Como você acha que será a Internet em 2020?

Você pode estar se perguntando que raios essa pirralha da imagem acima tem a ver com Internet. Pois, saiba que essa é Lain, a protagonista do anime Serial Experiments Lain. Essa menina com cara de anjinho fica viciada na Wired (que, na história, seria uma evolução da nossa Internet), com isso ela acaba se tornando uma espécie de hacker. Uma história que se encaixa perfeitamente no tema desse post. Já viu quanta referência a informática tem na imagem? Curioso é que esse anime tem um tema que me interessa muito, contudo o ritmo da história não me agradou e acabei deixando de lado, mas quem sabe termino de assisti um dia. Bom, fica a dica de um bom anime pra quem ainda não assistiu e também um wallpaper bonitinho (que a Dakini não nos veja).

Bom, como vocês já perceberam, o assunto aqui é Internet. Ontem, durante minha caminha diária pela Grande Rede, tropecei em um post interessante no blog Intac. Um artigo em que foram apresentadas várias estimativas de como estará a Internet no ano de 2020. Na verdade o post deles foi resumido em uma imagem. Portanto, eu peguei as informações mais importantes e trouxe aqui para comentar um pouco sobre o que penso a respeito de cada uma delas. Algumas previsões são bem obvias outras já apresentam alguns sinais de que realmente irão acontecer e outras eu não apostaria tantas fichas. Na verdade tudo não passa de tendências, mas se eu fosse você não perderia essa oportunidade de saber o que pode estar por vir nos próximos anos. No final desse post você ainda encontrará a imagem que foi publicada no Intac.

Mais pessoas estarão conectadas à Internet. Segundo o site que divulgou a pesquisa, somos 6,7 bilhões na superfície terrestre e destes apenas 1,8 bilhão são usuários da grande rede. A previsão é que, em 2020 sejamos 5 bilhões navegando. Isso eu já acho que é bem previsível. A Internet tem estado cada vez mais presente na vida das pessoas, mas ainda tem muita gente que não tem acesso a esse serviço, principalmente nos países pobres e nos chamados emergentes, como é o caso do Brasil. Além disso, a tendência é sempre que o fornecimento desse tipo de serviço se torne mais barato por conta do próprio avanço tecnológico e de outras opções que podem surgir.

A Internet será mais bem distribuída geograficamente. Não vou passar os números dessa informação aqui. Primeiro porque isso é muito chato e ninguém tá nem aí pra isso. E segundo porque são muitos dado e vocês são grandinhos e já sabem ler. O que é importante aqui é que, a Internet  provavelmente terá suporte a mais linguagens, e não apenas ao padrão ASCII que é o padrão americano para troca de informações, ou seja, os caracteres que usamos normalmente em nosso alfabeto. Eu vejo essa previsão como um complemento da primeira. Com a Internet mais barata e mais acessível nos países pobres a tendência é que ela descentralize. Isso é de grande importância ao papel principal da Internet (a meu ver) que é difundir informação de maneira democrática.

A Internet será a rede não só dos computadores. Segundo os dados, atualmente temos 575 milhões de computadores conectados à rede. A expectativa é que em 2020, além de computadores, tenhamos prédios, edifícios e até mesmo pontes funcionando como pontos de acesso. Isso nós já podemos observar, além de tudo,  pelo avanço tecnológico em relação aos meios de transmissão sem fio. Hoje é muito comum encontrar shoppings centers que possuem um sinal público de acesso à rede, bibliotecas ou até mesmo hospitais já fornecem tal serviço aos clientes.

A Internet será wireless. O número de pessoas que utilizam banda larga móvel já é grande (257 milhões) se levarmos em conta que esse é um serviço bem recente para o público e, mesmo assim, vem crescendo cerca 85% ao ano. O cálculo é que cheguemos a 2,5 bilhões de pessoas utilizando Internet móvel ainda em 2014. Essa estimativa eu creio que anda de mãos dadas com o item anterior e também acho bem provável que aconteça, e arrisco dizer que os números serão maiores que esses. Basta observarmos o grande sucesso que fazem os aparelhos celulares que possuem acesso à Internet, além, claro, dos tablets (Ipad, Kindle, Slate, etc.), hoje qualquer um quer ter troço desses. O que está crescendo também é a utilização da tecnologia embarcada, internet nos carros, nos aparelhos de TV e até mesmo nas geladeiras. Quem sabe alguém no futuro estará lendo esse texto enquanto abre a geladeira só pra dar aquela olhadinha dentro? Agora só falta a pia da cozinha ter conexão Wi-fi. :mrgreen:

[nggallery id=323]

Mais serviços estarão nas nuvens. Computação nas nuvens (em inglês cloud computing) é uma nova tendência de armazenamento dados. A ideia é que nossos dados fiquem armazenados em servidores que podem ser acessados remotamente a qualquer momento e em qualquer lugar do mundo. Com isso não precisaremos mais de discos rígidos (HD) nos computadores, apenas um processador e uma quantidade de memória (RAM) razoável.  A previsão, segundo o site que divulgou os dados, é que esse tipo de serviço cresça muito. Eu particularmente ainda não gostei muito dessa ideia de ter meus dados espalhados por aí a mercê de qualquer mal intencionado. Claro que serão implementadas medidas de segurança, mas assim como algumas pessoas criam alternativas de segurança outras arrumam maneiras para quebrar essa segurança. Mas é opinião minha quem quiser se informar um pouco mais sobre o assunto tem um artigo na Wikipedia e outro no Oficina da Net. Ah, olha só, a pia da cozinha também poderá se conectar!

