Patapon 2: Algumas considerações depois de 43 horas de jogo [PSP]

Aproveitei o feriado ontem para ir até o fim de Patapon 2. Afinal, após 43 horas de gameplay, meu exército já estava razoavelmente evoluido e estava curioso para ver o último chefe. Preciso avisar sobre os spoilers a partir deste ponto?

O último chefe no final das contas não me impressionou tanto quanto eu gostaria e nem foi tão difícil quanto eu esperava. Na verdade, o último chefe do primeiro Patapon me impressionou bem mais. Existem chefes mais desafiadores em Patapon 2 do que o último boss.

Não que ele seja fácil, mas é muito difícil ele causar algum dano aos Patapons pois seus ataques são previsíveis demais, e ele não tem uma variedade de ataques na qual possam confundir o jogador. Eu sou um cara das antigas. Daquele que se arrepia todo quando chega na batalha final querendo algo impossível de ser vencido. E não foi assim com Patapon 2.

Vejam o vídeo da 2ª forma do último boss. Notem como ele não acerta seus ataques nem uma vez nos Patapons:

Não que Patapon 2 seja ruim, pelo contrário, ele está muito melhor que o primeiro. Diria que superou com louvor seu antecessor, trazendo mais elementos e complexidade ao game, principalmente com o sistema de evolução dos Patapons. Porém ainda assim tem alguns probleminhas.

Apesar de maior e melhor, o jogo ainda traz muita coisa repetida do primeiro game. Se você não jogou Patapon 1, não se dê ao trabalho, pois a maior parte das fases do primeiro game foram incluidas no segundo. A fase com a catapulta, do resgate do Patapon líder, do deserto escaldante. Tudo voltou, com algumas modificações aqui e ali, mas é impossível não sentir um certo deja vu.

Os chefes também retornam. Quase todos melhorados é claro, mas a maior parte deles também são repetidos do primeiro game, sendo estes os melhores. Os chefes inéditos são legais, mas estão longe do charme dos primeiros como o T-Rex, Garuru e aquela estátua Shadow of Colossus. O bom é que quase todos receberam novos movimentos de ataque. O T-Rex de gelo faz você suar de tão forte é seu ataque, não há como vencê-lo se você não tiver evoluido o mínimo que seja com seu exército.

Os novos tipos de Patapon também acrescem em muito ao game. Principalmente a classe dos Patapons feiticeiros, que além de terem ataques poderosíssimos, recuperam HP de todo o grupo. Os outros acabaram ficando um pouco de fora do meu grupo no final do jogo porque eles requerem itens mais complexos para evolução. Não que os itens não apareçam no game, mas é mais fácil evoluir os Patapons normais primeiro.

O sistema de ovos e do heróis e multiplayer são adicionais bacanas ao game e realmente ajudam a aprimorar a campanha, mas não foge muito da repetição já que você passa pelos mesmo chefes e fases da campanha e muitos deles já vem do primeiro game.

Eu diria que Patapon 2 no quesito de fases é 50% novo e 50% reaproveitado do primeiro. Claro que outros fatores influenciam para que o game seja muito mais do que isso. Os novos mini-games, sistema de evolução, multiplayer, ovos que dão itens, novos inimigos, novas classes de Patapon etc.

Também não poderia deixar de faltar ao fim do game a chamadinha para um terceiro Patapon. Yes! Ela está ali. Vamos ver quando é que isso se concretizará.

Vale a pena jogar o segundo tendo fechado primeiro? Com certeza! Mas se você ainda não jogou o primeiro, melhor mesmo é começar pelo segundo. Não vai perder muita coisa não jogando o primeiro game.

Fecho o post com o chefe mais difícil do game na minha opinião. Este sim me deu trabalho. É preciso ter uma atenção dobrada contra ele, usando as defesas ao máximo, já que um ataque dele pode ser fatal. E como ele é o chefe que mais tem tipos variados de ataque, precisa decorar cada um para que se consiga usar a defesa adequada. Precisei jogar umas 5 vezes até conseguir pegar a jeito do maldito. Muito bom mesmo:

E agora que acabou? Agora vou usar e abusar do replay do game que é altíssimo. Ainda tenho muitos Patapons para evoluir até o level 10 e muitos chefes e fases que nem cheguei ainda no level 10, sendo que elas vão até o 100. Tem muitos itens raros para colher e ainda fechei com 2 estágios secretos sem abrir. Não me ficarei admirado se no fim das contas isso levar mais umas 30-40 horas a mais de gameplay. Pelo menos até Patapon 3 sair em algum lugar do futuro. Com certeza Patapon 2 é o game que mais me dediquei desde que comprei o PSP.

Fica a recomendação!

Sair da versão mobile