Reflexão II: GDC 2008 – Nintendo: Selo Vermelho em Online Pago e Conteudos Adicionais Pagos!

É não teve jeito, muitos nintendistas morderam a lingua ontem com a notícia de que a Nintendo irá lançar um selo vermelho em alguns games que significará multiplayer online PAGO, em constraste com o selo azul que significa multiplayer online gratuito. Além disso foi revelado que o wii irá passar a ganhar conteudo adicional de games, que também serão cobrados, assim como já são feitos nos consoles X360 e Ps3.

Não acredita? Leia e chore:
http://jogos.uol.com.br/wii/ultnot/2008/02/22/ult4097u1103.jhtm

Não sou contra cobrar por estas coisas e muito menos acho tão absurdo que a tal pratica finalmente tenha chegado no Wii, mas é impossível não falar nos problemas e contradições que isso trará.

O primeira é o fato de que o sistema online do Wii está anos-luz da qualidade de seus concorrentes. O sistema de friend code é horrivel e ultrapassado. Há muito pouco recursos no sistema online, sem mencionar nos poucos games online e na falta de hedset nos games, coisa já comentado aqui no blog. E fica aquele gostinho amargo na boca essa história de sele vermelho… será que não significa num futuro a troca por definitivo do selo azul pelo vermelho? Não é uma jogada para que aos poucos, mais games fiquem com o sele vermelho do que com o azul? Faz parecer transição, o que séria uma coisa estranha, vindo do fato que desde que o Wii foi lançado, a Nintendo adora se gabar do seu Wi-Fi gratuito. Lobo em pele de cordeiro? Isso já estava previsto ou foi repentino? Não tem como tirar aquele gostinho amargo da boca.

O segundo assunto é em relação ao conteúdo adicional pago. Acho isso excelente, mesmo que seja cobrado. Porém novamente um soco na barriga da Nintendo, como fica o fato do Wii não ter HD? Meu Wii por exemplo já está quase que lotado com games do Virtual Console, isso porque o sistema Wiiware nem foi lançado. Além disso agora teremos os conteudos pagos? Falta muito ainda que ser revelado sobre tudo isso, mas agora o fato do Wii ter sido lançado com um projeto de orçamento barato começa a mostrar que talvez a Nintendo podia ter repensado um pouco na hora.

Afinal um sistema de multiplayer pago para um sistema online inferior ao que já existe no mercado não parece animador e um sistema de download adicional num console sem HD parece ainda mais problemático, ainda mais sendo pago. Porque é uma maravilha ficar baixando as coisas e deletando porque não tem mais espaço na memória e quando quiser novamente aquele arquivo apagado, ter que baixar de novo.

Reformulação no sistema online da Nintendo com a extinção dos friends code e HD externo já! Ou melhor, não se faz nem a necessidade de um HD externo, basta uma atualização de hardware que permita que cartões de SD sejam reconhecidos como armazenamento principal dos games do Virtual Console, Wiiware e conteudos adicionais. Meu wii tem um cartão de 2GB com espaço de sobra, mas o console não o reconhece como armanezamento principal e por isso tudo que eu precisa dele, preciso copiar e colar na memória interna do aparelho (o que diga-se de passagem levam bons minutos).

Dá para resolver tudo e deixar mais agradável? É claro que dá, só falta a nintendo criar vergonha na cara e respeitar um pouco mais seus jogadores, que há tempos vem pedindo melhorias nestes sistemas, mesmo que signifiquem pagar por elas.

E fiquem com uma imagem que fiz no fireworks em cima do selo azul da Nintendo, para já irmos nos acostumando:

Sair da versão mobile