Gears of War 4 | Repassando as últimas novidades! (Beta, cobertura Game Informer e data de lançamento)

Muita coisa a respeito de Gears of War 4 foi revelado nestas últimas semanas. Muita informação que também levantam mais perguntas do que respostas, sem mencionar que há ainda muito mais coisas que não vão sem reveladas até que o game seja lançado.

Break News! Hoje no momento da publicação desta matéria, a Microsoft revelou oficialmente a data internacional de lançamento de Gears of War 4! O game será lançado mundialmente em 11 de outubro de 2016!

Extra (2) – No embalo da data de lançamento, a Entertainment Weekly liberou a arte de capa do game!

ghsfsgh-gears-of-war-4-vertical

Sobre o Beta

Entretanto as novidades não devem encerrar agora que a cobertura da Game Informer acabou, pois em menos de duas semanas, exatamente no dia 18 de abril, deve começar o tão aguardado beta de Gears of War 4, apresentando o multiplayer do game pela primeira vez desde o anúncio do título!

Lembrando que no dia 18 se inicia o beta fechado, disponível apenas para todos que jogarem online Gears of War Ultimate Edition (no Xbox One ou Windows 10) até dia 11 de abril. Ainda dá tempo de participar de forma antecipada caso você tenha o game e não tenha tido tempo de jogá-lo online (multiplayer). Corre e faça isso o quanto antes! Basta uma única partida de multiplayer para ser elegível no beta!

Para os demais membros da Xbox Live Gold, o beta será aberto a todos a partir de 25 de abril. E ele vai encerrar oficialmente em 1º de maio.  São ao todo 14 dias de multiplayer beta de Gears of War 4! Serão 14 dias de poucas horas de sono pra mim pelo que já estou imaginando…

Ainda não se sabe muito sobre tudo que o beta irá disponibilizar, como modos de game ou mapas. Sabe-se que no lado dos humanos, serão disponibilizados cinco personagens (JD, Kait, Del, Reyna e Oscar). Também não vi qualquer informação se o beta irá destravar ou importar alguma skin ou extra feature (como uma medalha de beta tester) no game final quando ele for lançado.

Beta Gears of War 4

Apontamentos rápidos

Também resolvi descrever alguns dos pontos interessantes que foram revelados ao longo da cobertura da Game Informer de março. Os vídeos estão todos abaixo, com o conteúdo em inglês, o que imagino que possa vir a ser uma barreira para muitos. Resolvi então comentar um pouco daquilo que chamou a minha curiosidade em torno das informações e conversas com o Rod Fergusson que foram realizadas por todos os vídeos e matérias que a Game Informer revelou em seu Hub oficial da cobertura de Gears of War 4.

Alias, se você perdeu o post aqui no site que mostrou a capa da Game Informer e outras informações sobre Gears of War 4, basta clicar aqui!

O que farei aqui são apenas ponderações curtas e rápidas daquilo que me chamou a atenção ao longo do mês e achei interessante de mencionar, certo?

— “do it right before you do it different“, algo como “faça direito antes de fazer diferente“. Rod Fergusson cita essa frase algumas vezes em algumas das matérias e achei interessante essa espécie de mantra que a equipe do estúdio teve como diretriz. Gears of War 4 não deve ser um ponto fora da curva, tal qual a People Can Fly fez com Gears of War Judgment. A primeira coisa é acertar a mão nas bases daquilo que consagrou a série Gears of War e o quarto game da série é sobre se ajustar a esse novo estúdio, a esse novo arco, então a meta final de todos é fazer direito. Com isso, o futuro irá permitir ousar e fazer novas coisas diferentes.

Gears of War 4 Two Sides

— O roteiro e algumas das ideias originais de Gears of War 4 não vieram exclusivamente da The Coalition e sim da Epic Games. Rod Fergusson conta que a Epic Games antes de vender a IP para a Microsoft chegou a trabalhar por 6 meses em Gears 4, em uma estágio muito inicial de pré-produção. Rod ainda estava no estúdio em parte desse período e algumas das ideias, como o game se passar em um futuro distante de Gears of War 3 ou de JD ser filho de Marcus Fenix já existiam desde esse tempo na Epic (o nome JD inclusive veio desse período) e para poupar tempo de pré-produção a equipe de desenvolvimento abraçou parcialmente algumas das ideias da Epic Games, mais especificamente dentro do período em que Rod trabalhou nessa pré-produção lá.