A Internet transportará exabytes, ou até mesmo zetabytes de conteúdo. Que o conteúdo transportado na WEB ira aumenta estupidamente acho que todo mundo concorda com isso, né? É só olhar um pouquinho para trás e relembrar o tempo em que tínhamos que esperar horas para baixar uma imagem com resolução razoável. Hoje temos transmissão de vídeo em tempo real, baixamos gigabytes em questão de minutos. Isso sem contar com os avanços na iformática e com as pesquisas científicas. Muito em breve teremos CDs armazenando petabytes de dados, inclusive.

A Internet será verde. O consumo de energia elétrica é muito alto por conta dos diversos aparelhos que temos em casa. Computador, monitores, roteador, modens, vídeo games e outras coisas mais. A tendência é que esse consumo diminua bastante até por conta dos aparelhos móveis com baterias que duram muito mais. Além, é claro, de formas de geração alternativas de energia. Eu já sou um pouco mais pessimista quanto essa questão toda de sustentabilidade. Fale-se muito em mudanças entretanto vemos pouca coisa acontecendo nessa área. O principal impedimento de medidas sustentáveis tem sido ainda o alto custo de algumas delas. Ás vezes sai mais caro não prejudicar o meio ambiente que preservá-lo. E o verde que os empresários gostam não são os que brotam em árvores.

A internet atrairá mais hackers crackers. Só para deixar claro, crackers são os hackers que escolheram o lado negro da força. São pessoas que utilizam seus conhecimentos em rede e programação para proveito próprio ou simplesmente vandalizar, muitas vezes causando prejuízos absurdos à empresas e usuários domésticos. Só de curiosidade: em 2009, 80% dos ataques estiveram concentrados nos EUA e em países da Europa. Como eu já disse (quando comentei sobre computação nas nuvens), assim como tem gente trabalhando para manter a segurança nas grandes redes existem pessoas que trabalham para burlar essa segurança. E quando a tecnologia evolui é para todo mundo então, os mesmos avanços e facilidades que uma empresa tem para se defender um cracker também pode encontrar para uso indevido. Portanto, creio eu, que essa é uma disputa que sempre irá ocorrer.

Essas foram as minhas considerações a respeito das previsões. Acabei discordando sobre a “Internet Verde”,  já que eu não acredito  que medidas sustentáveis faram parte de um futuro tão próximo. Ainda é muito pouco o que se tem de avanço nessa área. E também não aposto muito no sucesso da computação em nuvens. A verdade é que não vejo mesmo com bons olhos essa ideia de ter meus arquivos pessoais espalhados por sabe-se lá onde. Mas posso estar enganado, até porque algumas empresas já estão começando a fazer uso de tal tecnologia aqui no Brasil, inclusive. É aguardar para ver como as coisas se comportam.

Por fim, eu esperava um pouco mais de ousadia da pesquisa. Senti falta da realidade aumentada e da tecnologia 3D. Falou-se muito sobre web mas pouco sobre as formas de interação com o usuário. Pode parecer que 10 anos são pouca coisa, mas levando em conta a velocidade com que  os avanços tecnológicos estão ocorrendo eu diria que essas previsões poderiam valer muito bem para 2012 pelo pouco que arriscaram. Se tratando de ideias eu creio que não é necessário tanto receio em arriscar. Eu, sinceramente, espero por mudanças mais radicais em 2010. Quem sabe pessoas completamente  imersas no mundo virtual sem conseguir distinguir a realidade, ou talvez uma presença massiva de robôs ligados a Grande Rede controlando cada passo nosso? Muito futurista?

Confira a imagem postada no Intac: Link

Isso também pode lhe interessar

17 Comentários

  1. Já havia lido um pouco sobre essa tecnologia nuvem e também não sou muito favoravel a essa ideia.
    Não consigo vê-la de uma forma segura, já quanto as demais mudanças, acredito que muito poderá vir a acontecer antes de 2020 como a já citada Internet livre, devido ao avanço e o preço de custo que vem caindo.
    Mas em suma concordo com muitos pontos, e posso dizer que quanto a energia verde, acho que só vai rolar lá por 2050 e olha lá!

