Animação | Os Jovens Titãs em Ação e a vitória da comédia!

Recentemente apresentei ao meu filhinho de 3 anos a animação clássica dos Jovens Titãs. Aquela produzida entre 2003 até 2006, que gerou 65 episódios e 1 longa para DVD. Fiquei feliz com o quão rápido ele curtiu a série animada, que por sinal a tenha inteira em DVD (hoje você não acha mais ela no Brasil – só alguns volumes esparsos). Foi questão de alguns episódio em loop – porque é assim que as crianças assistem as coisas – para ele começar a contar pra mim quem era quem na abertura grudenta da série.

E eu também adoro essa série de 2003. Há muitos críticos dela até hoje em dia, pelo estilo da animação, que remete muito ao formato da animação japonesa, e por não ter um traço mais americanizado e adulto, como o da Liga da Justiça que é quase do mesmo período de produção e exibição. O grande problema pra mim ao assistir estas séries animadas sempre foi a cronologia para ver na TV, foi até por isso que acabei adquirindo os DVDs na época.

Estes Jovens Titãs dosava aventura com muito humor, que ficava muitas vezes a cargo do estilo da animação. Porém tinha uma carga emocional de drama, com os personagens em conflitos, bons vilões com estrategistas e que representavam um risco para os heróis. Eu adoro a versão do Exterminador dessa série! Mas foram poucos episódios produzidos, 65 é um número pequeno. Talvez com o clima de Liga da Justiça Sem Limites, que também não durou tanto assim, essa época no geral não foi muito bom para as animações. E em 2006 Os Jovens Titãs acabou.

teen titans go

Sete anos depois…

Levou tudo isso para a Warner, DC e o Cartoon Network perceberam que talvez aquele estilo, aqueles personagens, aquele jeito extrovertido de ver os heróis mirins da DC não estivesse assim tão fracassado. Eis que em 2013 surge Os Jovens Titãs em Ação, ou Teen Titans Go! no original.

Desta vez os produtores abraçariam a pura comédia, deixando totalmente de lado o drama e uma temporada com um arco temático de fundo. Os episódios seriam reduzidos para 11 minutos, formato de sucesso das atuais séries do Cartoon Network como Hora de Aventura e Apenas um Show, e a estilização dos personagens, agora todos cabeçudinhos seria em tempo integral! O resultado assustou um monte de gente na época em do anúncio, eu mesmo olhei com um olhar de desdém, mas no fim, deu tudo certo. Hoje Os Jovens Titãs em Ação estão em sua terceira temporada e pasmem, com 110 episódios exibidos (!) e quando o ano 3 acabar, esse número chegará a 156 episódios!

A nova série animada é incrível. Quer dizer, ao menos se você curte as atuais e surreais animações do Cartoon Network. Ela não fica devendo em nada ao humor de Hora de Aventura, O Incrível Mundo de Gumball, Apenas um Show, Titio Avô etc. A exceção é que ao invés de personagens originais, são conhecidos da DC Comics em um outro nível e universo.

teen titans go hands

E parece que Os Jovens Titãs em Ação ficou muito mais ácido e livre de amarras do que a antiga série animada. Não há limites para quais personagens podem aparecer no desenho. Até o Batman e o Comissário Gordon aparecem eventualmente em rápidas gags (piadas). E um desenho da zoeira, pode tudo em favor da piada e do bom humor!

A série não tem qualquer compromisso em seguir a linha temporada da animação de 2003, ainda que ela tenha algumas inspirações de lá. A Estelar, por exemplo, mantém seu bichinho ET de estimação que ganhou na antiga animação, porém o Mutano agora quando se torna um animal, ele pode falar – coisa que não podia no antigo desenho, apesar de nos quadrinhos ele também falar. Há um episódio da nova série na qual os Titãs conhecem o pai da Ravena, no meio estilo de sitcom com risadas enlatadas ao fundo e tal, sendo que na antiga série eles tiveram uma batalha contra Trigon. Ou seja, não adianta tentar conectar ambas as séries, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

teen titans face

E eu sei que essa é a geração do “ah, mas não é como”. Ah, mas não é como Liga da Justiça. Ah, mas não é como a antiga animação. Ah mas não é isso. Ah mas não é aquilo. Comparar Os Jovens Titãs em Ação com qualquer outra coisa não vai ajudar em nada aqui. Ela é excelente justamente por ter uma proposta diferente e bem humorada. Não é para ser uma adaptação de nada. Os produtores estão apenas usando uma roupagem aparentemente conhecida pelo público, para criar algo totalmente novo, voltado no puro humor e tiração de sarro com o próprio universo da DC.

