NX | Sem fazer espetáculo, Nintendo apresenta o Nintendo Switch!

Menos é mais? Eis que a Nintendo finalmente revelou hoje o que é exatamente o Nintendo NX, agora batizado oficialmente de Nintendo Switch (o nome piorou, não?). Curiosamente não foi por meio de um Nintendo Direct, ou um evento exclusivo para imprensa. A Nintendo resolveu não fazer muitos rodeios ou espetáculos para apresentar seu novo console. Apenas liberou um trailer de 3 minutos que diz o suficiente para começar a conversa sobre seu próximo console. Eis o danado:

Bem, basicamente muitos rumores sobre o NX eram de fato verdadeiros. O console é um híbrido entre console de mesa e portátil. Dá para jogar seus games direto na televisão, ligando o aparelho de tela no dock que fica ligado ao aparelho de TV.  Tirando a tela do TV, vira um portátil e pode ser levado para qualquer lugar, qualquer distancia. Bem diferente do que aconteceu com o Gamepad do Nintendo Wii U.

Neste anúncio não há qualquer indício de que controles de movimento ou tela sensível ao toque ou giroscópio estão fazendo parte dos features deste console. Os controles chamados Joy-con (L e R) também não parecem ter vibração. Haverá um controle mais tradicional, chamado de Pro Controller, o que tornará o console combatível com qualquer game multiplataforma. — Espero que o console venha com ao menos um Pro Controller em cada caixa e não seja uma parada que precise ser comprada a parte.

Também fica óbvio que o console não terá retrocompatibilidade com o Wii U, já que os games agora são por meio de cartuchinhos, tal como são no 3DS. Resta a dúvida quanto eles irão comportar. Caberá um Call of Duty Infinite Warfare em um Gamecard? Resta dúvida como fica a questão da biblioteca virtual. Tudo comprado no Wii U ficará no Wii U? Nada será levado para o Switch? Há ainda algumas dúvidas importantes que ficarão no ar até a Nintendo voltar a falar mais do console.

Outra pulga na orelha que fiquei é em relação as baterias. A tela terá bateria interna, assim como o Joy Con Grip também parece ter, assim como os Joy Con terão individualmente. Tudo tem bateria. Quanto cada um irá consumir e sua durabilidade. Muito cedo para tal, mas fico naquele receio de acontecer algo que aconteceu no começo do Wii, quando o Wiimote recebeu uma versão mais eficiência depois de um ou dois anos de seu lançamento. Espero que em termos de bateria, tudo dure um tempo bom o suficiente para a praticidade de os levar para qualquer lugar.

No geral, o console me pareceu muito mais agradável do que o Nintendo Wii U. Não curti muito o nome. Preferia muito mais NX, já que Switch me lembra muito aquele aparelho que gerencia redes de computadores em empresas. Nintendo Duo não teria sido um nome melhor? Enfim, já era. Resta acostumar.

Mais uma questão que ficará no ar: o Nintendo 3DS ou a linha de portáteis em si da Nintendo será aposentada. O Switch pode vir a ocupar esse espaço? Também é cedo para saber, mas seria interessante se acontecesse, não? Imagine Pokémon Sun & Moon saindo em um Nintendo Switch.

Preço é mais uma incógnita. Sendo um aparelho dois em um, podemos esperar por um console tão caro quando o Xbox One e o PlayStation 4 são hoje em dia? Talvez até mais que estes consoles concorrentes? Além disso há a questão da localização: a Nintendo continuará ignorando o Brasil? Continuaremos sem representantes oficiais por aqui?

NX_hardware

Ainda é um pouco cedo para ficar especulando ou reclamando. O jeito é esperar maiores informações, sendo que elas devem vir nos próximos meses, sabendo agora que o console será lançado em março de 2017.

Estranhei apenas a ausência de games que mostrassem de forma mais clara o poderio gráfico do console. Temos o novo Zelda, que hoje em dia já o acho meio ultrapassado pelo que a nova geração já anda mostrando. Tem um Super Mario novo também. Splatoon está de volta, mostrando um cenário de e-Sports que talvez a Nintendo esteja querendo abocanhar também. Mas gráficos realistas, ainda não dá para ter certeza. Porém no que diz aos parceiros do console, neste começo, toda a galera parece estar apoiando:

NX_Partners

Claro que todo mundo vai torcer para que tudo dê certo para a Nintendo. Que ela saia dessa crise ruim em que a empresa se meteu com o Nintendo Wii U e que o Nintendo Switch entre na briga desta nova geração. E a gente aqui no Brasil, especificamente, torcemos pelo retorno da empresa oficialmente aqui no Brasil.

Isso também pode lhe interessar

9 Comentários

  1. Temos que esperar um pouco mais né? Me empolgou esse novo console, design bonito, bem ao estilo de equipamentos da Nvidia, que alias já confirmou que o chip é passeado num Tegra da vida, merece ao menos uma atenção.

    O jogo que me surpreendeu é o fato de o povo ter visto Skyrim rodando no trailer, não deve ser pouca coisa o poderio desse console. Torço que dê certo.

    1. Só que Skyrim é geração passada né… mesmo que esteja ganhando um remaster para a atual. (e não é exatamente um game bonito visualmente – apenas é enorme e quase infinito, mas aí é estrutura, não gráficos)

      1. Talvez fique atras da geração atual, mas sabemos que a Nintendo nunca se importa com gráficos né. Mesmo assim, teve muitos jogos bonitos no WiiU (nada espetacular é claro)

        1. Sim, sim, mas não dá para tapar o sol com peneira e dizer que um dos muitos problemas do Wii U foi não ter acompanhado a qualidade dos gráficos dos games da concorrência (o que matou a experiência multiplataforma no console). Mas ei, é só conjectura mesmo. Eu estou na torcida para que essa parceria com a Nvidia consiga trazer os gráficos do Switch bem próximos ao que o PS4 e o XO são capazes hoje em dia (é sonho dizer que pode ir além? quem sabe).

  2. Não vão aposentar a linha de portáteis. Esssa é a linha de portáteis. E a de mesa também. A nintendo está fundindo as duas linhas.

    Num mundo onde as pessoas estão abandonados TVs pra ficar só no smartphone ou PC, um console que depende de TVs não faz muito sentido. Por outro lado, num mundo onde as pessoas usam TVs basicamente como telas maiores pro seu conteúdo digital como Netflix, um console que conecta ou não a TVs dependendo de como você quer faz sentido.

    Fora que, numa época em que os consoles de mesa se tornam indistinguíveis da geração anterior em termos de gráficos, esse é o momento perfeito pra acabr com a distinção entre portáteis e consoles de mesa. Agora é uma coisa só, com gráficos tão bons quanto os consoles de mesa da intendo sempre tiveram.

  3. Continuo batendo na tecla de que a Nintendo deveria “abandonar” os consoles de mesa, e focar nos portáteis. Talvez com o Switch ela se aproxime um pouco mais disso. Mas principalmente por ele não ter tela de toque, arrisco dizer que não, o Switch não vai substituir os portáteis. Devemos conhecer um sucessor do (New) 3DS em breve.

  4. pelo que foi falado nesse meio tempo pela Big N:
    – o preço dele será bem barato, aposto em uns 200 dólares;
    – a nintendo não matará o 3DS e afins. Pelo menos de início acho que não, a médio/longo talvez, o que possa até ser bom, focar em um único sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.