Minipost | Primeiros passos em Astroneer (Pre-alpha)

Miniposts são pequenos aperitivos em forma de imagens ou vídeos com pequenos textos compartilhados pelas redes sociais do Portallos. O feed (origem e ordem cronológica) destas publicações é nosso Instagram.

Introdução

Disponibilizado em dezembro no sistema de acesso antecipado para as plataformas da Steam e Xbox One, Astroneer é um indie game interessante.

Aqui o jogador controla um pequeno astronauta que precisa sobreviver explorando pequenos planetas, minerando recursos, construindo bases, fazendo descobertas, entre outras atividades relacionadas a dura vida de um explorador espacial.

O game está em estágio de desenvolvimento e ainda falta muito para ser concluído. A equipe da System Era Softworks o tem atualizado regularmente, adicionando pequenas novidades, além de refinar a própria experiência em si do game, removendo bugs e deixando-o mais estável.

Atualmente o jogo ainda sofre com carregamento de texturas e objetos em atraso, porém é totalmente compreensível sabendo que ele ainda está em estágio de pré-alpha.

No vídeo, o que se tem é exatamente o primeiro minuto do game, da tela de início para o gameplay em si. É bem legal e muito rápido esse carregamento. E a cada novo começo o jogador vai para um ponto diferente do planeta. A experiência inicial é diferente para cada jogador.

Primeiros passos

Note que do clip anterior para este acabei mudando meu pequeno astronauta. Isso porque o local em que aterrissei no vídeo anterior foi uma terrível experiência, não havia recursos próximos para que o game pudesse me ensinar melhor suas mecânicas. Fiquei sem saber e sem entender o que deveria fazer.

Confuso, dei um pulo no You Tube (indico esse vídeo do canal MetalBear) para entender melhor o game. Então não desista de Astroneer se a sua primeira aterrissagem não for muito boa. Game em desenvolvimento tem disso. O tutorial em si do jogo precisa ser um pouco mais amigável com o jogador. Vi muitos relatos confusos a respeito de controles ao iniciarem esse early access do jogo. Os comandos nem sempre são muito intuitivos.

Enfim, tendo aprendido um pouco pesquisando (internet tá aí pra isso, certo?), a segunda experiência com um novo astronauta foi muito melhor e bem mais divertida!

Há duas coisas importantes para se fazer ao começar Astroneer: aprender a deformar, aplanar e modelar terrenos (LB e RT no controle do Xbox) e coletar seus primeiros recursos: Composto, para construir cordas de oxigênio e uma pequena bateria solar, e Resina, para começar a montar sua base.

Depois disso você vai explorar com calma o planeta do game e aprender a craftar itens mais complexos ou que melhorem sua mobilidade pelo planeta. Até o ponto de conseguir construir um foguete e ir para outro planeta! (Sim, é possível).

Morrendo

Pode acontecer de você morrer em Astroneer. Eu descobri isso acidentalmente quando uma tempestade de areia me atingiu durante a exploração de uma carcaça de um foguete.

Mas não tem problema. Nada se perde. O jogador renasce em sua nave e pode ir até o local da morte para pegar os recursos que ficaram na antiga mochila.

Se locomover pelo planeta talvez seja uma das tarefas mais difíceis, pois é preciso puxar cordões de oxigênio para todo o lado, caso contrário o jogador fica dependente do pequeno tanque em sua mochila (que pode ser expandido com o tempo), mas ele só dura alguns minutos e aí para não morrer sufocado é preciso minerar oxigênio (em certas áreas) ou voltar para próximo de um dos cordões.

A boa é que os cordões não são fixos. Então você pode recolhe-los e colocá-los em novas áreas, caso esteja sem composto para fabricar mais deles ou já tiver exaurido a direção de uma área explorado.

O mais perigoso em Astroneer são as cavernas e bem… isso eu vou mostrar um outro dia! Vou continuar explorando mais o jogo e espero poder escrever um preview do game futuramente no site.

Lembre-se que Astroneer ainda é um título em desenvolvimento. Tem bugs, tem falhas, tem problemas, só que em contrapartida a tudo isso, o jogo demonstra um grande potencial, sendo divertido mesmo nesse estágio de seu desenvolvimento. Vale ficar de olho!

E quer um outro aspecto muito bom do game? Astroneer já suporta um modo cooperativo online para quatro jogadores explorarem juntos um mesmo planeta! Isso é bem impressionante, com certeza!

Isso também pode lhe interessar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.