Clássicos da Literatura Disney Vol. 31/32 nas bancas! [A Lenda de Atlântida] [Histórias do Velho Oeste]

Pois é, estou um pouco atrasado com a divulgação deste post, acabei dando prioridades a outras coisas nestas duas semanas que passou e acabei me enrolando com o post dos Clássicos da Literatura Disney. Mas vamos que vamos. Foi lançado dia 28 de janeiro, porém ainda está nas bancas, o volume 31 e 32 da coleção, que como todos sabem foi extendida para 40 volumes. Ainda que o lançamento tenha sido na última semana de janeiro, os próximos volumes ainda não foram lançados, mas já volto a falar disso. Primeiro quero mostrar o conteúdo de cada volume.

Volume 31: Duas histórias, uma inédita e uma republicação. A primeira história é Mickey em o Anel de Ouro da Atlântida, uma mega história italiana, feita em 2000 e que estava sendo ignorada aqui no Brasil até então. É um misto de aventura com o Indiana Pateta com a série Máquina do Tempo e é uma boa trama pelo que pude perceber (ainda não deu tempo de ler), com Mickey e Pateta frente a um mistério de Atlântida, que também ocasionou o desaparecimento do Indy. Trama enorme de 100 páginas. Sensacional mesmo, já virou uma das minhas favoritas de toda a coleção. Uma pena que o Brasil não tenha nenhuma publicação atualmente, fora esta coleção, para histórias assim, com dezenas, e até centenas de páginas, porque lá na Itália não falta produções desse porte e que não chegam ao Brasil devido a nossa escassez de páginas. Para completar o volume, foi colocado a história Mickey em o Tesouro de Cnosso, que saiu não faz tanto tempo assim, foi em 2003 na extinta Almanaque Disney 353. Faz mal ter sido republicada? Não faz, porém existem outras histórias da saga “A história visitada por Mickey” que até hoje permanecem inéditas por aqui. Não seria melhor ter pego uma inédita? Pois é.

Volume 32: Um excelente volume também, com 4 histórias inéditas. A primeira, é com a Margarida como principal personagem, o que justifica a capa com a patinha, e se chama Margarida no Velho Oeste, produzida em 1996 e pertencente a uma saga que ainda tem algumas histórias inédtias por aqui chamada de “O Diário dos Antepassados“, no volume 21, de Sherlock Holmes tivemos uma outra história desta saga. Mas o melhor mesmo vem a seguir, com as histórias inéditas do Brasil de “Era Uma Vez na América…” uma das obras primas do estúdio italiano Disney. Todas protagonizadas pelo Mickey e os personagens de seu universo. A Febre do Ouro, O Cavalo de Ferro e A Lei do Velho Oeste. Todas com desenhos do excelente Massimo De Vita. Minha única tristeza foi ver que a editora Abril suprimiu neste volume o logo desta saga, que marca todas as histórias produzidas dentro deste arco, mantendo apenas o título em si. Uma pena, porque é um logo muito bonito e memorável. Não precisava ter retirado da primeira página de cada história.

Um detalhe, nos volumes espanhois que geraram estes temas, eles possuem mais páginas, em torno de 160 páginas, enquanto os nossos vieram com 130 páginas aproximadamente. E daí? Nos volumes espanhois, o volume de Atlantida vem com 3 histórias e o do Velho Oeste com 5 histórias. Ou seja, volumes com menos páginas, quem perde somos nós, que acabamos ficando sem algumas das histórias que sairam por lá, e que por sinal eram inéditas por aqui. Podem ter sido remanejadas para outros volumes? Podem, mas não tira o fato de que a Abril podou o número de paginas destes dois volumes. O que é uma pena.

E agora falta apenas 8 volumes. Está acabando. Ontem, entrei em contato com a Abril perguntando quando serão lançados os próximos, tendo em vista que a coleção já virou bagunça e faz muito tempo que não consegue manter a periodicidade original de um volume por semana. Segundo o que me passaram, a previsão dos próximos volumes são:

Vol. 33  – Lançamento em  15/02/2011 – [Comissário Maigret]
Vol. 34  – Lançamento em 15/02/2011 – [A Descoberta da América]
Vol. 35  – Lançamento em 04/03/2011 – [Segredos do Egito]
Vol. 36  – Lançamento em 04/03/2011 – [A Conquista da América]
Vol. 37  – Lançamento em 15/03/2011 – [Sandokan: O Tigre da Malásia]
Vol. 38  – Lançamento em 15/03/2011 – [Romeu e Julieta]
Vol. 39  – Lançamento em 22/03/2011 – [Mistérios da Civilização]
Vol. 40 – Lançamento em 22/03/2011 – [Cavaleiros Andantes]

Lembrando que isto é uma previsão, e portanto, as datas podem sofrer alteração. Porque ficar lançando de duas em duas? Boa pergunta. Quem conseguir uma resposta da Abril me avise. Sinceramente, pra mim não faz diferença, desde que continuem saindo os volumes, mas que é bizarro lançar de dois em dois, com certeza é. Arrisco dizer que os volumes devem, novamente, terem sofrido algum tipo de atraso na montagem e na ida para a gráfica.

Fecho o post com as fotos dos volumes 31 e 32. E na próxima semana, já devo fazer o post com os volumes 33 e 34 se realmente sairem. Prometo não atrasar o psot desta vez.

