Conversa de Mangá: Naruto 523 – Os Sete Espadachins Lendários

Naruto: Capítulo 523 foi disponibilizado dia 13 de janeiro: “Os Sete Espadachins Lendários”.

Se você não sabe o que é o projeto Conversa de Mangá, clique aqui. Depois do “continue”, a gente conversa mais:

Aviso: Continue apenas se você já leu o capítulo 523 de Naruto. Atualmente acompanho o mangá pelo site Mangá Stream, e a qualidade da scan é absurdamente fantástica! Basta não ter medo de inglês. Mas, em todo caso, a StrawHat Scans tem a tradução em Português! 😉

Naruto 523

Os Sete Espadachins Lendários

Bem, vou aproveitar o fato dos capítulos desta semana dos mangás ainda não terem saido e da MangaStream ter comentado que vai atrasar um pouquinho para falar do capítulo da semana passada de Naruto, colocando assim tudo em dia. Já que mesmo que saisse hoje o novo capítulo do ninja laranja, dificulmente iria dar prioridade ao seu CdM (não por descaso, mas ele requer mais tempo e reflexão atualmente).

O Kishimoto merece alguns elogios extras neste capítulo, porque ele fez muita coisa em poucas páginas. Coordenou o ataque do Kakashi, explicou sobre as espadas e espadachins lendários, soltou detalhes importantes pra tudo quanto é canto, criou um climax no final, levantou duvidas e não quebrou com tudo isso o ritmo de guerra atual do mangá. Este é uma tarefa difícil de ser feita, Kubo mesmo não conseguiu isso em Bleach na batalha de inverno.

Sobre os sete espadachins, o que eu mais curti em estilo e designe foi o tal Kuriarare Kushimaru, com sua espada de linhas e tal. Muito bacana esse estilo de luta. Acho interessante quando cria-se estes ataques e golpes combinados com linhas, lembro que o Sasuke lutava assim no começo do mangá, sempre com shurikens e linhas. Os outros são bacanas também, mas já achei o visual de alguns mais genéricos e menos expressivos.

Interessante também a explicação sobre o irmão do Suigetsu, o Hohzuki Mangetsu. Ele pode manejar todas as sete espadas lendárias, mas o mais interessante é que ele parece também ter esse jutsu/habilidade se entrar em estado líquido com seu corpo. Eu sempre achei que o Suigetsu era assim por experiencias com o Orochimaru, nunca cheguei a pensar que era algo de seu clã ou herança sanguínea. E provavelmente é isso mesmo, o Orochimaru deve ter aprisionado o Suigetsu para estudar essa habildiade. E com certeza os irãos irão se encontrar ainda nesta batalha. Não tenho dúvidas quanto a isso. Será que vou errar nisso?

Também fiquei curioso quanto aos outros portadores das espadas lendárias atualmente. Como será que o Kisame conseguiu a Samehada? E pelas minhas contas então, faltam duas espadas lendárias nessa luta, uma delas é a própria Samehada, que atualmente está com o Bee e a outra é a Hiramekarei que está com aquele tal de Choujirou. No terceiro espaço do pergaminho que invocou as espadas, deveria ser a espada do Zabuza, que já estava nas mãos do personagem. Isso também me faz presumir que o Kabuto foi até onde o Suigetsu estava aprisionado e roubou a espada de lá, certo? Senão não teria como dá-la ao Zabuza zumbi nesta batalha. Bacana o fato da espada dele se regenerar com sangue, isso não é uma informação nova é? Eu tinha essa sensação de que já sabia disso, mas não tenho certeza.

Quanto a estratégia de ataque do Kakashi, não fiquei confiante. Quer dizer, vão enrolar os ressuscitados pelo Kabuto numa espécia de tecido imobilizador? Tipo múmias. E espera que isso segure os caras? Sei lá. De qualquer forma é uma batalha complicada e o pior, não tem um maldito ninja que tenha uma técnica ou jutsu que cancele o jutsu do Zabuza? Pow! Não tem um usuário de jutsu com elemento do vento para soprar a névoa para longe, ou ao menos, dissipá-la um pouco? Achei muito bizarro isso. Quando Zabuza usa isso no começo do mangá, só participam da luta o Time 7, então normal ter sido um problema no passado.

Em relação ao final, com Haku novamente levando o golpe de Kakashi contra Zabuza dá uma certa nostalgia sim, mas não causou aquele impacto que estava esperando, afinal, Haku agora não morre pow! Zabuza pode cortá-lo ao meio que ele retorna novamente. Vamos ver como é que o Kakashi vai sair dessa complicação ou se o Zabuza irá parar o ataque por vontade própria, se rebelando contra a energia do Kabuto em controlar seu corpo. São duas possibilidades então para quando o capítulo desta semana começar.

E pelo visto esta batalha dos espadachins ainda está só começando. Me pergunto se o autor irá com ela toda semana até acabar ou se vai cortar a narrativa aqui para mostrar outro lugar da guerra, voltando para o Kakashi quando for conveniente. Afinal, intercalar batalhas numa guerra faz sentido. Tem outras coisas rolando enquanto isso está acontecendo na história. E ficar muitas semanas na mesma batalha, pode quebrar o clima da guerra, não acham?

Sair da versão mobile