Weekly Shonen Jump ToC: Edição #9 – 2011

A Edição #9 compreende a semana de 23 à 30 de Janeiro de 2011. Se você não sabe o que é a ToC da Shonen Jump clique aqui. Continue lendo para ver o ToC desta semana.

As regras básicas são:

  • Kochikame não é tecnicamente rankeado, mas não acho que realmente diferencie muito de posições, logo desconsidere-o do ranking. Também por curiosidade é o mangá a mais tempo em publicação na revista.
  • Quando um mangá estréia, normalmente lhe é concedida a capa e a primeira posição no ranking, e além disso os capítulos de 2 a 8 já possuem suas posições decididas, então não são influenciadas pelos votos dos leitores. A partir da 9° já integra o ranking normalmente, com a posição influenciada pelos votos dos leitores.
  • Aqui vai uma das mais importantes: a posição da série é refrente à 8 capítulos atrás contando o atual. Ex.: A série X está no capítulo 9, a posição que ela ocupa é refrente ao capítulo 1.
  • O Table Of Contents é a ordem das histórias na revista, ela é influenciada pelos votos dos leitores, mas não totalmente decidida pelos mesmos.
  • Em algumas séries, os votos possuem mais peso devido à idade. Ex.: Inamaru Dashi, que é uma série voltada ao público infantil, tem votos de maior peso desta faixa etária.
  • Se o autor entregar o capítulo atrasado, fora do prazo estipulado pela Shueisha, o mesmo pode ter sua posição rebaixada no ranking.
  • Os editores podem livremente colocar as páginas coloridas entre as séries, não sendo necessariamente só para os mangás mais populares, ou então deslocando páginas de um mangá para outro.
  • Se considerar o ranking somente pelos votos dos leitores desconsidere os One-Shots, Capas, e mangás que ganharam páginas coloridas na edição, já que estes tem sus posições pré-definidas pelos editores no ranking.

Edição #9

  1. One Piece (Capa, 1°PC)
  2. Naruto
  3. Toriko
  4. Gintama
  5. Bakuman
  6. Bleach
  7. Beelzebub
  8. Sket Dance (PC)
  9. ENMA GAVEL (PC, One Shot)
  10. Enigma
  11. Kochikame
  12. Medaka Box (PC)
  13. Inumaru
  14. Kateikyoushi Hitman Reborn
  15. Nurarihyon no Mago
  16. Oumagadoki Doubutsuen
  17. Kuroko no Basket
  18. Hokenshitsu no Shinagami
  19. Light Wing

PC – Páginas coloridas (o número varia de mangá para mangá)

Estão linkadas os respectivos últimos  CdMs feitos  (quando forem feitos os desta semana tentarei trocar) para as quatro séries que participam do projeto e os que não participam as matérias feitas aqui no Portallos.


Mais uma semana! As ToCs andam bem chatas de comentar, porque sem o cancelamento de séries e estreias de novas, o comentário acaba se limitando as colocações, e não temos nada pra jogar as impressões. Fora que Light Wing já passou muito da hora de ir pro saco, né? Mas vamos para o ranking desta semana!

Abrindo o mês do Oda na Shueisha com barba, cabelo e bigode capa, página colorida, e brinde na revista pelos números que o mangá antingiu nesses quase 15 anos (pelas minhas contas deu 14, me corrijam se eu estiver errado). Como sempre sem maiores comentários sobre o porquê da capa, detaque para o símbolo da Jump com a cara do Luffy. Mas a Dakini falou uma coisa interessante no forúm  da equipe, aquelas armas da Robin vão ser as novas armas dela? Eu aprovo a idéia por que gosto muito de praticamente tudo que é “Dual-Wield”. E vocês?

E com OP fora o mais óbvio é Naruto pular pra primeiro na votação. Eu iria incluir um “como sempre” mas como Gintama robou a colocação dele semana passada melhor esquecer isso. Toriko continua bem, quase sempre se encontra numa colocação dentro do Top 5, e o esperado pra mim, se tudo correr bem, é ele roubar definitivamente o posto de pilar da Jump de Bleach quando o filme em 3D e o anime estreiarem. Eu ainda não tomei vergonha na cara e terminei de ler, porque fui tragado pelos episódios de OP que estou vendo, então sem comentários extras sobre a história.

Gintama! A surpresinha das últimas semanas vem se mantendo muito bem na colocação, parece que definitivamente Hideaki Sorachi acertou a mão no arco atual, quero ver quando ele acabar se vai conseguir se manter bem. Não que eu esteja subestimando Gintama, mas um mangá de comédia ficar tão alto assim não é algo que se possa chamar de comum. Aliás desde que Jaguar acabou a Jump ficou sem sua 2° série não-rankeada, seria o caminho para Ginatama?

