Conversa de Mangá: Bleach 428! + Hell Arc Special!

Bleach: Capítulo 428 + “Hell Arc Special” foram disponibilizado dia 25 de Novembro: “The Known / The Unforgivens”.

Se você não sabe o que é o projeto Conversa de Mangá, clique aqui. Depois do “continue”, a gente conversa mais:

Aviso: Continue apenas se você já leu o capítulo 428 de Bleach. Atualmente acompanho o mangá pelo site Mangá Stream, e a qualidade da scan é absurdamente fantástica! Basta não ter medo de inglês. Mas, em todo caso, a StrawHat Scans tem a tradução em Português. 😉

Bleach 428

The Known

Semana com Bleach em dobro. Acho que é natural dizer que o capítulo especial sobre o quarto filme da série foi mais interessante do que o próprio capítulo da semana. Lembro que quando o mesmo ocorreu com One Piece ano passado, foi a mesma coisa. O autor tem uma maior liberdade ao criar um capítulo isolado da história principal. E isso me lembrou que no meio do ano, rolou no Japão um filme novo nos cinemas de Naruto e o Kishimoto nem fez nada no mangá, que vacilo. Ainda bem que Tite Kubo se animou e presentou os fãs com a mesma atitude que o Eiichiro Oda em One Piece Strong World. Eu dei uma pausada no anime, vi até o episódio 295, não parei porque estava ruim, mas porque tenho a impressão que este momento da história fica bem melhor se assistido numa maratona de 3 a 4 episódios numa paulada só. Mas dei uma olhada no preview do episódio 299 e parece que vai sair algo relacionado ao filme também no animê. Bacana também, melhor do que os fillers malditos que Bleach possui. Mas chega de falar do filme, já volto a esta questão depois de comentar sobre o capítulo da semana.

Enfim, como mencionei, esta semana não achei o capítulo tão bacana assim. No fim, a cena com o cara novo, Ginjou Kuugo, lá onde o Ichigo trabalha não teve o climax que estava esperando, já que a chefe do Ichigo interrompeu tudo. Por que ela fez isso? Boa pergunta. Há algo mais por trás da personagem na minha opinião. Também achei meio desnecessário os parceiros do tal Kuugo, além de não me parecerem nem um pouco originais. O cara de tapa olho me lembra o Tessa da loja do Urahara, a menina toda nervosinha me lembra a Hiyori (mais ou menos). Personagens que são introduzidos sem algo original, com estereótipos que o universo da série está sempre reciclando, enquanto o Kuugo parece ter uma personalidade mais interessante. O que eles são? Não vai me dizer que o Kubo vai inventar um nova classe de poderes de personagens no mangá?  Sei lá, queria que fosse algo mais misterioso, sem apelar para uma divisão de grupo. O jeito é aguardar.

Também não me convenceu as palavras de Kuugo sobre Urahara ao Ichigo. Não tem como o leitor duvidar das intenções do Urahara. Tudo bem que ele não é o mais certinho do mundo e tem aquele lado meio de cientista louco, mas conhecemos um pouco de seu passado, sabemos que na essencia, o Urahara não é um cara mal do tipo vilão. E nem queria que rolasse uma reviravolta dentro da trama que fizesse isso. Urahara pode querer tomar o controle da Soul Society, derrutar a hierarquia e a forma política do lugar? Pode, na minha opinião, mas os leitores também sabem que a SS não é um lugar que só possui boas intenções, que existem injustiças e erros dentro da organização. Mas daí dizer que o Urahara não é um dos mocinhos da história? Complicado. Seria melhor se o Kuugo tivesse usados outros tipos de palavras, mas não sei, não fiquei convencido. Não é como se ele (Urahara) estivesse tentando que a Karin se transformasse em uma shinigami (ou seria pelas suas ultimas palavras?), alias quão maneiro isso acabaria sendo, não acham? Acredito que tem boas chances de acontecer mesmo. Concluindo, Urahara é um maluco sim, Ichigo tem que dar uma conversada com ele sobre a Karin, mas não nessa aura sinistra que o Kuugo tenebrou no final do capítulo.

