Minipost | Braços molengas para Human Fall Flat

Miniposts são pequenos aperitivos em forma de imagens ou vídeos com pequenos textos compartilhados pelas redes sociais do Portallos. O feed (origem e ordem cronológica) destas publicações é nosso Instagram.

Braços molengas

A beleza de existir todo um segmento de mercado para indie games é justamente a possibilidade da existência dos mais malucos tipos de jogos. E Human Fall Flat é um desses jogos estranhos, mas instigantes.

Em Human Fall Flat o jogador tem controle desse pequeno humano sem roupas, todo branco, meio molengão, quase de massinha cuja a finalidade é ultrapassar alguns obstáculos para atingir o final do estágio.

A grande pegada é que trata-se de um daqueles jogos malucos de física, com controles estranhos e que divertem justamente por trazer algo diferente do básico no conceito de movimentação.

O teste que fiz foi no controle do Xbox One, então cada gatilho do controle levanta um dos braços do personagem. Se estiver perto de uma superfície estes braços podem grudam na superfície, individualmente inclusive.

Só que aí vem o desafio, o analógico da esquerda do controle serve para fazer o personagem andar, mas não para virá-lo. O que define todos os movimentos do personagem é o analógico direito, que controla a câmera e a segunda parte das mecânicas do homenzinho.

Levante a câmera do jogo e ele vai levantar as mãos. Abaixe a câmera e ela vai abaixar. Virar para o lado? Vire a câmera. E assim por diante. Veja neste primeiro clip como já é complicado simplesmente acertar com os dois braços os dois botões na parede.

É um puzzle game de ter controle diante de regras que o próprio game lhe impõem. Os gráficos são bem simples, mas dão um toque de charme e humor ao jogo.

Este é só um dos primeiros níveis. Conforme o game avança, mais complexo ele vai se tornando.

Caixote

No segundo clip, estou aprendendo mais sobre elevadores e caixotes. É preciso subir com o caixote para que ele segure o botão que abre a porta do estágio.

Parece simples, mas tudo em Humam Fall Flat é mais complicado que o normal. O jogador segura uma caixa com o gatilho, sem soltar o botão, enquanto com o outro faz todo o resto.

E o personagem segue sua viagem, todo molengão, balançado igual um bonecão de posto de gasolina. E é para ser mesmo desajeitado.

Subindo

Agora é hora de aprender a subir. Braço para cima e tenha certeza de agarrar a beirada de uma borda. Para subir naturalmente os jogadores normalmente apenas colocariam para cima no analógico da esquerda… mas não é assim em Humam Fall Flat.

Para subir, após estar agarrado corretamente, é preciso descer a câmera, o que fará o bonequinho abaixar os braços e forçá-lo a subir um obstáculo. Fácil fácil na teoria, mas me peguei várias vezes errando o tempo entre o pulo e o momento em que ele agarra uma borda para subir.

Pretendo mostrar mais de Humam Fall Flat por aqui em breve, junto com um review do game no site. O game está disponível atualmente para Steam, Xbox One, e PlayStation 4. Distribuído pelo guarda-chuva da Curve Digital, que sempre está lançando indie games meio maluquinhos assim, e o desenvolvimento é da No Brakes Games, que veja só, é um estúdio localizado na Lituânia.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.