Editorial | Hoje comemoramos 10 anos de Portallos

21 de fevereiro de 2008, eis que nascia este site que tenho tanto carinho e apreço. Dá até uma pequena vergonha linkar esse post inicial, mas as coisas são o que são. No começo o Portallos tinha um certo ar de tosqueira mesmo, tal qual muitos blogs e sites que também existiam há 10 anos(sendo que muitos não sobreviveram para comemorar uma década de existência, que pena).

Preciso admitir que não preparei nada para comemorar esta ocasião. Até mesmo este texto não foi preparado previamente. Está sendo escrito minutos antes da postagem ser publicada. Quem acompanha os bastidores do site lá no nosso Grupo do Facebook já havia sido alertado, alias. Não significa que não existam planos para algo especial ainda em 2018, pois existem. Um novo layout está em estudos, provavelmente para o segundo semestre do ano.

Também não fiquei na vontade de fazer outro texto como fiz em muitos aniversários do site onde recontei sua história, falei sobre seu passado e matei a saudades com textos, matérias e trejeitos do site em outras fases de sua existência. O passado é importante sim, mas não é como se o leitor mais curioso não pudesse encontrar pesquisando um pouco mais nosso arquivo, na qual tenho orgulho de dizer que ainda se encontra quase que integralmente online até os dias de hoje, ainda que com algumas coisas tenham se perdido nas mudanças de layout e migrações de hospedagens, por isso post muitos antigos podem estar zoados na formatação. E também há muita tralha publicada, especialmente entre os três primeiros anos do site.  Faz parte, estávamos aprendendo e a internet na época era outra. Acontece. Tiramos nossa lição de tudo aquilo e aprendemos e nos aperfeiçoamos.

Também não sinto vontade de falar sobre o futuro. Claro que há planos, metas e sonhos para o Portallos. Sempre há. Porém tentar seguir um plano é difícil e não quero prometer coisas que não tenho certeza absoluta que poderei cumprir. Outra lição aprendida com uma década de site. Existem fatores que são alheios a minha vontade, e outros que a vida atira de uma distância tão longínqua que não vê chegando até cair na sua cabeça, vinda de uma direção que obviamente você não estava olhando. Por estas e outra, por exemplo, que o Portallos até hoje conseguiu ter uma linguagem baseada também em vídeos em redes como You Tube (apesar de que nunca desejei abandonar os textos – pois adoro escrever – para a tristeza de uma geração que só sabe ver vídeos). Aprendi que o futuro chega quando tiver chegar, especialmente quando há coisas que não dependem apenas de ti.

Gosto de como o Portallos é hoje? Claro que gosto. Não significa que se amanhã ou depois precisasse mudá-lo eu não o mudaria. Essa é a beleza do futuro. O importante é ainda me divertir com o site e isso sempre aconteceu. Obviamente existem momentos em que me estresso e me frustro, mas isso vale para qualquer aspecto da vida. Só não pode ser algo muito frequente, sendo preciso saber contornar estes momentos. E felizmente sempre soube como contornar os problemas e continuar me energizando ao criar conteúdo para o Portallos.

Enfim. 10 anos. Que venham mais 10, mais 20 anos! Não acredito que esteja nem sequer perto de me cansar em escrever para o Portallos. Sei que há leitores que gostavam de muita coisa no passado site que não existe mais em sua atual fase. Há quem sinta saudades da antiga equipe, da gigantesca diversidade de assuntos que o site conseguia cobrir no passado. Mas é aquele negócio de ficar lambendo feridas, o passado passou, só nos resta olhar o futuro.

Entendo que o foco atual voltado aos videogames também afastou muitos leitores das antigas do site. Videogame é uma parada que é para um pequeno grupo de brasileiros. É caro e inacessível a boa parte das pessoas. Não é pra menos que grandes portais nacionais voltado para videogames precisam atualmente tratar de assuntos como estreias da Netflix, filmes para cinema ou mangás e animês para atrair um público que consome tais meios de entretenimento e assim gerar audiência e ganhos publicitários. No passado o Portallos era realmente mais eclético em sua abordagem e só não é hoje em dia por falta de tempo mesmo (outros fatores também colaboraram com isso, como o abandono dos leitores pela área de comentários nos sites em detrimento a popularização do Facebook e Twitter).

Porém essa é a grande questão dessa atual jornada. Encontrar um novo equilíbrio, mas também aceitar que a internet é assim mesmo, mudanças vem e vão. Público idem. Isso para não esquecer que eu vim de um fórum (a qual fui um dos fundadores e que o administrei por anos antes de criar o Portallos) que era totalmente voltado a videogames. Essa é a minha paixão, a vontade pela qual tenho de escrever e compartilhar com as pessoas. Apresentar novos games, ou até mesmo a própria cultura dos games. Esta no meu DNA e portanto no DNA do Portallos. Não tenho como mudar isso.

