Diário de Desenvolvimento – Parte 3

A grande guerra interna do layout! Background, ícones, cores e formato…

Continuando minha pequena narrativa sobre os eventos que precederam o Portallos EXP, desta vez quero contar um pouco sobre as decisões com a equipe quanto ao novo layout que todos estão apreciando. Você curtiu? Achou lindão? Não gostou? Pois é, internamente, quando estávamos modelando e criando cada mínimo detalhe do novo layout, só faltou rolar sangue na equipe. Fica a lição para um futuro: não se pode agradar a todos. Não existe layout perfeito. Podemos chegar bem próximo de algo fodástico, mas sempre vai ter alguém que não vai curtir. Felizmente vence a maioria, o que é uma boa coisa, porque eu estou no time dos que amaram o novo estilo e design do Portallos. Após o continue, um poucos mais de detalhes…

Bem, por onde começar? Foram tantas modificações…

Formato das postagens!

Vamos pelo óbvio então. No antigo Portallos, havia uma regra permanente, escrita em pedra, de que todo post deveria abrir com uma imagem que cobrisse toda a sua largura. Chamávamos isso de “imagem de abertura”. Não importava se era um post de dois parágrafos, se era apenas para colocar um teaser ou um texto besteirol. Tudo tinha que abrir com uma imagem.

No começo era fácil, depois foi ficando complicado, sem mencionar que era cansativo escrever uma reflexão e passar quase uma hora buscando no Google Imagens alguma referência a ideia do texto. Eu já cheguei a desistir de textos e notícias no antigo blog porque não encontrava uma imagem numa resolução decente para abrir a matéria.

Como uma das novas filosofias do Portallos EXP é “menos burocracia, mais praticidade”, resolvemos abolir essa regra. Matérias podem ser abertas com vídeos, imagens pequenas (como a desta série de posts), imagens verticais ou o que a imaginação do colaborador permitir. Quer usar uma imagem de abertura no formato tradicional do antigo blog? Pode também. Essa flexibilidade facilita muito a prática de posts rápido e curtos.

O blog fica mais feio assim? Na minha opinião, não. Na verdade, achei que ele fica mais atrativo, porque o leitor corre o olho em várias matérias de vários tamanhos e formatos com uma maior atenção. Quando tudo é muito igual fica fácil correr os olhos sendo mais desinteressado pela coisa. Padrão demais é ruim.

Outra coisa que abolimos foi os cabeçalhos como os que o Conversa de Mangá e o Papo de Série tinham. Tudo na vibe do “faça de uma forma com a qual você se sinta bem”. Claro que algumas coisas, como alertas de spoilers, precisam continuar aqui e ali. Enfim, o formato mudou, assim como a filosofia de como tratar os textos (o contexto EXP – leia a parte 2 deste diário).

Novos ícones oficiais!

Você deve se lembrar dos 4 ícones do antigo (já posso chamar de “antigo”?) Portallos, certo? Aqueles nas cores amarelo, azul, vermelho e verde, feitos em 8-bits (Space Invaders, Fantasma de Pac-Man e um Coração). Achamos que já era hora de reformulá-los, afinal já não eram tão abrangentes assim dentro do contexto do universo de assuntos do blog (são apenas referências a jogos clássicos).

E os novos ícones? Estes possuem um sentido mais universal e interpretativo a cada pessoa. Pelo menos é o que eu penso. Na minha visão, eles são representados da seguinte maneira:

  • Poção (Azul): A ideia deste ícone parte da sigla EXP. Nos games de RPG geralmente estas letras significam “Experiência”, e poções remetem aos RPGs, principalmente a certos gamers roxos pelo gênero (saca?). Poções existem de várias formas no mundo dos RPGs, então existem aqueles que ajudam o personagem em sua jornada de crescimento. No momento em que criei o conceito e o nome EXP, já fiquei me lembrando de RPGs e do símbolo da poção. Este foi o primeiro ícone criado/pensado.  A imagem também lembra um item que se encontra em qualquer laboratório (e viva o mundo da ficção científica) chamado Balão de Erlenmeyer (sabia do nome? eu Googlei). Ele então não só representa as experiências que queremos compartilhar aqui, mas também essa fase experimental que estamos iniciando. Adoro o duplo sentido deste item. De longe o meu favorito dos novos.
  • Engrenagens (Amarelo): Um conceito simples e que resume tudo que tentamos fazer aqui todos os dias: ser criativo. “Maquinar ideias”. Gosto da brincadeira do cérebro = máquina e de que nossa criatividade, às vezes, em desenhos animados ou quadrinhos, seja representada por pecinhas trabalhando numa ideia. Ser criativo é uma meta que o blog sempre teve. E como brincamos internamente, ainda que todos os novos ícones tenham um significado universal, todos são de alguma forma, ligados ao mundo dos games. Engrenagens em inglês é gears. Gears of War!! Rá!
  • Esmeralda (Verde): Nossa “Chaos Esmerald” representa a originalidade. Uma brincaderia com as palavras “joias raras”, algo único. O Portallos sempre teve essa meta de ser diferente, ser criativo. Tenta sair da mesmice que é facilmente encontrada na internet. Talvez não seja tão fácil assim ser original. Porém nos esforçamos. Este ícone é a representação deste conceito.
  • Cereja (Vermelha): Ahhh, a cereja. Foi o último ícone criado e deu trabalho. Como queria que as cores dos ícones continuassem iguais às dos ícones originais, foi difícil bolar um substituto para o coração. Afinal, como colocar algo ainda mais representativo do que o símbolo do amor? Mas achei que seria meio cafona falar de “amor ao Portallos”. É claro que todo mundo gosta e tem um carinho especial pelo blog, mas dentro do três conceitos já criados… experiêcia, criatividade e originalidade… amor não parecia combinar. Aí me veio em mente a cereja. uma fruta meio ousada, presente sempre em doces, tem uma certa representatividade sexy/atraente, uma frutinha safada! Opa! Gostei da ideia! A cereja então representa o conceito de atração, de safadeza, de ousadia, de charme (cereja é charmosa!). Queremos algo experimental, algo criativo, algo original, mas sem perder a elegância de tudo. É isso que a cereja representa! E olha só! Ela também existe no mundo dos games? Dê uma forcinha aí na memória e lembre-se de Pac-Man ou até mesmo de Super Mario Bros 2 (EUA).

Assim surgiram os novos ícones do Portallos. Não ícones que sejam apenas referências a jogos de nossas infâncias, mas que também signifiquem metas e objetivos que o blog almeja. Ganhei a equipe com essa explicação. E com isso o Theo veio com estes belíssimos ícones. Eu apenas dei a ideia dos objetos. Alias o Theo foi um dos grandes salvadores da pátria no novo layout (não que tenha sido o único). Por quê? Uma palavra: background!

Background!

Não foi fácil. O background gerou muita polêmica interna. Levou basicamente 48 horas diretas num fim de semana para chegarmos a um consenso de como ele ficaria no blog. Culpa do Theo que fez os novos ícones tão bem feitos que me deu a ideia de criar um fundo só com referências ao universo de assuntos do Portallos. Sobrou pra ele criar todos. XD

Inicialmente seriam aproximadamente 30 ícones, com tema de animês, games e cinema. Mas a equipe se empolgou. Foram 32 páginas de sugestões no fórum interno, discutindo o que deveria ou não deveria entrar nas imagens. Dos 30 iniciais, acabamos criando quase 200 ícones!! Criando entre aspas, porque o Theo fez todos, nós (a equipe) apenas ficamos sugerindo e indicando imagens que deveriam fazer parte dos desenhos.

Eu mal dormi no fim de semana em que estavámos definindo isso. O Theo criando os ícones, ao vivo, com o tópico rolando, e eu colando eles, um a um, nesse mosaico enorme que preenche todo o fundo do Portallos. Ainda antes de começar havíamos combinado que nos esforçaríamos ao máximo para não usar logomarcas de empresas. A ideia era fazer referências. A nave Serenity de Firefly, a rosquinha de Os Simpsons, o esqueleto do T-Rex de Jurassic Park, a Akuma no Mi de One Piece, o cogumelo de Super Mario e assim por diante. Foi uma tarefa dos infernos. E quando achávamos que não tinha mais o que sugerir, sempre aparecia alguém da equipe com algo óbvio que havíamos esquecido de colocar no mosacio. Por exemplo, o logo da Umbrella de Resident Evil só apareceu nas sugestões na virada do sábado para domingo (salve Alex Pikachu que lembrou). Calvin & Haroldo foi um dos últimos ícones criados. O mesmo para o Godzilla. Que loucura foi isso.

Depois, veio o enorme debate em que só não rolou tapas porque não estávamos em carne e osso frente a frente: como ficaria o background? Seria branco? Preto? Cinza? e a sua transparência (opacidade)? O quanto ele iria ferir visualmente os leitores? Os ícones criados inicialmente seriam pretos e os quadrados sem nada cinza. Por algumas horas a maioria da equipe estava votando por um background 100% preto! Foi complicado. No fim, decididos pelo equilíbrio. Nem claro demais, nem escuro demais. Tudo cinza, com um pouco de transparência. Particularmente, eu adorei o resultado. Mas até hoje, neste minuto em que você está lendo este texto, aposto que tem quem não goste dele na equipe. Felizmente, o time que curte venceu (yeah!).

