvolvimento de games. Todo mundo já sabe disso… até eles sabem! E porque ainda não mudaram a gente não entende muito bem.

Resident-Evil-2

Enfim, retornando ao Resident Evil 2. Você se recorda da experiência que teve com o título lá no passado? Eu me lembro de algumas coisas bizarras da época. O game é de 1998, mas não acho que tenha jogado ele em seu ano de lançamento. Provavelmente foi alguns anos depois. Ele saiu na geração Nintendo 64 e PlayStation One. E nessa geração eu tive um N64 primeiro e só mais para o fim da geração em si foi que comprei um PSone. E foi nele que joguei RE2.

Foi naquela época “bonita” da explosão dos piratas no Brasil. Nem que você quisesse um original você conseguia na época. Lembro que o meu PSone era daquele menorzinho, a versão slim, e só rodava com o aparelho de cabeça para baixa. Hahaha, que tempos malucos. Também era a época dos GameSharks, lembra disso? Era uma espécie de memory card que vinha com um monte de cheats para jogar vários games da época, de forma trapaceira, como ser imortal, ter munição e itens infinitos etc. Se pensar bem, o sucessor do gameshark nos dias de hoje bem que poderiam ser os Mods do PC, não? Felizmente os mods não são feitos pensando em trapaças e sim apenas na boa e velha zoeira mesmo.

Resident Evil 2 fechei com Gameshark. Vergonha nenhuma dizer isso. Na época todo mundo jogava assim. Eu me lembro de tentar jogar RE2 sem os cheats, só que molecão, com uma pasta com trocentos mil DVDs de cinco reais pra jogar no PSone… quanto que teria tempo pra ficar morrendo e perdendo tempo em RE2? É, eram tempos safados. E não, eu não sinto saudades dessa época. O fato é que quase ninguém jogava direito por conta da quantidade de games e facilidades da pirataria. Você comprava um game hoje pra descarta-lo no dia seguinte.

Mesmo com tudo isso, eu curtia Resident Evil 2. Achava excelente, com um baita terror de gelar a alma, mesmo imortal e com munição infinitas ainda jogava tenso, esperando o susto, esperando ser cercado por zumbis. Não me recordo se fechei com ambos os personagens, Leon e Claire. Na época nem me tocava de ver múltiplos finais ou no que um diferenciava do outro. Sei que joguei o game por mais algumas vezes por um tempo. Explorando e tentando descobrir coisas. Ah e como eu odiava o esgoto e as aranhas gigantes!

Resident_Evil_2_aranha

Lembro que na época não tinha jogado o primeiro Resident Evil, na qual só fui jogar mesmo quando tive um Gamecube, uma geração depois. Porém cheguei a jogar Resident Evil 3, mas não me marcou tanto quanto o segundo. O fator novidade já tinha passado na ocasião.

Enfim, agora vem um remake todo bonitão e pimpão. O que me lembra que continuo aguardando uma promoção na Xbox Live para jogar o primeiro Resident Evil HD Remake que está disponível nesta geração. É uma boa época para se reviver essa franquia? O games de survival horror estão escassos e parece que Resident Evil 7 não verá a luz do dia tão cedo… o que também é uma pena.

Pra fechar, só mais um pensamento. Acho meio engraçado que há muitos títulos de zumbis nos games atuais, porém nenhum (pra mim) se compara com o terror que Resident Evil já foi um dia. Dois games tensos que me lembro da época do PSone: Resident Evil 2 e Dino Crisis! Putz como eu tinha medo daqueles velociraptors…

E aí? Quem se lembra dos bons tempos de Resident Evil 2?

Isso também pode lhe interessar

2 Comentários

  1. Foi o primeiro RE que joguei, se não me engano, na casa de um amigo meu. Não me passava tanto medo quanto o maníaco do Nemesis me perseguindo no 3, mas gostava muito dos personagens.

    Só fui pegar pra zerar de verdade em 2011. Mesmo tendo tempo, acho que o fiz usando Game Shark (tenho o CD até hoje), mas acredito que só trapaceei pra ter munição infinita em algumas armas, não lembro.

    Meu receio é o que a Capcom vai fazer com esse remake. Duvido que, hoje em dia, pensem em manter o mesmo estilo de câmera do original (o remake do 1º o fez, mas foi lançado no começo da década passada). E o fator “terror”, mesmo com eles tendo um material original para se espelharem, erraram tão feio nesse quesito nos títulos mais recentes que fica difícil acreditar que vai sair coisa realmente boa daí.

    Bom, é esperar pra ver. Enquanto o game não sai, queria jogar a versão que estava sendo desenvolvida por fãs, mas, infelizmente, os links já estão fora do ar.

  2. Eu lembro que joguei Resident Evil 2 no Nintendo 64. Foi lá que zerei. E virei muito fã da série, sempre caçando os outros pra jogar. Nunca tive o PSOne. Zerei o 3 e o Code Veronica no Dreamcast do meu primo. Dois jogaços também!
    Esperava ansioso esse remake pois o 2 é o meu favorito da série.

    Peguei o HD Remaster do 1 no One e é muito bacana. Assim que puder pega.

    To no aguardo do Zero também que nunca joguei.

    Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.