    Grande post Eduardo! 😉

  2. Só uma observação a respeito da internet “verde”:
    O fato de começarem a existir mais aparelhos movidos a bateria não ajuda essencialemente em nada no consumo de energia elétrica. Se muito, atrapalha, já que o rendimento ao se carregar uma bateria é bem menor do que o de se plugar o mesmo equipamento diretamente na tomada. Se formos falar de poluição como um todo, a situação fica ainda pior, já que os compostos químicos presentes em algumas baterias são extremamente poluentes. Sendo assim, o que pode ser feito (na minha nesse campo é criar baterias com mais tempo de vida e com materiais menos poluentes dos que os que existem atualmente, já que o uso de baterias é um modo de vida muito difícil de reverter.

    Ótimo post, Eduardo!

    1. Mas pelo que estou vendo, as baterias novas são carregadas mais rápido e duram muito mais (tanto tempo de uso quanto tempo de vida). Então demoram mais para serem recarregas e descartadas. Isso não é melhor?

      1. O tempo de vida maior é ótimo sim, e o tempo de autonomia é muito confortável também, mas o fato da bateria ser carregada mais rápido não muda a quantidade de energia que você consome. Se o tempo de carga fizesse alguma diferença no consumo, isso implicaria que, no meio do caminho tomada-bateria, haveria geração de energia não proveniente da tomada,o que não acontece.
        O fato das baterias durarem mais não é apenas mérito da bateria, mas do consumo do curcuito que ela alimenta (um notebook, por exemplo). Se o hardware é projetado pra manter o consumo mínimo, isso também contribui muito para o tempo de autonomia da bateria (mais até que a tecnologia da bateria).

  3. Belo post Eduardo. Só que da um olhada pois na minha opinião o textos dos tópicos “A Internet será a rede não só dos computadores” e “A internet será wireless” estão invertidos.

  4. Existe duas possibilidades da onda verde vingar!
    O primeiro é se descubrirem um jeito de ganhar tanto dinheiro quanto ganham com os produtos e processos de hj.

    Ou ocorrer uma revolução mundial e extinguir o capitalismo e fundarem sociedades preocupadas em igualdade e equilíbrio e não em bens e status!!

    ou seja…….

  5. Tenho muito medo dessa internet nas nuvens pois, se todos os dados do mundo estarão armazenados em servidores, há a possibilidade de falhas ou ataques causarem prejuízos em massa.
    E é estranho pensar que seus “arquivos mais secretos” estarão gravados tão perto mas ao mesmo tempo tão longe de você.
    Além disso, existe a possibilidade de que, com internet nas nuvens, a comercialização de dados e informações cresça, acabando por extinguir com a gratuidade.
    Claro, isso é só o lado apocalíptico e, provavelmente, estarei errado (assim espero).

    1. Concordo com o que o FeiquiBoy disse. Essa computação nas nuvens na teoria é muito boa, mas todos os sistemas possuem bugs ou falhas, sempre possuem algum brecha. E se há brecha, pode ter certeza que existe gente pra descobri-la.

      Apesar de não ser favorável, acho que a tecnologia será jogada goela abaixo. Daqui a pouco simplesmente vão começar a mudar tudo para se adequar à computação nas nuvens e, quando a gente notar, já vamos estar usando.

  6. Do mesmo jeito que eu tenho curiosidade sobre o futuro, eu tenho medo (e receio).
    E também penso igual o Edu no post, o mundo se autodestrói todos os dias durante milenios, não vai ser depois de tanto tempo e avanço que vamos conseguir parar isso, ainda mais inverter esse quadro.

    Agora sobre o avanço tecnologico, eu amo, mas também fico até com euforia, porque eu quero sempre acompanhar tudo, sou bastante consumista e quero ter tudo de ultima geração, mas será cada vez mais impossível isso (ou mais caro, rss).

    Então é isso, o que tiver que ser, será, e nada vai impedir isso. Aliás, tem uma matéria muito legal sobre o assunto no Baixaki também, que li um tempo atrás, só que eles preveem para 2030: http://www.baixaki.com.br/info/5085-tudo-o-que-voce-pode-esperar-da-tecnologia-ate-2030.htm

  7. Essa computação nas nuvens provavelmente vai ser lagarda, pois se ocorrer do jeito que pensam, um cracker pegar as infomações de uma empresa e vender para outra seria extremamente facil, imagina isso em escala de paises? seria tragico, e castratofico.

    Essa computação nas nuvem devia ser um hiper hd que so poderia ser acessado no lugar em que ele esta colocado, tipo numa casa se coloca esse hiper Hd em algum quarto ou na cozinha e qualquer computador na casa através de wi-fi poderia entar nele, mas quem esta fora dela não, pois se dados de empresas ficarem soltos por ai no ar, seria a maior facilidade derrubar empresas gigantes como mac donalds e cia.

  8. Com a navegação em nuvem acho que vai ser mais complicado assistir animes e etc… já que a pirataria vai ser mais complicado por causa dela pelo menos eu acho…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.