A história por trás de socos e chutes: The King of Fighters 94/95 [Arcade]

Houve um tempo em que se você perguntasse qual era o melhor jogo de luta de fliperamas, muitos iam ficar divididos entre três franquias: Street Fighter, Tekken, e por último mas não menos importante: The King of Fighters. Cada um deles conseguiu uma legião de fãs, e viciados (porquê não?). O primeiro foi quase um pioneiro nos arcades dos games de luta modernos, e continua sendo sucesso até hoje nos consoles de mesa (e também portáteis… 3DS vem aí gente!). Tekken foi uma revolução.

Nunca me interessei muito por Tekken, mas eu via muita gente jogando e falando bem dele. Lembro até que joguei um jogo bem parecido para Mega Drive, que tinha o nome de Virtua Fighter. Bom… Ele foi um dos primeiros jogos de luta em 3D, o que de certa forma foi uma contribuição significativa para os games do gênero.

Já, The King of Fighters, lançado pela SNK, trouxe o, hoje conhecido, sistema de luta em trios que abriu um grande leque para customização de times nos games do estilo (vide Marvel vs Capcom 3, que está para ser lançado, também trará luta em trios). The King of Fighters também trouxe vários dos personagens da SNK para o mesmo game. Personagens de Art of Fighting e Fatal Fury são recorrentes na série.

Mas o objetivo desse post é ir além das caracteristícas jogabilísticas do The King of Fighters, ou mesmo falar de sua arte, ou sonoridade. Vamos falar é da história, que muitas vezes fica implícita enquanto você tá trocando tapas contra a máquina, ou no melhor x1, contra aquele seu amigo numa tarde.

E pra começar a falar da história nada melhor do que dizer é que a série The King of Fighters é dividido em “sagas”, ou “arcos” que abrangem de dois a mais jogos da franquia. E o primeiro arco foi o arco de Rugal. Seguido por: Orochi, Nests, e enfim o arco de Ash, que está sendo o atual e ainda está em execução nos jogos mais recentes.

Após o continue lendo, você acompanha um pouquinho sobre a saga de Rugal, que abrangeu os games 94 e 95:

Primeiramente, pra se falar de uma história é necessário que se conheça os personagens envolvidos certo? A maioria que jogava já deve estar familiarizado com grande parte dos personagens que vão ser apresentados aqui, mas você sabia por exemplo que Chang e Choi eram criminosos sob a supervisão de Kim? E que o famoso Iori não lutava na edição 94? Pois é!

A história começa quando Rugal Bernstein, um líder do mercado negro de armas, decide retomar o torneio The King of Fighters em um novo formato (pra quem não sabe, o mesmo nome também era usado para o torneio da série Fatal Fury). Ele enviou sua secretária, Mature, para oito países a procura de lutadores para participar do torneio. E dessa vez, segundo as novas regras, as lutas deveriam ser realizadas em trio.

Japan Team – Time dos protagonistas, formado por Kyo Kusanagi que usa técnicas de fogo que foram herdadas do seu clã. Benimaru Nikaido que tem habilidades de controlar a eletricidade. E finalmente Goro Daimon, um medalhista de judô e mentor de seu próprio dojo.

Italia Team – Composto pelos protagonistas de Fatal Fury: Os irmãos Terry Bogard e Andy Bogard e Joe Higashi, um lutador de Muay Thai.

Mexico Team – Composto pelos protagonistas de Art of Fighting: Ryo Sakazaki e Robert Garcia, e o pai do primeiro, Takuma Sakazaki. São praticantes do Karate Kyokugen.

Korea Team – Liderado por Kim Kaphwan que leva para o torneio dois criminosos que ele pretende reformar para a sociedade: Chang Koehan, um gigante que utiliza uma bola de ferro e Choi Bounge, um pequenino homem que usa garras para lutar.

England Team – O time das mulheres que pegou uma mistura de personagens de Fatal Fury com Art of Fighting. Mai Shiranui, Yuri Sakazaki, a filha de Takuma, e King.

China Team – Formado por dois personagens do Pshycho Soldier: Athena Asamiya e Sie Kensou, e o mentor deles, Chin Gentsai.

Brazil Team – Apresenta os personagens de Ikari Warriors, Ralf Jones e Clark Still, e o comandante deles, Heidern, que organizou o time para caçar Rugal.

U.S.A Team – Formado por personagens que representam os esportes do país: Heavy D!, Lucky Glauber, Brian Battler.

As lutas vão acontecendo até que o time do Japão se sobressai e consegue ser o finalista, chegando até o porta-aviões. Mature os guia até onde está Rugal, e ao chegar lá, Kyo enconra seu pai, Saisyu Kusanagi, prestes a morrer. Saisyu havia chegado para enfrentar Rugal, mas fora derrotado e agora alertava o filho sobre o poder de Rugal.

Ele, enfim, é apresentado e em meio às estátuas de lutadores derrotados por ele, começa o combate com o time do Japão. Rugal derrota Goro e Benimaru, e Kyo continua de pé, lutando bravamente, o tanto que consegue. Após um grande combate equilibrado, Kyo consegue derrotar Rugal que ativa o botão de auto-destruição da nave. O time do Japão consegue escapar usando uma lancha. Eles são reconhecidos como os campeões mundiais da edição 94.

No ano seguinte, em 1995, com Rugal aparentemente morto, os times recebem um novo convite para uma nova edição do torneio, dessa vez nomeado por um misterioso “R”. Os mesmos times retornam, com a excessão do time americano que dá lugar a um novo time composto pelo ninja Eiji Kisaragi, Billy Kane, e o misterioso Iori Yagami, que usa as mesmas técnicas de Kyo, só que diferente dele, surgiu do clã Yagami que são os eternos rivais do clã Kusanagi. E ao contrário de Kyo, Iori é um lutador extremamente violento.

Novamente a equipe japonesa sai vitoriosa, e Iori, derrotado, abandona o seu time, e pra completar ainda dá uma surra no Billy e no Eiji. Depois disso, a equipe japonesa se encontra com uma figura um tanto inusitada, Saisyu Kusanagi, o pai de Kyo, que os ataca, derrotando Benimaru e Goro. Kyo descobre que seu pai havia sofrido uma lavagem cerebral, e enfurecido pela derrota dos amigos, consegue vencer a luta. Enfim, Kyo confronta Rugal, que era o misterioso organizador do torneio, e que está diferente, está emanando uma energia estranha.

Embora Kyo lutasse com o mesmo, ou melhor potencial que ano passado, ele não conseguia vencer os novos poderes de Rugal, que estava muito mais veloz e forte. Quando estava para ser derrotado, Kyo se levantara mais uma vez e viu Rugal começar a perder o controle sobre o seu corpo.

Rugal é derrotado, e envolvido por uma luz e diz que vai voltar. Kyo escapa, levando consigo Goro e Benimaru. Kyo acha que seu pai conseguiu sobreviver. E agora com a destruição de Rugal, o torneio estava decidido a favor do time do Japão, que viria a se tornar bicampeão.

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