Bakuman consegue entrar pro Top 5 essa semana! O capítulo rankeado foi bem completo com Shiratori e Takagi discutindo sobre Rabuta, e a história toda de Mashiro e Shiratori serem rivais agora. Teve um pouco de tudo, e ainda teve o resultado de popularidade dos personagens com Eiji, Mashiro e Hiramaru, nas três primeiras posições respectivamente. Surpreendeu foi o Hiramaru, porque bacana sempre foi mas não achei que teria tantos fãs. O Eiji passando o Mashiro também foi bacana, mesmo com a plaquinha “eu já sabia” de minha parte.

Acredito que a melhor definição para a posição de Bleach é pendurado. Por um triz não sai do Top 5, e claramente, perdeu parte da base de fãs que tinha antes. Bleach vai desmoronar? Duvido demais. Acredito que essa “reinveção” que Kubo está fazendo no Xcution o fará perder certa parte dos leitores sedentos por batalhas e lutas frenéticas, mas quem sabe ele não consegue conquistar outro tipo de público? Ou melhor ainda, dar de vez a expansão ao universo da série, e explicar as pontas soltas.Eu imagino que quase toda semana é o mesmo blá, blá, blá, de Bleach mas não tem muito o que comentar sobre a posição do mesmo, até termos uma mudança maior no mangá.

Beelzebub sem muito o que comentar esta semana.O mangá parece que vai bem, eu gostaria de saber a quantas vai o anime. Como quero ler o mangá primeiro, me limitei a ler as impressões do Kon. Pessoal que acompanha, a enrolação continua forte? Em Bakuman pelo que vi um dia desses anda enrolando até a alma, porque só a pouco tempo apareceu o Eiji e tudo mais, ou eu que estou esquecido e demora mesmo, ou a coisa tá feia.

Sket Dance ganhando mais uma capinha para contribuir com a sua popularidade para o anime como disse já algumas vezes. O one shot dessa semana tem um nome que chamou minha atenção, bati com o traço dele e fui com a cara, só não sei sobre o que é. O monstrengo atrás me chamou atenção, assim como a transformação embaixo do garoto. Enigma vem em queda semi-livre, apesar de ter ganho a chama 1° PC e aberto a revista semana passada, não tem entrado já há um tempo no Top 5, e tem se limitado a ficar no meio da tabela. O que eu não acho ruim, Enigma é recente, não-mainstream, não possui aquela pancadaria mas mesmo assim se mantém bem, difícil foi fazer o que ele fez, o que acontece agora tá mais pro normal.

Medaka Box e páginas coloridas! Muito bom, eu estava bem empolgado com a série lendo os últimos capítulos traduzidos, mas como já tem um tempo que não traduzem nada, a empolgação esfriou. Medaka deu uma subida depois de um longo tempo no meio, entretanto na última edição caiu para as posições finais. Como o CxC não traduziiu não sei a quantas anda a série mas provavelmente foi um capítulo mais voltado à trama que talvez não tenha se dado bem… E falando em Medaka Box, a matéria que eu estava escrevendo já está com a primeira parte (a sem spoilers, pro pessoal conhecer) pronta, agora só falta o resto com spoilers, mas talvez seja mais fácil, por não precisar se policiar pra não soltar algo importante.

Reborn deu sinais de melhora mais caiu de novo. Do Top 5 para a velha beira da lama é meio comum para Reborn. Não digo que não estou surpreso, mas a surpresa é pouca, por já saber de como Reborn é ioiô nesse ranking. O capítulo rankeado foi o 315, “Gokudera vs Shitt P”, como já falei antes não acompanho a série com o Japão, mas a batalha foi tão ruim assim? Porque pelo menos até onde li Gokudera era um dos personagens mais bacanas em termos de personalidade e estilo de luta. Às vezes fico me perguntando como Reborn pode ir tão bem e depois tão mal… Esses japoneses não sabem do que gostam mesmo…

Para NuraMago o ranking nem é mais tão crucial assim, porque como já falei as vendas dos volumes é que seguram a série. Oumagadoki caiu tudo de novo depois do esboço de reação da semana passada. Shinigami também teve uma reação mas ele já está mais enterrado do que Oumagadoki. E os dois mangás de esporte que não vou com a cara fecham o ranking. Possivelmente os dois primeiros a serem cortados da Jump quando vierem novas séries, Light Wing é certeza.

Próxima: Edição #10!

