Road to Boruto | A próxima geração ninja! (Impressões DLC)

Road to Boruto

Este mês de fevereiro completou 1 ano de aniversário do lançamento de Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4 e para a celebração da data a CyberConnect2 juntamente com a Bandai Namco lançaram uma nova expansão para o jogo, chamada Road to Boruto, que apresenta o futuro após o final original de Naruto. Eis a próxima geração de ninjas da Vila da Folha!

De fato Road to Boruto nada mais é do que a adaptação para o game do longa metragem de 2015 chamado Boruto: Naruto the Movie. A expansão segue exatamente o roteiro da animação (que é excelente por sinal, se você não assistiu, vá assistir antes de jogar a DLC) na qual os jogadores vão acompanhar as origens e finalmente entender quem é o Boruto.

O personagem meio que já se fazia presente no game desde seu lançamento de 2016, ao menos para aqueles que adquiriram o título em pré-venda. Porém até então não havia sido explicado no jogo e contextualizado direito o personagem, já que o mesmo não se faz presente no modo história, que trabalha até o encerramento original do mangá.

Fusão de dois modos…

Road to Boruto apresenta então um novo modo história, mesclado com a fórmula do modo aventura, na qual o jogador se vê andando pela Vila da Folha, conversando com seus habitantes e executando missões secundárias singelas, como levar objetos de um lugar para o outro, assustar corvos ou brincar com algumas crianças.

Admito que não gosto muito destas mecânicas de missões secundárias interativas, que simula um mundo aberto, mas que na realidade só querem fazer o reloginho de quanto dura a DLC parecer mais inflada. Felizmente estes momentos são bem cometidos. Não se perde tanto tempo assim fazendo tais coisas bobas.

Já houve games do Naruto no passado que trabalhavam melhor com estas mecânicas de mundo aberto, permitindo o jogado a andar por todo ambiente maior, subindo em casas, caçando colecionáveis e se sentido livre para explorar um grande cenário. Aqui, tanto em Boruto, quanto o modo aventura com o Naruto, acho-os são bem limitados, pois não se pode nem sequer pular ou subir em nada. É uma exploração de linha reta, o que a torna bem sem graça a meu ver.

Felizmente é possível fazer viagem rápida por toda a vila, evitando assim a perda de tempo de ir e vir pelos menos lugares com os mesmos personagens.

Passado essa crítica inicial, de resto a Estrada para Boruto (nome oficial na localização da DLC em nosso idioma) se sai muito bem. Há lutas de ação cinemáticas, como no modo história principal do game, que abrem e dominam o game a partir da metade de seu enredo para o fim (na qual o modo de captura de tela e vídeo no Xbox One é desabilitado pela programação do game).

Fora isso o jogo a todo momento tem custscenes para trabalhar o roteiro da expansão. Trazendo para próximo do fã os sentimentos de um Naruto Hokage que aparenta estar exausto, um Sasuke tiozão relativamente camarada e Boruto, um filho que apenas queria um pouco mais de atenção de seu pai.

Dublado ou Legendado?

Gosto da história de Boruto. Inicialmente ele parece um personagem ruim, possivelmente irritante. Entretanto isso muda em um certo momento do game (assim como do longa animado), quando ele passa a entender tudo aquilo que nunca lhe contaram e quando também começa a entender o quanto a paz do atual mundo ninja é importante.

E tudo isso está bem claro na expansão, que tal como o game principal também se encontra localizado, dublado e legendado, para o público do Brasil. Vale lembrar que esta é a primeira dublagem que a geração Boruto recebe, na qual os fãs podem conferir pela primeira vez a voz dele, da Sarada e tantos outros pela primeira vez em português. Eu curti a de todos, exceto talvez pela Sarada (voz ficou fina demais).

Confira como ficou a dublagem:

Claro que para quem aprecia as vozes japonesas, esta também é uma opção válida, com o game permitindo que as legendas em português funcionam junto com as vozes originais. Segue o mesmo trecho acima com as vozes em japonês:

 

Pacote de novos personagens… mas não todos.

E como é de se esperar, Road to Boruto libera novos personagens e trajes para serem usados no modo multiplayer. Infelizmente não libera todos que se fazem presente no modo história. Achei mancada que personagens como o Konohamaru adulto (sensei do time de Boruto), Shikadai Nara (filho do Shikamaru), Yurui e os vilões Kinshiki e Momoshiki Ōtsutsuki não possam ser destravados já que há lutas do jogador usando o Boruto contra estes personagens. Me pego pensando se isso virá em algum outro DLC a ser anunciado. Acharia isso errado.

