Databook | Naruto & Fullmetal Alchemist já se tornaram raridades?

Lembra que comentei aqui no site lá no fim de julho a respeito dos Databooks de One Piece que estavam sendo publicados no Brasil? Quem perdeu esse post, o link é este aqui. Estava ontem namorando alguns mangás e quadrinhos na Saraiva Online, procurando por alguma coisa barata (como por exemplo, Turma da Mônica Lições, da coleção Graphic MSP em capa dura, por 18 reais? Wow!) e me deparo namorando o terceiro databook do Naruto – O Livro Secreto da Batalha – que a Panini lançou nesse segundo semestre. E aí percebo uma coisa: tem alguns databooks que já são raridades em vários lojas online!

O primeiro databook de Naruto é O Livro Secreto do Confronto, lançado em 2013, e ainda está disponível lá na Saraiva. Porém meio que desaparecido de tantos outros sites que pesquisei. Já o segundo databook – O Livro Secreto dos Guerreiros – só fui encontrar na Americanas.

Deste eu só não pude comprar ainda o terceiro, que é o mais recente publicado aqui. Ufa, pois parece que esse é o tipo de edição que pode do nada desaparecer e nunca mais ser encontrado, ao menos em preços legais. Estes que mencionei, ao menos estão em torno de 15 a 17 reais. Bem próximo do preço real de lançamento de cada um deles.

Para quem não se lembra Databook são edições especiais que os autores dos mangás montam e publicam com materiais extras em torno do título. Esboços, histórias de bastidores, fichas de personagens. São livros de dados, de informações sobre o universo do mangá em si. Cito novamente o post dos Databooks do One Piece, pois lá eu tirei foto e mostrei como são os databooks da série, então te ajuda a ter uma ideia do que se tratam. Eu ainda aguardo a Panini lançar o terceiro databook da série, de codinome Yellow.

Em contrapartida, nestes passeios procurando databooks lançados no Brasil, acabo percebendo que Fullmetal Alchemist, que foi publicado no país pela JBC também teve três databooks lançados aqui! Eu não me lembrava disso! De fato eu aguardo bem ansioso por um relançamento de Fullmetal Alchemist aqui no Brasil, pois não tenho a versão original que a JBC lançou, ainda naquele terrível formato de meio tankobon que todo mundo odeia hoje em dia. Espero muito que Fullmetal Alchemist possa ser relançado novamente em tankobon completo e em uma qualidade bacana tal qual Yu Yu Hakusho vem sendo republicado atualmente pela JBC. É realmente aguardar o futuro.

E nesse meio tempo me deparo com o primeiro databook de Fullmetal Alchemist na Americanas e pesquisando vejo que mais dois além deste foram lançados. Mas devem ser ainda mais raros, pois o segundo e terceiro databook só sob encomenda na Saraiva e isso não significa que eles possuem em estoque (mas que sempre vale uma tentativa aos desesperados).

Por fim, dou uma espiada e vejo que os databooks de One Piece, Blue & Red, ainda estão lá, disponíveis para compra. Mas estes são bem mais recentes. Que demorem um pouco para sumirem do mercado.

Vou encerrar o post com os links em botões dos databooks comentados aqui no post. Quem ainda nunca teve a chance de pegar um, eu recomendar que dê uma olhada, especialmente se for fã de algum destes mangás, pois são realmente um material muito bacana.

Naruto Databook 1 Naruto Databook 2 Naruto Databook 3 Fullmetal Alchemist Guia 1 Fullmetal Alchemist Guia 2 Fullmetal Alchemist Guia 3 One Piece Blue One Piece Red

Eu espero que outros databooks de outras séries possam eventualmente virem para o Brasil. Bleach, por exemplo, eu apreciaria bastante um databook com o Kubo mostrando seu processo de criação do mangá, especialmente um databook bem antigo com um mais recentes, mostrando como as coisas são diferentes do começo. Quem sabe no futuro?

databook Bleach
Databook #1 Bleach – Inédito no Brasil – Será que um dia a Panini lança por aqui?
Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.