Recordações | Cubistas, NGM Online, Portallos…

Toda vez que sento para tentar escrever sobre a história do Portallos é um desafio. Há tanto para se falar. Quer dizer, a história do site começou muito antes de sua abertura em 21 de fevereiro de 2008. Antes de existir o Portallos, existiu a NGM Online, e antes disso, ainda existiu a NCM – “Nós, Cubistas, Merecemos” (sim, o nome era muito ruim, mas definia bem a meia dúzia de donos do Nintendo Gamecube aqui no Brasil), ambos antigos fóruns (e projetos de comunidade) de games que eu e alguns amigos administramos por muitos anos. Isso lá para meados de 2004. Hoje, talvez o único resquício de tudo isso resida neste link.

***

ncm-campanha-nos-cubistas-merecemos
NCM, Campanha Cubistas, o primeiro fórum… lá de 2004

***

De 2004 para cá muita coisa aconteceu, muita coisa mudou. Tenho centenas de boas memórias, de ótimas histórias somadas em todos estes anos de atividade na internet. Tanto na NCM, como na NGM Online, ou aqui, no Portallos. Amigos, colegas, conhecidos do passado e do presente. Vínculos na internet é algo muito louco, e muitas vezes incrível. Então, falar sobre o passado, sintetizar essa história é extremamente difícil pra mim.

Forum NGM Online - Layout em 2008
Forum NGM Online – Layout em 2008

***

Junto ao fórum, a NGM Online também chegou a ter um site
Junto ao fórum, a NGM Online também chegou a ter um site

***

O Portallos surgiu da minha necessidade de auto renovação, após anos administrando fóruns de games. Da minha vontade de escrever, de compartilhar as minhas ideias em um formato que não se perdesse em tópicos de um fórum. O começo do site foi bem humilde, ainda na plataforma gratuita do WordPress, sem saber exatamente como criar conteúdo, sem sequer poder hospedar as próprias imagens em um banco de dados próprio, com muito caos e baderna, ainda naquele climão blogueiro. Mas foi um período divertido de aprendizado.

***

Layout de 2008, no wordpress.com
Layout de 2008, no wordpress.com

***

portallos-layout-2010
Layout em 2010, já em domínio e servidor próprio, ainda entre blog & site, na transição editorial

***

portallos-layout-2013
Layout em 2013, uma das fases mais memoráveis, já totalmente focado em conteúdo original

***

Com o passar dos anos, o site recebeu diversos colaboradores (tenho o desejo de fazer um mural para todos aqui no site). Amigos que se aventuraram nestas páginas virtuais, escreveram e imortalizaram as ideias por aqui. Textos estes que até hoje se encontram online em nosso arquivo (ainda que possam estar formatados erroneamente, graças as constantes trocas de layouts ao longo dos anos). Ao final de 2013 houve um acontecimento que marcou a história do site: a perda total de sua equipe de colaboradores (nós crescemos, nos tornamos adultos e tempo se tornou algo que ninguém tinha na época para administrar um site que na ocasião não rendia um tostão sequer).

Não chega a ser um segredo, houve um momento nesse período em que o site quase fechou por completo. Sozinho, mas ainda apoiado pelo ex-colaboradores e fiéis leitores, continuei mexendo no site, mudando-o, readaptando-o a um formato que fosse viável mantê-lo. Houve uma gigantesca reforma técnica em junho de 2014, consertando erros editoriais do passado, e outra reforma visual em 2015 que foram vitais para o site poder continuar.

Estes também foram os anos em que fui atrás de um pouco de especialização. Estudei programação, web design, linguagem de internet e afins. Na medida do possível claro, afinal o Portallos nunca foi uma fonte de renda, portanto nunca pode ser a prioridade máxima na vida adulta. Sempre foi necessário me manter empregado, em um trabalho de 8 horas diárias, fora o tempo que se faz necessário dedicar a família, esposa e filho. Obviamente o site sempre precisou estar atrás destes segmentos da vida. Mesmo assim, é um pedaço importante da minha história, da minha rotina, das pessoas e amigos que conheci, de quem acabei me tornando hoje, aos 32 anos.