Agora quando aos personagens que o jogo libera, basicamente são o Boruto, a Sarada e o Mitsuki. Além da dupla Naruto e Sasuke, que ganham novas versões atualizadas, com novos golpes e movimentos. De trajes, pode esperar a Sakura e o Gaara em suas versões mais adultas. Além disso a expansão libera alguns trajes especiais regionais que alguns ainda não tinham acesso, além do o Kakashi Hokage.

Todo o conteúdo e além…

A história de Road to Boruto não dura o mesmo tempo que um game completo. O que é normal, já que trata-se de um DLC. Acredito que tenha levado entre 3 a 4 horas para encerrar sua campanha principal. Ficou nessa média. Foi coisa de dois a três dias jogando um pouquinho por dia.

Porém o DLC rende um pouco mais, especialmente depois de concluído. Há algumas missões extras após a conclusão da história principal que me chamaram a atenção. Pedaços de histórias que não se fazem presentes no longa na qual a expansão se basea, como se fossem eventos após seu fim.

Nestes pequenos segmentos já mostram como o Boruto amadureceu. Gostei muito de um segmento do Kakashi e Guy relembrando o passado e percebendo como o Boruto amadureceu. Ou um outro momento de Boruto com o Shino, que agora é seu professor. E a última história, com a filha pequena do Naruto, Hinawari e algumas lembranças de Neji apertaram o coração. Vale a pena fazer estas pequenas missões extras e ver os diálogos de cada um destes momentos.

Só é uma pena que não foi inserido em algum momento desta DLC a história da Sarada, que saiu no Japão em um encadernado – Naruto Gaiden, que a Panini acaba de lançar no Brasil e em breve trarei as impressões aqui no site. Esse arco trabalha a dúvida em relação a sua mãe e seus sentimentos pelo Sasuke, que também nunca está presente. É uma ótima história,e é uma pena que ficou de fora do game.

Há também um modo novo de batalha dentro da campanha, na qual o Shikamaru monta com a equipe científica da Vila da Folha uma estação de batalha em realidade virtual. Assim o time de Boruto pode batalhar contra equipes ninjas de diversas épocas da cronologia da série. Time Boruto vs Time Naruto ou vs Time Kakashi no tempos em que estes eram crianças. É muito maneiro e tem muitas batalhas pré-configuradas nesse modo com vários graus de dificuldade, das mais fáceis as mais difíceis. Só esse modo deve acrescentar mais ou menos mais de 2 horas de batalhas dentro da expansão.

Vale ou não vale?

Há duas situações aqui. Para aqueles que até hoje não jogaram Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4, a Bandai Namco lançou uma versão definitiva do game, com todo o conteúdo previamente lançado ao longo de todo o ano de 2016, mais a nova expansão de Boruto, custando aproximadamente 200 reais.

Não é uma proposta ruim, já que é a faixa de preço normal dos lançamentos aqui no Brasil. Vem com muito conteúdo, o game original, o passa de temporada do ano passado e a nova expansão. Vai garantir um bom tempo para o jogador ver tudo que o game tem a apresentar.

E quem quiser saber mais sobre Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4, vale lembrar que fiz o review do título ano passado. Bastar dar um pulo neste link para saber mais a respeito do mesmo.

Agora para aqueles que já possuem game do ano passado, existe a opção de adquirir apenas Road to Boruto. E é aqui que a coisa ficou um pouco ruim. A expansão está custando 80 reais na Xbox Store, 61 reais na PlayStation Store e 37 reais na Steam. Preços bem diferentes para plataformas diferentes.

Digo que no Xbox o valor é uma facada nas costas. O DLC é legal, mas não acho que o preço faça justiça ao conteúdo. Já a Steam oferece um preço excelente, se a sua plataforma for o PC pode ir sem medo. Por  último, o valor no PlayStation parece um pouco mais do que deveria custar, mas não sai tão caro quanto no Xbox.

E como sempre digo, se preço e dinheiro não é um problema para você, então pode ir sem medo curtir a expansão de Road to Boruto. Tem conteúdo, é divertido, e é um ótimo convite para revisitar o game que está completando um ano de vida este mês.

Mais dois clipes de gameplay! (divulgados pelas redes sociais do site)

 

Mais imagens!

Dando uma nota

Ótimo para entender quem é Boruto! - 8
Bastante conteúdo para um DLC - 8
Dublado ou legendado, o jogador escolhe - 10
Tem aquela gordurinha do modelo semi-mundo aberto - 6.8
Contém novos personagens, mas não todos - 7
Batalhas de ação roterizadas continuam incríveis - 9
Excelente ideia o modo de batalha contra heróis do passado - 8.5

8.2

Bacana

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.