Crítica | Os Mercenários! Separando homens de meninos – Eu fui!

os mercenarios

Alerta! Alerta!
Não tem spoiler! Pode continuar lendo sem problemas – mesmo se for alérgico!

F$*¨@ Awesome! A única pretensão do filme é porrada! Fácil e simples de digerir! Não vá esperando surpresas e reviravoltas… Esse é um filme pra curtir, vibrar e ouvir muitos: “OOOHH”! por toda a sala de cinema!

Caramba! Os Mercenários é o filme de ação mais divertido do ano, com certeza, sem dúvida nenhuma, afirmativo e ratificado!

A direção de Stallone é pancadaria pura, armas poderosas, personagens sarcásticos, tiradas tipicamente americanas, sangue pra lá e sangue pra cá, membros voando, corpos furados ao meio (ou partidos, despedaçados – que também vale!)… Enfim, Sylvester Stallone é o cara! É o jeito doido dele que diferencia os outros filmes de ação que seguem a linha porrada versus história, de Os Mercenários!

Os Mercenários é diversão pura, risadas absurdas das cenas impossíveis e um roteiro despretensioso focado somente na porrada! Então, os  “intelectualóides”  que me desculpem… Mas, às vezes, a gente quer asssitir um filme e se distrair um pouco, sair do cinema rindo alto e interpretando as cenas de ação mais absurdas, com vontade de sair por aí, pilotando um avião velho e salvando belas damas de ditadores cruéis!

Na verdade, o filme tinha só uma pretensão: faturar o máximo possível utilizando a boa e velha fórmula de filmes de ação… Só que com o toque Stallone, o mesmo que vimos em Rambo IV! E eu nem vou falar do elenco mega apelativo – que todo mundo já sabe!

O sujeito realmente soube renascer das cinzas, reinventando seu próprio clássico e trazendo a pancadaria livre de volta – sem beijinhos, sem “romancezinhos”, sem coisinhas que amenizariam qualquer coisa…

Então, Os Mercenários apresenta uma vingança de um cara que perde a mulher (mas que nunca perde a compostura macho de dizer: você quem perdeu [algo do tipo]), homens ultra fortes apaixonados por suas armas, homens violentamente neuróticos , ditador cruel, uma bela mulher e todos os outros ingredientes de filme ação: cenas de perseguição, tiros, explosões, porrada e mais porrada – grátis!

Não vá esperando poesia (embora eu tenha considerado algumas cenas como “poesia’, digamos assim!) e preste atenção no início, nos detalhes da pancadaria (que, querendo ou não, foi bem dirigida), e em duas cenas impagáveis no meio/fim do filme!

Pelo amor de Deus! Os caras são “muito macho”! A participação de Arnold Schwarzenegger é cheia de piadas e referências a filmes do passado e da atual condição de governador, do exterminador!

Agora, vale ressaltar a produção pobre nos efeitos especiais – quase que Jaspion! (com aquele fogo de mentira e maquetes sendo destruídas a todo instante). Também tem um buracão no roteiro (primeiro uma coisa explode e, no final, ela está lá de novo) e a atuação de Gisele Itie não foi muito legal: forçada pra caramba e… bom… Nada disso importa muito no fim das contas. Sua mente simplesmente releva essas coisas!

O resto compensa! Cada segundo de porrada e de clichês compensa (e quem me conhece do blog sabe quanto eu prezo originalidade)!

Em Os Mercenários você já sabe o que vai acontecer, do começo ao fim (embora surpreenda a forma de alguns desfechos da pancadaria) e é isso que é bom! Van Dame perdeu a chande de participar do melhor filme do gênero de 2010 (o melhor, aliás, em muito tempo).

Afinal, é um filme sem pretensão, pra se divertir e, em um monento específico, você vai CHORAR de rir! Eu passei mal, fiquei sem respirar… Cara, demais!

Vale o ingresso e vale um ingresso num cinema bom: com aquele sonzão e tela gigante, para você se envolver mesmo com as loucuras de Stallone!

Bom, tinha uma velhinha sentada do meu lado que não gostou…

Sair da versão mobile