Minipost | Primeiros dias no campo em Stardew Valley

Miniposts são pequenos aperitivos em forma de imagens ou vídeos com pequenos textos compartilhados pelas redes sociais do Portallos. O feed (origem e ordem cronológica) destas publicações é nosso Instagram.

Introdução

Videogame é assim, em um momento você está em uma galáxia distante explorando planetas e logo depois está simplesmente saindo da cidade e indo morar no campo para cuidar de uma fazenda. E é assim que começa Stardew Valley, um indie game que fez muito sucesso em 2016.

Não se deixa enganar pela simplicidade gráfica, pois Stardew Valley é impressionante em vários aspectos. Há muitas mecânicas e recursos de gerenciamentos, além da parte social e interação com os NPCs da pequena cidade próxima a sua fazenda. Mas isso irei detalhar mais quando for escrever o review do game.

Por enquanto ainda estou nas primeiras horas do game. No vídeo é a chegada da pequena personagem que criei em sua nova fazenda. Há algumas escolhas de fazenda e pequenos pontos de customização antes do game iniciar. Porém o começo é sempre com uma fazenda em completo caos para que o jogador coloque tudo em ordem.

* como o vídeo mostra o game não tem uma localização oficial para o português, porém o desenvolvedor do game já revelou que está trabalhando na localização do título para diversos idiomas, incluindo para PT-BR. Até onde pesquisei, parece que na Steam está rolando um beta dessa patch.

Pescaria

Arrumar uma fazenda não é um trabalho fácil, certo? Estando no campo, aparentemente, o melhor que se tem a fazer para relaxar é pescar.

Eis um belo momento do gameplay de Stardew Valley. Como do efeito de ambiente desse momento é ótimo, mas o mais legal é o sistema de realização da pesca, na qual o jogador briga com o botão X (do controle do Xbox) para tentar manter a barra no indicador do peixe para poder conseguir retirá-lo da água.

Para simples, dá uma certo nostalgia de antigos games mais retrô, claro, mas mesmo assim isso é videogame em sua essência mais pura, sem apelar para ultra realidade.

Rotina de fazenda

Depois de pescar, conhecer alguns habitantes do vale, é hora de começar a cuidar da fazenda. A primeira coisa é que não dá para limpar toda a área do lugar em um único dia.

Isso porque há um indicar de energia (física) além no canto inferior da direito. Se o personagem se cansar demais, ele precisa dormir ou comer algo que restaure essa barra.

A melhor maneira então é abrir um espaço e começar logo sua plantação, enquanto vai trabalhando meio período na fazenda e no outro período o jogador passa explorando e conversando com o habitantes.

Sim, Stardew Valley não é um game de ação, puzzle, plataforma ou RPG. É um game de gerenciamento de recursos. Administrar uma fazendo, participar de eventos sociais e por aí. É uma mistura interessante de Animal Crossing com Harvest Moon eu diria.

Em breve trago mais vídeos e as impressões completas devem sair no site. Aguardem!

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.