iPad: Uma Nova Plataforma de Games? [Opinião] [Atualizado]

O iPad, o novo hardware da Apple, foi lançado ontem (3 de Abril de 2010) e pretende conquistar o mercado de gamers. Sinceramente, não vejo até agora nenhum obstáculo intransponível que impeça a Apple de atuar no mercado dos jogos com a sua mais nova pérola. O preço ainda é elevado e acredito que essa versão ainda possa ter melhorias… Então talvez seja mais indicado para quem quer economizar algum dinheiro e é paciente, esperar um pouco mais para comprar o iPad.

Atualmente a empresa tem apresentado o aparelho como revolucionário. Isso até me faz lembrar do Nintendo Wii que chegou ao mercado com um conceito revolucionário que captou a atenção de muitos e levou a Nintendo a vender muitos consoles (as vendas de iPad também estão elevadas!). Apesar da comparação, tanto o Wii como o iPad servem para jogar alguns jogos, mas são aparelhos MUITO distintos. Possuo um Wii e admito que há jogos interessantes e clássicos valorosos, mas ele me decepcionou um pouco… O melhor é não elevarmos exageradamente as expectativas. O mesmo que aconteceu ao Wii, poderá acontecer ao iPad: decepção. Entretanto, não vamos tirar conclusões precipitadas! Até porque o iPad tem muitas potencialidades como plataforma de games. Não acham?

O iPad possui um design formidável que agrada a maioria das pessoas, serve como MP3/video player, como leitor de eBooks e como navegador na Web, e se torna ainda mais irresistível se contiver uma biblioteca de jogos (principalmente para gamers).

Então, o que o iPad da Apple está apto a trazer para o terreno dos video games?

Muita coisa, sem dúvida. Ele promete ser um forte concorrente entre as plataformas portáteis. Aliás, alguns jogos simplesmente funcionam melhor com o touchscreen, não concordam? Porém, o iPad também possui seus defeitos.

Primeiro, o iPad já possui uma lista de mais de 700 games planejados/ prometidos. Um bom começo, eu diria. O touchscreen responde rapidamente e com qualidade. Apesar de tudo, o iPad não é agradável de ser carregado e segurado. Normalmente, o dono tem que segurá-lo com as duas mãos e jogar com os dedos – um pouco desconfortável. Segurá-lo, sem apoio nenhum, acaba por causar dor nos braços após um certo período de tempo. Enquanto o iPad é desconfortável de ser segurado, o iPhone e o iPod touch encaixam com mais perfeição nas mãos.

Uma característica positiva é o suporte de diversas produtoras. Electronic Arts, 2K Games, Activision, Capcom, e até mesmo a Sega já estão contribuindo com games para o iPad. Inicialmente, muitos jogos poderão ser lançados com uma fraca qualidade, como tentativas falhadas… Mas com o tempo, no topo de muitos jogos decepcionantes, com certeza surgirão jogos de verdadeira qualidade. Aprendemos com os erros e aperfeiçoamos!

Resta apenas mencionar mais dois defeitos do iPad. Um deles consiste na incapacidade de produzir som stereo sem a utilização de colunas ou headphones! Parece ridículo (e é mesmo), mas é verdade. Um portátil que possui som stereo, sem necessidade de ser equipado com colunas ou headphones, custa menos que o iPad!

O outro defeito está relacionado com o botão Home que se encontra na parte de baixo do aparelho quando ele está na posição vertical ou então à direita ou à esquerda quando o aparelho está na posição horizontal. Os dedos muitas vezes estão perto desse botão enquanto alguém está jogando um jogo – logo, acontece com frequência um dos dedos esbarrar no botão. Quando isso acontece, o jogo é fechado e você tem que iniciá-lo novamente. Imagina se isso acontece várias vezes seguidas? A Apple deveria criar uma proteção para o botão em uma futura atualização do hardware!

Ah! Não podemos esquecer que o iPad permite o modo multiplayer em um único aparelho (não precisa de mais de um iPad para jogar com amigos). O sistema é simples: divisão de tela. Isso é uma empolgante vantagem.

Enfim, o iPad está na direção certa para entrar com o pé direito no mercado dos games, mas ainda tem alguns aperfeiçoamentos para fazer.