O background também é um sucessor indireto dos antigos banners de abertura do Portallos. No antigo layout, tínhamos alguns banners randômicos que mudavam a imagem a cada recarga do site. Mas era complicado criar estes banners. Dava trabalho, às vezes ficavam velhos e nem sempre conseguíamos uma harmonia entre banners de games, animês ou quadrinhos. É por isso que adoro o nosso background atual. Nele você irá encontrar um pouco de tudo! E aposto que muitos dos ícones nele, você não faz ideia do que representam. Eu mesmo não sei alguns. XD

O fato é que o fundo do Portallos EXP será esse por um bom tempo. Admito que inicialmente ele agride um pouco, roubando a atenção do leitor e tal (mas isso é massa! afinal foi um trabalho de Hércules o que o Theo teve, nada mais justo do que apreciarem um pouco o BG). Mas veremos como será a longo prazo. Por hora, acho-o super criativo, algo que não chupamos de lugar nenhum e que foi feito com muito suor e choro. Cansou, levou tempo e nos orgulhamos do resultado final.

E quem sabe, no futuro, a gente não pede pro Theo criar mais 200 novos ícones? Com certeza os leitores teriam sugestões a dar, não?

Cores e Menus!

Definido o formato das postagens. Definidos os novos ícones. Definido o background. Definido o novo logo (que seguiu a modelagem do estilo dos novos ícones). Restou apenas acertar os detalhes finais. Aonde colocar tais menus, quais as cores, como deve ficar isso e aquilo. E novamente tivemos brigas e discussões na equipe. Não é fácil criar algo onde mais de 10 pessoas precisam aprovar. Novamente acabou sendo voto da maioria e não voto de unanimidade.

Os menus pretos foram uma dor de cabeça. Inicialmente eles seria cinza com um efeito degradê medonho (que só o Theo curtia). Experimentamos ele com cores lisas (sem efeitos). Cinza, vermelho-sangue (nos moldes dos títulos dos posts e do ícone do calendário) e cinza escuro, mas o que melhor pegou foi o preto (que chamamos de Black Piano). O preto ressaltava o logo do Portallos EXP, que já estava em sua versão final e definitiva. Queríamos, aliás, um logo de bom tamanho e chamativo, como esse que vocês podem ver agora no blog. O preto parece uma boa opção de contraste com o background também. Então preto será! Alguns na equipe ainda devem odiar, mas novamente, venceu a maiora.

Definida a cor dos menus, sobrou apenas alguns detalhes. O ícones sociais, aqueles do Facebook, Twitter, etc, quase me mataram. Não achávamos um lugar decente para eles de jeito nenhum. Uma semana antes da estreia do novo blog  eles ainda estavam jogados lá na parte superior do site, enormes e desproprocionais ao lado do logo do blog. Horrorosos! Felizmente foi decidido que “menos é mais” e miniaturizamos os benditos ali na barra superior.

Ufa… layout basicamente em fase final. Mas quem disse que com isso as discordâncias acabariam? Rá!

Continua na parte 4!

 

Isso também pode lhe interessar

7 Comentários

  1. só pretendia comentar no último "episódio" desse diário mas meus parabéns Theo, tenho certeza que deu um trabalho DO CARALHO fazer esse background mas tenha certeza que ficou FODA, se pudesse apertaria sua mão pessoalmente e daria os parabéns pelo trabalho muitíssimo bem feito.

  2. Aproveitando para apontar um erro / detalhe que passou: Lá embaixo do site, está difícil de ler o "© Portallos EXP 2011 Powered by WordPress • Themify WordPress Themes"… a fonte esta na cor branca, e com o cinza / branco do background fica ruim.

    Pelo amor de deus nao interpretem errado hein! A intenção é contribuir, ajudar, apontando um pequeno detalhe que não foi percebido.

    1. Tranquilo Andre. Eu também acessando agora publicamente já notei alguns errinhos bobos aqui e ali. Normal. Durante esse semana vamos aceitando as coisas. Algumas das coisas dos menus laterais tb estão sem link ainda. E tem outros que preciso mexer.

      O trabalho bruto acabou, agora vem o refinamento. 🙂 De qualquer forma, valeu por avisar. Repassarei isso para o pessoal que cuida do layout.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.