Bastidores: "Postagem Industrial", Domínio e Conquistas…

O Portallos está passando por uma fase curiosamente intensa em vários sentidos. E acho que conversar com os leitores sobre alguns assuntos pertinentes do blog seja interessante. Não se preocupe que não é notícia ruim, pelo contrário, a fase atual está sendo muito gratificante e estamos tentando melhorar o que tiver que melhorar.

Preciso falar sobre o ritmo de postagens diárias, sobre a mudança para nosso próprio domínio, sobre um novo recorde que conquistamos, o fim da série de banners Robôs Gigantes e outras cosinhas. Se você tem curiosidade a respeito dos bastidores do Portallos ou quer dar sua opinião para aprimorarmos certos aspectos do blog, clica em “continuar” e continue lendo. 😉

“Postagem Industrial”

Esse termo, postagem industrial, pipocou no forum fechado da equipe dias atrás e achei que seria interessante comentar por aqui a respeito do ritmo de postagens diárias que o Portallos recebe. O termo surgiu de um comentário do Hunterpiro, colega de equipe, onde o mesmo disse que estranhou bastante no início o ritmo de postagem do blog, com um post atrás do outro, e que levou um tempo até acostumar-se.

Realmente o Portallos tem atualmente um ritmo que beira a insanidade em certos dias. São aproximadamente 250 posts por mês. As atualizações são praticamente 3 vezes ao dia, manhã, tarde e noite. Isso realmente assusta quem quer acompanhar tudo.

Mas a verdade é que desde que partir para este projeto, sempre quis mesmo um ritmo alucinado de conteúdo. Numa linguagem mais simples, onde o leitor pudesse entrar aqui a qualquer hora do dia e achar algo novo. “Entretenimento 24 horas por dia” era o que tinha em mente quando criei o Portallos.

Seria mentira dizer que não me espelhei nos formatos de blogs internacionais, como a Kotaku e a VG247. Lá as atualizações e notícias são diárias, 7 dias por semana e 24 horas por dia. “Se eles podem ter algo assim, porque o Brasil não pode?”. Claro que temos sites que tem um ritmo mais corriqueiro por aqui, como o Finalboss e o Omelete, e nessa inspiração que começamos o Portallos. Sem o profissionalismo desses canais é claro. Aqui as coisas sempre giram na simplicidade e até amadorismo, porque não dizer? Afinal não somos jornalistas formados. Essa é a graça de tudo.

A intenção sempre foi o formato blog, pois ele combina perfeitamente como uma revista digital, onde a cada hora que você visitar, o conteúdo de capa é diferente. Usamos e abusamos de imagens e vídeos, afinal entretenimento é ver também e não apenas ler.

A meta atual do Portallos está definida, queremos ser uma variação genética da Kotaku, se possível até no mesmo ritmo ou mais. Com posts a qualquer instante, sem medo de inundar nossas páginas de imagens e vídeos com as notícias, com nossas próprias matérias originais, mas também mantermos nossas singularidades. A Kotaku é um blog de games e, nós somos mais que isso. Temos outros assuntos além da área gamer. A Kotaku é extremamente profissional. Nós estamos longe disso, mas calma que chegamos lá. Não queremos ser uma cópia, mas uma alternativa brasileira com o espírito e disposição com que a Kotaku é.

Um coisa que invejo por lá, são os concursos de fotografias. Espero realmente poder incluir isso no formato do Portallos ainda este ano. Isso é claro, é uma situação que depende muito mais da comunidade que nos visita do que dos organizadores. Mas é algo a se insistir, porque é muito legal.

Por fim, nunca conversei com os leitores para saberem o que acham desse ritmo que o Portallos tem. Como o blog está crescendo, acredito que esteja dando certo. Há problemas é claro, mas estes a gente vai se virando durante o percurso. Deixo aqui então, o espaço para conversarmos. 🙂

Agora os pequenos assuntos.

Domínio Próprio

Alguns leitores já haviam nos cutucado para esse detalhe. Blogues e pessoas que recomendam o Portallos também cutucam as vezes o fato de sermos um blog com o endereço “.wordpress”. Cadê o “.com.br”?

Estamos trabalhando para mudar o endereço do Portallos. Em breve, estaremos em casa nova: www.portallos.com.br. Já compramos o domínio. É nosso e ninguém tasca. Estamos resolvendo alguns empecilhos com servidor, migrando para o wordpress.org e verificando novos layouts. Crescemos e agora acho que merecemos um domínio próprio. 🙂

Quando tudo isso acontece? Não sei. Esperamos que seja o quanto antes, mas não temos necessariamente uma urgência para mudar.

100.000 visitas mensais! Novo recorde!

Aproveitando o post de bastidores. Fico feliz em contar para todos que atingimos um novo recorde. Pela primeira vez o blog atinge cem mil visitas num único mês.

O mês ainda não virou, mas hoje já estamos com 105.000 visitas totais em Abril! Até então o máximo que o blog tinha alcançado era 88 mil.

O fato dos números de visitas aumentarem a cada mês significa que o pessoal está gostando do nosso conteúdo e voltando sempre para ver mais. Não importar se o ritmo de crescimento é lento ou rápido, o que importa é crescer. Meu agradecimento a todos os leitores! o/

Banner da série Robôs Gigantes [O Fim]

Outra experiência muito boa e que gostei do resultado foi a série temática de banners, onde a cada semana, mudamos o banner principal do Portallos. Hoje, entra no ar, o último da série robôs gigantes. Foram 6 banners ao todo. Um mais legal que o outro. XD






A próxima série com mais seis banners já está definida e pronta! Mas não vou contar, aguardem quinta-feira que vem, dia 07 de Maio, que é a dia de troca de banners. 😉

Pronto, cheguei ao final do post. Agradeço quem teve coragem de acompanhar. Tinha outras “coisinhas” para comentar, mas isso fica para uma próxima. Deixo o espaço aqui para quem quiser comentar algo sobre o Portallos, o que gosta, o que não gosta, sugerir algo, sei lá. Sintam-se a vontade. 🙂

Ah, só uma coisa. Quem está aguardando mais Portalloscast, fiquem de olho, porque voltaremos com o programa até no máximo na próxima semana. o/

Sair da versão mobile