PUTZ | O que fazer quando a borrachinha do analógico desgasta? Grip! (Dica)

Olha só que beleza: a borracha do analógico do meu controle do Xbox One finalmente veio me dizer que estava fazendo muitas horas extras ultimamente. Não é de se admirar, afinal, já percebeu a quantidade de reviews que estão sendo publicados aqui no site ultimamente? Pois é, indícios de muitas horas jogando — Não que eu esteja reclamando, é claro!

A borrachinha simplesmente sofreu um acidente de trabalho então. Perdeu um pedaço, quase como se tivesse sido mordida (mas não foi, eu juro). Como tenho um filho de três anos que joga nesse controle, isso me preocupou um pouco, afinal não demoraria muito para ele perceber o buraco na borrachinha e começasse a cutucar ali, aumentando o estrago.

Apesar de ter um segundo controle para o console, eu gosto muito mesmo deste controle da edição Day One do Xbox One. Não sei dizer se o controle foi fabricado aqui no Brasil ou lá fora (algo me diz que foi de fora). O segundo controle adquiri quase um ano e meio depois do lançamento do console e senti claramente que a “pegada” desse outro controle é inferior a este primeiro modelo. O D-Pad principalmente. O da versão Day One é de uma qualidade excelente se comparado com esse segundo controle que possuo. É estranho, mas é verdade.

Enfim, de qualquer forma, independente de ter outro controle ou não, não estava afim de aposentar esse controle. Só o trocaria por um daqueles controles Elite, pena que eles custam um rim, o que a minha atual condição econômica não permite tal gasto. E aí comecei a pesquisar o que poderia fazer para amenizar o dano e impedir que a borracha se desgastasse mais ou que o meu filhinho pudesse cutucar a “ferida” do analógico.

Pode até parecer bobo dizer que precisei pesquisar, mas a verdade é que apesar de ter tido muitos consoles nestes 31 anos de vida, nunca tive um caso de controle de videogame que apresentasse tal problema. Obviamente já tive controles que quebraram, ficaram molengas e fora inutilizados, mas nunca algo específico como a borracha do analógico. Até porque, se for pensar um pouco, os antigos controles e seus analógicos não tinham uma borracha assim. Os analógicos antigos eram mais duros, e geralmente o que se quebravam nestes eram sua flexibilidade, tornando-os molengas com o passar dos anos.

Enfim, acabei descobrindo rapidamente pesquisando por botões no Mercado Livre a respeito dos Grips, essa borrachinha que é um protetor, geralmente de silicone, que se encaixa em cima dos analógicos de qualquer um dos atuais controles dessa geração. O resultado é este aqui:

Controle Xbox One com Grip

Não que nunca tivesse ouvido falar em Grips, mas geralmente esse assunto sempre veio junto com a customização personalizada de controles, o que nunca foi muito a minha praia, entretanto, a utilidade deles é realmente para proteger a durabilidade da borracha do analógico.

Importante dizer que o ideal é colocar o Grip antes da borracha do analógico se soltar completamente, pois ele vai em cima da borracha. Se o controle não tiver mais a borracha, ele vai ficar mais solto ao ser inserido. Ou seja, fiz certo em ver isso antes da borracha do meu analógico esquerdo estragar por completo.

E é ruim jogar com o Grip? Não achei, mas não nego que gostava bem mais da pegada da borrachinha texturizada do meu controle. Entretanto antes proteger do que deixar o dano se alastrar.

Futuramente, penso em comprar um outro botão analógico inteiro. Há alguns no Mercado Livre, mas para ser sincero, todos parecem ser de marcas genéricas. Sem poder pegar para ver, fica difícil dizer se a qualidade é a mesma. E nem sequer sei se existe esse botão original. Fora que ainda precisaria de uma chave especial para abrir o controle e trocar o botão. É um pouco mais complicado do que parece. Quem mora no interior, sem grandes lojas que vendam e façam essa troca na hora, se enrosca um pouco com algo que imagino que quem mora em cidades como São Paulo, consigam arrumar bem mais rapidamente.

Para encerrar a história, acabei comprando um par de Grips aqui na minha cidade mesmo, há uma loja (bem modesta) de games no pequeno shopping da cidade. Acho legal que tenha esse tipo de loja em uma cidade pequena como Jacareí, entretanto, não gosto muito de seus preços. No Mercado Livre é possível encontrar estes Grips bem simples custando entre 4 a 6 reais. Comprei aqui na cidade e paguei 10 reais, o que acabou saindo apenas 2 reais mais barato do que se tivesse comprado no Mercado Livre e pago um frete. Não são valores tão absurdos é verdade, mas não deixam se der mais caros.

Bem, fica aí a dica para o caso se alguém eventualmente vier a ter um problema assim com a borrachinha do analógico, seja com seu controle de Xbox One ou de PlayStation 4. Só não sei se é normal um controle apresentar esse tipo de desgaste tão cedo assim, afinal esse controle tem apenas 2 anos e meio de uso. Faz tanto tempo assim? Ainda que o use diariamente para jogar e ver TV…

Isso também pode lhe interessar

5 Comentários

  1. A qualidade dos controles atuamente é péssima… meu controle de ps3 já troquei 3x… e eu jogo bem de vez em quando… o do Wii U estragou com 6 meses de uso (mas nesse caso acho que foi a bateria), mas pra não me arrepender futuramente ja comprei um novo no ML…

  2. Nunca tive muito problema com controles. Acho os atuais mais sensíveis, mas entendo o porque. Os antigos eram mais parrudos porquê os jogos também eram mais parrudos, com movimentações mais travadas enquanto os de hoje tem mais movimentos e dinamismo, dando assim mais opções que precisam de um controle mais sensível.

    Durante meu Play2, tive um que saiu a borracha, eu sempre tinha que encaixar, era estranho. Já com o meu Play3, o controle que eu usava sempre começou a apresentar um problema realmente irritante, a ponto de ser difícil de jogar jogos de plataforma ou FPS.

    O analógico que se usa para andar fica infimamente pra direita, nem se percebe a olho nú… Mas o jogo percebe. E o personagem fica virado pra direita, ou dando passos pequenos pra direita, é irritante.

    Pesquisando sobre controles, vi que o ideal é ter dois controles e revisar sempre. Jogar com o outro enquanto um carrega é uma boa, até porque, segundo pesquisas minhas, jogar com o controle enquanto ele carrega pode sobreaquecer a bateria…

  3. Estou tendo esse problema com o analógico do meu 3DS, a borracha do analógico fica escapando, atrapalha muito dependendo do jogo, Sera que existe dessas borrachas para ele?

      1. Eu já tinha visto esses, pelo oque eu entendi é o botão inteiro, oque incluiria abrir o console e ai ja seria demais pra mim…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.