Dia da Toalha | Um livro para a espetacular vida de Douglas Adams (Indicação)

25 de maio de 2001. Essa é a data que marca o início da celebração do primeiro Dia da Toalha. Foi uma forma que os fãs do mundo inteiro encontraram para celebrar a memória de Douglas Adams, que faleceu em 11 de maio do referido ano. Hoje, 25 de maio de 2016, é então a décima sexta celebração desse evento.

Por que uma toalha? Quem foi Douglas Adams? Eu sinceramente espero que você não esteja se perguntando isso. Porém não vou lhe julgar se estiver. Pode acontecer, dependendo da sua idade ou até mesmo de certos eventos da sua vida, em terem ou não lhe apresentado a esse autor ou uma das maiores obras literárias do mundo: O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Jem Roberts - Espetacular Vida de Douglas Adams 022

Há um filme porém, lançado em 2005 pela Touchstone Pictures, que nem sequer chega aos pés da obra em si. Se você assistiu e achou uma porcaria, eu posso entender, porém não julgue um livro pelo seu filme. O Guia do Mochileiro como uma obra literária é algo complicado de se explicar. Você precisa ler para entender. É aquele tipo de história comédia, ao mesmo tempo em que é riquíssimo na sua reflexão, na inteligência por detrás do bom bem bolado. Além é claro, de ser todo calcado dentro do gênero da ficção científica. O autor, Douglas Adams, foi um cara único, um gênio, como muitos outros é verdade, porém com uma escrita singular, uma forma criativa, engraçada e curiosa de descrever a vida, o universo é tudo mais.

Talvez seja coincidência, ou talvez foi apenas algo que algum gerador de probabilidades espaço afora ocasionou, mas ontem, na véspera do Dia da Toalha eis que recebo da Editora Aleph um livro que tem tudo a ver com o dia de hoje. Trata-se do livro A Espetacular e Incrível Vida de Douglas Adams e do Guia do Mochileiro das Galáxias. Título aliás impossível de ser colocado como título dessa postagem sem que isso estourasse algum código de layout do site.

Jem Roberts - Espetacular Vida de Douglas Adams 005

Queria que esta postagem fosse uma resenha completa do livro, mas estando em posse dele a menos de 24 horas, sendo casado, com filho e tendo que cumprir um expediente laboral como qualquer ser humano morando neste planeta, essa tarefa se tornou impossível. Bem, ao menos eu posso mostrá-lo por aqui com toda pomba e beleza, além de poder papear um pouco a respeito de Douglas Adams e de sua obra na ocasião desta data.

Do que se trata essa belezinha? É a mais recente biografia de Douglas Adams, sua vida, sua história, e toneladas de curiosidades e matérias extras sobre O Guia do Mochileiro das Galáxias. Escrita em 2014, por Jem Roberts, com autorização da família de Adams e também com muita pesquisa e novos trechos não publicados de rascunhos do Guia do Mochileiro que a família de Adams guardou por todos estes anos. Para quem é fã do Guia e do autor, esse livro é realmente espetacular e incrível, tal como seu título já avisa.

Jem Roberts - Espetacular Vida de Douglas Adams 016 Jem Roberts - Espetacular Vida de Douglas Adams 031

Aliás estava conversando ontem com um leitor aqui do site, falando do recebimento do livro, e ele me alertou a respeito de outra biografia de Adams, feita por outra fera da literatura, Neil Gaiman. É um livro chamado Não Entre em Pânico (este aqui). No momento em que esse assunto foi levantado não soube dizer a diferença entre este livro e o do Gaiman, além de que este parecia muito maior, com o dobro de páginas. A Espetacular e Incrível Vida de Douglas Adams tem 536 páginas! Aí depois, folheando o livro com mais calma e atenção, eis que nele vem um apêndice cheio de informações e dados extras e lá estava a menção do livro do Gaiman, escrito em… 1985! Ou seja, esta biografia feita por Roberts é muito mais atualizada, completa e recente, levando em conta muito mais dados e fatos do que Gaiman tinha em 85.

Claro que quem já leu a biografia mais clássica deve encontrar pontos semelhantes em ambos os livros, talvez pontos de vistas diferentes, mas ainda assim, não tem como evitar certas linhas temporais e trajetórias na vida de Adams, especialmente sobre o começo de tudo. Difícil dizer se vale ler uma biografia de uma mesma pessoa escrita por dois autores diferentes, até porque, como disse, eu recebi o livro hoje, isto aqui é, no momento, apenas uma indicação!

Alias Jem Roberts é um monte de coisa, é escritor, jornalista, contador de histórias, comediante, gamer, compositor, é também historiador da comédia etc. É formado em literatura inglesa. Ou seja, ele tem gabarito e capacitação suficiente para escrever tal biografia, caso contrário, não teria conseguido o aval para fazê-la de forma oficial e com autorização da família de Adams.

O que posso dizer nesse momento é que esta nova biografia lançada pela Editora Aleph é um livrão bonito. Aliás, eu não sei quem é realmente responsável pelas capas dos livros que a Aleph vem lançando nos últimos anos aqui no Brasil. Não sei se vem de fora ou é alguém as criando aqui, mas sinceramente eu bato palmas em pé para a pessoa ou equipe que vem cuidando das capas dos lançamentos da editora nos últimos dois anos. É uma capa mais fenomenal do que a outra. E a da Espetacular e Incrível Vida de Douglas Adams mantém o alto padrão de arte de capa dos atuais lançamentos da editora.