***

Hoje o Portallos é um sobrevivente, um guerreiro. Sobreviveu a um furação virtual que fechou inúmeros sites menores (e até de médio porte) ao longos destes últimos 10 anos. Viu gigantes da internet lá fora chegar ao Brasil e dominar tudo. Viu a invasão das Redes Sociais matarem a sangue frio fóruns e sistemas de comentários. E se adaptou, como pode, a uma internet em que para se ter alcance de novas audiências, se faz necessário investir um pouco (monetariamente). Não são tempos fáceis para sites pequenos. Mas aqui ele está! Melhor do que 2013, melhor do que 2014 e melhor do que 2015. Então isso é bom, fantástico a meu ver.

Hoje o Portallos tem (algumas) conexões. Há conversa com assessorias e assessores que ajudam a receber materiais para escrever resenhas e apresentar coisas bacanas, que em tempos no passado, a antiga equipe do site apenas conseguia alimentar hype, sem poder devidamente opinar e aprofundar em terminados pontos. Agora o site não apenas cria expectativas, mas esclarece experiências. Claro que nem sempre dá para receber tudo, afinal, há portais maiores que estão a frente nessa fila dos mais importantes, e as vezes a concessão é limitada, mas conforme o site cresce, ao poucos vai avançando nessa fila.

Hoje o Portallos não recebe muitos comentários em suas páginas porque a internet mudou isso. Hoje as pessoas estão no Facebook, no Twitter, no Instagram e em inúmeras outras redes sociais. E é lá que estes leitores surgem, curtindo e compartilhando nosso conteúdo para amigos e outros potenciais leitores. Alguns até sentem confortáveis apoiando financeiramente o site (e sou tão grato a eles que sinto até vergonha por não conseguir fazer mais do que apenas criar bom conteúdo por aqui). Há também o grupo no Facebook, o Clube Secreto, que ainda é pequeno, mas é tão divertido a ponto de me lembrar dos bons tempos em que cuidava de um fórum. Hoje há mais conteúdo do Portallos sendo criado ou compartilhado além das páginas do site. Porque assim é a internet nos dias de hoje.

***

Mais complicado do que sintetizar um passado de boas memórias talvez seja tentar adivinhar o futuro. Não quero fechar este texto apontando ou prometendo coisas que gostaria que ocorressem no site nos próximos meses e anos. Sei que muitos leitores sentem falta de outras pessoas escrevendo neste espaço. Eu realmente gostaria muito de ver novos colaboradores por aqui. Só que vale a pena tomar cuidado com esse sentimento, pois mesmo que novos surgissem não haveria a promessa de que estes seriam tão memoráveis quanto foram a passagem de muitos que contribuíram para o que o site é hoje.

Fico contente que esporadicamente alguns leitores me mandem textos para sempre publicados aqui no site. O que sempre faço com muito alegria. Além disso, apesar de não ter anunciado oficialmente aqui na página (apenas oficializei em nosso grupo no Facebook), o Mauri Link, que já era um colaborador do site quando o mesmo estreou, está retornando para publicar esporadicamente alguns reviews de games (e mais o que ele quiser, se o tempo lhe permitir).

Poderia fazer algumas promessas para 2017, mas não as farei. Não quero “azarar” nenhuma das minhas ideias. O fato é que a história do Portallos ainda está longe de acabar. Online há mais de 8 anos, sobrevivendo as mudanças e renovações desse universo virtual, onde todo dia novas pessoas se conhecem e se conectam por gostarem de um mesmo game, uma mesma HQ, um mesmo filme etc. É um cantinho hospitaleiro em um mar de gigantes. Sempre foi assim e espero que seja assim para sempre.

NGM Online

Update 31 de Julho de 2017 — Você chegou ao final desse texto e talvez esteja se perguntando “e a NGM Online? Eu tenho saudades da NGM”. Eu compartilho desse sentimento. Houve um ponto de ruptura minha com meu antigo fórum. Outros cuidaram dele por alguns anos, tive algumas brigas internas, sai de lá chateado. O fórum morreu oficialmente em março de 2016.

Desconheço as razões do ocorrido. Um pouco antes desse evento cheguei a tentar recuperar o fórum e não tive sucesso. Hoje não tenho mais os arquivos e backup do fórum e não sei se existem pessoas que tenham (e nem mesmo se estas o compartilhariam comigo).

