Nem tudo é perfeito? Final Fantasy XIII recebe 39/40 na Famitsu [PS3]

Não que isso diminua minha vontade de jogar FFXIII, afinal, 39/40 é uma excelente nota, mas acho que fiquei mal acostumada com a recente distribuição de notas perfeitas pela Famitsu e acabei dando como certo que o jogo receberia 10 dos quatro redatores.

Final Fantasy X também recebeu 39/40, e com a divulgação da nota de XIII, Final Fantasy XII continua sendo “o melhor FF”. Entre aspas é claro, porque mesmo sendo o único a ganhar 40/40, é o jogo mais controverso da série, com fãs descabelados argumentando que é “o filho bastardo”, enquanto outros concordam com a Famitsu e o acham incrível. Incluam-me nesse grupo. (Como curiosidade, FFVII ganhou 38/40.)

Mas voltando ao assunto principal, acho que a principal razão para essa nota ter sido recebida com surpresa é porque toda a antecipação, todo o hype que existe em cima desse jogo é muitas vezes maior do que Bayonetta ou New Super Mario Bros. Wii tiveram. É claro que mero hype não deveria interferir na nota, tanto que muita gente estranhou as notas perfeitas que Monster Hunter 3 e Dragon Quest IX receberam, mas quem não esperava por um 40/40?

É interessante notar como esse tipo de avaliação gera discussões, lembram-se do furor gerado pelo 38/40 que Zelda: Twilight Princess recebeu? Foi fã dizendo “bem feito, queria uma continuação de Wind Waker“, “como assim?! Ocarina e Wind Waker ganharam 40!” “essa revista não sabe de nada!!1”, “eu sabia que era só hype”, etc. E agora é a mesma coisa. Esperem pra ver as flame wars quando a Square revelar quantos discos o jogo terá no 360, ou se começarem a comparar a qualidade de áudio e vídeo nos dois consoles… é o tipo de discussão que não tem fim.

Daqui a pouco vai surgir por aí a tradução do review escrito do redator que deu 9 ao jogo, mas até lá só podemos supor sobre o que o levou a não achar o jogo perfeito. Não levem esse post como uma reclamação, eu não joguei nem a demo de FFXIII pra poder dizer que foi injusto, só estou compartilhando a surpresa que tive ao ler essa notícia.

Por último, no título está “[PS3]”, mas não me esqueci que vai ser lançado pra 360 não, é que a versão analisada pela revista foi a de PS3, já que a de 360 não será lançada no Japão.

Hum… aqui nada mudou, mal posso esperar pra jogar!

Sair da versão mobile