Demo & Dublagem | Uma conversa sobre Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4! (PS4, ONE & PC)

O próximo game do Naruto! Esse é um assunto que não tem como deixar passar em branco, ainda que esteja falando sobre o mesmo com um pouco de atraso aqui no site. Na semana do dia 05 de fevereiro será o lançamento de Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4 nas plataformas do PlayStation 4, Xbox One e PC. E é digno de nota dizer que o game será lançado mundialmente na mesma semana, havendo apenas a diferença de alguns dias dependente de algumas regiões específicas. É meio impressionante não ver um lançamento japonês acontecer primeiro e somente depois de alguns meses o mesmo jogo ser liberado na Europa e América. Boa Bandai Namco!

Só que não é só isso que chama minha a atenção para o lançamento de mais um game de luta do Naruto. “Mais um” porque convenhamos que a geração passada teve sua cota de games da série, porém esse será o primeiro que chegará a nova geração de consoles e indo além, finalmente a história principal do mangá está completa em um game da série Ultimate Storm! Não só completa, mas também indo um pouco adiante, também trazendo alguns dos personagens da próxima geração, como o Boruto, o filho do Naruto. Parece que agora os games do Naruto podem ser tão completinhos quanto os games de Dragon Ball geralmente são na parte da história de toda a série.

Mas espera que tem mais! O jogo será lançando no Brasil com localização que não vai se limitar somente a legendas em português. Sim, isso significa que todo o game estará inteiramente dublado em nosso português BR e a julgar pelos vídeos e trailers liberados até o momento, a Bandai Namco se preocupou em trazer os mesmos dubladores do animê para dublarem suas vozes no game. Quão massa é isso? Eu acho muito legal esse tipo de cuidado.

É de ficar admirado que o game da série Storm vá trazer o final original do mangá antes mesmo do animê lá no Japão ter terminado. O próprio animê do Naruto Shippuden não terminou ainda de ser dublado ou sequer exibido no Brasil. É realmente uma grande iniciativa da Bandai Namco avançar e trazer o final da série dublado através do novo game ao Brasil.

Dito tudo isso preciso comentar que testei a demo liberada no mês passado para o Xbox One, que traz umas das batalhas cinematográficas características do modo single player da série. No caso a batalha é o flashback do mangá na qual o Madara em controle da Kyuubi confronta o Hashirama, o 1º Hokage.

A demo é muito curtinha, e bem rápida, mas é totalmente eficaz no sentido que te deixa maluco querendo jogar o resto do game. A batalha é realizado em atos, começando pelos personagens normais, enquanto ao fundo você vê a Kyuubi presa pelo jutso de contenção do Hashirama até o ponto em que ambos começam a quebrar todo o cenário na qual a luta se limita e aí a escala de proporção fica em nível épico já que a luta então passa a ser contra a Kyuubi em um manto do Susanoo e o um Golem de madeira criado pelo Hashirama. Tudo regado a muitas cenas interativas na qual a a agilidade para apertar os combos na hora certa causam bônus na pontuação final.

Vale lembrar que esse não foi exatamente o meu primeiro contato com Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4, pois em agosto do ano passado o site foi convidado para o Bandai Namco Showcase, evento realizado para a imprensa nacional, justamente com o objetivo de permitir testar alguns de seus futuros lançamentos.

Lá eu testei o modo de batalha multiplayer, que não tem tantos momentos de quick time events, e as batalhas são bem menos roteirizadas. E é muito bom que haja essa separação, pois o efeito cinemático funciona muito bem no single player, mas no multiplayer é importante soltar os jogadores para que eles criem suas batalhas e seus momentos épicos, ainda que os golpes especiais ainda suspendam a luta por segundos para dar o peso que o golpe especial necessita ter.

O que eu mais gostei na época foi que finalmente o sistema de batalhas permite a troca de personagens no meio das batalhas multiplayers. Os personagens não agem apenas como suporte, mas o jogador pode finalmente trocar e se readaptar ao estilo de batalha de um oponente pegando um adversário que melhor combine com a ocasião. O trailer no final da postagem mostra mais das novidades deste sistema.

Bem, sei que estou bem animado com o game. Não pude até hoje testar o Dragon Ball Xenoverse que foi lançado ano passado para a atual geração (nunca consigo pegar ele em promoção em algum lugar – continuo de olho), mas espero que o Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4 se saia bem aqui no Brasil, especialmente agora com essa iniciativa de dublagem. Afinal um One Piece de batalhas está vindo ainda em 2016! Os animês e mangás parecem que voltaram a encontrar seu lugarzinho aqui no Brasil, seja graças aos lançamentos das editoras nacionais, como Panini e JBC ou de iniciativas de serviços como Crunchyroll, Daisuki e Netflix que estão apostando no público que consome esse universo pelos meios oficiais e não apenas pela internet. Isso é um bom indicador de que esse não é um ramo do entretenimento que precise viver apenas da informalidade da internet e por isso ninguém fa nada por aqui oficialmente. É bom ver os canais e meios oficiais voltando a apostar um pouco nestas histórias e universos nipônicos.

Ah e quanto aqueles que repudiam animês e games dublados, o jogo poderá rodar em japonês com legendas em português. Ao menos na demo dava para ver essa opção de alterar idioma. Ou seja, não é algo que está sendo feito de forma incisiva e obrigatória, o que é um excelente ponto positivo.

Mas na boa? Eu joguei a demo umas cinco vezes e nenhuma delas me deu vontade de alterar o idioma para o original. Ao menos na demo eu gostei da dublagem do Madara e do Hashirama. As vozes estão com a intonação correta, sem falas falsas ou sincronização labial grotesca. Ficou muito bom!

Claro que no trailer oficial, que pode ser visto aqui na postagem, eu já tenho um pouco de problema com a voz do Sasuke aqui no Brasil. Não acho que o dublador tenha a mesma entonação cínica e serena do Sasuke original, enquanto a voz do Naruto não me incomoda mais (antigamente incomodava). Alias ando reassistindo Bleach no Netflix, e estou vendo dublado e também achei que me incomodaria bem mais do que realmente incomodou, mas Bleach eu deixo pra conversar aqui em uma outra oportunidade.

Ah e quem baixou o demo, chegou a perceber algumas variações que podem ocorrer na luta do demo? Por exemplo, em uma das vezes que joguei, eu consegui cortar um braço do Susanoo no segundo ato da luta, enquanto nas outras não rolou. Achei muito legal porque aí uma arma cai no cenário e me permite usar com o golem de madeiro do Hashirama. Eu aposto que há outros easters eggs assim espalhados em todas as outras batalhas do game principal. Dá aquele gostinho de querer jogar as batalhas diversas vezes para ver o que de diferente pode acontecer durante elas, ainda que o resultado final não mude. É uma boa sacada!

Enfim, é isso! Mês que vem tem Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4 chegando a nova geração de consoles!

Isso também pode lhe interessar

3 Comentários

  1. Alguém me tira uma dúvida o game vai vir somente dublado? EU gosto do áudio em japonês, se vier dublado vai estragar o jogo para mim.

    1. Viviane, desculpe demorar para responder seu comentário, demorei para ter acesso ao jogo, mas agora com ele em mãos posso te afirmar que ele possui opções de troca de áudio. Já estou no meu Xbox One jogando ele em japonês com legendas em português 🙂

      Vai ter review no site muito em breve! Valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.