Impressões: Resident Evil 5 [Demo – X360]

Ok, estou atrasadíssimo com este post. O demo de RE5 está desde o dia 26 disponível na Live do Xbox 360. Mas antes tarde do que nunca. Hoje, num belo sábado a tarde esparramado no sofá, entrei na pequena vila africana recheada de zumbis, prontos para dar aquela mordidinha no jogador.

O texto ficou meio grandinho, então após o “mais” você continua lendo. Coloquei também os 2 vídeos das 2 fases do demo, encontradas no You Tube, para maior entretenimento.

A primeira conclusão que cheguei ao jogar o demo é a de que não adianta comparar Resident Evil 5 com Gears of War. São gêneros diferentes. GoW é mais vontade a ação e tiroteio, enquanto RE5 continua sendo, apesar das nuances, um survival horror. Primeiro porque ficar gastando munição não te leva a lugar algum. Os zumbis continuam chegando cada vez em maior número, tentar matar tudo só fará você ficar sem munição, que apesar de não ser infinita é farta o suficiente para não ter que apelar para o facão.

Mesmo assim, acabo sempre me lembrando que a Capcom disse que mudaria os comandos, que melhoraria isso e aquilo e que pensaram em fazer algo mais parecido com Gears of War. Rá, mentira. Não há cover e muito menos saltos. O cover realmente não é importante, já que é uma burrice ficar parada, se vem zumbis pelas janelas, portas, teto etc. Mas eu juro que fiquei terrívelmente abismado por não haver um comando que desse a chance de desviar de golpes poderosos.

A primeira fase do demo é com o zumbizão de machado que você vê na imagem acima. É frustante ver ele erguer aquele machado e você, perdinho dele, não poder dar uma cambalhotinha para o lado. Um botãozinho Capcom, Chris daria um passinho pro lado, nem precisaria ser um pulo. Isso já deixaria os controles bem mais reais. Digo isso porque é tradição dos jogos de Resident Evil, que o protagonista gire em seu próprio eixo para poder ir para uma direção qualquer. Imagine aquele machadão sendo erguido e você ali de cara com o monstrengo girando em seu próprio eixo para poder correr.

Mas os controles estão incrivelmente com cara da série. Estão mais moderninhos, como a troca de arma e itens sem precisa abrir um menu, apesar dele ainda existir. Alias nem o faça no momento de aperto, porque o menu é em tempo real, o jogo não para. A mira laser é uma idéia ótima, funciona com perfeição e casa bem com o estilo 3D. Tradição da série também é a incapacidade dos personagens de atirarem andando. Se for atirar, fique como uma estátua. Não que isso atrapalhe, mas acredito que o facão é completamente inútil se você não pode andar. Lindo ver sete a oito zumbis avançando e tu paradão como estátua prandando um facão como se estivesse abanando a toalha do café da manhã. Esse recuros poderia e deveria ter sido melhor pensado.

Fase 1: Public Assembly [Demo]

Um outro detalhe importante e agora esquecendo um pouco os controles principais. Eu testei o single player do Demo, daqui a pouco falo do Coop, mas é realmente frustante jogar RE5 sozinho. Não acredito até agora que não é possível mudar de personagem. Pelo menos na demo não é possível. Você joga apenas com Chris Redfield. Para jogar com Sheva Alomar só no coop. E daí? Na segunda fase do demo, existe um momento onde Chris arremessa Sheva para um outro prédio e fica de longe olhando ela abrir caminho, a CPU fazendo o serviço que o jogador poderia estar fazendo. Em outro momento, tem uma escada, Sheva sobe com ajuda de Chris, porém depois disso não dá para subir, Chris corre a viela ao lado e encontra com ela do outro lado. O jogador solitário nem vê o que tem no trecho de Sheva. Não gostei, poderia ter dado maior dinamismo ao game a possibilidade de troca de personagens. Sheva não funciona como Elika de Prince of Persia, que é só uma sombra do Prince e nada mais.

Dito isso preciso dizer que a graça de RE5 é o modo cooperativo. Jogar todo o game sozinho não dará a total experiência que o game pede. A diversão do game, já sentida pelo demo, é jogar com um amigo. Combinar estratégias e ajudar um ao outro. Felizmente o modo online vai suprir a necessidade de um amigo real com tela dividida [argh, coisa do passado]. Pegue um amigo online para jogar RE5.

Mudando novamente de assunto, só tenho um detalhe que não deu para passar despercebidos, mas a Capcom encheu o game de zumbis… clones?! É sério, lá estou em cima de um prédio, atirando em todos os zumbis que subiam nele, aí um pelo lado de fora com a camisa vermelha sobe, e ao mesmo tempo um idêntico sobe pela escada. E não foi apenas uma vez que senti essa sensação de que a cada 6 mortos, 2 na pilha são praticamente iguais. Você mata um de camisa branca, vira para o outro lado e lá está no fundo um outro igual vindo. Tudo bem que criar 100 zumbis todos diferentes carregaria o game, ainda mais este que pede por partidas online, mas que é bizarro é.

Quanto aos gráficos, som e estes aspectos técnicos só posso tecer elogios. O cenário é excelente, muito real, não faz feio em nenhum momento. armários podem ser arrastados, mesas e cadeiras se quebram quando algum zumbi cai neles, vidros se quebram, balas ficam marcadas na parede.

No fim das contas, Resident Evil 5 continua sendo um Resident Evil. A Capcom não mexeu na essência da série, manteve o mesmo clima, o mesmo tipo de controle etc. Algumas coisas foram modernizadas, mas ainda é um claro e clássico Resident Evil. Não vejo a hora de jogar o game Full, mas o demo cumpre exatamente sua função. Mostra que a série não foi prostituida para ser coisa diferente, que o apelo é para jogatina cooperativa e que matar zumbis continua sendo tão divertido como sempre foi!

Fase 2: Shanty Town [Demo] [Youtube=http://br.youtube.com/watch?v=JrcnHEoEkqE]

Lembrando que semana que vem o demo também chega ao Playstation 3.

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