  • Capa: One Piece (Desenhada por Hideaki Sorachi)
  • PC: Gintama, Nurarihyon no Mago, Hokenshitsu no Shinagami.

Gostei bastante de não ser o Oda a desenhar as capas de OP e sim outros autores. Parece que a coisa vai rolar assim: autor que desenha a capa ganha a 1°PC. Quero ver quem serão os próximos, Kishimoto deve ter presença garantida, mas as outras duas que eu quero ver. Aliás lembram-se das capas das revistas da Shueisha? Na verdade não serão exatamente capas do One Piece e sim capas com One Piece. Algumas até serão tematizadas, porém outras só terão um pequeno desenho do pirata.

Gintama finalmente ganha a mais que merecida página colorida, NuraMago ganha a sua periódica, e chegou a vez de Shinigami receber umazinha.

Essa semana tem de brinde algumas ilustrações que vários autores fizeram para comemorar os dez anos de One Piece. É antigo, mas eu mesmo não lembro de ter as visto e estão com uma ótima qualidade. Créditos para o usuário do Forum Manga Helpers Zidane. Das ilustrações gostei bastante das do Takei, Hoshino, Obata (aliás quem não sabia que ele ia desenhar o Sanji? O cabelo dele é o estilo do Obata XD), Yabuki e do Watsuki. tiveram outros que ri bastante também, mas vou ter de olhar um por um pra ver qual é o nome do autor, então deixa pra lá. Até semana que vem!

[nggallery id=425]

Isso também pode lhe interessar

55 Comentários

  1. Eu também ia achar muito foda se a Robin começasse a usar duas pistolas. A habilidade dela é bem útil em algumas situações, mas na hora do quebra pau fica sempre em segundo plano perto dos outros nakamas. Adicionar algo diferente aí seria legal, e acho que armas de fogo combinam com esse jeitão que ela tá agora. Torcendo!

      1. Huahuahuahauhau, pior que eu também, mas provavelmente por motivos diferentes. XD Acho que é a char da tripulação que eu mais gosto, embora seja sempre difícil definir algo assim. Mas posso dizer que o Brook é o que eu menos sinto falta. XDD

        1. questão do brook, acho que é o que eu disse no meu comentario na CdM, se for parar pra pensar, depois que o Brook entrou pra tripulação so tivemos uma saga com ele, e foi justamente a que deu tudo errado, nao teve tempo pra enturmar ele com os leitores! depois o bando separou, focou no Luffy, entao o Brook ainda nao teve seu momento no mangá rsrsrs

      1. Agora que vocês falaram eu me toquei, verdade. E Shaman King é absoluto, minha infência e povoada uma parte com Shaman King na Fox kids, e ele foi o primeiro mangá que eu comprei. Na época copiava o traço dele direto, o mangá ficou até “meio avariado” por causa disso XD

  2. a jump realmente é pra mulecada, como pode sempre despencar no rank só por abordar a historia do mangá em questao? mulecada so que porrada, porrada, porrada!!!!!!

    1. Nesse meio tempo que acompanho, a mitologia revelada no capítulo tem que ser algo muito bom pra render tantos votos quanto um “goku super Sayajin 3” por exemplo XD

  3. nenhuma surpresa essa semana mesmo tudo de volta a normalidade e quanto ao anime de Beelzebub eu acompanho mais meio que decepcionado tão mesclando coisas que não existem no mangá com coisas que possuem e pra mim definitivamente perdeu muito da graça o que é uma pena por que o inicio da série no mangá a pancadaria e a comédia estavam na dosagem perfeita e por isso achava que não se precisaria mudar nada

  4. To no comecinho de Medaka Box mas já me convenceu, valeu por falar da série Rackor!! 8D
    Não sei se o anime de Beelzebub tá fazendo sucesso mas não to gostando nada dele. xD

    1. Vi um cara comentando num forum gringo uma coisa que achei pura verdade: Olha pro Sunny, ele não parece feito de papel mesmo? Foto integrada com o desenho! Demais!

  5. Sim! A batalha de Gokudera contra a Shitt P. foi ruim!
    Foi apressada, provavelmente pq a Amano ficou enrolando nos capítulos anteriores e deve ter recebido uma bronca pra agilizar a historia, então, se eu não me engano, a luta do Gokudera deve ter durado uns 3 capítulos, sendo que a maior parte foi conversa… (E acho que não curtiram muito a troca de armas dele…)

    A saga atual de Reborn está meio que dividindo a opinião dos fãs… È só entrar em um forum da série e ler diversos posts que dá pra entender isso. Mas a posição no rank provavelmente vai subir com os capítulos atuais onde o Hibari aparece!