Jem Roberts - Espetacular Vida de Douglas Adams 013 Jem Roberts - Espetacular Vida de Douglas Adams 010 Jem Roberts - Espetacular Vida de Douglas Adams 014

Uma outra coisa que me agrada em muito nos livros que vem sendo lançados por aqui é esse papel em um tom mais amarelo, não aquele amarelo ferrugem, mas um tom amarelo suave, quase um bege. Sei lá, parece bobagem, mas acho que dá um ar mais sofisticado. E querendo ou não, estes detalhes mexem com a minha experiência de leitura, de querer continuar lendo, de mostrar aos amigos, de compartilhar algo tão bonito, mas ainda interessante e bem feito. De fazer uma viagem dentro das páginas de livros com bom aspecto e aparência.

Quanto ao livro, sem tê-lo lido, porém folheado de cabo a rabo, parece que há de tudo nele. A história da vida de Adams, pessoal e profissional, antes e após o sucesso de O Guia do Mochileiro das Galáxias, o processo de criação, dos projetos em torno do livro, e muito sobre detalhes, o que o autor imaginava, o que mudou, a sua forma de ver esse universo e seus personagens. Parece saborosamente interessante.

A introdução é um texto do próprio Adams feito em 1985 e há também aproximadamente 50 páginas de trechos não utilizados ou rascunhos do próprio autor para o Guia do Mochileiro, além de muitas outras histórias envolvendo basicamente tudo em que Adams trabalhou a sua vida inteira. Para quem é fã, parece algo realmente incrível de se ter, especialmente após já ter lido seus livros.

Quem nunca leu O Guia do Mochileiro das Galáxias talvez não entenda muito bem porque a biografia de Adams tem tanta importância assim, então acho que o ideal seria ao menos ler primeiro seus livros, pelo menos o primeiro livro da série. E sim, vale totalmente a pena correr atrás de O Guia do Mochileiro das Galáxias (este aqui ou o kit completo aqui) se até hoje você nunca tinha ouvido falar ou se conhecia mas sempre teve preguiça de ler. Apesar de ser uma séria dividida em vários livros, são livros pequenos e que se devora-os num piscar de olhos. Ao menos foi o que aconteceu comigo há muitos anos atrás, quando os conheci. Inclusive gosto muito mais dos três primeiros livros, e acho-os melhores do que os últimos. Li os outros no embalo, mas sem terem me conquistado tanto quanto as primeiras aventuras da série. Um dia acho que vale conversar mais sobre isso por aqui.

Agora algo que é inédito para mim é essa ideia de ler uma biografia. Nunca li uma. Claro que já assisti filmes ou documentários sobre grandes personalidades, autores e pensadores que mudaram algo no mundo, mas nunca de fato peguei um livro com essa mesmo proposta. Digo que estou curioso. Aliás eu já comecei a ler o livro, mas foi na velocidade da leitura dinâmica e em alguns pedaços e trechos de alguns capítulos, para poder realmente vir aqui indicar. Agora que a tarefa foi realizada, quero pegar com carinho esse livro e lê-lo com cuidado e atenção.

Jem Roberts - Espetacular Vida de Douglas Adams 021

Douglas Adams certamente figura entre meu top 10 escritores de todo o sempre. Não me peça para lista-los, pois não conseguiria fazer neste momento, mas adoro a escrita de Adams, pela forma pirada, maluca e diferente de lidar com narrativa, sempre querendo ter uma conversa aberta com o leitor, mas pronto para uma piadinha ou um humor nonsense e absurdo, tal como o humor britânico é. Aqui no Brasil, só para dar um exemplo, eu vejo um pouco dessa irreverência, dessa comédia, da coisa de contador de histórias e do tom do humor com as crônicas do Luis Fernando Veríssimo (um exemplo bem antigão aqui do site), outro escritor que adoro.

Enfim, acho que escrevi mais do que deveria. Fui longe e me deixei levar. Pois bem, fica então essa indicação, para aqueles que desconheciam do lançamento dessa edição aqui no Brasil pela Aleph. Dê uma olhada por si próprio e procure por A Espetacular e Incrível Vida de Douglas Adams e do Guia do Mochileiro das Galáxias. Há sempre preços legais em lojas online, como a Saraiva e o Submarino.

Vou tentar pedir autorização da editora, e se puder, trarei alguns trechos do livro por aqui de vez em quando, tal qual fiz algum tempo atrás com um dos livros da série Gears of War.

E não se esqueça: não entre em pânico e tenha sua toalha sempre ao alcance das mãos!

Jem Roberts - Espetacular Vida de Douglas Adams 008

Isso também pode lhe interessar

2 Comentários

  1. Eu vou me dar de presente esse livro mês que vem, se ninguém se tocar das minhas indiretas no facebook, pro meu aniversário, haha

    Tenho todos os outros livros da série, preciso reler, já fazem 6 anos desde que li a 1ª vez, com certeza vai ser melhor agora, com outra cabeça e um pouco mais culto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.