Frankeinstein Criativo | A Liga que não fez Justiça! (Opinião)

Pois é, não houve surpresas aqui. Depois de um tímido aceno com uma melhora realizada por Mulher Maravilha, novamente a Warner errou a mão, dessa vez com a equipe de heróis mais icônica do mundo dos quadrinhos. Nas últimas semanas, desde a estréia de Liga da Justiça, muito se falou sobre o filme, muito foi lamentado, pouco comemorado. A cartada final da Warner de tentar se aproximar ao status do Marvel Studios foi em vão. O filme continua em cartaz em várias partes do mundo, ainda vai render bastante nas bilheterias, mas é seguro dizer que dos cinco ultimos filmes DC do estúdio (incluindo na lista O Homem de Aço, Esquadrão Suicida, Batman v Superman: A Origem da Justiça, Mulher Maravilha), Liga da Justiça vai ficar com a lanterninha.

É muito pouco e até assustador se formos pensar que é um filme dos super-heróis mais tradicionais e famosos. Quem não conhece Superman, Batman, Aquaman, Mulher Maravilha, e até, o Ciborgue? Nada disso parece ter ajudado na performance de bilheteria. Eu tenho a opinião de que Batman v Superman foi o maior ofensor nisso tudo, principalmente o debate que o filme gerou sobre a qualidade dele e dos rumos que os filmes DC estavam percorrendo. Houve um desgaste muito grande, e ainda que as opiniões de quem assistiu foram bastante divididas, parece que que quem gostou nem se animou muito com a Liga no cinema.

É claro que hoje em dia temos muitos filmes de super-heróis ao longo do ano, e isso provoca um desgaste natural do público, afinal muita coisas nos quadrinhos são variantes do mesmo tema, principalmente os filmes de origem, e parece que a saída é evitar justamente isso e passar a diversificar as temáticas dos filmes. Homem-Aranha: De Volta ao Lar é um filme mais intimista, onde o herói não precisa evitar o fim do mundo. Idem a Logan, talvez o mais bem sucedido filme do gênero do ano. E vejam só, Thor Ragnarok conseguiu combinar uma premissa de fim de mundo com uma leveza divertida e equilibrado, evoluindo o personagem. Guardiões da Galáxia consegue combinar drama e aventura espacial sem deixar de ser divertido.

Mas não ser divertido é um problema? Não, Logan tem seus momentos, mas é igualmente recheado de desesperança, drama, sacrifício e outras coisas não tão legais. O principal mérito dele é combinar tudo e ainda respeitar o personagem e seu próprio universo. Já Liga da Justiça é um emaranhado de vontades. Ao mesmo tempo em que quer ser diferente dos filmes anteriores, o legado deles contamina e deixa tudo amarrado numa mordaça. Quando Liga da Justiça busca ser diferente, só fica mais bizarro. Mulher Maravilha conseuiu isso de maneira mais natural, já que não tinha tanto desse legado apara se preocupar.

A produção dos filmes da DC não possuem uma linha que os guia, mas os chefões do estúdio não parecem se preocupar com isso, e o resultado é só bagunça. Quando você olha o histórico de notícias relacionados aos longas da DC, a cada semana surge algo que parece querer mudar tudo, com todos os envolvidos metendo o dedo e gerando um frankenstein criativo. É decepcionante para mim que acompanho esses personagens desde o começo da década de 80, ver tudo sendo feito de maneira tão desrespeitosa com esses heróis, eu simplesmente não consigo me relacionar e enxergar eles nesses filmes, e quando isso acontece não tem volta, é só uma grande perca de tempo dar atenção a esse universo, e torcer para um dia surja alguém lá dentro da Warner que conserte essa bagunça.

Toda essa situação é muito ruim para todos aqueles que como eu, gostam da temática. A Marvel continua imbatível e cada vez mais poderosa, e embora ela use esse poder com responsabilidade, ela não se sente pressionada, está em uma grande zona de conforte. O único lado positivo disso é que ela pode se dar ao luxo de fazer experimentações como Thor Ragnarok, pois a força que sua marca conseguiu obter junto ao público é sem igual.

Assim como faz em seus quadrinhos, eu só quero que a Warner dê logo um reboot nisso tudo e se organize para nos dar o que queremos, filmes legais, que traduzam melhor seus personagem para as telonas. Warner, precisamos que a sua Era dos Heróis volte! Ah, e que nos responda quem eram os sete que deveriam se reunir…

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.