É aguardar e ver o que vai rolar. Bleach em clima gostoso de acompanhar. Sem muitos momentos vazios, ainda dando mancada em pequenas bobeiras, mas infinitamente mais divertido do que o sofrimento que foi a saga anterior. Agora é ver onde tudo vai culminar. Saberemos o passado da familia Kurosaki? Vamos detonar aSoul Society? Um novo tipo de inimigo irá surgir? Ichigo vai recuperar seus poderes como e quando? Kubo estruturou muito bem a reinvenção da série e os novos mistérios do novo arco. Dá prazer ler um mangá assim.

Bleach – Hell Arc Special

Imaginary Number 01 – The Unforgivens

Vou novamente me repetir, mas que droga que este arco sobre o Inferno está sendo feito para um filme nos cinemas. Roteiro tem que ser ágil e sem enrolação. Não vai dar para apreciar da mesma forma que eu gostaria de apreciar e essa prévia em mangá é confirma exatamente esse meu sentimento.

Cronologicamente parece que a história casa com o final do arco do Hueco Mundo e este novo arco do mangá. Provavelmente um momento posterior ao da nova saga, já que não tem como rolar antes da derrota do Aizen e nem depois, com o Ichigo sem poderes, a menos que o filme crie uma solução temporária para isso, mas tem outro problema, pois se o filme começar com o Ichigo sem poderes, não seria um baita spoiler para quem assiste apenas o animê, que ainda não chegou nesse ponto do mangá? Ou será que a história vai dar uma jeito de puxar o Ichigo após a vitória dele contra o Ulquiorra no Hueco Mundo? Pois é, é filme, eu sei, mas me preocupo com a cronologia e lógica da história. Se ela chupa certos fatos da história original, usando os Espadas derrotados, ela precisa fazer certo sentido dentro da cronologia.

E adorei a ideia de usar os Espadas mortos no inferno para movimentar a trama. Como já vimos os rapidos trailers divulgados, podemos esperar a aparição de outros Espadas, além dos dois que aparecem no capítulo extra do mangá desta semana. Alias, quantos Espadas morreram? Todos? Não, eu acho. O tal Grimmjow acabou sobrevivendo, não? O Kubo não chegou a mostrar como ficou o Huego Mundo depois do final da saga, então fiquei meio perdido se todos realmente morreram.

Os personagens criados também especialmente para a trama do inferno são bacanas também, possuindo um visual interessante, ainda que acho que poderia ser ainda mais demoniacos. O cara acima por exemplo tem esse jeito de vilão boa pinta. Caceta, Kubo, porque os vilões da série são boa pinta? Também esperava que o inferno fosse um pouco mais, err, quente. Parece um deserto. Faltou cenografia aí. Cadê o fogo infernal, os abismos, os rios de lava. Mais deserto e rochas? Sacanagem.

Alias, um dos capangas do tal vilão da história não tem a aparencia do Zaraki Kenpachi? Só que tem um traje meio de múmia e penteado do cabelo escorrido. Achei muito parecido. O traço do Kubo as vezes me causa essa sensação, de que certos personagens tem a mesma feição de um outro. Não sei se é falta de técnica ou prática ou se é proposital mesmo do Kubo, como uma assinatura do autor. Acho bizarro as vezes.

E no fim, os caras querem escapar do inferno, e parece que a forma Lust do Ichigo tem a chave para os problemas dele. Pensando assim, provavelmente isso tem que rolar antes mesmo do final da luta de Aizen, quando Ichigo ainda não pode controlar seu hollow interior. Depois disso, perde um pouco o sentido da trama, e se não perde, entrega um baita spoiler para o futuro da série, quando o Ichigo recuperar seus poderes. Deve ser antes mesmo.


Sair da versão mobile