Alguns dos jogos para iPad:

– Majesty: The Fantasy Kingdom Sim
– N.O.V.A. HD
– Monkey Ball
– Worms HD

Estará a Apple pronta, talvez se preparando ainda, para  lutar pela liderança entre a 3DS e a PSP (ou uma possível sucessora)?

Vamos dar uma oportunidade ao iPad da Apple e ver o resultado.

A galeria de imagens abaixo mostra screens de alguns jogos:

[nggallery id=84]

Atualização por Dadah: hoje tive a oportunidade de passar rapidamente em uma Apple Store na hora do almoço (aqui na Califórnia), e pude brincar um pouco com o iPad.

Como muitos já sabem tem um design semelhante ao iPhone/iPod Touch, e roda o mesmo sistema operacional. O menu principal é bem parecido, porém tive a impressão de ser mais bonito (pode ser o wallpaper ou algum efeito nos ícones, mas acho que a tela é semelhante ao Macbook Pro, com as cores bem vivas), e um detalhe interessante, ele tem um modo paisagem (no iPod touch, o menu sempre fica na posição ’em pé’, girar o aparelho não muda a posição dele). O desempenho parece melhor, aplicativos abrem e fecham rapidamente, e mesmo os jogos 3D executam sem gargalos. Achei um pouco pesado, não parece ser confortável de segurar sem apoio por muito tempo. O teclado, mesmo no modo paisagem, não é tão bom assim (ele fica na metade de baixo da tela), é bem fácil errar, mas deve ser questão de costume.

Gostei do aplicativo para ler livros, é legal poder ‘virar’ a página com o touch screen (pressionando da direita para o centro), e a tela ajuda em livros com fotos e gráficos. Em seguida testei o jogo Plants vs. Zombies HD, como disse acima, rodou muito bem, sem nenhum slow down (mas não testei com a tela lotada de zumbis também =)). Gráficos muito bonitos inclusive. E como foi a primeira vez que joguei ele, não sei exatamente como é a jogabilidade no PC, mas no iPad é bem intuitivo: toque nos ‘sóis’ que caem para ganhar dinheiro, e selecione as plantas na parte de cima (antes da partida tu escolhe as 6 ou 7 opções que vão estar disponíveis) e pressione em qualquer parte do campo para colocar a mesma no caminhos dos zumbis (para quem não conhece o jogo, aconselho ver um vídeo no youtube, é muito divertido). Parece que o jogo foi feito para ser jogado na touch screen.

O outro jogo foi algum de corrida (desculpem, mas não lembro do nome =P), com um controle simples: o carro já acelera e freia sozinho, seu único trabalho é segurar o iPad como se fosse um volante, e girar o iPad como um volante (dã) para virar o carro. Bem díficil de controlar, como voces devem imaginar. E sem acelerar e freiar não tem muito graça (pode ser que tenha outras opções de controle…). Gráficos 3D interessantes, com visão dentro do carro (lembro que dava para ver o volante e as mãos do piloto), mas a pista não achei grande coisa. Ah, e segurar o iPad assim não atrapalha a visão, já que existe essa área em preto em volta da tela, que é larga o suficiente para por as mãos sem esconder boa parte da tela.

Acho que quem já conhece um iPhone/iPod Touch já tem uma boa idéia do que é o iPad, pois tirando o tamanho da tela e algumas mudanças básicas (não tem camera por ex), além de alguns aplicativos interessantes como o iBook e iPhoto, não tem nada de tão diferente assim. O preço é bom considerando que antes do anúncio todos esperavam algo na faixa 800 – 1000 dólares (um iPhone sem fidelidade custa mais de 700 dólares na Apple Store, e um iPod Touch fica na faixa de 199 – 399 dólares). Acho que um iPad tem como alvo o uso em casa, na frente do sofá, na cama antes de dormir, em alguma fila qualquer, viagens, lugares onde seria mais prático que usar um notebook. Mas quando precisar trabalhar por exemplo, não substitui um laptop (o teclado, falta de multi tasking, impede, ao menos na minha opnião).

Paro por aqui pois o pequeno update acabou virando um texto gigante =) Seguem algumas fotos:

[nggallery id=86]

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.