Sei que agora em junho de 2017 ao menos recuperei o domínio www.ngmonline.com.br e talvez você esteja nessa página porque digitou esse link em seu navegador e foi redirecionado para cá. Foi o mínimo que pude fazer para ao menos dar uma história ao domínio.

Há planos de reerguer o fórum? Não vou mentir: sim, eu gostaria muito de restaurar o fórum da NGM Online. Tenho planos e essa intenção. Apenas não tenho tempo. Não quero fazer promessas de datas aqui, na qual não posso garantir que as cumprirei.

E se você for um dos antigos membros da NGM e souber de alguém que tenha ficado com backups antigos do fórum e quiser me enviar, por favor faça contato. Não sei se restauraria esse backup, talvez fosse ideial zerar e reformar tudo. Ainda é cedo para tomar tal decisão, entretanto gostaria de ter a opção de restaurar em mãos, ao menos alguma restauração parcial… enfim, para quem sente saudades da NGM, ainda resta alguma esperança. #VoltaNGM

modelo-squareCurtiu esse texto? Gostou do site?

Então dê aquela força seguindo e curtindo a nossa página no Facebook! — Quer mais interação? Temos um grupo (ainda pequeno) para leitores por lá, o Clube Secreto. Fica aí o convite! Quer ver o site crescer? Talvez você possa contribuir com isso se tornando um apoiador do site lá no Apoie.se.

Marcadores Relacionados ao Assunto
More from Thiago Machuca

Versão física da Edição Deluxe de LEGO Marvel Super Heroes 2 será lançada no Brasil

 // Comunicado enviado via assessoria de imprensa da WB Games // A...
Saiba Mais
  • José Neto

    Bons tempos Thiagão, sinto falta daquela época. Muitas rifas e jogatinas on line.

    Sempre acompanho seu trabalho desde aquela época, pois sempre gostei do conteúdo gerado.

    Sucesso para você amigo e que venham muitos mais anos de conteúdo pela frente.

    Abraços
    EXOR.

  • nicolas

    caraca, vai fazer 7 anos que acompanho o portallos, e continua sendo um dos meus lugares preferidos na internet ♥

  • Panda Nervoso

    Caiu uma lagrima agora. Que saudade naqueles tempos do forum, cheio de gente bacana com muitas risadas, discussões,brigas e muitos games jogados e compartilhados. Não posto muito por aqui mas estou sempre acompanhando o Portallos desde os primórdios e foi bacana ver como o site evoluiu.
    Valeu Thiago pela dedicação do seu pouco tempo disponível, se tiver difícil tire umas ferias, descansa a cabeça e volta qdo tiver boas ideias.
    Obrigado a todos os colaboradores que estão e estiveram por aqui ajudando e melhorando este lugar. E é neste lugar que entro aqui quase todos os dias só pra me entreter rápido com algum conteúdo ou quando paro pra ler os textos que foram escritos com muito esforço e dedicação.

  • Germano

    Chegando atrasado, mas só para dizer que gostei do texto. Saudades da NGM. Feliz 2017!

  • Daniel

    Saudades do fórum NGM. Tava procurando e achei esse post. Era uma turma bem legal. :] Podia ter um fórum Portallos ^^

  • Flávio Motta

    Que saudade da NGM, passava meu dia inteiro naquele forum, muitas vezes ficava mais nele do que jogando. Muita gente boa que tinha lá e dei muito trabalho pros admins um tempo hahahaha.
    O Portallos continua bem interessante.
    Há braços e boa sorte.
    Gloomtail

    • Bom te ver por aqui Flávio! 😀
      Falar da NGM sempre dá esses momentos de saudades e nostalgia.

  • Carlos Mazmanian

    as vezes mais, as vezes menos, mas cá estou desde meados de 2010, que continuem firmes e fortes

  • Um dia o fórum da NGM Online pode voltar? Agora que eu finalmente recuperei o domínio http://www.ngmonline.com.br existem chances disso acontecer. 🙂

    https://uploads.disquscdn.com/images/3ca45063f995deff66d80eff78ec4adf5db86cd2454724b885ed9385406deebc.jpg