— Antes de ser The Colalition, o estúdio se chamava Black Tusk Studios e toda a equipe vinha trabalhando por dois anos em um game sem nome para a Microsoft. Este projeto foi totalmente abandonado quando a Microsoft adquiriu a IP Gears of War e ofereceram a Black Studios os cuidados exclusivos com a franquia. Com isso tal game foi cancelado. Porém uma pequena parte da tecnologia dele foi parar em Gears of War 4, como alguns efeitos de água frente aos parâmetros climáticos do novo game ou a tecnologia de alguns novos inimigos que andam pelas paredes do game.

— Antes de começar a produção de Gears of War 4, ou até mesmo assumir a IP (já que o estúdio também cuidou do remake do Gears of War original), todos os empregados da Black Tusk Studios tiveram que jogar todos os games da série e também ler todo o material canônico da franquia, como os livros e quadrinhos. O fato, por exemplo, de Sera ter duas luas na demo da E3 2015, sendo que isso nunca esteve presente nos games anteriores, vem de uma pequena informação em um dos livros da série.

— Diferente do Gears of War original, na qual a história já começa em um ponto futuro na linha do tempo da história, onde parte dos eventos clássicos da série não são exatamente jogáveis no game em si (como o E-Day e a Guerra do Pendulum), em Gears of War 4 o ponto inicial do novo arco começa no próprio game, apenas respeitando a cronologia da trilogia inicial e dos fatos estabelecidos lá (como o fim da emulsão e dos Locusts). Claro que isso não significa que os personagens não vão ter um passado a ser explorado, entretanto a trama principal, de dará os ares para os futuros games começam literalmente em Gears of War 4.

— A história de Gears of War 4 se passará em uma única noite! E os novos inimigos, os Swarms (ainda sem tradução para o português) serão revelados pela primeira vez no game. A humanidade não tem conhecimento destas criaturas e nem entendemos ainda se elas tem alguma relação com os Locusts. Os personagens e jogadores terão que descobrir isso juntos, sendo que o Rod já deu a entender que parte do mistério dos Swarms não serão totalmente revelados neste primeiro game, na qual ele chama algumas vezes de história inicial. Tudo começa aqui a história de uma noite e a necessidade de sobreviver dos protagonistas será concluída, mas os efeitos que as revelações causadas pela trama inicial irão se estender e afetar este novo arco da série que irá se estender para novos games.

Gears of War 4 render_juvie_closeup

— Ainda sobre a história, foi revelado que JD e Del, apesar de terem equipamentos COGs, não são mais da COG (Coalition of Ordered Governments), e que há duas facções no game, a COG e os Outsiders, sendo que novamente a COG aparentemente não é vista com bons olhos pela população mais simples de Sera. JD tem problemas com seu pai, Del é um orfão e amigo de JD de infância e Kait é uma Outsider que se torna amiga da dupla principal. O pai de Kait foi morto (ou assassinado) no passado, e a mãe (Reyna) e seu tio (Oscar) cuidam da jovem e são líderes de um grupo de Outsiders. JD e Del também estão envolvidos em um incidente no passado que causou essa repulsa que ambos tem pela COG e que fizeram abandonar a organização.

— Gears of War 4 apesar de querer buscar um pouco das bases e premissas do primeiro Gears of War, como o tom mais sombrio e assustador (Rod deixa claro que a série não irá se transformar em um Survival Horror), tem como base muitas das mecânicas e ritmos de Gears of War 3. Foi pensando no terceiro game, em tudo que funciona nele, na qual a equipe trabalhou para polir Gears of War 4.

— Todas as armas tem execuções próprias e sobre o novo estilo de execução com uma faca, Rod diz que dependendo do ângulo que o jogador pega o oponente a execução da faca muda o ponto de entrada no oponente, criando variações dependendo da posição dos personagens.

— No momento os efeitos climáticos que despertaram a atenção nas novas mecânicas do game não estarão presentes no multiplayer. Mas a equipe está considerando isso num futuro. Sobre estes efeitos, na campanha uma tempestade de raios pode cair sobre o campo de batalha ou fortes ventanias impactar nas trajetórias das balas.

Gears of War 4 gameplay_storm_wall_final

— Sobre multiplayer Rod conta um fato curioso, de como nem sempre os mapas da série Gears tem correlação com a campanha do game. Ele cita Canals, um dos mapas mais clássicos da franquia, e que nunca esteve presente na história do game. Ele revela que isso era a Epic Games testando o poder da Unreal Engine na épica e inserindo dentro da franquia. (Lembra que Gears era usado como uma tech demo para tudo que a Unreal podia criar? isso era levado para o game principal quando possível. Daí surgiu essa coisa de mapas fora do enredo, como Canals).

