Disney BIG 46 | Sobre lombadas, encadernações e clac clac…

Quem acompanha grupos de colecionadores dedicados aos Quadrinhos Disney sabe muitos leitores vivem reclamando da qualidade da encadernação/lombada de algumas publicações da linha colocado em bancas nos últimos anos. No caso dos últimos meses, tais reclamações tem recebido foco nas edições da Disney Especial e em Disney BIG.

Recentemente os Editores da Abril estiveram respondendo os leitores nestes Grupos do Facebook e prometendo melhorias nessa encadernação. Até mesmo um vídeo chegou a ser lançado na página da Abril Jovem abordando o assunto e mostrando o resultado dessa iniciativa de aprimorar a qualidade das lombadas das publicações Disney.

De fato a tal edição mostrada no vídeo acima, Disney Especial – Os Vendedores, lançado no mês passado, veio bem melhor do que as edições anteriores da revista. Cheguei a adquirir a edição para um amigo em Portugal na qual envio estas revistas.

Porém volto a ficar decepcionado com a situação da lombada agora em agosto. Eis as fotos da atual edição da Disney BIG (edição 46), distribuída nacionalmente há alguns dias.

As páginas voltaram a ficar enrugadas no miolo, a revista faz o sonoro clac clac ao virar suas páginas e abrir a revista é um desafio assustador. Algumas HQs, como essa do Superpato que abre a edição tem uma arte que normalmente vai ate o meio do miolo da encadernação, tornando um pesadelo apreciar toda a arte.

É difícil tentar justificar porque as encadernação da atual Disney/Abril continuam tão ruins assim. Olhando a lombada na banca não se diz que internamente a revista tem estes problemas.

E parte desse debate em torno da qualidade destas encadernação surgiu após a Editora Panini ter lançado o Super Almanaque da Turma da Mônica, que também possui o mesmo número de páginas que a Disney BIG e apresenta uma encadernação e lombada de uma qualidade muito superior. Eis algumas fotos para título de comparação:

A edição da Panini não é isenta de pequenas ruguinhas como é possível perceber nas fotos acima, mas nem chegam ao ponto da situação atual das edições da Abril. Sem mencionar que a abertura da revista não ver o barulho do clac clac característicos das publicações Disney e que irrita muito os atuais colecionadores.

Resta apenas torcer para que as críticas a respeito da baixa qualidade da encadernação destas revistas Disney pela Editora Abril continuem ocorrendo até que a mesma consiga de fato resolver tal problema. Nos grupos sempre há relatos daqueles leitores que deixam de comprar tais revistas por conta desse fator que empobrece a qualidade das edições.

No meu caso, a Disney BIG é uma revista que compro desde a sua primeira edição. E sendo bem justo, a encadernação das primeiras edições da BIG eram terríveis. Parecia que a revista iria explodir na minha cara cada vez que a abria para ler, tamanho era a pressão da lombada (ou algo assim). Nesse sentido ela melhorou bastante, passando por fases onde a sua encadernação realmente melhorou, porém nos últimos dois anos, voltou a ficar ruim, inferior ao que normalmente se aceita.

Sendo sincero, apenas sigo comprando a revista porque atualmente é a única de toda a linha Disney que segue publicando HQs de grande sagas que não cabem nas mensais de personagens que não possuem páginas ou espaço para tais obras. Especialmente depois da editora ter cancelado outras publicações excelentes como Mega Disney (800 páginas), Disney Jumbo (500 páginas) ou os especiais temáticos que traziam em boa parte conteúdo inédito. A BIG é a remanescente de uma época mais fértil da atual linha de revistas Disney. Então ainda torço por sua longevidade, mesmo que ao custo de uma péssima lombada… ainda que isso não impeça os leitores de continuarem reclamando disso.

Por fim, para aqueles que quiserem conhecer alguns Grupos Disney no Facebook, eis alguns que sempre geram boas discussões:

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.