jovens titas em ação vol 1 pt 1 dvdAtualmente via apenas uns 20 episódios da primeira temporada. Adquiri a primeira parte da primeira temporada da série, em um DVD que finalmente saiu dos 29 reais padrões, mas que atualmente parece que se esgotou em tudo quanto é lugar. Exceto no Shoptime, que ainda mantém ele com um preço bacana (clique aqui). O DVD tem os 13 primeiros episódios, sendo que os demais vi pelo You Tube mesmo.

E tipo assim, não sei quem se diverte mais assistindo essa animação, eu ou o meu filho de 3 anos. Pra ele é tudo colorido, com berros, gritos, explosões, baderna etc. Pra mim é o humor que fala mais alto. O sarcasmo, as situações bizarras e surreais que os heróis mirins da DC se mete e as muitas referências de todo o universo da casa. Os produtores comentam em entrevistas antigas que Os Jovens Titãs em Ação não é um série mostrando as aventuras destes heróis, mas justamente o que eles estão fazendo quando não estão salvando o mundo, quando não há adultos olhando, afinal eles ainda são adolescentes e com super poderes!

Pra encerrar, como disse, vi apenas uns 20 de 100 episódios. Há muito que descobrir. O pouco que vi já achei sensacional. Robin batendo o batmóvel e perdendo a licença de motorista (lá nos EUA jovens tem licença pra dirigir), Cyborgue e Mutando se multiplicando em clones pela magia da Ravena, Estelar matando um pernilongo e o Mutando a enganando para ela achar que o matou, Robin instituindo a segunda da motoca, quando todos só podem lutar usando motos, Ravena enganando todos para que eles saiam da Torre para ela assistir a um desenho de pôneis coloridos, Robin convencendo a Ravena a lhe dar superpoderes, Cyborgue e Mutando discutindo a respeito de golpes duplos na qual eles combinam seus poderes e assim por diante. É esse o nível da série. Sem com tiradas bem humoradas, boas referências e uma dose de loucura que as produções do Cartoon Network faz tão bem.

teen titans go robins

Quem ainda não viu essa animação, seja pelo preconceito porque prefere os desenhos clássicos da DC, seja porque não gosta do estilo do traço, peço que dê uma chance para alguns episódios. Nem todos são hilários, e ver em sequência pode cansar um pouco. Mas tente ver alguns, no You Tube tem uma série de clipes mostrando o quão maluco a série pode ser.

Fica aqui a recomendação!

teen titans go cartaz


Para Comprar o DVD Os Jovens Titãs em Ação - T1V1 - Clique Aqui!

Humor surreal condizente com sucessos atuais do Cartoon Network
Os Jovens Titãs já eram carismaticos em 2003, e agora ele voltaram ainda mais!
Liberdade criativa total e o uso de qualquer personagem do universo DC
11 minutos é o formato ideial dessa geração de animações da TV
Tem episódios no You Tube, em DVD, no Cartoon Network, é fácil de assistir

Titãs, ATACAR!

Isso também pode lhe interessar

Um Comentário

  1. Eu esperando uma volta da Justiça Jovem e vem Teen Titans GO ahahaha. Teen Titans sempre foi uma serie de muito humor, gostava demais da serie e mesmo preferindo a parte mais serie acho que aproveitaram bem fazendo uma serie bem humorada já que eles são adolescentes . TTGo não é algo que me chama a atenção, mas é uma boa ideia de aproveitar uma série que provavelmente não voltaria se fosse de outra forma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.