— Há também uma conversa sobre como a The Colalition aprendeu com os erros e acertos da 343 Industries, estúdio que atualmente cuida de Halo. Ambos os estúdios pegaram uma IP que não foram os criadores originais, ambas começaram por remakes do primeira game original. Rod mencionar que Halo 4 teve alguns erros e que eles olharam um pouco para o sentimento e críticas dos gamers na época em que isso aconteceu e estão trabalhando para que coisas assim não se repetam em Gears of War 4.

— Existem também a ideia de que agora que existe um estúdio próprio apenas para Gears of War de que seja possível que a The Coalition, após o lançamento de Gears of War 4 (foco total da empresa no momento), possa futuramente trabalhar em spin-offs da franquia, sem especificar exatamente o que seria tais ideias (Halo por exemplo possui Halo Wars). E sim, a The Coalition irá trabalhar apenas e exclusivamente com games no universo de Gears of War.

— A campanha será potencialmente maior do que a campanha do primeiro Gears of War. E terá tela dividida, incluindo aquelas situações onde os jogadores se dividem para dois ambientes diferentes. O segundo player poderá pela primeira vez na série escolher com qual personagem quer jogar, Del ou Kait. (Isso não impacta o roteiro da história? Não se explica isso). Haverá novos personagens que irão se juntar ao jogador, então em certos momentos poderão ter até 5 personagens nas batalhas da campanha.

— Rod é meio evasivo ao responder perguntas como se a campanha terá momentos com veículos ou batalhas contra tipo de inimigos enormes como os Brumaks da trilogia original e meio que dá um “vai rolar possivelmente” a respeito de easters eggs escondidos dentro da campanha (como a famosa galinha dourada dos games anteriores).

— Muito se comentou, mas pouco se mostrou a respeito do sistema de cobertura reformulado. Provavelmente os jogadores terão uma ideia melhor durante o beta. A ideia da equipe é evitar que jogadores muito próximos fiquem em cobertura (exemplificam com uma clássica cena da comédia Corra que a Polícia Vem Aí) e que alguém parta para cima, puxando o oponente para fora da cobertura.

Gears of War 4 gameplay_vault_final

— Rod também deixa bem claro que o estágio do game durante o beta ainda é um modelo alpha e que haverá bugs e problemas. Se comenta muito de betas de marketing, na qual os estúdios fazem com que os betas sejam “demos de luxo”, dizendo que os jogos já estão em Gold (prontos para o lançamento) e que depois mandam um “vai ter beta”. Rod é categórico ao afirmar que esse beta de Gears of War 4 será realmente um beta, pois eles precisam do feedback da comunidade de Gears of War para acertar alguns dos pontos finais do multiplayer e ver as reação de todos com as novas mecânicas que o estúdio vem trabalhando.

— Um último comentário, e uma opinião pessoal: o trio que está atuando e dublando o trio de protagonistas (JD – Liam McIntyre, Kait – Laura Bailey e Del – Eugene Byrd) são mega fãs da franquia e super simpáticos na entrevista que deram à Game Informer. Vale assistir mais abaixo. É legal pequenas coisas, como o ator Eugene dizendo ter todas as edições definitivas de Gears ou a preocupação de Liam em não deixar a voz de JD tão parecida com a do Marcus (ainda que ele tenha um grave que dá um puta tom sério ao personagem). Eles parecem que estão em uma grande expectativa e na torcida forte para que agradem todos os fãs da série.

E é isso! Se esqueci de algum ponto legal e que chamou a sua atenção, diga aí nos comentários!

Vídeos da cobertura Game Informer!

Ao longo de todo o mês de março a Game Informer disponibilizou diversos vídeos sobre diversos aspectos e informações em torno de Gears of War 4, o novo estúdio The Coalition e muitas conversas sobre o passado e futuro para a franquia Gears. Para quem tiver curiosidade – e o inglês não for uma barreira – aí estão todos os vídeos da cobertura deles!

Mini Doc sobre a nova história e o novo mundo de Gears of War 4

Mini Doc a respeito do gameplay de Gears of War 4

Um papo com os atores do trio protagonista de Gears of War 4

A história de como a Black Tusk Studios assumiu a IP Gears of War e como se tornaram The Coalition

Sabatinada de 105 questões rápidas para Rod Fergusson

Rod Fergusson responde perguntas dos fãs (por 60 minutos!)

Impressões da Game Informer sobre a cobertura de Gears of War 4
* somente os 26 primeiros minutos do vídeo abaixo.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.