    Acho que fui eu que disse que o animê de Bakuman está numa enrolação total não é?
    E que o Eiji tinha aparecido a pouco tempo… Mas eu meio que me acostumei já com o ritmo lento. Eu só fico me perguntando o porque do Saiko ser o protagonista, já que até agora ele não fez nada de muito impressionante nesses 15 episódios…

    Eu só assisti o primeiro episódio de Beelzebub e tô esperando sair mais alguns… Eu gostei do bebê XD

    1. Agora que você falou sobre o anime, foi sim! Acabo lendo tanto forúm/coisa que não lembro mais se foi aqui no Portallos que falaram algo ou eu que li por aí XD

      1. Hahahaha Eu tbm! XD
        A cara do Tsuna na foto que Shitopi mostrou quando ele observava a Kyoko foi impagável, mas tirando isso, a luta foi uma tremenda decepção… Assim como a mudança da arma que ele tinha para as dinamites… 8/

  6. no post aqui esta dizendo que o post rankeado e da luta do gokureda, mais a luta dessa semana foi a do Hibari

    a toc , não rankeia os mangas da semana não, estou um pouco perdido =]

    1. “Aqui vai uma das mais importantes: a posição da série é refrente à 8 capítulos atrás contando o atual. Ex.: A série X está no capítulo 9, a posição que ela ocupa é refrente ao capítulo 1.”

      1. vlw pela dica, eu acompanho a toc, pouco tempo, e mesmo lendo as regras tem coisas que ainda não entendo, eu tava chando estranho, o rebonr tga tão ruim, tendo a luta do hibari, mais agora entendi que o ranking e da luta do gokureda, bem eu achei apressada mais melhor que a luta do Lambo e do Rhyoei

  7. Que CP linda a de Sket Dance.
    Quanto aos desenhos de 10 anos de OP, eu já os vi ha muito tempo, mas é sempre bom revê-los, O do Takehiko Inoue tá impagável (se bem que falando de traços e querer colocar o Inoue na conversa é querer comparar um Deus com simples mortais XD)
    O do Masaya Tokuhiro também ficou legal, é bom ver que ele não tinha se esqueçido do seu ex-assistente pra fazer Jungle no Ouja Taa-chan =]

    Tenho uma sugestão, que tal de vez em quando colocar algumas Tocs do passado da Shonen Jump? nas Tocs antigas a coisa era bem mais rotativa (por exemplo, nem sempre Dragon Ball ficava em 1°) do que é hoje, seria interessante pro pessoal ver ^^

    1. Essas ToCs mais antingas são meio difíceis de encontrar, você até acha umas perdidas, mas no máximo de uns 5 anos atrás eu acho. DragonBall nem rola hahahaha.

  8. Esses one-shots não pararam desde que os mangakás consagrados fizeram seus capítulos especiais. Pena que não fazem scans deles pra saber se tem coisa boa aparecendo por lá, pois depois do fracasso que 2010 foi em termos de boas estreias, a Jump tem obrigação de em 2011 fazer diferente. E ainda estou aguardando a estreia do vencedor da Golden Cup do ano passado, que já deveria ter estreado nessas primeiras edições. =/

    E é uma pena que Beelzebub tenha ficado atrás de Bleach na ToC. Pelos meus cálculos, a saga mais foda do mangá já começou a ser rankeada… Já passou da hora de Beel ser presença constante no TOP 5.

    1. Talvez o anime estaja contribuindo negativamente para tal, não? Eu não sei a quantas anda então me limito a especular XD

      O pessoal tá sempre muito ocupado com as séries e acabam esquecendo/não tendo tempo pros One shots, mas eu li lá na Manga Helpers que tavam fazendo a scanlation de algum da Jump Next, dá uma pesquisada nas últimas páginas do tópico das ToCs deste ano que tu deve achar o scanlator falando.

      1. Ah, então vou procurar no fórum. Obrigado. ^^

        E acho difícil que o anime interfira na popularidade do mangá de forma negativa. Mesmo que adaptação seja muito ruim (O que é o caso do anime de Beel).

