Uia, uma penca de mangás da Panini passam a ser bimestrais! Bem, o meu bolso agradece, mas e o seu?

Minha pilha particular de mangás da Panini e JBC em atraso para ler. São tantos títulos que não dou conta de deixar a leitura em dia, quanto mais comprar os volumes no lançamento...

Segundo uma notícia do site JBox, com o checklist de mangás da Panini, uma porrada, ou melhor, quase todos os mangás da editora agora serão bimestrais. Entre eles, títulos como Naruto (e sua versão pocket), Kekkaishi e Elfen Lied, só para citar alguns famosos mensais. D.Gray-Man e Bleach já são bimestrais a um bom tempo, por sinal. Agora parece que com exceção de 100% Morango, tudo ficou “bi”. Confira a lista completa direto lá no JBox (clique aqui).

Vi alguns comentários pela internet e vi gente aliviada e gente insatisfeita. Não tiro a razão de quem não gostou. Por exemplo, Kekkaishi que atualmente está em seu 8º volume tem muito chão para chegar no 35º, que encerra a série no Japão, então é uma tremenda sacanagem colocar o mangá saindo a cada dois meses. Podia ter mantido mensal ao menos até o 15º volume, quase na metade da série. Elfen Lied, que terá seu 11º volume lançado em abril também virou bi, mas qualé! O mangá tem 12 volumes, pra que prorrogar o lançamento do último pra 2 meses posteriores? A versão pocket do Naruto também é meio sacanagem torná-la bimestral. Podia ter deixado ela mais próxima da versão em formato original.

Pra mim, essa decisão da Panini não podia ter vindo em melhor hora. Basta ver a quantidade de mangás na imagem que abre o post que estou com a leitura atrasada. Meu bolso também agradece a decisão, porque haja grana pra torrar em mangá todo mês, para ter o melhor da Panini e da JBC. Estava realmente suando para comprar tudo, e ainda tenho mangás em atraso pra comprar (Code Geass, Summer Wars, os volumes novos de Naruto e Bleach, Ranma também estou duas edições em atraso para comprar e assim por diante). Atualmente eu compro por pacotes na internet, a cada mês com 4 volumes do que estiver mais atrasado, enquanto tento comprar alguns lançamentos do mês em bancas. É uma bola de neve. Nunca dá para deixar tudo em dia. Talvez agora meu bolso respire um pouco mais aliviado. Espero que a JBC resolva fazer isso com alguns de seus mangás também (apesar de não haver qualquer indício que vá ocorrer algo assim), se bem que a JBC anda atrasando algumas séries, Buso Renkin 8 não saiu ainda, idem ao MAR que sumido a mais de 2 meses se minhas conta snão falham.

O que ocorre é que depois de um excelente ano de 2010 para o mercado de mangás, muitos títulos chegaram de uma só vez, somado a outros de sucesso que já estavam por aqui, mas ainda longe de serem concluidos. Isso é bom para os fãs até certo ponto, pois em determinado momento, acaba doendo no bolso. Sem mencionar que mangás da mesma editora acaba competindo entre si nas bancas, pois o consumidor não tem dinheiro pra tudo e acaba escolhendo o que mais gostar, mesmo que goste de tudo. Isso não é saudavel para o mercado, pro consumidor e nem pra editora. Sem mencionar que no Japão, os encadernados não saem mensalmente, levando de 3 a 4 meses por volume. Se os japoneses conseguem esperar, a gente também consegue. Basta um sistema de rodízio inteligente, afinal não basta a Panini segurar tudo e jogar nas bancas a cada dois meses. Tem que ter rodízio, um mês sai alguns e no outro sai os outros que não sairam no mês anterior.

Há quem diga que isso é uma preparação da Panini para as novidades de 2011. Eu acho prematuro ainda dizer isso. Espero sim que tenham novos títulos nas bancas a partir do meio do ano, mas puxa, deixa meu dindin respirar um pouco nos próximos meses…

Sair da versão mobile