Nintendo 3DS! A revolução está a caminho! [E3 2010]

O 3DS com certeza é uma revolução, um 3D sem o uso de óculos especiais é um sonho há muito tempo, e talvez os óculos sejam a maior repulsa a tecnologia, mas isto está para mudar e agora com o nascimento do console de bolso. Contudo ainda demorará um certo tempo até termos em mão o portátil, pois ainda não foi anunciado datas e nem preços, especula-se que ao menos um ano correrá até que tenhamos novas informações acerca de tal, não se sabe nem se o nome final será este, e nem o desgn final está estabelecido.

O console tem acesso wireless por meio de banda de 24Hz, ainda não há menções de suporte a redes 802.11n que o novo modelo do XBox 360 já suporta, mas que seria de bom agrado tal suporte. O portátil tem o peso aproximado de 220 gramas. Uma feature interessante é que o 3Ds pode se comunicar com outro 3DS enquanto desligado, ou ainda acesar à internet. Também o console agora inclui suporte a WPA/WPA2 melhorados e mais fáceis de configurar, e para ligar e desligar o wifi há um botão externo, o que facilita e muito, era muito chato ter q desligar o Ds para ligar ou desligar o wi-fi.

Há especulações acerca das features online no console, rumores apontam a presença de lista de amigos, conquistas, chat por voz e por texto, além de notícias, tudo isso de acordo com o a EA. Mas vamos aguardar por informações mais completas.

A tela superior é de 3,53 polegadas widescreen, e é nela que a mágica 3D acontece, com resolução de 800X240 pixels, sendo 400 pixels alocados para cada olho. A tela inferior continua sendo touch, com 3,02 polegadas e resolução de 320X240, superior ao DS que é de 256×192. O console ainda possui uma câmera interna comum, enquanto externamente há duas câmeras com resoluções de 640×480 ou 0.3 Mega, sendo que as externas permitem captura de fotos tridimensionais.

A mídia continuará a ser cartuchos, e até o momento a previsão é que eles tenham capacidade de 2GB. Aparentemente a entrada dos cartuchos do DS e a do 3DS serão a mesma, e sim haverá retro-compatibilidade, mas a versão apresentada na E3 não tinha entrada de cartuchos. Também há suporte a cartões SD.

Foi adicionado um botão “Home” para que seja facilmente enviado para a tela inicial do portátil, e além do clássico direcional em cruz, foi adicionado um analógico, que a primeira vista parece um tanto complicado e desconfortável, mas deve ser só impressão, os botões já presentes no DS estão ali também, o A, B, X, Y, Select e Start. Há agora um sensor de movimento (acelerômetro) e giroscópio, e um botão para regular a profundidade do 3D. A Nintendo ainda está tentando fazer com que a bateria dure tanto quanto o atual DS.

Nos primeiros testes várias pessoas relatam que o 3D não funciona se muito distante dos olhos e nem muito próximos, e se chacolahar o console rápido demais também perde o efeito 3D. Agora é colocarmos nossas mãos no portátil para entendermos bem como funciona.

Várias empresas já estão desenvolvendo jogos para o console, destaque para um remake de Zelda: Ocarina e Star Fox 64:

Ainda há mais informações a serem divulgadas, demorará ainda muito para que vejamos essa revolução em nossas mãos, mas eu não deixarei de conferir de perto, só espero que a Nintendo lance o console no país de forma mais descente e não como é hoje, uma representação mais firme da empresa no país, mas isso é papo para outro post. Veja o engraçado vídeo de divulgação do 3DS e logo após, o vídeo da E3 com os anúncios dos games:

Mais informações em: http://e3.nintendo.com/3ds/

Sair da versão mobile