          1. Poxa, é o one-shot do mesmo autor de Double Arts (Mais um título injustiçado). =o E fiquei curioso porque é de romance e o mangaká é competente… Vou ler agora. xD

          2. Sobre o Nisekoi eu já tinha postado na outra ToC, tem lá no CxC. tava falando que eles estavam traduzindo outro.

  9. Legal as séries que eu gosto não estão indo pro saco Bakuman,Beelzebub,Toriko,Gintama,Enigma e eu acho que vou começar Sket Dance e tô no comecinho de Medaka…
    Há o anime de Beelzebub eu vi só o primeiro epi. e vou deixar acumular um pouco achei meio sem sal.
    A e se eu morasse no Japão eu votaria nas séries de comédia(Gintama)porque pra mim comédia ganha de pancadaria!
    Legal eu acho que nessa edição veio um barco de papel do OP pra monta é o que parece pela capa.XD

    1. nao consigo ver sobrevida pra jump sem naruto e principalmente one piece rsrsrs
      nao acho que toriko segure a bronca!
      precisa surgir algo muito foda nos proximos anos!

      1. Eu não via sobrevida na Jump em OP no início, eu acho ele bem mais ou menos no início nada demais, diferente de Naruto que achava bem bacana o começo, o exame chunnin e tal. Bleach idem o Naruto. Isso é questão de momento, eu não apostaria que OP viraria o que é hoje com a construção tão boa do universo. Potencial as séries tem, basta saber como serão aproveitados pelos seus autores…
        Isso de “A Jump não segura” pra mim não existe..

        1. serio?
          One Piece pra mim foi amor a primeira vista!
          no segundo volume da conrad, que corresponde ao primeiro no formato original, eu ja estava completamente viciado!
          achei genial o humor de one piece, era algo mais ocidental, uma tiradinhas muito a lá Chaves! isso com certeza é resultado do bom trabalho da Conrad na hora de traduzir as piadas e adapta-las!
          Outra coisa que marcou foi o desenho do Oda, eu sempre desenhei e a tecnica dele era algo unico!
          sua perspectiva distorcida era algo novo pra mim! e a sensação de impacto transmitida nas porradas era unico tbm!
          enfim, eu me orgulho em dizer que eu sempre considerei one piece o melhor mangá que ja li! isso nos seus primeiros volumes!

  10. Oumagadoki não ganhou página colorida…quem ganhou na semana passada foi Kochikame….É pena, Oumagadoki devia gamhar uma página colorida…este ano até é o ano do Coelho ^^

  11. Medaka Box me conquistou logo de cara. Adorei a personalidade da personagem principal. Curti mesmo. Queria ver uma animação da obra mais para frente. Beelzebub está em um periodo de calmaria. Por que o que deve ocorrer depois disso, deve ser só pacadaria para todo lado. Quanto ao anime, de fato existem cenas a mais que nao tem com o mangá que pra mim prejudicaram o andamento da série. Tem umas lutas maneiras demais que perderam espaço para as piadas e cenas comicas. Alias, nao aguento mais o Bell chorando. Aquilo nada tem a ver no mangá. Pelo menos não nessa proporção. Po ja ta chato demais. Gintama eu to esperando retornar em Abril para acompanhar as lutas e comédias de Gintoki. Aliais, qual é este arco que está rolando no Japão? “Fora que Light Wing já passou muito da hora de ir pro saco, né?” rsrsrsrsrs demais, a série é assim tao ruim mesmo?

    1. Sobre Gintama: Não sei se isso ajuda mas olha umas RAWs, (não sei nada de Gintama BTW, só o básicão) http://spoil-manga.blogspot.com/
      Acho que tá em Russo hahahah

      Sobre Light Wing: Nunca li mas só pela sinopse “Um garoto considerado gênia blá blá blá entra num colégio que perde sempre blá blá blá e decide fazer daquele time o melhor de futebol do Japão”. Captain Tsubasa já foi o bastante…

  12. Bem, Rackor. Eu sei um lugar onde é possível encontrar todas as Tocs da história da Jump desde 1968 até 2000 e pouco. É esse site aqui: http://www.biwa.ne.jp/~starman/ Só é recomendado saber um pouco de japonês para entendê-las, se quiserem eu posso traduzir algumas interessantes para postar aqui ^^.

    1. Caramba O_O
      Muito obrigado, Só que meus conhecimentos de japonês se limitam a Sugoi, Gomu Gomu, ninjutsu, sushi, toshiba e coisas do tipo XD

  13. Uma duvida….vc falou em um comentario q (por exemplo) o capitulo 9 de uma serie nova corresponde ao 1 no ranking
    entao… além da novas, a posição dela na toc não é relacionada com o capitulo da semana passada mas de oito semanas atrás?
    hahaha ficou meio confuso para mim 🙂

      1. Puxa, muito obrigado pelo elogio. Nós estamos nos esforçando bastante com esse mangá. Tá sendo uma grande honra pra mim traduzir algo do grande Go Nagai XD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.