[Retro Games] Chakan – Sega Genesis – 1992

O MORTO VIVO DA SEGA

1992 foi um ano que viu aparecer no Mega Drive alguns jogos que desafiariam os paradigmas de então, alguns bem sucedidos outros nem tanto. Nesse ano apareceram o port de Out of This Word (originalmente Another World), Ecco The Dolphin que causou surpresa e admiração ao utilizar um golfinho como protagonista, e Chakan The Forever Man.

Chakan é um guerreiro morto vivo cujo objetivo é… morrer. Isso mesmo, originalmente um grande guerreiro, Chakan foi levado pelo orgulho a desafiar a própria morte para um duelo. Esta aceitou, e os têrmos da disputa foram que, se Chakan vencesse, receberia a vida eterna, mas se perdesse, a alma dele pertenceria a ela. O guerreiro venceu, mas o prêmio tornou-se maldição, pois com o passar das eras ele tornou-se uma criatura decrépita que somente alcançaria descanso se aniquilasse todo o mal sobrenatural. Eu ate hoje lembro da música predominantemente ao tom de tambores enquanto essa introdução era mostrada.

O jogo em si é um plataforma com temática extremamente sombria, que inicia em uma área central onde é possível acessar os quatro estágios maiores, cada um representando um elemento: água, ar, terra e fogo. Esses estágios eram divididos, cada, em 3 subfases, e ao final da terceira encontrava-se o chefe daquele estágio. Embora as 3 subfases de um elemento precisassem ser jogadas em ordem, não havia restrições quanto a, por exemplo, jogar todas as 3 de um elemento de uma só vez, ou ir intercalando com subfases dos outros 3 elementos, pois completando uma subfase voltava-se sempre à área central. Como Chakan é imortal, não há game over, mas ao ser vencido ele retorna a esse local, e também se ele não completar um estágio no tempo limite.

Como armas, Chakan conta com duas espadas gêmeas, mas encontra outros itens na primeira subfase de cada elemento: um gancho, uma foice, um machado e uma marreta. Além disso, ele coleta vidros com os elementos essenciais espalhados pelas fases, e combinando sempre dois desses , iguais ou de elementos diferentes, obtinha-se magias que, por exemplo, eliminavam todos os oponentes da tela, ou tornavam as lâminas das espadas flamejantes ou eletrificadas. Havia também magias para invisibilidade e teleporte, enfim as possibilidades de combinação dos elementos e portanto de magias eram várias.

Ao completar todas as subfases dos 4 elementos, iniciava-se um tipo de segundo round, para o qual havia um atalho: utilizando a magia do teleporte na área central, você era lançado diretamente para ele. Alias, o jogo, como vários da época, era cheio de cheats, alguns acionados através de combinações especiais de botões do controle.

Quando finalmente é completado todos os estágios desse segundo round, Chakan se mata cravando uma de suas espadas no peito, e os créditos aparecem. Não desligue o console nesse momento, pois após os mesmos a morte vem e, ao ser cobrada por Chakan que ele poderia descansar se aniquilasse todo o mal sobrenatural, ela responde (tradução livre):

“Olhe acima de você Chakan, olhe as estrelas. Cada uma delas é rodeada por mundos como o seu, e cada mundo repleto de entidades sobrenaturais malignas. E cada uma delas está esperando a sua visita. Esperando, por um longo, longo tempo. Esperando para sempre!”

Chakan solta um grito de horror, reenguendo-se com a sua espada ainda cravada no peito, e o jogador volta a controlá-lo num novo embate com a morte. Se o jogador vence, vê-se Chakan e os dizeres de que o descanso virá um outro dia, se perde, daí o final torna-se vago, pois vê-se apenas a enorme ampulheta que aparece várias vezes durante jogo, sendo que a areia que cai nunca termina.

—————————————–

Gostou? Agradecimentos ao leitor Germano que escreveu o texto inteirinho! 🙂 O game parece muito interessante. Eu sempre fui um fanboy do SNES na época por isso não pude experimentar Chakan, mas com certeza é uma excelente lembrança aqui no Retro Games do Portallos. o/

Minha contribuição aqui limita-se apenas ao vídeo abaixo:

E fica o convite a quem quiser mandar algo para alguma sessão do blog. Lá em cima da página você acham nosso e-mail de contato. 🙂

Sair da versão mobile