Conversa de Mangá: One Piece 609 – Aventura na Ilha dos Homens-Peixe

One Piece: Capítulo 609 foi disponibilizado dia 26 de Dezembro: “Aventura na Ilha dos Homens-Peixe“.

Se você não sabe o que é o projeto Conversa de Mangá, clique aqui. Depois do “continue”, a gente conversa mais:

Aviso: Continue apenas se você já leu o capítulo 609 de One Piece. Atualmente acompanho o mangá pelo site Mangá Stream, e a qualidade da scan é absurdamente fantástica! Basta não ter medo de inglês. Mas, em todo caso, a StrawHat Scans tem a tradução em Português. 😉

One Piece 609

Aventura na Ilha dos Homens-Peixe

CdM de OP bem atrasado, mas não faz mal, o próximo capítulo só deve sair na próxima semana se não estou enganado, então este ainda serve para relembrarmos onde a história parou e o que esperar de One Piece em 2011.

Antes de entrar no mangá quero fazer um breve comentário sobre o animê que está espatacular. É sério, a animação feita para o Ace no momento que o Ruffy o liberta em Marinford ficou inacreditável, uma das melhores e mais belas cenas animadas com o personagem. O último episódio exibido no Japão que mostra os irmãos juntos correndo para fugir da marinha e usando seus golpes para abrir caminho também ficou sensacional. Eu gostei demais destes dois últimos episódios do animê. Correspondeu totalmente as minhas expectativas, muito diferente do que aconteceu com Naruto uns meses atrás com as “cenas de Papaléguas” do protagonistas com o Pain. E o episódio 482/483 vai ser foda, aguenta coração, ver o Ace morrendo novamente no animê vai ser triste. E depois dessa saga, vamos ver o que os produtores farão na série, se vai continuar com a história do mangá, se vai inventar uns fillers com Ruffy & companheiros treinandos separadamente para segurar um pouco a trama. Como os resultados do treinamento já foram mostrados no mangá, dá para inventar algumas coisas para segurar a trama e divertir os fãs que ficaram muito tempo ser ver a tripulação, mesmo que o grupo já tenha se encontrado no mangá.

Quanto ao capítulo 609 do mangá, rolaram alguns detalhes interessantes. Quanto ao traço mega-hyper-super detalhado dos cenários, personagens e gags visuais por trás da trama, nem preciso elogiar, porque acho que este é realmente o padrão de qualidade Oda e não chega a ser surpresa alguma desde que a série pulou alguns anos na cronologia. Oda parece que melhorou ainda mais o seu traço e ficou mais detalhista pra mim nesta fase. Nesta ponto os fãs só podem agradecer. Não gosto de comparar porque a galera dos outros mangás fica brava, mas pega um capítulo como este de OP e pegue um daqueles de Bleach com quadros de fundo branco, sem cenários. São estilo diferentes de arte? São, mas ainda assim, gosto mais do estilo detalhista em se tratando de cenários. Oda faz todo o universo da série ser interessante, é como se as ilhas e cenários por traz dos quadros com personagens fossem um outro organismo vivo dentro do mangá.

Já em relação a história, as coisas começam a ficar sérias, ainda que o pontapé inicial para a tensão, tenha vindo de um momento meio sem noção e bem humorado. Isso funcionou com todo mundo? Quer dizer, Sanji basicamento “ejaculou” uma sereia de sangue pelo nariz e com isso entrou em estado crítico por perda de sangue. Rá! Não é um dos motivos mais normais para a história ser levada a sério, mas como é o Oda, ele pode ousar de vez em quando e com isso, uma piada visual, acaba tendo a seriedade muito maior do que talvez devesse. E de novo eu volto a dizer que são detalhes como estes que dificultam a fama de One Piece fora do Japão, porque é só lá que eles assemelham sangramento nasal com excitação, ou você já sangrou pelo nariz ao ficar excitado? Isso é realmente coisa da cultura de lá, não? Quem conhece a explicação cultural para este fato? Eu não conheço.

E pow, não veremos Jinbei agora, provavelmente o reencontro do personagem foi jogado para algum momento lá no Novo Mundo, que tecnicamente é um lugar melhor para o Jinbei se esconder da Marinha do que em sua própria ilha. Isso mina um pouco aquelas teorias de alguns que diziam que Jinbei um dia iria se juntar a tripulação do Ruffy. Se não estou enganado, nunca achei que Jinbei um dia iria integrar a tripulação, achava que a Hancok e o Bonclay seriam personagens legais para tal, mas o Jinbei não. Claro que nada impede que caso a ilha dos Tritões entre em caos com Ruffy contra os tais “tritões do mal”, Jinbei apareça e coloque ordem na casa, mas eu não gostaria disso. Daqui pra frente quero ver a tripulação do Chapéu de Palha resolver seus conflitos sozinhos, afinal, não foi para isso que eles treinaram dois anos?

O capítulo 609 não para por aí. Ainda temos a presença dos principes da casa de Netuno. Estou curioso para saber como deve ser o Rei. Oda me pegou se surpresa, pois eu realmente achei que Ruffy & cia estariam com problemas pela entrada ilegal na ilha, mas tudo indica que os inimigos realmente serão os velhos amigos (ou companheiros ou parentes) de Arlong. Fiquei surpreso no final do capítulo com os príncipes dizendo que tinham uma mensagem de Jinbei para entregar (provavelmente a sua localização no Novo Mundo, é o que acho).

Quanto a história da transfusão de sangue, achei interessante alguns fatores, como o tipo de sangue raro que o Oda inventou dentro do universo da série “S RH-” (a menos que no Japão os tipos sanguíneos seja relacionados de forma diferente daqui), assim como a história relacionada ao passado com o tal herói da ilha Tritão e o preconceito humano e a regra de proibir a mistura sanguínea. Assim como é curioso o fato deles poderem misturar os sangues. Tritões são mamíferos? Acho que essa ciência não funciona muito bem dentro do universo da série. Uma das vantagens do mundo do faz-de-conta. Nem tudo precisa ser levado a sério. E quero só ver quem vai doar sangue para o Sanji ou como essa situação irá se desenrolar. E será que veremos o passado da Ilha Tritão, como rolou em Skypiea? Oda está sempre citando passado de escravidão e injustiças contra o mundo dos Tritões e Sereias, que fico cada vez mais curioso para ver o passado na íntegra desta povo. E querem apostar que deve existir um poneglyph escondido nessa ilha?

E o capítulo não diz o que aconteceu com o Sunny e o resto da tripulação. Que curiosidade! Mas já escrevi demais, o resto deixo para vocês comentarem. Até a próxima!

Sair da versão mobile