[nggallery id=429]

Isso também pode lhe interessar

7 Comentários

  1. muito interessante esse interesse pelos gibis disney que o blog tem.é raro se ve isso por aí.ate fico admirado pois enquanto todos falam da MARVEL..DC comics e afins aqui estamos num blog no qual alguem fala das aventuras do pato donald…mickey..pareta..ze carioca..e etc. admiro a pessoa q faz essas materias sobre os gibis da disney.mesmo nao sendo um leitor dos hqs disney nao devo deixar de parabelizar essa coluna sobre esse assunto.alias…ja faz algum tempo q venho notando isso desde q comecei a entrar no blog.apesar do meu gosto ser diferente em gostar da propria MARVEL..DC..VERTIGO e tal…realmente vejo que os gibis da disney servem e sempre serviram para uma proposito :mostrar que historias em quadrinhos sao forma de entreter o leito sem nenhum tipo de compromisso sério se nao a diversao e o lazer de se ler um gibi.diferente de hoje que os gibis das grandes industrias tem q ta sempre querendo mostrar um conceito politico..etico…coisas de conteúdo mais serio..temas adultos…e tal,os gibis da disney mostra q o unico conceito é divertir e fazer rir com cada pagina virada.é esse o compromisso dos gibis infantins.assim com os gibis da TURMA DA MONICA que segue o mesmo conceito.esses conceitos de entreter divertir e ter um momento de lazer lendo gibi eram bem explorados nos proprios gibis de herois nos anos 30 a 50(peloq me engano.conhecido tambem como era de ouro) ate a era de prata(60 a 70) onde muitas e muitas historias de super herois nao necessitavam de um comprometimento e sim em apenas entreter e divertir,diferente dos ultimos anos onde isso acabou. nao quero dizer q as historias de herois maduras sao ruim..mas seus conceitos incentes se acabaram. sei q falei muito aqui..mas é pra deixar claro como certas coisas ainda lutam pra continuar como os gibis da disney q ate hoje nos mostram q gibi ainda é e continuara sendo algo para nos diverti e ri nos nossos momentos de lazer sem nenhum tipo de compromisso.

    sei sei…fui chato demais em falar muito. mas acho q tava precisando…
    rsrs

    🙂

    1. Gostei bastante do comentário acima. E ele traz alguns pontos muito importantes. Por exemplo, o Portallos aborda bem os quadrinhos Disney enquanto meio que ignora Marvel e DC.

      Porque ignoramos? Não é por descaso, eu até 1 ano atrás era assinante do pacote da DC da Panini, antes de reformarem e cancelarem titulos e paginas das revistas. Depois disso larguei mão e o motivo disso foi exatamente o que o Fabiano descreve acima, os quadrinhos de Herois de uma certa forma cairam na mesmisse, sempre a mesma coisa, tentando ser maduros, e as vezes esquecendo que eles apenas precisam ser divertidos. As vezes vc gasta uma nota alta comprando dezenas de edições só para ver como tal saga vai acabar, isso quando ela acaba de forma insatisfatória ou intepretativa, sem nada muito claro.

      Eu realmente parei com Marvel e DC nestes ultimos anos. Talvez volte a ler num futuro, mas garanto que não vai fazer falta os anos sem leitura, pois eventos, sagas, mortes e sempre vão existir nestes comics de Herois, então ler agora ou ler daqui alguns anos, parece ser a mesma coisa pra mim atualmente.

      Já Disney não, é como o Fabiano disse, é algo mais descompromissado, divertido. Bacana de colecionar. Historias curtas, temas mais leves, uma maior preocupação com o entretenimento e diversão do leitor, do que narrar uma épica aventura de dezenas de edições como as das revistas de herois. Não que isso seja ruim, mas chega uma hora, que vc percebe que o dinheiro não é grama.

      Sem mencionar que as revistas de herois parecem novelas hoje em dia. Leu uma vez? nunca mais vc vai ler ela de novo, a menos que seja num encadernadoe tal. as revistas mensais são descartaveis. leu e pronto, joga num canto e nunca mais vai ler. quem coleciona disney, tem um sentimento diferente… vc pode ir no armario e catar qualquer revista de qualquer decada… e se divertir, pois não são historias interligadas, noveleiras e tal. é diferente.

      Outro detalhe é que marvel e DC vc acha reviews e novidades das revistas em dezenas de sites nacionais e internacionais. Mas do mundo Disney esse espaço é menor e seletivo. Então acho bom que o portallos o aborde de forma tão séria quanto qualquer outra revista da atualidade. Adoro isso. 🙂

      Rá! Tambem falei demais. paro por aqui. 🙂

  2. VALEU THIAGO. VC TAMBEM TA CERTO EM SEU PONTO DE VISTA. COMO EU DISSE..EU LEIO AINDA MARVEL E DC..MAS EU TENHO QUE PENEIRAR OQUE EU TENHO Q LER E Q POSSA VALER APENA .GIBI DA DISNEY PODE SE SER LIDO EM QUALQUER EPOCA IDADE E CIRCUSTANCIA SEM A PREOCUPAÇAO DE Q VC TENHA QUER LER A PROXIMA REVISTA.LER GIBI DA DISNEY É OQ MUITAS EDITORAS SE ESQUECERAM DOQ UM GIBI FOI FEITO PRA SER :DIVERTIR .

    VALEU E ATE A PROXIMA E QUE O BLOG CONTINUE FIRME.

  3. PS:
    no inicio vcs deve saber..nao é PARETA(rsrsr)é PATETA!. no texto tem uma palavra INCESTE.é q eu errei na hora de digitar(eu digito rapido aí ja viu né?).o certo é INOCENTE!!

  4. Apesar de ainda não ter comprado os vol.31 e 32 (vou comprar esta semana) gostei da seleção de histórias principalmente do volume 31 que fala sobre atlântida que na minha opinião é uma lenda eterna, pois quem ainda nunca ouviu falar sobre atlântida? E também porque gosto de lendas principalmente as gregas.Enfim gostei muito desses volumes e do post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.