Sonic Forces entra na disputa dos grandes lançamentos de novembro

Sonia Mania, lançado mês passado, foi um sucesso. Bem, ao menos foi aclamado pela crítica e todo mundo que jogou adorou. A Sega ainda não revelou se o título foi bem de vendas, ou se apressou para anunciar prematuramente uma sequência, mas espera-se que a empresa esteja feliz com o resultado. Só que este não é a única aventura do Sonic agendado para 2017. Ainda temos Sonic Forces à caminho!

A Sega finalmente revelou a data de lançamento de Sonic Forces: 7 de novembro. Data bem complicada e até meio ousada. Uma semana depois do lançamento de Call of Duty WWII, uma semana antes de Need For Speed Payback. Em um mês onde serão lançados títulos como Star Wars Battlefront II, Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon, Super Lucky’s Tale e Lego Marvel Super Heroes 2. A briga pela atenção dos jogadores promete ser acirrado.

Antes dessa confirmação o meu palpite é que Sonic Forces acabaria sendo um dos últimos lançamentos do ano, agendado para o mês de dezembro, ou até mesmo sendo reagendado para janeiro de 2018. Alias janeiro faria bem mais sentido a meu vez. Dando o respiro para a marca, após esse êxtase causado por Sonic Mania, e sem tentar brigar com os pesos pesados de final de ano. Não me surpreenderia se a data sofresse essa alteração até novembro.

Fora que Sonic Forces continua sendo uma incógnita. É uma situação bem diferente de Sonic Mania, que os jogadores sentiram o amor pelo vídeos e trailers antes de seu lançamento. O mesmo não tem ocorrido com Sonic Forces, que parece seguir como um apanhado de tudo que os games 3D do Sonic se tornaram nessa última década.

Oficialmente não é uma sequência de Sonic Generations, talvez o melhor Sonic 3D da geração passada, mas certamente sofre bastante influência deste. O próprio Sonic clássico, mais gordinho e baixinho está de volta. Só que Sonic Forces também parece sofrer bastante influência de outros games da série, como Sonic Colors e Sonic Unleashed. Mais recentemente a Sega liberou um novo clip mostrando a jogabilidade chamada Tag Team, que lembra muito algo que existia em Sonic Heroes de 2003 (PS2/GC).

Não acho que a Sega esteja fazendo algo errado com Sonic Forces, mas não me parece um título que vai conseguir o impacto que talvez merecesse. E é curioso que os 4 games do personagens que citei no parágrafo anterior são legais, só que o problema com os games do Sonic nunca são nas coisas que os tornam bons, mas nos problemas que cada um destes games também carregam.

Mesmo assim, sempre há a gente do game surpreender. Da mesma forma como Sonic Mania reúne coisas boas dos antigos games clássicos, Sonic Forces parece querer fazer o mesmo com os jogos 3D do personagem. Talvez dê mais certo do que podemos esperar. E ter expectativas mais conditas pode ser algo positivo.

O que sei é que por mais críticas que o game receba, sejam elas boas ou ruins, vou querer jogar Sonic Forces. É um personagem da minha infância e que aprecio. E por mais cheio de problemas que os títulos 3D possam ter, sempre me divirto jogando-os. Muita gente odeia, por exemplo, Sonic Unleashed e eu o adoro, acho-o muito mais legal do que a crítica em geral o pintou. Sempre desejei um Sonic Unleashed 2.

E talvez aí esteja o pulo do gato. Talvez a Sega precisasse parar um pouco de criar novas séries do Sonic em 3D. Talvez ela devesse pegar um que tenha dado certo e começar a criar uma sequência aprimorando essa experiência. Sonic Colors, Sonic Generations, Sonic Unleashed, até mesmo Sonic Heroes. Todos estes poderiam terem recebido uma sequência direta.

Tudo bem que quando se olha para Sonic Forces, dá para se ver que o legado, a cronologia e as aventuras de todos estes títulos estão sendo respeitados e interligados. Porém sempre que a Sega vem com um novo título, a impressão que tenho é que ela na verdade está tentando rebootar alguma coisa. Como se estivesse dizendo “vejam esse Sonic, agora sim vai dar tudo certo“. Será que precisa mesmo isso? As vezes fico com a impressão de que a Sega acaba se complicando mais do que deveria.

De todo modo, Sonic Forces está à caminho. Que venha mais uma aventura do ouriço!

 

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.