Para encerrar esta modesta celebração de 10 anos, quero apenas alertar que atualmente o conteúdo do Portallos não se encontra apenas em seu site. O fato, por exemplo, de editoriais como estes não estarem mais tão frequentes aqui nas páginas do site é porque parte desse conteúdo migrou para nosso Grupo de Leitores no Facebook, cujo link já deixei lá no começo do texto, mais repeti aqui novamente. Além disso há conteúdos exclusivos que só estão em nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Tumblr e Instagram.

Foi exatamente a forma encontrada para poder ter um contato mais próximo daqueles que continuam seguindo o site e querem conversar sobre assuntos que as vezes não viram postagens aqui. Lá participam, uns mais outros menos, quase todos os ex-membros da antiga equipe do site, além de muitos leitores de longa data. Conversamos sobre o que as pessoas postarem lá. E o grupo está aberto a qualquer interessando em participar, basta solicitar a entrada. Em grande parte também lembra os bons tempos de Fórum NGM, se você é tão das antigas assim. Deixo então esse convite, especialmente se sente falta das longas prosas que existiam nos comentários aqui do site.

Também vou deixar aqui aquele pedido maroto, mas sincero de coração, a respeito do link do Portallos no Apoia.se, que é um programa de apoio financeiro para qualquer um que curte o site pode doar algumas moedinhas para que novas coisas possam acontecer por aqui. É verdade que o site não tem patrocinadores, não tem uma renda fixa e parte das contas pagas para mantê-lo na ar vem do meu salário em um emprego real e da bondade de um ex-membro da equipe em pagar o serviço de hospedagem do site. Se não fosse por isso, certamente o Portallos teria que migrar para um destes serviços meia boca de hospedagem gratuita e provavelmente parte de seu arquivo precisaria ser aposentado. Felizmente isso não parece ser um risco a curto prazo (ufa!).

Porém é muito gratificante contar com a ajuda de alguns leitores que podem nos ajudar a sustentar o Portallos financeiramente. O novo layout, que já escolhi, é um destes premium, o que significa que vai custar uma nota (60 dólares para ser mais exato) e provavelmente vai ser adquirido por meio dos valores acumuladores lá no Apoia.se e outras rendas que vez ou outra o site consegue por Adsense.

E assim, tenho ciência que existem sites independente que arrecadam boas quantias por meio dessas campanhas, oferecendo boas recompensas. É algo que tentei no passado e ainda cogito para o futuro, mas nessa atual fase, o que buscamos é realmente aqueles que podem nos ajudar, sem esperar nada em troca, exceto conteúdo que o Portallos continua criando diariamente. A bem verdade é que para existir um projeto de recompensas o grupo de apoiadores precisa reunir uma soma bacana para que o próprio programa de suporte financeiro possa financiar algo assim, caso contrário seria apenas mais uma despesa que teria que arcar da minha renda pessoal, o que obviamente não é esse o objetivo da parada.

Ou seja, o que peço é que se você curte o conteúdo do site e pode ajudar, ajude sem segundas intenções. Apoio e colabore esperando apenas que isso permita mais conteúdo e mais coisas legais acontecendo ao Portallos. Boa vontade talvez seja a palavra chave aqui. E novamente, apenas se você pode ajudar.

E é isso. 10 anos de Portallos! Ainda independente, ainda com esse jeitinho de opinião pessoal, ainda com esse carinho que existe desde o primeiro dia em que o site foi lançado. Há muitas histórias, muitas lembranças. E o futuro segue como uma estrada que ainda não foi completamente revelada. Cheio de mistérios e surpresas. Porque certamente essa é a graça. Quem venham novas mudanças, que com esse jeito próprio de cobrir o mundo dos games entre outras mídias de entretenimento e que vocês, que visitam o site, continuem encontrando algo que apreciem por aqui. Obrigado por continuar com o Portallos por todos estes anos.

P.S. (1) – A imagem que abre a postagem veio deste link do DevianArt. Há um contexto pessoal a respeito dessa coisa da casa isolada dentro da garrafa que contei ao membros lá do nosso grupo no Facebook (precisa ir neste link para descobrir) e que também está relacionada a um texto clássico aqui do site que tenho muito apreço (este aqui).

P.S. (2) – A imagem que encerra a postagem, que também é de um outro link do DevianArt, é só uma simples referência da jornada do personagem rumo ao futuro a sua frente. Estamos nessa estrada por 10 anos e ainda há todo um mundo a nossa frente que não sabemos exatamente como é. A diversão está em descobrir. Inicialmente foi a imagem que havia escolhido para abri esse texto, mas depois me veio a ideia de usar a da garrafa, mas não quis me desfazer dele, então optei por encerrar o texto com ela. Ficou cafona? É, talvez um pouco…

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.